Graduação em Administração de Empresas (CGAE)

Duração do Curso (tempo de integralização)

O curso de Graduação em Administração de Empresas da FGV-EAESP tem duração de 4 anos.

Atualizado em: 26/04/18.

Critérios de avaliação do processo ensino-aprendizagem

Para ingressantes a partir do 1º semestre de 2012:

A nota final do aluno em cada disciplina, variável de 0 (zero) a 10 (dez), será a média ponderada de 3 (três) notas, de acordo com o processo de verificação do rendimento escolar definido no documento Procedimentos Aplicáveis ao Curso de Graduação em Administração:

  • O peso atribuído a cada uma das notas não poderá ser superior a 40% (quarenta por cento).
  • Exceções quanto ao peso de cada nota, em razão de peculiaridades da disciplina ou da metodologia de ensino utilizada, poderão ser admitidas mediante autorização da Comissão de Graduação.
  • A Metodologia de Avaliação, como parte integrante da Metodologia de Aprendizagem e Ensino, deverá, obrigatoriamente, constar do syllabus da disciplina.
  • Para uso nos processos internos – como prioridade na matrícula em eletivas, seleção para o quadro de honra e intercâmbios, entre outros –, a nota final em cada disciplina será padronizada em relação à classe.  

Para ingressantes a partir do 2º semestre de 2009:

A nota final do aluno em cada disciplina, variável de 0 (zero) a 10 (dez), será a média ponderada de 3 (três) notas correspondentes a 2 (duas) avaliações intermediárias (notas I e II) e 1 (uma) prova final (nota III).

As avaliações intermediárias (notas I e II) terão seus critérios e pesos determinados pelo professor ou pelo Departamento de Ensino e Pesquisa, quando este se decidir pela unificação das avaliações relativas a turmas diferentes de uma mesma disciplina.

A prova final (nota III) será obrigatoriamente escrita, individual e realizada no recinto da Escola e a data constará do Calendário Escolar.

O peso atribuído a cada uma das avaliações não poderá ser superior a 40% (quarenta por cento); em caso de avaliação não baseada em critério objetivo de aferição do desempenho acadêmico, não poderá ser superior a 20% (vinte por cento).

Exceções quanto ao peso de cada avaliação, em razão de peculiaridades da disciplina ou da metodologia de ensino utilizada, poderão ser admitidas mediante autorização da Comissão de Graduação.

  • A Média Semestral de cada período letivo é computada calculando-se a média ponderada das notas obtidas pelo aluno em todas as disciplinas cursadas no período.
  • A Média Geral do Curso é computada calculando-se a média ponderada das notas obtidas pelo aluno em todas as disciplinas cursadas.
  • Frequência mínima obrigatória de 75%.

Para a conclusão do Curso o Aluno deverá:

  • Ser aprovado em todas as disciplinas (obrigatória e eletivas) que compõem o Currículo do Curso de Administração, num total de 3.600 horas, sendo:
    - Disciplinas Obrigatórias: 3.120 Horas/Aula
    - Disciplinas Eletivas: 480 Horas/Aula
  • Atividades Complementares: 300 Horas
  • Comprovar a realização do Estágio Supervisionado: 180 dias

Para obtenção do Título de Bacharel em Administração, além dos itens anteriores, o aluno deverá participar da Colação de Grau.

Atualizado em: 26/04/18.

Requisitos para Admissão

A admissão ao CGA é feita por meio de processo seletivo realizado semestralmente, com normas previamente divulgadas em edital público, aberto à matrícula de candidatos que tenham concluído o ensino médio, ou equivalente.

Para mais informações, consulte o regimento do curso de graduação em administração.

Atualizado em: 26/04/18.

Recursos Disponíveis (infraestrutura para o curso)

LABORATÓRIOS

O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Informática (LEPI) é composto por um conjunto de instalações equipadas com modernos recursos de microinformática, com acesso à rede local, aos sistemas acadêmicos da Escola e à Internet, além de estarem disponíveis aos alunos para utilização em pesquisas, trabalhos e estudos.

Os laboratórios também são utilizados em aulas práticas, exercícios de simulação, jogos, trabalhos em grupo, aplicação de provas via rede, conteúdo EAD e outras aplicações em que a rede de computadores desempenha papel relevante para o aprendizado. Os laboratórios oferecem aos professores apoio para a preparação de material didático e acesso aos recursos multimídia para uso em aulas, sendo ainda utilizados em cursos de informática para alunos, professores e funcionários das Escolas, bem como para desenvolvimento de outras atividades voltadas ao ensino.

A unidade 9 de julho (EAESP) conta com 266 equipamentos instalados nos Laboratórios de Ensino e Pesquisa e 41 equipamentos instalados nas salas de estudo, totalizando 307 computadores. As atualizações de hardware são realizadas de acordo com a demanda dos softwares utilizados em aulas e conforme novas versões disponibilizadas pelos fabricantes.

Os ambientes de aprendizado disponíveis para acesso aos computadores são os seguintes:

  • 501: 46 computadores, 105,49 m² (Patrocinado pelo Banco Bradesco);
  • 502: 46 computadores, 91 m²;
  • 503: 37 computadores, 91 m²;
  • 504: 57 computadores, 152,26 m²;
  • 506: 34 computadores, 84,30 m²;
  • 507: 46 computadores, 87,76 m².

 

SALAS DE ESTUDO

  • Biblioteca - 1º subsolo: 09 computadores, 80,48 m²;
  • Biblioteca - 2º Subsolo: 19 computadores, 107,74 m²;
  • Biblioteca - 3º andar (especifico para alunos de pós-graduação, mestrado e doutorado): 13 computadores, 23,45 m².

 

SALAS DE AULA

As salas de aula da FGV EAESP são equipadas com equipamentos multimídia, acesso à internet e instalações confortáveis para tornar o aprendizado dinâmico e agradável. Há também salas de aula patrocinadas, que utilizam equipamentos e recursos patrocinados por empresas parceiras em troca de visibilidade de suas marcas para o universo de alunos e colaboradores.

RECURSOS TECNOLÓGICOS

Conta de acesso integrada – A FGV disponibiliza aos alunos um usuário que viabiliza acesso a todas as aplicações e ferramentas de uso acadêmico. São elas:

  • Acesso à rede Wireless;
  • Aluno Online (Informações gerais aos alunos);
  • Eclass (ambiente de sala de aula virtual);
  • Papercut (sistema de impressão);
  • Pesquisa em base de dados (artigos, periódicos, livros, revistas e entre outros conteúdos);
  • Acesso aos computadores e intranet;
  • Office 365.

 

Para mais informações, acesse o portal de recursos de tecnologia da informação e comunicação, destinado aos alunos: https://alunos.tic.fgv.br

 

LINKS DE COMUNICAÇÃO

  • O acesso à intranet, aplicações ou sistemas da própria FGV é feito através de 02 links “lan-to-lan” de 100Mb cada, interligando FGV ao Datacenter, atuando em paralelo de forma balanceada. (Links: Century Link e Embratel)
  • O acesso à internet nos laboratórios, bem como todo acesso proveniente da rede wireless é feito através de 02 links de 300Mb cada, atuando em paralelo de forma balanceada. (Links: Century Link e FAPESP)

 

BIBLIOTECA: 

A Biblioteca Karl A. Boedecker (BKAB) é uma biblioteca universitária integrante do Sistema de Bibliotecas FGV, de cujo Sistema fazem parte também a Biblioteca Mario Henrique Simonsen - BMHS, Biblioteca de Brasília e Biblioteca Digital FGV.

A BKAB foi criada em 1954 com o objetivo de fornecer apoio bibliográfico às atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas pela FGV-EAESP. Em 2005, a BKAB passou a atender às escolas FGV-EESP e FGV-DIREITO SP, criadas no mesmo ano.

A Biblioteca possui acervo especializado nas áreas de Administração, Economia, Negócios, Direito e Ciências Sociais, composto por livros, ebooks, revistas, teses e dissertações, dvds , além  assinar inúmeras bases de dados com acesso a textos completos de artigos de revistas, informações econômicas, financeiras e legais. A BKAB disponibiliza aos usuários salas de estudo individual e em grupo, terminais de consulta ao seu catálogo, pesquisas na internet e bases de dados. Possui uma área total construída de 2.198,15 m², tendo uma extensão da biblioteca no prédio onde está instalada a FGV DIREITO SP.

Estatísticas das bliliotecas da FGV 

Biblioteca em números.

Para mais informações sobre a biblioteca Karl A. Boedecker, clique aqui 

Atualizado em: 31/01/19.

Matriz Curricular

Turmas 1º Semestre 2016:

Disciplinas Obrigatórias.

Disciplinas Eletivas.

Turmas 2º semestre 2016:

Disciplinas Obrigatórias.

Disciplinas Eletivas.

Turmas 1º semestre 2017:

Disciplinas Obrigatórias.

Disciplinas Eletivas.

Turmas 2º semestre 2017:

Disciplinas Obrigatórias.

Disciplinas Eletivas.

Turmas 1º semestre 2018:

Disciplinas Obrigatórias.

Disciplinas Eletivas.

Atualizado em: 26/04/18.

Corpo Docente do Curso

Para acessar a relação de professores que compõem o corpo docente do curso, área de atuação, titulação, qualificação, tempo de casa e tempo de profissão não acadêmica, clique aqui.

Atualizado em: 26/04/18.