Voltar

Eventos

Institucional

"Macunaíma" de Joaquim Pedro de Andrade: 50 Anos

Local

FGV EAESP: Sala Amazon - nº 804.

Endereço

Rua Itapeva, 432, 8º andar. Bela Vista, São Paulo, SP.

Data do evento

18/11/2019

Horário

16:00

Objetivo

Comemorar os 50 Anos de Macunaíma, filme do diretor Joaquim Pedro de Andrade, inspirado no livro “Macunaíma: o herói sem nenhum caráter”, de Mário de Andrade.

 

Conteúdo

"Macunaíma" de Joaquim Pedro de Andrade: 50 Anos

 "No fundo do mato-virgem nasceu Macunaíma, herói da nossa gente. Era preto retinto e filho do medo da noite. Houve um momento em que o silêncio foi tão grande escutando o murmurejo do Uraricoera, que a índia tapanhumas pariu uma criança feia. Essa criança é que chamaram de Macunaíma".

 Depois de dois anos de escritas, cortes, acréscimos e revisões, em 26 de julho de 1928, enfim, nasceu “Macunaíma: o herói sem nenhum caráter”, obra-prima de Mário de Andrade e do Movimento Modernista Brasileiro.

 Quatro décadas mais tarde, em 03 de novembro de 1969, depois de devidamente analisado e recortado pela censura vigente à época, o longa metragem “Macunaíma” chega às grandes telas para consagrar seu diretor, Joaquim Pedro de Andrade, e tornar-se um dos marcos do Cinema Novo.

Aproveitando essa importante efeméride da cultura brasileira, no dia 18 de novembro de 2019 (segunda-feira), a Coordenadoria de Cultura da FGV EAESP (FGVcult), com muita alegria, convida para a exibição (sem cortes) do filme de Joaquim Pedro de Andrade às 16h, seguida de debate sobre o livro e o filme às 18h.

 O herói de nossa gente e Imperador do Mato-Virgem revolucionou a cultura brasileira desde que veio ao mundo pelas mãos dos Andrades -- Mário e Joaquim Pedro -- e ainda tem muito a dizer sobre o Brasil.

 Com mediação de Marcelo Tupinambá (coordenador do Museu Casa Mário de Andrade), o debate conta com a presença da atriz e diretora de teatro Bia Lessa (diretora da recente e elogiada peça “Macunaíma, uma rapsódia musical”), do teórico e professor de cinema brasileiro Ismail Xavier (ECA USP), do professor Bernardo Buarque (FGV CPDOC) e do professor Luiz Felipe de Alencastro (FGV EESP).

 

Para ter entrada garantida no evento, é necessário se inscrever.

 Você deve indicar no ato da inscrição se comparecerá somente para a exibição do filme, somente para participar do debate ou se estará presente nas duas partes do evento.

 O EVENTO VALERÁ HORAS COMPLEMENTARES E TERÁ COFFEE BREAK.

 Entrada gratuita.

 

Responsável: 

Coordenadoria de Cultura da FGV EAESP (FGVcult)

 Mediação:

Marcelo Tupinambá - Coordenador do Museu Casa Mário de Andrade

 

Para realizar a inscrição no evento clique aqui

Convidados

Bia Lessa
atriz e diretora de teatro. Diretora da recente e elogiada peça “Macunaíma, uma rapsódia musical”.
Ismail Xavier
Teórico e professor de cinema brasileiro na ECA USP.
Bernardo Buarque
Professor da FGV CPDOC.
Luiz Felipe de Alencastro
Professor da FGV EESP.

Programação

18.11.2019

  • 16:00
    Exibição do Filme
    Exibição do filme longa metragem “Macunaíma” do diretor Joaquim Pedro de Andrade.
  • 18:00
    Realização de Debate
    Debate sobre o filme longa metragem “Macunaíma”, do diretor Joaquim Pedro de Andrade, e sobre a obra “Macunaíma: o herói sem nenhum caráter”, de Mário de Andrade.

Patrocinadores e Apoiadores

Realização

Próximos eventos