Mestrado Profissional em Gestão Internacional (MPGI)

Duração do Curso (tempo de integralização)

O MPGI possui duas modalidades:

Intensiva (1,5 ano): Nesta modalidade o aluno estuda seis meses na GV, seis meses em uma das outras 28 universidades ligadas ao CEMS (5º Melhor mestrado internacional pelo Ranking do Financial Times) e tem mais seis meses para finalizar o Trabalho de Conclusão de Curso. Ao final do curso o aluno recebe o diploma de Mestre pela FGV-EAESP e o certificado do CEMS.

Regular (2 anos): Nesta modalidade o aluno estuda um ano na GV e um ano em uma das universidades parceiras do MPGI. Ao final dos dois anos o aluno deve escrever o Trabalho de Conclusão de Curso. Ao final do curso o aluno recebe o diploma de Mestre pela FGV-EAESP e pela instituição parceira.

Atualizado em: 26/04/18.

Critérios de avaliação do processo ensino-aprendizagem

A média final é calculada segundo o seguinte critério:

Participação em Classe: 20%

Apresentação e Relatório: 30%

Redação Final: 50%

A participação em classe é uma característica fundamental deste curso. São exigidos a leitura de materiais específicos antes das aulas para preparação e discussões que acontecem durante as aulas. A participação não é avaliada em termos de quantidade, mas de qualidade. No entanto, os alunos são obrigados a frequentar pelo menos 75% das aulas, sob pena de reprovação. 

O trabalho de conclusão é um ensaio de 4000 palavras que deve ser entregue após a oitava sessão de um dos temas do curso.

Atualizado em: 26/04/18.

Requisitos para Admissão

O Candidato para ser aprovado no MPGI, precisa apresentar os seguintes pré-requisitos:

  • Formado há no máximo cinco anos, preferencialmente nos cursos de graduação em Administração, Políticas Públicas, Ciências Sociais, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Direito, Relações Internacionais e Engenharia.
  • Ter proficiência na língua inglesa. Para tanto, os candidatos devem realizar o teste do TOEFL (nota mínima 100) ou IELTS (nota mínima 7).

O processo seletivo é composto pelos seguintes elementos:

  • Carta de motivação redigida em inglês, explicando os motivos para a escolha do curso.
  • Entrevista em inglês com uma banca de professores e convidados.
  • Nota do GMAT. Para os alunos que fizeram graduação na GV, a nota do GMAT pode ser substituída pela nota ponderada ao longo do curso.

 

Atualizado em: 26/04/18.

Recursos Disponíveis (infraestrutura para o curso)

LABORATÓRIOS

O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Informática (LEPI) é composto por um conjunto de instalações equipadas com modernos recursos de microinformática, com acesso à rede local, aos sistemas acadêmicos da Escola e à Internet, além de estarem disponíveis aos alunos para utilização em pesquisas, trabalhos e estudos.

Os laboratórios também são utilizados em aulas práticas, exercícios de simulação, jogos, trabalhos em grupo, aplicação de provas via rede, conteúdo EAD e outras aplicações em que a rede de computadores desempenha papel relevante para o aprendizado. Os laboratórios oferecem aos professores apoio para a preparação de material didático e acesso aos recursos multimídia para uso em aulas, sendo ainda utilizados em cursos de informática para alunos, professores e funcionários das Escolas, bem como para desenvolvimento de outras atividades voltadas ao ensino.

A unidade 9 de julho (EAESP) conta com 266 equipamentos instalados nos Laboratórios de Ensino e Pesquisa e 41 equipamentos instalados nas salas de estudo, totalizando 307 computadores. As atualizações de hardware são realizadas de acordo com a demanda dos softwares utilizados em aulas e conforme novas versões disponibilizadas pelos fabricantes.

Os ambientes de aprendizado disponíveis para acesso aos computadores são os seguintes:

  • 501: 46 computadores, 105,49 m² (Patrocinado pelo Banco Bradesco);
  • 502: 46 computadores, 91 m²;
  • 503: 37 computadores, 91 m²;
  • 504: 57 computadores, 152,26 m²;
  • 506: 34 computadores, 84,30 m²;
  • 507: 46 computadores, 87,76 m².

 

SALAS DE ESTUDO

  • Biblioteca - 1º subsolo: 09 computadores, 80,48 m²;
  • Biblioteca - 2º Subsolo: 19 computadores, 107,74 m²;
  • Biblioteca - 3º andar (especifico para alunos de pós-graduação, mestrado e doutorado): 13 computadores, 23,45 m².

 

SALAS DE AULA

As salas de aula da FGV EAESP são equipadas com equipamentos multimídia, acesso à internet e instalações confortáveis para tornar o aprendizado dinâmico e agradável. Há também salas de aula patrocinadas, que utilizam equipamentos e recursos patrocinados por empresas parceiras em troca de visibilidade de suas marcas para o universo de alunos e colaboradores.

RECURSOS TECNOLÓGICOS

Conta de acesso integrada – A FGV disponibiliza aos alunos um usuário que viabiliza acesso a todas as aplicações e ferramentas de uso acadêmico. São elas:

  • Acesso à rede Wireless;
  • Aluno Online (Informações gerais aos alunos);
  • Eclass (ambiente de sala de aula virtual);
  • Papercut (sistema de impressão);
  • Pesquisa em base de dados (artigos, periódicos, livros, revistas e entre outros conteúdos);
  • Acesso aos computadores e intranet;
  • Office 365.

 

Para mais informações, acesse o portal de recursos de tecnologia da informação e comunicação, destinado aos alunos: https://alunos.tic.fgv.br

 

LINKS DE COMUNICAÇÃO

  • O acesso à intranet, aplicações ou sistemas da própria FGV é feito através de 02 links “lan-to-lan” de 100Mb cada, interligando FGV ao Datacenter, atuando em paralelo de forma balanceada. (Links: Century Link e Embratel)
  • O acesso à internet nos laboratórios, bem como todo acesso proveniente da rede wireless é feito através de 02 links de 300Mb cada, atuando em paralelo de forma balanceada. (Links: Century Link e FAPESP)

 

BIBLIOTECA: 

A Biblioteca Karl A. Boedecker (BKAB) é uma biblioteca universitária integrante do Sistema de Bibliotecas FGV, de cujo Sistema fazem parte também a Biblioteca Mario Henrique Simonsen - BMHS, Biblioteca de Brasília e Biblioteca Digital FGV.

A BKAB foi criada em 1954 com o objetivo de fornecer apoio bibliográfico às atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas pela FGV-EAESP. Em 2005, a BKAB passou a atender às escolas FGV-EESP e FGV-DIREITO SP, criadas no mesmo ano.

A Biblioteca possui acervo especializado nas áreas de Administração, Economia, Negócios, Direito e Ciências Sociais, composto por livros, ebooks, revistas, teses e dissertações, dvds , além  assinar inúmeras bases de dados com acesso a textos completos de artigos de revistas, informações econômicas, financeiras e legais. A BKAB disponibiliza aos usuários salas de estudo individual e em grupo, terminais de consulta ao seu catálogo, pesquisas na internet e bases de dados. Possui uma área total construída de 2.198,15 m², tendo uma extensão da biblioteca no prédio onde está instalada a FGV DIREITO SP.

Estatísticas das bliliotecas da FGV 

Biblioteca em números.

Para mais informações sobre a biblioteca Karl A. Boedecker, clique aqui 

Atualizado em: 31/01/19.

Matriz Curricular

Para acessar a matriz curricular do curso, clique aqui.

Atualizado em: 30/04/19.

Corpo Docente do Curso

Para acessar a relação de professores que compõem o corpo docente do curso, área de atuação, titulação, qualificação, tempo de casa e tempo de profissão não acadêmica, clique aqui.

Atualizado em: 30/04/19.

Projeto Pedagógico

Para acessar o projeto pedagógico do curso, clique aqui.

Atualizado em: 26/04/18.