Consumo ético e sustentabilidade ambiental: estudo exploratório para conhecer comportamentos de aprendizagem, participação, responsabilidade e solidariedade do consumidor
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O estudo, de caráter exploratório, busca conhecer tendências de comportamento para o consumo ético, um tema ainda incipiente no campo das ciências sociais. A pesquisa inclui um levantamento bibliográfico voltado para a integração de conteúdos que delimitem a interdisciplinaridade entre consumo, desenvolvimento sustentável e ética, gerando as variáveis de estudo.
A investigação científica envolve a pesquisa de estudantes como “líderes do amanhã” por sua influência nas organizações. O estudo possui uma amostragem que nos termos científicos é chamada de não probabilística por julgamento. O instrumento de pesquisa é baseado na técnica escala de Likert de sete pontos e aplicado para alunos de graduação e pós-graduação em Administração. São utilizadas as análises multivariada fatorial e de agrupamento, específicas para esse tipo de estudo.
Os resultados mostram uma taxonomia (classificação científica) da amostra pesquisada, como: “consciente cético”, “seguidor independente”, “teórico não praticante” e “individualista dissonante”. Este estudo reforça o achado prévio do levantamento bibliográfico de que há um paradoxo no individualismo contemporâneo, sendo concomitantemente consumista e ecológico. Também sugere a hipótese de que o sexo, trabalhar ou não e a escolaridade materna influenciam: a aprendizagem do consumidor para questões ambientais; a decisão de participar em um pacto global sobre o consumo; e a responsabilidade com as gerações futuras. A pesquisa conclui que a ética do discurso pode ser uma referência para a compreensão da troca de informações para o desenvolvimento sustentável. O estudo também chega a conclusão de que o consumidor pesquisado não se identifica com um consumo ético, estabelecendo estágios de comportamento que não associam teoria e prática para a sustentabilidade ambiental.