O Mestrado Profissional em Gestão em Políticas Públicas (MPGPP) tem duração mínima de 2 semestre letivos e máxima de 6 semestres letivos.
Atualizado em: 24/04/18.
Os participantes serão avaliados em cada disciplina, sendo atribuída nota entre zero e dez. O participante será aprovado se obtiver nota igual ou superior a 6,0 (seis) na disciplina. A média requerida para aprovação no Curso, considerado o conjunto de disciplinas, é 7,0 (sete).
Estará reprovado na disciplina o participante que tiver freqüência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas ministradas, excetuadas as faltas enquadradas no Regime Excepcional de Estudos previsto no Decreto-Lei nº 1.044 de 21.10.1969 e Lei nº 6.202 de 17.04.1975. A tolerância máxima de 25% (vinte e cinco por cento) de faltas abrange as motivadas por gala, nojo e outros impedimentos previstos em lei (convocação militar, eleitoral, intimação judicial, doação de sangue, licença paternidade, etc.). Será desligado do curso o participante que for reprovado mais de duas vezes na mesma disciplina ou mais de quatro vezes no curso.
O trabalho de conclusão de curso versará sobre um problema real de uma organização do setor público, organismo internacional ou entidade não-governamental, provendo alternativas de solução para um desafio de gestão ou de política pública. Os participantes serão orientados por professores do MPGPPO(s) trabalho(s) de conclusão podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol. Trabalhos em língua estrangeira devem, obrigatoriamente, conter palavras-chave e um capítulo redigido em português, sintetizando seu conteúdo. O trabalho é julgado por banca designada pelo Coordenador do Curso, integrada por 4 (quatro) membros, devendo um deles ser, obrigatoriamente, externo à FGV-EAESP, como segue:
I – professor orientador;
II – professor doutor da EAESP;
III – professor doutor externo à EAESP;
IV – dirigente da organização que está sendo objeto de estudo de destacada competência no tema em análise. O trabalho é considerado aprovado, reprovado ou pendente de resultado pela banca examinadora. Caso o trabalho não tenha sido protocolado no prazo previsto ou que tenha sido reprovado pela banca, o participante é automaticamente desligado do curso.
Atualizado em: 24/04/18.
I. Conclusão em curso de graduação reconhecido pelas autoridades competentes; II. Aprovação em processo seletivo, que abrange:
- Análise de currículo
- Carta pessoal de motivação;
- Análise de uma prova escrita que irá aferir a capacidade de expressão escrita e domínio da língua portuguesa, além de possibilitar avaliar o grau de reflexão do candidato sobre os atuais desafios da gestão e políticas públicas no Brasil;
- Apresentação de duas cartas de recomendação descrevendo suas competências, preferencialmente uma acadêmica, outra profissional;
- Entrevista.
A seleção se dá em três fases: na primeira, são analisados os documentos, currículo e carta pessoal, a fim de verificar a adequação do candidato ao perfil desejado para o curso. Aqueles que corresponderem ao perfil esperado serão convocados para realizar a prova escrita (segunda fase) e entrevista (terceira fase). A aprovação final dependerá dos resultados obtidos por cada candidato nas três fases do processo seletivo.
Atualizado em: 24/04/18.
Para conhecer um pouco mais sobre a EAESP, sua missão, visão, história, departamentos de ensino e instalações, clique aqui.
Para acessar a relação de professores que compõem o corpo docente do curso, área de atuação, titulação, qualificação e tempo de casa, clique aqui.
Brazil, Microeconomic and Macropolitical Challenges
Direito Constitucional e Administrativo
Estado e Globalização: Desafios para as Políticas Públicas (EGDPP)
Federalismo e Políticas Públicas
Fundamentos de Microeconomia para Politicas Publicas
Gestão de Organizações Públicas
Indicadores nas Políticas Públicas
Infrastructure Challenges in Brazil
The Policy and Regulation of International Trade and Investments
Macroeconomia do Desenvolvimento
Perspectivas do Uso de Tecnologia da Informação em Governo
PoIitica Institutions and Regulation
Politicas Públicas e Economia Comportamental
Políticas Públicas e Meio Ambiente
Democracia e Instituições Políticas no Brasil
Ferramentas Quantitativas para Gestão Territorial
Inteligência Geográfica para Gestão Territorial
Ferramentas Aplicadas ao Desenho de Políticas Públicas
Transparência, accountability e controles na Administração Pública brasileira
Atualizado em: 26/04/18.