Apresentação
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O que esperar
O que você irá alcançar
Duração
Frequência e horários
Título concedido
Coordenação
Área
Conheça as 3 Linhas de Pesquisa:
Governo e Sociedade Civil em um Contexto Subnacional (GSCCS)
A linha desenvolve pesquisas relacionadas à relação entre estado, sociedade e organizações sociais no ciclo de políticas públicas.
Professores
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Política e Economia do Setor Público (PESP)
A linha aborda questões de pesquisa sobre política e economia no setor público em diferentes níveis de governo, de nacional a local.
Professores
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Transformações do Estado e Políticas Públicas (TEPP)
A linha analisa o estado e suas recentes transformações, referentes ao processo de reformas gerenciais e formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, bem como a necessidade urgente de novas formas de fornecer e gerenciar serviços públicos.
Professores
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Estrutura Curricular
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Grade Horária
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Para acessar a Grade Horária de 2020.1 clique aqui.
Para acessar a Grade Horária de 2020.2 clique aqui.
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Relatório do Curso e Syllabus das disciplinas
Para acessar o Relatório do Curso em 2019 clique aqui.
Para acessar o Relatório do Curso em 2020 clique aqui.
Para acessar os Syllabus das disciplinas de 2020.1 clique aqui.
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Para acessar os Syllabus das disciplinas de 2021.1 clique aqui
Produção Intelectual
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Regimento e Normas
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Bolsas de Estudo
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- Gestão e Organizações Públicas
Analisar e discutir a diferentes abordagens teóricas que tratam das organizações públicas, suas especificidades e forma de funcionamento.
Analisar e discutir a diferentes abordagens teóricas que tratam das organizações públicas, suas especificidades e forma de funcionamento.
Carga horária30hGabriela Spanghero Lotta
Professora e pesquisadora de Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Doutora em Ciência Política pela... Saiba mais
TítulaçãoDoutora em Ciência Política - FFLCH USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2018
- Metodologia Científica
Essa disciplina tem por objetivo apresentar os fundamentos básicos para elaboração de projetos de pesquisa no campo da administração pública e governo. Trata-se de uma disciplina introdutória, que apresenta uma visão geral dos diferentes métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa, bem como desenho de pesquisa e análise de dados. Além disso, será realizada uma análise crítica dessas metodologias ao abordar os avanços no
estudo dos métodos de pesquisa social, suas limitações, potencial de replicabilidade e questões éticas em estudos que envolvem seres humanos e bancos de dados anonimizados (ou não). A disciplina está dividida em quatro momentos: as duas aulas iniciais serão introdutórias e com objetivo de apresentar questões gerais de filosofia da ciência, desenho de pesquisa, revisão de literatura e outros; dois grandes blocos seguintes abordarão metodologia e técnicas de investigação quantitativa e qualitativa, respectivamente; por fim, as aulas finais discutirão questões de replicabilidade, disseminação de pesquisas sociais, bem como a realização de um exercício aplicado.Essa disciplina tem por objetivo apresentar os fundamentos básicos para elaboração de projetos de pesquisa no campo da administração pública e governo. Trata-se de uma disciplina introdutória, que apresenta uma visão geral dos diferentes métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa, bem como desenho de pesquisa e análise de dados. Além disso, será realizada uma análise crítica dessas metodologias ao abordar os avanços no
estudo dos métodos de pesquisa social, suas limitações, potencial de replicabilidade e questões éticas em estudos que envolvem seres humanos e bancos de dados anonimizados (ou não). A disciplina está dividida em quatro momentos: as duas aulas iniciais serão introdutórias e com objetivo de apresentar questões gerais de filosofia da ciência, desenho de pesquisa, revisão de literatura e outros; dois grandes blocos seguintes abordarão metodologia e técnicas de investigação quantitativa e qualitativa, respectivamente; por fim, as aulas finais discutirão questões de replicabilidade, disseminação de pesquisas sociais, bem como a realização de um exercício aplicado.Carga horária30hElize Massard da Fonseca
Mestre e Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ (vencedora do prêmio melhor dissertação... Saiba mais
TítulaçãoDoutora em Política Social pela University of Edinburgh, Reino UnidoQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2018
- Políticas Públicas
A disciplina expõe e discute os seguintes temas: conceito de política pública; campo de política pública e campo de públicas; teorias de política pública; ciclo de política pública e integralidade; transversalidade e intersetorialidade; relações intergovernamentais. Discute, com base nesses referenciais, políticas setoriais e transversais.
A disciplina expõe e discute os seguintes temas: conceito de política pública; campo de política pública e campo de públicas; teorias de política pública; ciclo de política pública e integralidade; transversalidade e intersetorialidade; relações intergovernamentais. Discute, com base nesses referenciais, políticas setoriais e transversais.
Carga horária30hMarta Ferreira Santos Farah
Professora integrante do Colegiado do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGVceapg... Saiba mais
TítulaçãoDoutora em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1990
- Economia
O curso procura passar pelos principais fundamentos de microeconomia desde os seus blocos básicos (teoria do consumidor e teoria da firma) até questões mais complexas que envolvem o equilíbrio geral e o bem estar social. O curso se concentra em questões cruciais para estudantes de administração pública e governo deixando de lado, portanto, outras questões que têm menos relevância para essa área em específico. Assim, o curso entra em externalidades em geral e bens públicos em particular. A opção por incluir bem estar social também faz parte desse enfoque em políticas públicas dada a relevância dessa análise para a área.
O curso procura passar pelos principais fundamentos de microeconomia desde os seus blocos básicos (teoria do consumidor e teoria da firma) até questões mais complexas que envolvem o equilíbrio geral e o bem estar social. O curso se concentra em questões cruciais para estudantes de administração pública e governo deixando de lado, portanto, outras questões que têm menos relevância para essa área em específico. Assim, o curso entra em externalidades em geral e bens públicos em particular. A opção por incluir bem estar social também faz parte desse enfoque em políticas públicas dada a relevância dessa análise para a área.
Carga horária30hCiro Biderman
Ciro Biderman é professor dos cursos de graduação e pós-graduação em administração pública e economia da Fundação Getulio... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Economia de Empresas - FGV EAESPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2001
- Teoria Política
A disciplina visa discutir conceitos e temas centrais da teoria política a partir da leitura de autores clássicos, procurando sempre relacionar essa discussão com questões contemporâneas envolvendo a administração pública e governo. Serão também apresentadas as principais correntes da teoria política contemporânea, mostrando seus limites e possibilidades.
A disciplina visa discutir conceitos e temas centrais da teoria política a partir da leitura de autores clássicos, procurando sempre relacionar essa discussão com questões contemporâneas envolvendo a administração pública e governo. Serão também apresentadas as principais correntes da teoria política contemporânea, mostrando seus limites e possibilidades.
Carga horária30hMaria Rita Garcia Loureiro Durand
Possui Mestrado e Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1984), com pós-doutorado em Sociologia na École des... Saiba mais
TítulaçãoDoutora em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1972
- Advanced International Comparative Public Management
This course examines advanced, international and comparative experiences of other countries in public management, notably leading and other practices from Asia-Pacific and North America. Couse objectives are to (1) understand how important challenges of public management and policy are addressed in other countries; (2) provide theoretical and research approaches to assist in the comparative study of public management and public policy; and (3) facilitate application of comparative/international experiences to specific settings and contexts (e.g., Brasil).
This course examines advanced, international and comparative experiences of other countries in public management, notably leading and other practices from Asia-Pacific and North America. Couse objectives are to (1) understand how important challenges of public management and policy are addressed in other countries; (2) provide theoretical and research approaches to assist in the comparative study of public management and public policy; and (3) facilitate application of comparative/international experiences to specific settings and contexts (e.g., Brasil).
Carga horária30hEvan Berman
Professor Titular em Gestão Pública na FGV EAESP. Suas áreas de pesquisa são performance e gestão do setor público, gestão pública comparada e... Saiba mais
TítulaçãoPh.D. em Políticas Públicas pela Universidade George WashingtonQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2020
- Economia Política
1. Conhecimentos dos principais conceitos da economia política.
2. Identificar e compreender as principais instituições políticas.
3. Conhecimento do ferramental básico utilizado para analisar as instituições políticas.
4. Introduzir o aluno aos principais conceitos de teoria dos jogos e ao comportamento estratégico.
5. Permitir ao aluno analisar a produção de políticas públicas como solução de conflitos distributivos e, portanto, como fenômeno político.
1. Conhecimentos dos principais conceitos da economia política.
2. Identificar e compreender as principais instituições políticas.
3. Conhecimento do ferramental básico utilizado para analisar as instituições políticas.
4. Introduzir o aluno aos principais conceitos de teoria dos jogos e ao comportamento estratégico.
5. Permitir ao aluno analisar a produção de políticas públicas como solução de conflitos distributivos e, portanto, como fenômeno político.
Carga horária30hGeorge Avelino Filho
Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Sociologia pela... Saiba mais
TítulaçãoPH.D em Ciência Política pela Universidade de StanfordQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1992
- Economia Urbana
Nesse curso o aluno aprenderá os fundamentos de economia urbana. Iniciando pelo modelo canônico de equilíbrio entre custos de transportes e preço do solo, o aluno entenderá a lógica econômica por trás do comportamento dos indivíduos dentro das áreas urbanas e suas consequências para as cidades. A partir dessa base o curso pretende introduzir o aluno à análise de políticas públicas urbanas, mercado imobiliário e tributação local. Também elementos de economia dos transportes e economia do crime serão explorados de maneira introdutória.
Nesse curso o aluno aprenderá os fundamentos de economia urbana. Iniciando pelo modelo canônico de equilíbrio entre custos de transportes e preço do solo, o aluno entenderá a lógica econômica por trás do comportamento dos indivíduos dentro das áreas urbanas e suas consequências para as cidades. A partir dessa base o curso pretende introduzir o aluno à análise de políticas públicas urbanas, mercado imobiliário e tributação local. Também elementos de economia dos transportes e economia do crime serão explorados de maneira introdutória.
Carga horária30hCiro Biderman
Ciro Biderman é professor dos cursos de graduação e pós-graduação em administração pública e economia da Fundação Getulio... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Economia de Empresas - FGV EAESPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2001
- Estado, Desenvolvimento e Capitalismo
O objetivo do curso é o capitalismo, o Estado, e o desenvolvimento capitalista. moderno. No início cada uma das duas aulas diárias o professor fará uma preleção sobre o tema, e, em seguida, na primeira parte da aula será discutido o primeiro texto de leitura obrigatória, ficando o segundo para a segunda parte. Cada aluno deverá trazer seu notebook ou seu tablete com as leituras obrigatórias da respectiva aula devidamente anotadas para discussão em classe. Será interessante que planejem perguntas para o professor no final da primeira parte da aula
O objetivo do curso é o capitalismo, o Estado, e o desenvolvimento capitalista. moderno. No início cada uma das duas aulas diárias o professor fará uma preleção sobre o tema, e, em seguida, na primeira parte da aula será discutido o primeiro texto de leitura obrigatória, ficando o segundo para a segunda parte. Cada aluno deverá trazer seu notebook ou seu tablete com as leituras obrigatórias da respectiva aula devidamente anotadas para discussão em classe. Será interessante que planejem perguntas para o professor no final da primeira parte da aula
Carga horária30hLuiz Carlos Bresser Gonçalves Pereira
Diretor do Centro de Estudos do Novo Desenvolvimentismo da Fundação Getulio Vargas (FGVcnd). Doutor em Economia pela Faculdade de Economia,... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1959
- Relações Estado/Sociedade na Contemporaneidade: Interações Assimétricas, Desigualdades e Vulnerabilidade
A disciplina objetiva analisar, em perspectiva conceitual e empírica, as complexas relações entre Estado e Sociedade na contemporaneidade: definição e papel de “Estado” e análise de “Sociedade” a partir da pulverização, assimetrias e conflitos entre os atores e do duo democracia/exceção. Serão enfatizadas as interações assimétricas, as desigualdades de poder e sócio/econômicas e as vulnerabilidades de grupos sociais – pertencentes à “Sociedade” – em suas relações entre si e com o Estado. Destaque-se o hibridismo de determinadas formações estatais contemporâneas (Estado híbrido), caso do Brasil, em que garantias constitucionais convivem de forma complexa com dimensões de exceção: autoritarismo, seletividade e arbítrio na relação entre Estado e Sociedade. Nesse sentido, pretende-se analisar situações empíricas específicas que retratem a relação entre Estado e Sociedade na contemporaneidade, caso, por exemplo, de determinadas instituições, como o Poder Judiciário, e de arranjos sócio/institucionais de políticas públicas específicas, entre outros de interesse dos alunos.
A disciplina objetiva analisar, em perspectiva conceitual e empírica, as complexas relações entre Estado e Sociedade na contemporaneidade: definição e papel de “Estado” e análise de “Sociedade” a partir da pulverização, assimetrias e conflitos entre os atores e do duo democracia/exceção. Serão enfatizadas as interações assimétricas, as desigualdades de poder e sócio/econômicas e as vulnerabilidades de grupos sociais – pertencentes à “Sociedade” – em suas relações entre si e com o Estado. Destaque-se o hibridismo de determinadas formações estatais contemporâneas (Estado híbrido), caso do Brasil, em que garantias constitucionais convivem de forma complexa com dimensões de exceção: autoritarismo, seletividade e arbítrio na relação entre Estado e Sociedade. Nesse sentido, pretende-se analisar situações empíricas específicas que retratem a relação entre Estado e Sociedade na contemporaneidade, caso, por exemplo, de determinadas instituições, como o Poder Judiciário, e de arranjos sócio/institucionais de políticas públicas específicas, entre outros de interesse dos alunos.
Carga horária30hFrancisco Cesar Pinto da Fonseca
Pesquisador do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGVceapg). graduado em Ciências... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Ciências: História Social pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1985
- Sociedade Civil e Movimentos Sociais
Assistimos atualmente um novo ciclo de expansão dos movimentos sociais e organizações da sociedade civil, que colocam desafios inéditos ao Estado, às empresas e aos gestores públicos e lutam por expansão da democracia. Por outro lado, compreendemos também existirem movimentos que se contrapões à própria existência da democracia, caracterizando formas de uma sociedade “incivil”. Parte-se do pressuposto de que os movimentos sociais são fontes de transformação das instituições e, portanto, apontam caminhos de renovação das políticas e da gestão pública. Consequentemente, não é possível compreender a atuação do Estado abstraindo o papel dos Movimentos Sociais em seus ciclos de manifestação sociais mais expressivos e seus impactos nas formas de ação coletiva institucionalizada no setor público. Este é um curso multidisciplinar – com pendores organizacionais - que explora a convergência entre os estudos sobre Sociedade Civil e Movimentos Sociais. Por um lado, os estudiosos do campo das organizações, fascinados por modelos como redes sociais e organizacionais, têm abandonado as organizações formais e se dedicado intensamente às questões institucionais (trabalho institucional, empreendedorismo institucional e lógicas institucionais; por outro lado, os pesquisadores dos movimentos sociais estão cada vez mais interessados na emergência de organizações de advocacy formalizadas e institucionalizadas. Por outro lado, cientistas políticos estão cada vez mais interessados em questões como a dependência de trajetória (path dependence) e a questão do desenvolvimento de lideranças.
Assistimos atualmente um novo ciclo de expansão dos movimentos sociais e organizações da sociedade civil, que colocam desafios inéditos ao Estado, às empresas e aos gestores públicos e lutam por expansão da democracia. Por outro lado, compreendemos também existirem movimentos que se contrapões à própria existência da democracia, caracterizando formas de uma sociedade “incivil”. Parte-se do pressuposto de que os movimentos sociais são fontes de transformação das instituições e, portanto, apontam caminhos de renovação das políticas e da gestão pública. Consequentemente, não é possível compreender a atuação do Estado abstraindo o papel dos Movimentos Sociais em seus ciclos de manifestação sociais mais expressivos e seus impactos nas formas de ação coletiva institucionalizada no setor público. Este é um curso multidisciplinar – com pendores organizacionais - que explora a convergência entre os estudos sobre Sociedade Civil e Movimentos Sociais. Por um lado, os estudiosos do campo das organizações, fascinados por modelos como redes sociais e organizacionais, têm abandonado as organizações formais e se dedicado intensamente às questões institucionais (trabalho institucional, empreendedorismo institucional e lógicas institucionais; por outro lado, os pesquisadores dos movimentos sociais estão cada vez mais interessados na emergência de organizações de advocacy formalizadas e institucionalizadas. Por outro lado, cientistas políticos estão cada vez mais interessados em questões como a dependência de trajetória (path dependence) e a questão do desenvolvimento de lideranças.
Carga horária30hMário Aquino Alves
Professor integrante do Colegiado do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGVceapg... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1998
- Teoria Democrática Contemporânea
O curso discute as concepções contemporâneas de democracia, considerando seus limites e possibilidades analíticas e ainda a problemática de crise atual da democracia. Também compara diferentes arranjos institucionais em termos de representatividade, governabilidade e accountability democrática. Ênfase especial é atribuída às relações entre política e burocracia no contexto do sistema político brasileiro e aos desafios à ordem democrática no Brasil atual.
O curso discute as concepções contemporâneas de democracia, considerando seus limites e possibilidades analíticas e ainda a problemática de crise atual da democracia. Também compara diferentes arranjos institucionais em termos de representatividade, governabilidade e accountability democrática. Ênfase especial é atribuída às relações entre política e burocracia no contexto do sistema político brasileiro e aos desafios à ordem democrática no Brasil atual.
Carga horária30hMaria Rita Garcia Loureiro Durand
Possui Mestrado e Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1984), com pós-doutorado em Sociologia na École des... Saiba mais
TítulaçãoDoutora em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1972
- Seminário Geral
O objetivo do seminário é analisar as tendências gerais no campo da administração pública e do governo por meio de seminários, palestras de pesquisadores convidados e discussões em sala.
- Por que pesquisar administração pública e do governo?
- O que pesquisar em administração pública e governo?
- Quais são as características de uma pesquisa bem-sucedida na academia e na prática?
- Quais perguntas as pessoas na academia e na prática estão tentando responder atualmente?
- Quais são alguns dos principais exemplos de pesquisa e métodos de pesquisa na administração pública?
O objetivo do seminário é analisar as tendências gerais no campo da administração pública e do governo por meio de seminários, palestras de pesquisadores convidados e discussões em sala.
- Por que pesquisar administração pública e do governo?
- O que pesquisar em administração pública e governo?
- Quais são as características de uma pesquisa bem-sucedida na academia e na prática?
- Quais perguntas as pessoas na academia e na prática estão tentando responder atualmente?
- Quais são alguns dos principais exemplos de pesquisa e métodos de pesquisa na administração pública?
Mário Aquino Alves
Professor integrante do Colegiado do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGVceapg... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1998
- Desempenho do Setor Público: Gerenciamento de Resultados
O objetivo deste curso é examinar práticas e estratégias para alcançar resultados e elevar o desempenho de organizações do setor público. O curso examina uma série de práticas eficazes para os gestores públicos contemporâneos, incluindo gerenciamento baseado em resultados, gerenciamento estratégico, governo digital e outras estratégias, conforme selecionadas, incluindo estratégias para fazer mudanças em organizações públicas. O curso inclui investigação crítica sobre estratégias para melhorar as organizações do setor público.
O objetivo deste curso é examinar práticas e estratégias para alcançar resultados e elevar o desempenho de organizações do setor público. O curso examina uma série de práticas eficazes para os gestores públicos contemporâneos, incluindo gerenciamento baseado em resultados, gerenciamento estratégico, governo digital e outras estratégias, conforme selecionadas, incluindo estratégias para fazer mudanças em organizações públicas. O curso inclui investigação crítica sobre estratégias para melhorar as organizações do setor público.
Carga horária30hEvan Berman
Professor Titular em Gestão Pública na FGV EAESP. Suas áreas de pesquisa são performance e gestão do setor público, gestão pública comparada e... Saiba mais
TítulaçãoPh.D. em Políticas Públicas pela Universidade George WashingtonQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2020
- DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Este curso enfoca as causas e a natureza do crescimento e desenvolvimento econômico regional, com foco especial nas teorias e políticas econômicas aplicadas às pequenas economias abertas. Pequenas economias abertas podem variar de bairros urbanos a vilas rurais remotas. Este curso também se concentra nos métodos e ferramentas empregados pelos economistas regionais para analisar, descrever, prever e fazer recomendações sobre a economia de uma comunidade. Os estudantes aprenderão a entender as forças econômicas subjacentes que estão agindo em comunidades em dificuldades que estão tentando lidar com grandes mudanças econômicas; sejam comunidades dependentes da agricultura, comunidades dependentes da pesca comercial ou comunidades dependentes da silvicultura. Enquanto cada comunidade é única; eles enfrentam muitos desafios econômicos comuns.
Este curso enfoca as causas e a natureza do crescimento e desenvolvimento econômico regional, com foco especial nas teorias e políticas econômicas aplicadas às pequenas economias abertas. Pequenas economias abertas podem variar de bairros urbanos a vilas rurais remotas. Este curso também se concentra nos métodos e ferramentas empregados pelos economistas regionais para analisar, descrever, prever e fazer recomendações sobre a economia de uma comunidade. Os estudantes aprenderão a entender as forças econômicas subjacentes que estão agindo em comunidades em dificuldades que estão tentando lidar com grandes mudanças econômicas; sejam comunidades dependentes da agricultura, comunidades dependentes da pesca comercial ou comunidades dependentes da silvicultura. Enquanto cada comunidade é única; eles enfrentam muitos desafios econômicos comuns.
Carga horária30hVictor Eduardo da Motta
He has international experience in management in the hospitality industry, a degree in economics and mathematics from the King... Saiba mais
TítulaçãoDoctor of Business Administration from Pennsylvania State University, USA
- Estratégias e novas tecnologias para políticas de inclusão social
A disciplina tem como objetivo geral analisar o papel da inovação no processo de inclusão social, sendo que o foco recairá sobre as experiências recentes de políticas públicas, com destaque para o caso brasileiro.
A disciplina tem como objetivo geral analisar o papel da inovação no processo de inclusão social, sendo que o foco recairá sobre as experiências recentes de políticas públicas, com destaque para o caso brasileiro.
Carga horária30hEduardo Henrique Diniz
Pesquisador do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGVceapg). Formado em Engenharia Elétrica, com... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1999Lauro Emilio Gonzalez Farias
Pesquisador do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGVceapg). Professor visitante na Université Paris... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Economia de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2004
- MACROECONOMIA DO DESENVOLVIMENTO
Análise da política macroeconômica e sua relação com: i) o processo de desenvolvimento econômico; ii) a estabilidade da inflação e, iii) a distribuição da renda. Ênfase no papel dos principais preços macroeconômicos (taxa de câmbio, de juros, de lucro, de salários e de inflação) nesse processo.
Análise da política macroeconômica e sua relação com: i) o processo de desenvolvimento econômico; ii) a estabilidade da inflação e, iii) a distribuição da renda. Ênfase no papel dos principais preços macroeconômicos (taxa de câmbio, de juros, de lucro, de salários e de inflação) nesse processo.
Carga horária30hNelson Marconi
Coordenador executivo do Centro de Estudos do Novo Desenvolvimentismo da Fundação Getulio Vargas (FGVcnd). Doutor e Mestre em... Saiba mais
TítulaçãoDoutorado em Economia de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2018
- Tópicos de Política Comparada
Através da análise de algumas das principais instituições, o objetivo da disciplina é avançar no conhecimento dos alunos sobre o funcionamento das instituições políticas democráticas de forma a aumentar a compreensão dos alunos sobre o funcionamento e as consequências dos diferentes tipos de instituições.
Através da análise de algumas das principais instituições, o objetivo da disciplina é avançar no conhecimento dos alunos sobre o funcionamento das instituições políticas democráticas de forma a aumentar a compreensão dos alunos sobre o funcionamento e as consequências dos diferentes tipos de instituições.
Carga horária30hClaudio Goncalves Couto
Coordenador do Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas (MPGPP) da EAESP-FGV. Graduado em Ciências Sociais (1991),... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Ciência Política pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2007George Avelino Filho
Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Sociologia pela... Saiba mais
TítulaçãoPH.D em Ciência Política pela Universidade de StanfordQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1992
Inscrição
Investimento
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Olá, você será avisado quando as inscrições abrirem. Informe, por favor, os dados abaixo.
Investimento
Todos os alunos aprovados no processo seletivo e devidamente matriculados têm direito a bolsa de estudos modalidade taxa, ou seja, isenção das mensalidades.*
(*) A manutenção da bolsa depende do atendimento a todos os requisitos e prazos exigidos no Programa.
Requisitos
Graduados em Gestão e Políticas Públicas, Ciências Sociais, Administração, Economia, Relações Internacionais e áreas afins.
No momento não temos nenhum evento programado.
Passo a passo
- 1Inscrição
A 1ª fase de avaliação é feita por uma Banca examinadora que realiza a análise de documentos e seleciona candidatos para a entrevista. Consulte o Manual do Candidato.
- 2Entrevista
A 2ª fase constitui a entrevista de candidatos selecionados por nova banca examinadora composta por docentes internos e externos à linha de pesquisa do curso.
- 3Matrícula
Os aprovados são convocados para matrícula dias após a divulgação do resultado. O agendamento da matrícula é realizado individualmente.
Mais informações
Quer receber mais informações sobre o Mestrado Acadêmico em Administração Pública e Governo (CMAPG)
Receba o material do curso e atualizações de inscrições e informações.


- 1Excelência reconhecida
Os programas stricto sensu da FGV EAESP receberam excelentes notas nas últimas avaliações da Capes e são reconhecidos entre os melhores do Brasil.
- 2Pesquisa e tutoria
Os alunos têm oportunidade de desenvolver atividades de pesquisa e tutoria, incentivando a elaboração de artigos para periódicos da área de Administração nacional e internacional.
- 3Inserção internacional
Alunos preparados para atuar em um mundo globalizado, diante da participação em estágios no exterior com possibilidade de bolsas CAPES-Print. Além da participação de alunos estrangeiros vindos do programa PEC-PG.
- 4Corpo docente notável
Corpo docente formado em instituições nacionais e internacionais de renome, que atua constantemente na melhoria do ensino e na interação com os alunos e a comunidade.
Doutores e PhDs com profundo conhecimento teórico e experiência prática proporcionada pelo desempenho de atividades profissionais e de pesquisa.
- 5Tripla acreditação
A FGV EAESP é uma das poucas escolas do mundo com as 3 principais acreditações internacionais no campo da Administração (AACSB, EFMD e AMBA), que atestam a qualidade da Escola e de seus programas.
Perfil dos alunos
Professores
Escolhi estudar na FGV EAESP motivado pela pluralidade de ideias que o corpo discente e docente tem. O nome da escola representa confiança e integridade para o mercado.
Para você desenvolver um modelo de negócios inovador, quanto mais amplo for o seu repertório melhor. A influência da FGV EAESP na minha carreira e no meu jeito de pensar foi enorme.

- Política e Economia do Setor Público - PESPSaiba mais sobre a linha PESP
- Governo e Sociedade Civil em Contexto Subnacional - GSCCSSaiba mais sobre a linha GSCCS
- Transformações do Estado e Políticas Públicas - TEPPSaiba mais sobre a linha TEPP
- Professor Eduardo Diniz Pesquisa FGVProfessor Eduardo Diniz Pesquisa FGV
Aluno Avulso
Informações gerais
Processo Seletivo para alunos avulsos em disciplinas eletivas do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública e Governo.
O aluno avulso é aquele matriculado apenas em disciplinas isoladas sem vínculo com o Mestrado ou Doutorado Acadêmicos. O Processo Seletivo é aberto duas vezes ao ano, nos meses de dezembro-janeiro e junho-julho. Clique aqui para mais informações.
Público Alvo
Disponível para graduados em qualquer campo do conhecimento, a oportunidade de cursar disciplinas do Mestrado e Doutorado Acadêmicos.
Requisitos
- Limite de Disciplinas: O candidato e a candidata podem cursar até 06 créditos por semestre e por até dois semestres consecutivos ou não.
- O número de vagas disponíveis para alunos avulsos é de, no máximo, vinte e cinco por cento do total de matriculados regulares no Programa, podendo ser alterado pela Coordenadoria.
- A critério do Coordenador do Programa, o(a) candidato(a) poderá ser convocado(a) para entrevista. Os eventuais convocados para entrevista serão contatados pela Coordenação e informados do agendamento (dia e horário).
- Poderá ser solicitado realização de exame para nivelamento. Neste caso a matricula na disciplina solicitada será feita mediante aprovação no exame.
- Não havendo vaga para a 1ª e/ou 2ª opção de disciplina do(a) candidato(a), o(a) mesmo(a) será direcionado para a opção subsequente.
- Candidatos e candidatas que vierem a ingressar como discentes regulares nos Programas de Mestrado ou Doutorado Acadêmico da FGV EAESP podem solicitar reconhecimento de créditos das disciplinas cursadas na condição de discente avulso, desde que respeitadas as regras e limites para reconhecimento de créditos estabelecidos nas Normas do Curso. No caso dos portadores do título de Mestre, essas disciplinas podem ser reconhecidas, desde que o ingresso como discente regular no curso de Doutorado da FGV EAESP ocorra no ano subsequente.
- Descontos para discentes egressos dos cursos da EAESP: 50% de desconto para aluno egresso do CG, CEAG, CEAHS, MBM, CMCD, MPA, MPGPP, MPGI, MPGC e 10% de desconto para ex-avulso do CMCD.
- o/a candidato(a) aprovado(a) deve solicitar o desconto no Ato da matricula presencial e apresentar documento comprobatório.
- Descontos para externos à FGV: 50% de desconto para discentes e egressos bolsistas (taxa ou integral) de cursos de Mestrado e/ou Doutorado de outras instituições e para graduados que foram bolsistas de iniciação científica.
- o candidato(a) aprovado(a) deve solicitar o desconto no Ato da matricula presencial e apresentar documento comprobatório.
- Discente avulso pode solicitar, ao final do semestre, uma declaração de rendimento acadêmico das disciplinas cursadas, expedida pela Secretaria de Registros Acadêmicos - SRA.
Valores
Valor total de R$ R$ 4.453,71 (quatro mil, quatrocentos e cinquenta e três reais e setenta e um centavos) por disciplina, dividido em até 6 (seis) parcelas de R$ 742,29 (setecentos e quarenta e dois reais seiscentos e vinte nove centavos).
O pagamento da 1ª parcela deve ser efetivado no ato da matricula; as demais parcelas vencerão dia 10 de cada mês. O candidato que solicitar desconto, terá o abatimento no 2º boleto.
Passo a passo para admissão
- 1Inscrição
A 1ª fase de avaliação é feita por uma Banca examinadora que realiza a análise de documentos e seleciona candidatos para a entrevista. Consulte o Manual do Candidato.
- 2Entrevista
A 2ª fase constitui a entrevista de candidatos selecionados por nova banca examinadora composta por docentes internos e externos à linha de pesquisa do curso.
- 3Matrícula
Os aprovados são convocados para matrícula dias após a divulgação do resultado. O agendamento da matrícula é realizado individualmente.