Análise das Variaveis do Ambiente Interno para o Gerenciamento de Leitos em Organizações Hospitalares Privadas
Curso
Área de conhecimento
Autor(es)
Orientador
Este trabalho objetiva identificar variáveis relacionadas ao ambiente interno (prática de gerenciamento de recursos, características estruturais da prestação de serviços e processos) relevantes no gerenciamento de leitos em organizações hospitalares. Um dos processos críticos que os hospitais têm vivenciado é o gerenciamento de leitos. Portanto, faz-se necessário identificar claramente os processos que interagem na ocupação dos leitos, para posteriormente, serem propostas melhorias.
A pesquisa contempla um estudo exploratório e descritivo, elaborado a partir da coleta de dados em fontes de evidências, que incluem entrevistas com gestores de leitos e análise documental. Este trabalho utiliza a revisão sistemática da literatura (Systematic Literature Review – SLR) com base na pesquisa bibliográfica e discussão teórica baseada em cinco casos de hospitais particulares. A análise de dados é norteada pelo uso do método da análise de conteúdo com o apoio do software NVivo 11 Pro.
Os resultados mostram que a gestão de leitos envolve processos estratégicos. Para sua gestão são necessários conhecimentos que vão além das rotinas administrativas, justificando a necessidade de capacitação da equipe, bem como o investimento em infraestrutura e pessoal. Nesta pesquisa identifica-se que melhores indicadores (menor tempo médio de permanência, maior índice de giro e menor índice de intervalo de substituição) estão associados a modernas práticas de gestão, bem como ao apoio da tecnologia. Conclui-se que na Saúde, a solicitação de leitos deve ser considerada um processo estratégico, a ser redesenhado, se necessário, para garantir o suporte para o alcance das estratégias organizacionais. Considera-se que o gerenciamento visa buscar a utilização dos leitos disponíveis em sua capacidade máxima, com segurança dentro dos critérios estabelecidos, com objetivo de otimizar o tempo de espera para internação e gerar satisfação dos clientes internos e externos do ambiente hospitalar.