Aplicação do Instrumento Worksite Health Scorecard para avaliar programa de promoção da saúde no ambiente de trabalho das indústrias catarinenses
Curso
Área de conhecimento
Autor(es)
Orientador
O estudo avaliou os programas de promoção da Saúde no ambiente de trabalho oferecidos por 114 indústrias do Estado de Santa Catarina. Para isso, foi utilizado o instrumento Worksite Health ScoreCard (HSC).
O resultado da pesquisa mostrou que as 114 indústrias estudadas atingiram 23,58% da pontuação máxima possível entre as estratégias e intervenções promotoras de Saúde no ambiente de trabalho avaliadas com o HSC. Sobretudo, a pesquisa evidenciou que, os programas de Saúde ofertados pelas indústrias participantes, em sua maioria, não correspondem aos conceitos de programas abrangentes, com estratégias e intervenções integradas às principais necessidades de Saúde populacional. Notou-se que as estratégias e intervenções promotoras de Saúde aconteceram de forma isolada. Elas não foram priorizadas de acordo com aquelas que são capazes de contribuir: com melhores resultados organizacionais; e nos comportamentos de Saúde. Por isso, refletem nas principais causas de adoecimentos e afastamentos do trabalho.