Avaliação da integração entre a atenção primária à Saúde e a atenção especializada no cuidado do paciente hipertenso no Distrito de Saúde do Campo Limpo, no município de São Paulo
Curso
Área de conhecimento
Autor(es)
Orientador
Este é um estudo quanti-qualitativo que tem o objetivo de avaliar a articulação entre serviços de atenção primária à Saúde e a atenção especializada no cuidado de pacientes hipertensos, na rede de atenção à Saúde, no Distrito de Saúde do Campo Limpo, no município de São Paulo.
Participam do estudo cento e trinta médicos que atuam em vinte e cinco Unidades Básicas de Saúde, sob a lógica da Estratégia de Saúde da Família. A coleta de dados acontece por meio de questionário autoaplicado. Os dados são submetidos à análise quantitativa e de conteúdo temática. Ao analisar os dados, conclui-se que há uma acentuada fragilidade na integração entre as equipes de saúde da família e os serviços de atenção secundária, que atendem os pacientes hipertensos.
Observa-se, entre outros resultados: ausência de contrarreferência frente às demandas encaminhadas; pressão do paciente para ser encaminhado ao especialista; insegurança do médico generalista, envolvendo problemas na formação ou estratégias de educação continuada; falta de comprometimento, responsabilização, das equipes de saúde da família; total ausência de pactuação entre os serviços no território. Isso corrobora para a escassez de integração entre os serviços e a desvalorização do médico generalista ou da atenção básica.
O estudo elenca alguns problemas que devem ser superados, na perspectiva de: fortalecer o desempenho da rede de atenção à Saúde, como também, propor o desenvolvimento de um projeto local para fortalecimento do cuidado do paciente hipertenso.