O Mestrado Profissional em Administração tem duração de 18 meses.
Atualizado em: 26/04/18.
Art. 12
Ao aluno do curso é atribuído, em cada disciplina, um conceito final, que pode ser A, B, C ou D.
§ 1º O conceito D é atribuído ao aluno com desempenho insatisfatório e não acumula créditos. Entende-se por desempenho insatisfatório a frequência inferior a 75% das aulas previstas, ou descumprimento de exigências formais mínimas a critério do professor da disciplina.
§ 2º O aluno com conceito D em uma disciplina obrigatória deve repeti-la na primeira oportunidade em que for oferecida, sem conflito de horário com as demais disciplinas do módulo em que estiver regulamente matriculado.
§ 3º O aluno com conceito D em uma disciplina eletiva deve alternativamente:
a) Cursar a mesma disciplina na primeira oportunidade em que for oferecida, sem conflito de horários com as demais disciplinas do módulo em que estiver regularmente matriculado;
b) Cursar qualquer outra disciplina da grade de disciplinas eletivas do curso;
c) Substituí-la por créditos eletivos excedentes.
§ 4º Os prazos para protocolo de proposta e/ou dissertação não se alteram em decorrência de remoção de conceito D.
§ 5º Durante o curso, podem ser obtidos até 2 (dois) conceitos D, ressalvado o disposto no art.14 desta Normas.
Art. 13
O professor deve utilizar a seguinte distribuição de conceitos finais;
I- Para disciplinas com o mínimo de 5 (cinco) alunos, excluídos os alunos com conceito D e aluno(s) avulso(s):
a) CONCEITO A – 10% - 30%;
b) CONCEITO B – 50% - 80%;
c) CONCEITO C – 10% - 20%;
II- Caso a porcentagem corresponda a número fracionário, caberá ao professor decidir quanto à forma de arredondamento, para cima ou para baixo.
III- Para as disciplinas com número inferior a cinco alunos, excluídos os alunos com conceito D e aluno(s) avulso(s), distribuição de conceitos permanece a critério do professor da disciplina.
IV- Para as disciplinas dos módulos 5, 6 e 7 não será aplicada a curva forçada.
V- As disciplinas: Projeto de Pesquisa I e II, Primeira Semana de Imersão, Segunda Semana de Imersão e Seminário de Dissertação será considerado aprovado o aluno, que obtiver o conceito “satisfatório” e reprovado o conceito “insatisfatório”.
Parágrafo único. Devem ser registrados no diário de classe todas as notas ou conceitos atribuídos a cada uma das formas de avaliação que compõem o conceito final, e a respectiva ponderação, constantes no programa da disciplina.
Art. 14
É desligado do curso o aluno que acumular no currículo, a qualquer tempo, uma ou mais das seguintes condições:
a) 2 (dois) conceitos D simultaneamente;
b) 2 (dois) conceitos D não simultâneos, sem que o primeiro tenha sido removido;
c) 2 (dois) conceitos D numa mesma disciplina;
d) 6 (seis) conceitos C e 1 (um) D;
e) 7 (sete) ou mais conceitos C;
f) GPA < 3 e (7 (sete) conceitos C e nenhum conceito D);
g) GPA < 3 e (6 (seis) conceitos C e 1 (um) conceito D).
Parágrafo único. Entende-se por GPA a média acumulada dos valores dos conceitos finais das disciplinas sendo o valor de:
A = 4 (quatro)
B = 3 (três)
C = 2 (dois)
O conceito D não será considerado para computo do GPA.
Art. 15
É facultado ao aluno solicitar revisão exclusivamente da avaliação final, em requerimento dirigido ao professor da respectiva disciplina, protocolado na SRA até 5 (cinco) dias úteis a partir da data de publicação dos conceitos finais.
§ 1º Nos casos excepcionais, em que o professor excede o prazo de entrega do resultado final tem o aluno, naquela disciplina, o prazo de 7 (sete) dias úteis a partir da data de publicação, para requerer a revisão da avaliação final.
§ 2º O professor tem o prazo de 5 (cinco) dias úteis, a partir da data de encaminhamento do processo, para rever a avaliação e informar a SRA o resultado da revisão.
§ 3º A SRA/PPG publica a decisão, da qual não cabe recurso.
Art. 16
Ao aluno que tenha frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas ministradas, excetuadas as faltas enquadradas no Regime Excepcional de Estudos previsto no Decreto-Lei nº 1.044 de 21.10.1969 e Lei nº 6.202 de 17.04.1975, é atribuído conceito D.
Parágrafo único – A tolerância máxima de 25% (vinte e cinco por cento) de faltas abrange as motivadas por gala, nojo e outros impedimentos previstos em lei (convocação militar, eleitoral, intimação judicial, doação de sangue, licença paternidade, etc.).
Para mais informações, consulte as normas operacionais do curso.
Atualizado em: 26/04/18.
O processo de admissão consiste numa avaliação global do candidato, a partir dos documentos submetidos, participação no workshop de admissão e entrevista pessoal com a Coordenação do programa.
Para mais informações sobre o processo, clique aqui.
Atualizado em: 26/04/18.
LABORATÓRIOS
O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Informática (LEPI) é composto por um conjunto de instalações equipadas com modernos recursos de microinformática, com acesso à rede local, aos sistemas acadêmicos da Escola e à Internet, além de estarem disponíveis aos alunos para utilização em pesquisas, trabalhos e estudos.
Os laboratórios também são utilizados em aulas práticas, exercícios de simulação, jogos, trabalhos em grupo, aplicação de provas via rede, conteúdo EAD e outras aplicações em que a rede de computadores desempenha papel relevante para o aprendizado. Os laboratórios oferecem aos professores apoio para a preparação de material didático e acesso aos recursos multimídia para uso em aulas, sendo ainda utilizados em cursos de informática para alunos, professores e funcionários das Escolas, bem como para desenvolvimento de outras atividades voltadas ao ensino.
A unidade 9 de julho (EAESP) conta com 266 equipamentos instalados nos Laboratórios de Ensino e Pesquisa e 41 equipamentos instalados nas salas de estudo, totalizando 307 computadores. As atualizações de hardware são realizadas de acordo com a demanda dos softwares utilizados em aulas e conforme novas versões disponibilizadas pelos fabricantes.
Os ambientes de aprendizado disponíveis para acesso aos computadores são os seguintes:
- 501: 46 computadores, 105,49 m² (Patrocinado pelo Banco Bradesco);
- 502: 46 computadores, 91 m²;
- 503: 37 computadores, 91 m²;
- 504: 57 computadores, 152,26 m²;
- 506: 34 computadores, 84,30 m²;
- 507: 46 computadores, 87,76 m².
SALAS DE ESTUDO
- Biblioteca - 1º subsolo: 09 computadores, 80,48 m²;
- Biblioteca - 2º Subsolo: 19 computadores, 107,74 m²;
- Biblioteca - 3º andar (especifico para alunos de pós-graduação, mestrado e doutorado): 13 computadores, 23,45 m².
SALAS DE AULA
As salas de aula da FGV EAESP são equipadas com equipamentos multimídia, acesso à internet e instalações confortáveis para tornar o aprendizado dinâmico e agradável. Há também salas de aula patrocinadas, que utilizam equipamentos e recursos patrocinados por empresas parceiras em troca de visibilidade de suas marcas para o universo de alunos e colaboradores.
RECURSOS TECNOLÓGICOS
Conta de acesso integrada – A FGV disponibiliza aos alunos um usuário que viabiliza acesso a todas as aplicações e ferramentas de uso acadêmico. São elas:
- Acesso à rede Wireless;
- Aluno Online (Informações gerais aos alunos);
- Eclass (ambiente de sala de aula virtual);
- Papercut (sistema de impressão);
- Pesquisa em base de dados (artigos, periódicos, livros, revistas e entre outros conteúdos);
- Acesso aos computadores e intranet;
- Office 365.
Para mais informações, acesse o portal de recursos de tecnologia da informação e comunicação, destinado aos alunos: https://alunos.tic.fgv.br
LINKS DE COMUNICAÇÃO
- O acesso à intranet, aplicações ou sistemas da própria FGV é feito através de 02 links “lan-to-lan” de 100Mb cada, interligando FGV ao Datacenter, atuando em paralelo de forma balanceada. (Links: Century Link e Embratel)
- O acesso à internet nos laboratórios, bem como todo acesso proveniente da rede wireless é feito através de 02 links de 300Mb cada, atuando em paralelo de forma balanceada. (Links: Century Link e FAPESP)
BIBLIOTECA:
A Biblioteca Karl A. Boedecker (BKAB) é uma biblioteca universitária integrante do Sistema de Bibliotecas FGV, de cujo Sistema fazem parte também a Biblioteca Mario Henrique Simonsen - BMHS, Biblioteca de Brasília e Biblioteca Digital FGV.
A BKAB foi criada em 1954 com o objetivo de fornecer apoio bibliográfico às atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas pela FGV-EAESP. Em 2005, a BKAB passou a atender às escolas FGV-EESP e FGV-DIREITO SP, criadas no mesmo ano.
A Biblioteca possui acervo especializado nas áreas de Administração, Economia, Negócios, Direito e Ciências Sociais, composto por livros, ebooks, revistas, teses e dissertações, dvds , além assinar inúmeras bases de dados com acesso a textos completos de artigos de revistas, informações econômicas, financeiras e legais. A BKAB disponibiliza aos usuários salas de estudo individual e em grupo, terminais de consulta ao seu catálogo, pesquisas na internet e bases de dados. Possui uma área total construída de 2.198,15 m², tendo uma extensão da biblioteca no prédio onde está instalada a FGV DIREITO SP.
Estatísticas das bliliotecas da FGV
Para mais informações sobre a biblioteca Karl A. Boedecker, clique aqui
Atualizado em: 31/01/19.
Para acessar a matriz curricular do curso, clique aqui.
Atualizado em: 26/04/18.
Para acessar a relação de professores que compõem o corpo docente do curso, área de atuação, titulação, qualificação, tempo de casa e tempo de profissão não acadêmica, clique aqui
Atualizado em: 26/04/18.