João Carlos Douat

João Carlos Douat

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Católica de Administração e Economia (1977), graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (1977), MBA em Finanças Negócios Internacionais pela NYU Stern Scool of Business (1985) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1994). Dedica-se ao estudo da administração de riscos financeiros, com ênfase no risco de crédito. Seu interesse de pesquisa e treinamento tem sido na identificação, mensuração e administração do risco de crédito, tendo utilizado para esse fim os conceitos da moderna teoria de Portfólios. Também desenvolve os temas de Finanças Corporativas. Tem realizado trabalhos de consultoria e treinamento para empresas como Banco Itaú, Banco Santander, Banco Fibra, Grupo Votorantim, Volvo Equipamentos Pesados, Grupo Ipiranga, Volkswagen Serviços Financeiros, Ford Serviços Financeiros, BCN, SERASA etc. Foi responsável pela Diretoria da Coordenação de Crédito do Banco Itaú e membro do Comitê de Crédito da FEBRABAN. Foi Coordenador do Centro de Excelência Bancária e Chefe do Departamento de Contabilidade, Finanças e Controle da EAESP. Foi Coordenador dos Programas de Pós Graduação da FGV EAESP. Membro do Conselho Editorial da Revista Tecnologia de Crédito - SERASA e Membro do Conselho Editorial da Revista de Negócios - FURB. Atualmente é Coordenador do Instituto de Finanças (FGV EAESP) e Coordenador Acadêmico da Educação Executiva da (FGV EAESP).

 

Artigos: 

ARAES, Theresângela Giongo Flores; SANTOS, José Odálio dos; DOUAT, João Carlos; LAMBERTI, José Renato; FAMÁ, Rubens. The Impact of the Financial Crisis and Anti-cyclical Procedures Adopted by the Central Bank in the Stock Performance of Brazilian Banks from 2008 to 2012. Journal of International Finance Studies, v. 14, p. 63-78, 2014.

DOUAT, J. C. . Compartilhamento das Informações. Revista Tecnologia de Crédito, 2003.

DOUAT, J. C. . Compartilhamento das Informações: O Caminho para Expansão do Crédito em Países Emergentes. Revista Tecnologia de Crédito, 2003.

DOUAT, J. C. . O Aumento da Granulidade de Risco e a Evolução da Gestão do Risco de Crédito. Revista Tecnologia de Crédito Serasa, São Paulo - SP, v. 1, p. 40-54, 2002.

 

Capítulos de livros: 

DOUAT, J. C. Fusões e Aquisições. In: Clovis de Faro. (Org.). Administração Bancária - uma visão aplicada. 1a ed. Rio de Janeiro: Edutira FGV, 2014, v. 1, p. 359-377.

DOUAT, J. C.; ROCHMAN, R. Risco. In: Clovis de Faro. (Org.). Administração Bancária - uma visão aplicada. 1a ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014, v. 1, p. 171-197.

DOUAT, J. C. Bases para a Reflexão sobre a Evolução da Gestão do Risco de Crédito no Brasil. In: Antonio Duarte e Giorgy Varga. (Org.). Gestão de Riscos no Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: Editora FCE, 2003, v. 1, p. 1-869.

 

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.