Ampliação dos serviços hospitalares privados na cidade de São Paulo: uma estratégia ou uma aposta?

Julho, 2011

Curso

Doutorado em Administração de Empresas (CDAE)

Área de conhecimento

Gestão de Saúde

Autor(es)

Walter Cintra Ferreira Junior

Orientador

A presente tese investiga o que tem levado hospitais privados, no segmento da assistência médica suplementar no município de São Paulo, a ampliar sua capacidade de atendimento, especificamente sua oferta de leitos de internação. Isso acontece quando dados oficiais brasileiros indicam redução no número de leitos privados e parece haver tendência mundial do setor hospitalar de diminuição da necessidade de internação para a população.

A pesquisa qualitativa é dirigida por um roteiro de entrevista com executivos de uma amostra de dez hospitais atuantes no mercado de saúde suplementar. A análise contempla os processos de elaboração de estratégias de negócio destes hospitais. Inclui que tipo de serviços e especialidades são oferecidas e quais as evidências justificam estas decisões. O estudo também identifica qual o modelo de planejamento adotado por estas organizações. A revisão bibliográfica envolve a busca de textos em livros, periódicos e trabalhos acadêmicos, que tratam de estratégia e de estratégia em saúde. Faz parte do trabalho o estudo de bases de dados nacionais com estatísticas de saúde. 

Os resultados indicam que a ampliação de leitos e serviços é decorrente de aumento da demanda do mercado de saúde e de reposicionamento dos hospitais em relação ao mercado. A estratégia de crescimento tem por objetivo: 1) obter escala econômica para viabilizar a incorporação tecnológica necessária para a manutenção da competitividade; 2) ter maior poder de barganha junto às operadoras de planos de saúde. O modelo de planejamento é orçamentário e de Análise SWOT, com a utilização do BSC.

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.