Departamento de Mercadologia

O Departamento de Mercadologia (MCD) é pioneiro no ensino e pesquisa de Marketing no Brasil, berço dos primeiros cursos e publicações sobre o tema no país, na década de 1950. No MCD surgiu a primeira revista específica sobre Administração de Empresas no Brasil, a RAE, em 1961.

O ensino e a pesquisa do MCD abordam áreas como gestão de Marketing (estratégias e táticas), Marketing e tecnologia, cultura e consumo, Marketing analytics e comportamento do consumidor na perspectiva transformativa. Nosso departamento vem crescendo em escopo para alavancar o papel do Marketing dentro da organização e da sociedade.

Contamos com cerca de 30 professores doutores que dedicam-se à educação e pesquisa nas diversas áreas do Marketing, ampliando o repertório conceitual, metodológico e aplicado dos nossos alunos e exercitando sua capacidade de inovação, visão crítica e realização.

Trabalhamos para formar cidadãos que venham a ter alto impacto nos negócios, na academia e na sociedade por meio da:

  • Formação de gestores para cargos de liderança na área de Marketing em grandes empresas nacionais ou globais (com ou sem fins lucrativos) e de empreendedores altamente competentes em Marketing;
  • Formação de pesquisadores líderes com capacidade de produção relevante e de alcance internacional em suas áreas;
  • Produção de pesquisa científica e aplicada que promova o avanço do conhecimento em Marketing, com abordagem global e de alta aplicação nas organizações brasileiras, em consonância com a missão da FGV de viabilizar o desenvolvimento nacional.
     

Ao MCD conectam-se o Núcleo de Comunicação, Marketing e Redes Sociais Digitais (FGVredes) e o Centro de Excelência em Varejo (FGVcev). Em parceria com o MCD, o FGVcev promove anualmente o Congresso Latino Americano de Varejo (Clav), o principal da área de Varejo no Brasil.

Professores do Departamento de Mercadologia