Alguns ousam chamá-lo de racional: um processo decisório na Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo

Julho, 2011

Curso

Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas (CMAE)

Área de conhecimento

Gestão de Saúde

Autor(es)

Maria Grazia Egidia Gorla Justa

Orientador

A dissertação estuda um processo decisório ocorrido na Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo em 2006, que resultou na criação do Departamento Regional de Saúde 1, responsável pela relação do estado com os trinta e nove municípios da Região Metropolitana de São Paulo. 

O Estudo de Caso é a metodologia de pesquisa escolhida para concretizar a análise desse processo decisório e seu alinhamento com os padrões defendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e com suas prescrições administrativas. A pesquisa busca identificar os elementos que auxiliam na compreensão do caso. O trabalho utiliza dados secundários provenientes de uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos em Planejamento e Gestão da Saúde da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas - o FGVsaúde.

Os resultados apontam que os critérios utilizados para a formulação e para a implantação desta tomada de decisão decorreram da percepção do tomador da decisão sobre o contexto político e sobre a cultura organizacional nos quais ele se insere.

Ensino