- Institucional
FGV celebra inauguração do Edifício Professor Antonio Angarita em São Paulo
Na noite de segunda-feira, 8 de abril, a Fundação Getulio Vargas realizou a solenidade de inauguração do “Edifício Professor Antonio Angarita”, localizado na Rua Professor Picarolo, 63 - Bela Vista, em São Paulo. O local será usado para as instalações da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP). O evento marca o início das comemorações dos 80 anos da FGV e as sete décadas de trajetória da FGV EAESP.
O encontro contou com a presença do presidente da FGV, professor Carlos Ivan Simonsen Leal, do diretor da FGV EAESP, Luiz Artur Ledur Brito, além de professores e membros da comunidade FGV. Também contou com apresentação do Quarteto de Cordas Monte Cristo. Durante seu discurso, Carlos Ivan Simonsen Leal refletiu sobre o significado e o impacto da construção do novo edifício. Ele destacou que "o trabalho da Fundação nunca está completo" que o prédio é um sonho concretizado, mas ainda tem muito trabalho a ser feito. Relembrou a trajetória da FGV EAESP, além disso, homenageou o Professor Antonio Angarita, ressaltando seu legado de excelência acadêmica e compromisso com a inovação educacional.
Antônio Angarita, foi professor da FGV e foi uma figura fundamental na fundação e direção de duas importantes escolas da instituição: a EAESP, em 1954, e a FGV Direito SP, em 2002, destacando-se por sua contribuição ao longo de mais de seis décadas. Nascido no Amazonas e formado em Direito pela UFMG, desenvolveu sua carreira em São Paulo, ocupando cargos na administração pública estadual e na Vasp, além de ter desempenhado um papel relevante no processo de redemocratização do Brasil.
Ao longo da cerimônia, as falas dos palestrantes ressaltaram a importância do evento e a contribuição do Professor Angarita para a instituição. A Professora Maria Tereza Fleury abordou temas como a importância da cultura organizacional e a evolução da escola de administração. Ela expressou gratidão por ter trabalhado com o professor Angarita e compartilhado os mesmos valores e missão com o projeto da FGV.
Por sua vez, o professor Luiz Arthur Ledur Brito enfatizou o crescimento e a internacionalização da escola, anunciando planos de atrair alunos de todo o Brasil e do exterior, posicionando a FGV EAESP como líder na região.
Após os discursos, em um gesto simbólico, foi descerrada a placa de inauguração, marcando o início de uma nova era para a Fundação. Posteriormente, o evento seguiu com apresentações do Quarteto Sinfônico da Orquestra de Monte Cristo, encantando os presentes com sua música, seguido por um coquetel para celebrar o momento histórico.
A inauguração do Edifício Professor Antonio Angarita representa mais um marco na trajetória de sucesso da FGV EAESP, uma escola de negócios reconhecida internacionalmente por sua excelência acadêmica e compromisso com a inovação educacional.