Aplicação de Indicadores de Intensidade em Instrumentos Econômicos

Agosto, 2015

O principal objetivo deste relatório é aprofundar a análise sobre o papel de indicadores de intensidade que tenham relevância para o desenho e implementação de instrumentos econômicos que visam à redução de emissões de GEE, porém reconhecendo que o conceito de intensidade pode ser incorporado em diversos contextos, assumindo propósitos distintos. No contexto das mudanças climáticas, além dos indicadores de intensidade de emissões (indicadores de intensidade carbônica), são igualmente importantes os indicadores de intensidade energética.

Um primeiro passo importante para a condução do exercício proposto é a realização de uma revisão conceitual para qualificar o que se pode entender por indicador de intensidade. Em seguida, considerando que indicadores de intensidade encontram aplicações em diferentes níveis de planejamento e podem referir-se a organizações, comunidades, setores e países, constituindo uma ferramenta útil tanto para gestores públicos como privados, exemplos de aplicação desses indicadores em diversos contextos são apresentados, partindo do nível mais abrangente para o mais específico.