Ações e Programas de Saúde em Hospitais – Cuidando do Cuidador

Janeiro, 2018

Curso

Doutorado em Administração de Empresas (CDAE)

Área de conhecimento

Gestão de Saúde

Autor(es)

Denise Balchiunas Toffoli

Orientador

O estudo identifica ações de promoção de saúde e bem-estar implementadas em três hospitais de excelência e sem fins lucrativos do país. As ações estudadas são as percebidas por: gestores de recursos humanos, benefícios, planos de saúde e promoção de saúde e bem-estar; e membros dos comitês de promoção de saúde. 

Esses participantes da pesquisa foram entrevistados após revisão da literatura do tema. Foi aplicado o questionário da versão brasileira do CDC Worksite Health ScoreCard. Os dados obtidos foram tratados por meio de análise estatística descritiva e análise do conteúdo. Utilizou-se o software NVivo Pro 11 durante o processo e desenvolveu-se posterior triangulação dos dados.

A partir das respostas fornecidas pelos participantes da pesquisa, evidenciou-se que os hospitais possuem programas efetivos de saúde e bem-estar, com peculiaridades que refletem as políticas e a cultura de cada um. Observaram-se falhas na medição de resultados, nos seus impactos e na divulgação dos mesmos. Os resultados mostraram também a dissociação das ações no que tange à prevenção dos fatores de risco das doenças crônicas não transmissíveis.

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.