Essa disciplina tem por objetivo oferecer embasamento conceitual e aplicado para o desenvolvimento de pesquisa qualitativa em administração pública e políticas públicas. O curso está voltado para o apoio à construção de projetos de pesquisa dos/as alunos/as matriculados/as nos cursos de mestrado e doutorado em administração pública e governo. A disciplina abordará a desde a formulação de uma pergunta de pesquisa, os dilemas na condução de estudos de caso, técnicas de coleta e análise de dados, até a validação e replicabilidade.
Plano do curso
- Metodologia de pesquisa qualitativa aplicada a administração públicaCarga horária30
Elize Massard da Fonseca
TítulaçãoDoutora em Política Social pela University of Edinburgh, Reino Unido
- Epistemologia
O curso tem como objetivo dar aos alunos uma base nas várias perspectivas epistemológicas subjacentes à pesquisa em ciências sociais, para que elas entendam como essas perspectivas influenciam o design, a metodologia, os métodos, a análise de dados e a construção de teorias da pesquisa.
Carga horária30Ann L. Cunliffe
TítulaçãoPh.D. em Administração pela Universidade de Lancaster - Reino Unido
- Advanced International Comparative Public Management
This course examines advanced, international and comparative experiences of other countries in public management, notably leading and other practices from Asia-Pacific and North America. Couse objectives are to (1) understand how important challenges of public management and policy are addressed in other countries; (2) provide theoretical and research approaches to assist in the comparative study of public management and public policy; and (3) facilitate application of comparative/international experiences to specific settings and contexts (e.g., Brasil).
Carga horária30Evan Berman
TítulaçãoPh.D. em Políticas Públicas pela Universidade George Washington
- Economia Política
1. Conhecimentos dos principais conceitos da economia política.
2. Identificar e compreender as principais instituições políticas.
3. Conhecimento do ferramental básico utilizado para analisar as instituições políticas.
4. Introduzir o aluno aos principais conceitos de teoria dos jogos e ao comportamento estratégico.
5. Permitir ao aluno analisar a produção de políticas públicas como solução de conflitos distributivos e, portanto, como fenômeno político.
Carga horária30George Avelino Filho
TítulaçãoPH.D em Ciência Política pela Universidade de Stanford
- Economia Urbana
Nesse curso o aluno aprenderá os fundamentos de economia urbana. Iniciando pelo modelo canônico de equilíbrio entre custos de transportes e preço do solo, o aluno entenderá a lógica econômica por trás do comportamento dos indivíduos dentro das áreas urbanas e suas consequências para as cidades. A partir dessa base o curso pretende introduzir o aluno à análise de políticas públicas urbanas, mercado imobiliário e tributação local. Também elementos de economia dos transportes e economia do crime serão explorados de maneira introdutória.
Carga horária30Ciro Biderman
TítulaçãoDoutor em Economia de Empresas - FGV EAESP
- Estado, Desenvolvimento e Capitalismo
O objetivo do curso é o capitalismo, o Estado, e o desenvolvimento capitalista. moderno. No início cada uma das duas aulas diárias o professor fará uma preleção sobre o tema, e, em seguida, na primeira parte da aula será discutido o primeiro texto de leitura obrigatória, ficando o segundo para a segunda parte. Cada aluno deverá trazer seu notebook ou seu tablete com as leituras obrigatórias da respectiva aula devidamente anotadas para discussão em classe. Será interessante que planejem perguntas para o professor no final da primeira parte da aula
Carga horária30Luiz Carlos Bresser Gonçalves Pereira
TítulaçãoDoutor em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
- Relações Estado/Sociedade na Contemporaneidade: Interações Assimétricas, Desigualdades e Vulnerabilidade
A disciplina objetiva analisar, em perspectiva conceitual e empírica, as complexas relações entre Estado e Sociedade na contemporaneidade: definição e papel de “Estado” e análise de “Sociedade” a partir da pulverização, assimetrias e conflitos entre os atores e do duo democracia/exceção. Serão enfatizadas as interações assimétricas, as desigualdades de poder e sócio/econômicas e as vulnerabilidades de grupos sociais – pertencentes à “Sociedade” – em suas relações entre si e com o Estado. Destaque-se o hibridismo de determinadas formações estatais contemporâneas (Estado híbrido), caso do Brasil, em que garantias constitucionais convivem de forma complexa com dimensões de exceção: autoritarismo, seletividade e arbítrio na relação entre Estado e Sociedade. Nesse sentido, pretende-se analisar situações empíricas específicas que retratem a relação entre Estado e Sociedade na contemporaneidade, caso, por exemplo, de determinadas instituições, como o Poder Judiciário, e de arranjos sócio/institucionais de políticas públicas específicas, entre outros de interesse dos alunos.
Carga horária30Francisco Cesar Pinto da Fonseca
TítulaçãoDoutor em Ciências: História Social pela Universidade de São Paulo
- Sociedade Civil e Movimentos Sociais
Assistimos atualmente um novo ciclo de expansão dos movimentos sociais e organizações da sociedade civil, que colocam desafios inéditos ao Estado, às empresas e aos gestores públicos e lutam por expansão da democracia. Por outro lado, compreendemos também existirem movimentos que se contrapões à própria existência da democracia, caracterizando formas de uma sociedade “incivil”. Parte-se do pressuposto de que os movimentos sociais são fontes de transformação das instituições e, portanto, apontam caminhos de renovação das políticas e da gestão pública. Consequentemente, não é possível compreender a atuação do Estado abstraindo o papel dos Movimentos Sociais em seus ciclos de manifestação sociais mais expressivos e seus impactos nas formas de ação coletiva institucionalizada no setor público. Este é um curso multidisciplinar – com pendores organizacionais - que explora a convergência entre os estudos sobre Sociedade Civil e Movimentos Sociais. Por um lado, os estudiosos do campo das organizações, fascinados por modelos como redes sociais e organizacionais, têm abandonado as organizações formais e se dedicado intensamente às questões institucionais (trabalho institucional, empreendedorismo institucional e lógicas institucionais; por outro lado, os pesquisadores dos movimentos sociais estão cada vez mais interessados na emergência de organizações de advocacy formalizadas e institucionalizadas. Por outro lado, cientistas políticos estão cada vez mais interessados em questões como a dependência de trajetória (path dependence) e a questão do desenvolvimento de lideranças.
Carga horária30Mário Aquino Alves
TítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
- Teoria Democrática Contemporânea
O curso discute as concepções contemporâneas de democracia, considerando seus limites e possibilidades analíticas e ainda a problemática de crise atual da democracia. Também compara diferentes arranjos institucionais em termos de representatividade, governabilidade e accountability democrática. Ênfase especial é atribuída às relações entre política e burocracia no contexto do sistema político brasileiro e aos desafios à ordem democrática no Brasil atual.
Carga horária30Maria Rita Garcia Loureiro Durand
TítulaçãoDoutora em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
- Desempenho do Setor Público: Gerenciamento de Resultados
O objetivo deste curso é examinar práticas e estratégias para alcançar resultados e elevar o desempenho de organizações do setor público. O curso examina uma série de práticas eficazes para os gestores públicos contemporâneos, incluindo gerenciamento baseado em resultados, gerenciamento estratégico, governo digital e outras estratégias, conforme selecionadas, incluindo estratégias para fazer mudanças em organizações públicas. O curso inclui investigação crítica sobre estratégias para melhorar as organizações do setor público.
Carga horária30Evan Berman
TítulaçãoPh.D. em Políticas Públicas pela Universidade George Washington
- DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Este curso enfoca as causas e a natureza do crescimento e desenvolvimento econômico regional, com foco especial nas teorias e políticas econômicas aplicadas às pequenas economias abertas. Pequenas economias abertas podem variar de bairros urbanos a vilas rurais remotas. Este curso também se concentra nos métodos e ferramentas empregados pelos economistas regionais para analisar, descrever, prever e fazer recomendações sobre a economia de uma comunidade. Os estudantes aprenderão a entender as forças econômicas subjacentes que estão agindo em comunidades em dificuldades que estão tentando lidar com grandes mudanças econômicas; sejam comunidades dependentes da agricultura, comunidades dependentes da pesca comercial ou comunidades dependentes da silvicultura. Enquanto cada comunidade é única; eles enfrentam muitos desafios econômicos comuns.
Carga horária30Victor Eduardo da Motta
TítulaçãoDoctor of Business Administration from Pennsylvania State University, USA
- Estratégias e novas tecnologias para políticas de inclusão social
A disciplina tem como objetivo geral analisar o papel da inovação no processo de inclusão social, sendo que o foco recairá sobre as experiências recentes de políticas públicas, com destaque para o caso brasileiro.
Carga horária30Eduardo Henrique Diniz
TítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasLauro Emilio Gonzalez Farias
TítulaçãoDoutor em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
- MACROECONOMIA DO DESENVOLVIMENTO
Análise da política macroeconômica e sua relação com: i) o processo de desenvolvimento econômico; ii) a estabilidade da inflação e, iii) a distribuição da renda. Ênfase no papel dos principais preços macroeconômicos (taxa de câmbio, de juros, de lucro, de salários e de inflação) nesse processo.
Carga horária30Nelson Marconi
TítulaçãoDoutorado em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
- Tópicos de Política Comparada
Através da análise de algumas das principais instituições, o objetivo da disciplina é avançar no conhecimento dos alunos sobre o funcionamento das instituições políticas democráticas de forma a aumentar a compreensão dos alunos sobre o funcionamento e as consequências dos diferentes tipos de instituições.
Carga horária30Claudio Goncalves Couto
TítulaçãoDoutor em Ciência Política pela Universidade de São PauloGeorge Avelino Filho
TítulaçãoPH.D em Ciência Política pela Universidade de Stanford
- Seminário de Acompanhamento Monográfico
Este é um workshop prático sobre publicação para estudantes e pesquisadores do doutorado, dispostos a entender o básico da pesquisa em ciências sociais e o processo de publicação nos círculos acadêmicos. Os participantes precisam ter um rascunho de seu trabalho para ser usado como amostra durante o workshop.
José Antonio Puppim de Oliveira
TítulaçãoPh.D. em Planejamento pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)
- Seminário Geral
O objetivo do seminário é analisar as tendências gerais no campo da administração pública e do governo por meio de seminários, palestras de pesquisadores convidados e discussões em sala.
- Por que pesquisar administração pública e do governo?
- O que pesquisar em administração pública e governo?
- Quais são as características de uma pesquisa bem-sucedida na academia e na prática?
- Quais perguntas as pessoas na academia e na prática estão tentando responder atualmente?
- Quais são alguns dos principais exemplos de pesquisa e métodos de pesquisa na administração pública?
Mário Aquino Alves
TítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas