Plano do curso

Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Metodologia de Problemas Científicos

    Gestores tendem a basear suas decisões em hábitos e convenções e em autoconfiança. O curso se propõe a trazer o processo científico para o centro do processo de decisão do gestor. O curso tem como objetivo discutir como a metodologia científica pode ser usada para a resolução de problemas de negócios, em outras palavras, a gestão baseada em evidências, que significa usar as melhores evidências disponíveis no processo de decisão das organizações. A proposta é desenvolver o pensamento crítico para buscar a teoria, conteúdos e conhecimentos mais adequados para produzir as melhores evidências reduzindo vieses e julgamentos inadequados.

    Gestores tendem a basear suas decisões em hábitos e convenções e em autoconfiança. O curso se propõe a trazer o processo científico para o centro do processo de decisão do gestor. O curso tem como objetivo discutir como a metodologia científica pode ser usada para a resolução de problemas de negócios, em outras palavras, a gestão baseada em evidências, que significa usar as melhores evidências disponíveis no processo de decisão das organizações. A proposta é desenvolver o pensamento crítico para buscar a teoria, conteúdos e conhecimentos mais adequados para produzir as melhores evidências reduzindo vieses e julgamentos inadequados.

    Carga horária
    30h
    • Carlos Eduardo Lourenço

      Carlos Eduardo Lourenço

      Doutor em Administração de Empresas (Departamento de Mercadologia) pela FGV-EAESP (2016). Possui graduação em Engenharia de...

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      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2014
    • Gilberto Sarfati

      Gilberto Sarfati

      Professor Associado de Estratégia e  Empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade...

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      Títulação
      Doutor em Ciências Políticas pela Universidade de São Paulo
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2008
    • Luciana Marques Vieira

      Luciana Marques Vieira

      PhD em Agricultural and Food Economics pela University of Reading, Reino Unido ((2004). Pesquisadora visitante na Brown...

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      Títulação
      Doutora em Economia Agrícola e Alimentar pela Universidade de Reading, Inglaterra
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2016
Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Tendências para a Competitividade

    A gestão é uma área de conhecimento muito ampla, que apresenta especificidades nas diversas áreas funcionais que compreendem o campo da Administração, nas inter-relações entre estas áreas funcionais e nos setores particulares de atuação dos negócios e os programas gerais de formação em Administração, que, em geral, não contemplam conteúdo específico necessário para a competitividade. Tendências da Competitividade é uma matéria integrativa que visa refletir sobre o significado da competitividade, as dimensões organizacionais, pessoas e institucionais da competitividade e o reflexo prático da área de concentração do Programa no trabalho dos egressos.

    A gestão é uma área de conhecimento muito ampla, que apresenta especificidades nas diversas áreas funcionais que compreendem o campo da Administração, nas inter-relações entre estas áreas funcionais e nos setores particulares de atuação dos negócios e os programas gerais de formação em Administração, que, em geral, não contemplam conteúdo específico necessário para a competitividade. Tendências da Competitividade é uma matéria integrativa que visa refletir sobre o significado da competitividade, as dimensões organizacionais, pessoas e institucionais da competitividade e o reflexo prático da área de concentração do Programa no trabalho dos egressos.

    Carga horária
    15h
    • Gilberto Sarfati

      Gilberto Sarfati

      Professor Associado de Estratégia e  Empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade...

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      Títulação
      Doutor em Ciências Políticas pela Universidade de São Paulo
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2008
  • Negociação

    O objetivo do curso de negociação é discutir como a negociação pode ser um instrumento de gestão que pode afetar a competitividade da empresa seja na gestão dos conflitos internos à organização seja no relacionamento de negócios, facilitando a comunicação entre as partes. Para tanto serão abordados os seguintes tópicos: fundamentos da negociação. Tipos e abordagens de negociação. Planejamento, execução e avaliação da negociação. Aspectos emocionais da negociação. Aspectos cognitivos da negociação. Estilo de negociação

    O objetivo do curso de negociação é discutir como a negociação pode ser um instrumento de gestão que pode afetar a competitividade da empresa seja na gestão dos conflitos internos à organização seja no relacionamento de negócios, facilitando a comunicação entre as partes. Para tanto serão abordados os seguintes tópicos: fundamentos da negociação. Tipos e abordagens de negociação. Planejamento, execução e avaliação da negociação. Aspectos emocionais da negociação. Aspectos cognitivos da negociação. Estilo de negociação

    Carga horária
    15h
    • Gilberto Sarfati

      Gilberto Sarfati

      Professor Associado de Estratégia e  Empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade...

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      Títulação
      Doutor em Ciências Políticas pela Universidade de São Paulo
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2008
  • Comunicação

    O objetivo do curso é aumentar o conhecimento dos alunos na área de comunicação interpessoal no contexto organizacional e práticas de suas habilidades comunicacionais. As ferramentas de comunicação são parte importante para o desempenho de qualquer organização, tanto pelo estímulo ao fluxo de informações quanto pela construção de um ambiente de trabalho saudável.

    O objetivo do curso é aumentar o conhecimento dos alunos na área de comunicação interpessoal no contexto organizacional e práticas de suas habilidades comunicacionais. As ferramentas de comunicação são parte importante para o desempenho de qualquer organização, tanto pelo estímulo ao fluxo de informações quanto pela construção de um ambiente de trabalho saudável.

    Carga horária
    15h
    • Marcelo Oliveira Coutinho de Lima

      Marcelo Oliveira Coutinho de Lima

      É doutor (2002) e mestre (1996) em Sociologia pela Universidade de São Paulo, com graduação em Comunicação Social pela mesma...

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      Títulação
      Doutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USP
      Qualificação
      Credenciais iniciais profissionais; Engajamento profissional
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2005
  • Liderança e Change Management

    Procurar bons líderes no mercado ou desenvolver gestores da própria empresa tem sido um grande desafio da área de pessoas. A escassez de profissionais de alta performance tem inquietado as empresas pelo fato de elas atuarem em um cenário incerto e também em um mercado dinâmico e desafiador. Não obstante profissionais se sentirem pouco preparados para enfrentarem as adversidades impostas pelo mercado, é consenso que a presença e o papel da liderança fazem toda diferença nas organizações. É requerido um líder exemplar, competente, colaborativo, criativo, decisivamente ágil e diferente e que saiba conduzir com maestria as mudanças impostas pelo mercado de trabalho. Assim, a disciplina “Liderança e Change Management” propõe trabalhar teoria e prática com o olhar voltado para o autoconhecimento e autodesenvolvimento da liderança, discutindo os aspectos essenciais e desafiadores do líder na organização.

    Procurar bons líderes no mercado ou desenvolver gestores da própria empresa tem sido um grande desafio da área de pessoas. A escassez de profissionais de alta performance tem inquietado as empresas pelo fato de elas atuarem em um cenário incerto e também em um mercado dinâmico e desafiador. Não obstante profissionais se sentirem pouco preparados para enfrentarem as adversidades impostas pelo mercado, é consenso que a presença e o papel da liderança fazem toda diferença nas organizações. É requerido um líder exemplar, competente, colaborativo, criativo, decisivamente ágil e diferente e que saiba conduzir com maestria as mudanças impostas pelo mercado de trabalho. Assim, a disciplina “Liderança e Change Management” propõe trabalhar teoria e prática com o olhar voltado para o autoconhecimento e autodesenvolvimento da liderança, discutindo os aspectos essenciais e desafiadores do líder na organização.

    Carga horária
    30h
    • Anderson de Souza Sant’Anna

      Anderson de Souza Sant’Anna

      Anderson de Souza Sant'Anna é professor adjunto do Departamento de Administração Geral e de Recursos Humanos da FGV-EAESP. É...

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      Títulação
      Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2019
  • Governança, Anticorrupção e Compliance

    O curso conceitua o problema de corrupção na Sociedade, discutindo diversas abordagens: coletiva, individual, histórica e empresarial. Num segundo momento, introduz os principais instrumento de compliance e governança necessários para mitigar a corrupção. Por fim, explora os elementos de governança tais como implementação e sua aplicação em empresas familiares.

    O curso conceitua o problema de corrupção na Sociedade, discutindo diversas abordagens: coletiva, individual, histórica e empresarial. Num segundo momento, introduz os principais instrumento de compliance e governança necessários para mitigar a corrupção. Por fim, explora os elementos de governança tais como implementação e sua aplicação em empresas familiares.

    Carga horária
    30h
    • Gustavo Andrey de Almeida Lopes Fernandes

      Gustavo Andrey de Almeida Lopes Fernandes

      Pesquisador do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGVceapg). Professor Assistente do Departamento de...

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      Títulação
      Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2012
    • Marcelo Marinho Aidar

      Marcelo Marinho Aidar

      Graduado em Administração de Empresas com habilitação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas - SP (1986), mestre...

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      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissional
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2000
  • Sustentabilidade e Inovação

    A trajetória da sustentabilidade na discussão econômica e de gestão começa nos anos de 1960, acelera em 1970, marca presença na agenda política global em 1980 e passa a integrar as agendas empresarias a partir de 1990. Assim como o mundo se transformou (e transforma) desde então, a posição e a agenda de sustentabilidade no espaço corporativo ganham diferentes contornos e propósitos. Esta disciplina tem como objetivo central apresentar aos alunos este histórico e o contexto atual das discussões de sustentabilidade empresarial, apresentando também diferentes narrativas e abordagens que organizações (empresariais e não-empresarias) adotam para este tema que é central, hoje, à humanidade. O que é sustentabilidade? Como as empresas enxergam este assunto e como respondem a ele? O que é greenwashing? O que é ESG? E Antropoceno? Qual o papel das empresas na agenda dos ODS? O que vem depois para as empresas? Como, enquanto formuladores de estratégia ou executivos de organizações, podemos incorporar estas discussões nas decisões organizacionais? Como facilitamos as transformações em direção à sustentabilidade desejada? Como estabelecer uma agenda de sustentabilidade corporativa alinhada às demandas globais e locais? Estas são algumas perguntas sobre as quais nos debruçaremos e tentaremos criar respostas em nossos encontros.

    A trajetória da sustentabilidade na discussão econômica e de gestão começa nos anos de 1960, acelera em 1970, marca presença na agenda política global em 1980 e passa a integrar as agendas empresarias a partir de 1990. Assim como o mundo se transformou (e transforma) desde então, a posição e a agenda de sustentabilidade no espaço corporativo ganham diferentes contornos e propósitos. Esta disciplina tem como objetivo central apresentar aos alunos este histórico e o contexto atual das discussões de sustentabilidade empresarial, apresentando também diferentes narrativas e abordagens que organizações (empresariais e não-empresarias) adotam para este tema que é central, hoje, à humanidade. O que é sustentabilidade? Como as empresas enxergam este assunto e como respondem a ele? O que é greenwashing? O que é ESG? E Antropoceno? Qual o papel das empresas na agenda dos ODS? O que vem depois para as empresas? Como, enquanto formuladores de estratégia ou executivos de organizações, podemos incorporar estas discussões nas decisões organizacionais? Como facilitamos as transformações em direção à sustentabilidade desejada? Como estabelecer uma agenda de sustentabilidade corporativa alinhada às demandas globais e locais? Estas são algumas perguntas sobre as quais nos debruçaremos e tentaremos criar respostas em nossos encontros.

    Carga horária
    30h
    • Luis Felipe Bismarchi

      Administrador (FEA-USP), mestre e doutor pelo Programa de Ciência Ambiental da USP (PROCAM) e realizou pós-doutorado em Administração (FEA-USP)....

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    • Tales Andreassi

      Tales Andreassi

      Graduado em Administração pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994...

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      Títulação
      Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2000
Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Seminário de Trabalho Aplicado de Tecnologia de Informação I

    Esta disciplina tem como objetivo apresentar e discutir, usando modelos teóricos e práticos, os principais temas de pesquisa sobre Tecnologia e Sistemas de Informação, técnicas para a identificação de tópicos relevantes, os principais periódicos do campo e os métodos de obtenção e análise de evidências visando garantir o rigor científico necessário para a elaboração do Trabalho Aplicado.

    Esta disciplina tem como objetivo apresentar e discutir, usando modelos teóricos e práticos, os principais temas de pesquisa sobre Tecnologia e Sistemas de Informação, técnicas para a identificação de tópicos relevantes, os principais periódicos do campo e os métodos de obtenção e análise de evidências visando garantir o rigor científico necessário para a elaboração do Trabalho Aplicado.

    Carga horária
    30h
    • Alberto Luiz Albertin

      Alberto Luiz Albertin

      Possui graduação em Administração de Empresas - Faculdades Associadas de São Paulo (1981), mestrado em Administração pela...

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      Títulação
      Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1994
  • Seminário de Trabalho Aplicado de Tecnologia de Informação II

    Esta disciplina tem como objetivo apresentar e discutir, usando modelos teóricos e práticos, os principais temas de pesquisa sobre Tecnologia e Sistemas de Informação, técnicas para a identificação de tópicos relevantes, os principais periódicos do campo e os métodos de obtenção e análise de evidências visando garantir o rigor científico necessário para a elaboração do Trabalho Aplicado.

    Esta disciplina tem como objetivo apresentar e discutir, usando modelos teóricos e práticos, os principais temas de pesquisa sobre Tecnologia e Sistemas de Informação, técnicas para a identificação de tópicos relevantes, os principais periódicos do campo e os métodos de obtenção e análise de evidências visando garantir o rigor científico necessário para a elaboração do Trabalho Aplicado.

    Carga horária
    30h
    • Alberto Luiz Albertin

      Alberto Luiz Albertin

      Possui graduação em Administração de Empresas - Faculdades Associadas de São Paulo (1981), mestrado em Administração pela...

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      Títulação
      Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1994
Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Dimensões do uso de Tecnologia de Informação

    Esta disciplina tem como objetivo tratar, utilizando modelos teóricos e práticos, de como estabelecer vínculo da TI com as características do Mercado (modelos de estratégia, competitividade, regulamentação, etc. – como identificar e responder às pressões do mercado usando TI), da Organização (modelo de negócio, estratégia, processos, etc. – como identificar e aproveitar oportunidades e necessidades da empresa usando TI), dos Indivíduos (perfis dos indivíduos internos e externos – como os indivíduos afetam e são afetados pelo uso de TI, direta e indiretamente); e TI (disponíveis e assimiladas – como a empresa busca eficiência ou ruptura usando TI.

    Esta disciplina tem como objetivo tratar, utilizando modelos teóricos e práticos, de como estabelecer vínculo da TI com as características do Mercado (modelos de estratégia, competitividade, regulamentação, etc. – como identificar e responder às pressões do mercado usando TI), da Organização (modelo de negócio, estratégia, processos, etc. – como identificar e aproveitar oportunidades e necessidades da empresa usando TI), dos Indivíduos (perfis dos indivíduos internos e externos – como os indivíduos afetam e são afetados pelo uso de TI, direta e indiretamente); e TI (disponíveis e assimiladas – como a empresa busca eficiência ou ruptura usando TI.

    Carga horária
    30h
    • Alberto Luiz Albertin

      Alberto Luiz Albertin

      Possui graduação em Administração de Empresas - Faculdades Associadas de São Paulo (1981), mestrado em Administração pela...

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      Títulação
      Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1994
  • Tecnologia de Informação, Estratégia e competitividade

    Esta disciplina tem como objetivo apresentar, discutir e articular visões da análise e desenvolvimento estratégico de negócios voltada para a competitividade, habilitadas pelas principais tendências em Tecnologia da Informação (TI/SI). Embora não seja uma disciplina formal sobre estratégia, esta envolve a articulação de múltiplas abordagens estratégicas, tanto as consideradas clássicas derivadas da Economia, como a análise setorial e custos de transação, como também abordagens organizacionais como a visão de que a tecnologia pode ser um recurso combinável convenientemente com outros tipos de recursos (RBV) para a obtenção de resultados superiores, e mesmo abordagens emergentes focadas em plataformas. Além da tecnologia, a disciplina visitará alguns modelos focados no uso apropriado da informação, como criação e desenvolvimento de conhecimento e inovação, bem como aspectos do comportamento social para contribuir com a compreensão dos mecanismos de geração de desempenho superior em organizações. Espera-se que, ao final desta disciplina, os participantes sejam capazes de identificar, exemplificar, explicar e aplicar os principais modelos que suportam o uso estratégico de tecnologia para a competitividade, em múltiplas situações da vida empresarial.

    Esta disciplina tem como objetivo apresentar, discutir e articular visões da análise e desenvolvimento estratégico de negócios voltada para a competitividade, habilitadas pelas principais tendências em Tecnologia da Informação (TI/SI). Embora não seja uma disciplina formal sobre estratégia, esta envolve a articulação de múltiplas abordagens estratégicas, tanto as consideradas clássicas derivadas da Economia, como a análise setorial e custos de transação, como também abordagens organizacionais como a visão de que a tecnologia pode ser um recurso combinável convenientemente com outros tipos de recursos (RBV) para a obtenção de resultados superiores, e mesmo abordagens emergentes focadas em plataformas. Além da tecnologia, a disciplina visitará alguns modelos focados no uso apropriado da informação, como criação e desenvolvimento de conhecimento e inovação, bem como aspectos do comportamento social para contribuir com a compreensão dos mecanismos de geração de desempenho superior em organizações. Espera-se que, ao final desta disciplina, os participantes sejam capazes de identificar, exemplificar, explicar e aplicar os principais modelos que suportam o uso estratégico de tecnologia para a competitividade, em múltiplas situações da vida empresarial.

    Carga horária
    30h
    • Otávio Próspero Sanchez

      Otávio Próspero Sanchez

      Professor de Sistemas de Informação e Métodos Quantitativos nos Programas de Doutorado e Mestrado da Fundacao Getulio Vargas...

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      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2004
  • Uso de Tecnologia de Informação nas empresas

    Esta disciplina tem como objetivo apresentar e discutir os modelos para identificar o gap entre tecnologia disponível e assimilada, e as conse- quências inerente à existência dessa diferença, com benchmarking com mercado e setor, usan- do várias fontes e estrutura para a análise interna.

    Esta disciplina tem como objetivo apresentar e discutir os modelos para identificar o gap entre tecnologia disponível e assimilada, e as conse- quências inerente à existência dessa diferença, com benchmarking com mercado e setor, usan- do várias fontes e estrutura para a análise interna.

    Carga horária
    30h
    • Fernando de Souza Meirelles

      Fernando de Souza Meirelles

      Exerce há mais de 35 anos as atividades de professor, executivo e consultor. É Professor Titular da GV (Escola de Administração...

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      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1982
  • Processos, Sistemas, Aplicativos e Social Business

    Entender que um processo é um conceito fundamental no projeto dos meios pelos quais uma empresa pretende produzir e entregar seus produtos e serviços. Identificar problemas que podem incluir custos e ausência de flexibilidade dos sistemas legados, falta de diálogo entre TI e áreas de negócios. Compreender que a implantação de TI transcende ao determinismo tecnológico, e que seu reflexo percorre toda organização, modifica o arranjo e a forma do trabalho organizacional. Conhecer os modelos de Social Business relacionados à Economia Colaborativa.

    Entender que um processo é um conceito fundamental no projeto dos meios pelos quais uma empresa pretende produzir e entregar seus produtos e serviços. Identificar problemas que podem incluir custos e ausência de flexibilidade dos sistemas legados, falta de diálogo entre TI e áreas de negócios. Compreender que a implantação de TI transcende ao determinismo tecnológico, e que seu reflexo percorre toda organização, modifica o arranjo e a forma do trabalho organizacional. Conhecer os modelos de Social Business relacionados à Economia Colaborativa.

    Carga horária
    30h
    • Claudio Luis Carvalho Larieira

      Claudio Luis Carvalho Larieira

      Doutor em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, Mestre em Engenharia de Computação pelo IPT/SP e Bacharel em Administração...

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      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2015
  • Big Data, Analytics e Data Science

    No contexto da Tecnologia da Informação, é indispensável que os executivos saibam buscar dados adequados para a tomada de decisões, bem como ter uma noção das restrições, desafios e riscos associados à seleção e aplicação das técnicas analíticas. Precisam também adquirir sólidas noções sobre como lidar com o fenômeno do Big Data, de forma realista e objetiva.
    A disciplina apresenta e discute situações de utilização de dados estruturados e não estruturados para mensuração e entendimento dos fenômenos críticos de mercado.
    A disciplina também visa que o aluno tenha uma visão geral das principais técnicas analíticas e sobre como utilizá-las na tomada de decisão; bem como compreender algumas dentre as múltiplas possibilidades de aplicação do Big Data.
    Técnicas analíticas de vanguarda para exploração de dados e elaboração de modelos preditivos serão discutidas: Análise de Redes Sociais, Visual Information Systems, Text Mining e Sentimental Analysis, Natural Language Processing (NLP), Computação Cognitiva, Cluster Analysis, Machine Learning, Inteligência Geográfica e Estatística Espacial

    No contexto da Tecnologia da Informação, é indispensável que os executivos saibam buscar dados adequados para a tomada de decisões, bem como ter uma noção das restrições, desafios e riscos associados à seleção e aplicação das técnicas analíticas. Precisam também adquirir sólidas noções sobre como lidar com o fenômeno do Big Data, de forma realista e objetiva.
    A disciplina apresenta e discute situações de utilização de dados estruturados e não estruturados para mensuração e entendimento dos fenômenos críticos de mercado.
    A disciplina também visa que o aluno tenha uma visão geral das principais técnicas analíticas e sobre como utilizá-las na tomada de decisão; bem como compreender algumas dentre as múltiplas possibilidades de aplicação do Big Data.
    Técnicas analíticas de vanguarda para exploração de dados e elaboração de modelos preditivos serão discutidas: Análise de Redes Sociais, Visual Information Systems, Text Mining e Sentimental Analysis, Natural Language Processing (NLP), Computação Cognitiva, Cluster Analysis, Machine Learning, Inteligência Geográfica e Estatística Espacial

    Carga horária
    30h
    • Eduardo de Rezende Francisco

      Eduardo de Rezende Francisco

      Doutor (2010) e Mestre (2006) em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - EAESP e Bacharel (1999) em Ciência da...

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      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - EAESP
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
  • Modelos de Negócio na Era Digital

    A tecnologia da informação assume um papel cada vez mais estratégico nas organizações modernas, seja como meio para aprimorar os processos empresariais, seja pela oportunidade da redefinição de escopo e inovação em modelos de negócio.
    Muitas oportunidades emergentes são favorecidas ou mesmo propiciadas pela TI, contudo, os administradores precisam estar preparados para reconhecê-las, antecipá-las e por aproveitá-las, de modo a garantir a competitividade empresarial e os resultados almejados pelas organizações e pelos novos empreendimentos.
    O objetivo central desta disciplina é conhecer e discutir os diferentes modelos de negócio su- portados pelo uso cada vez mais intensivo de TI, analisando também as implicações dessas inovações para a competitividade empresarial e para a sociedade.

    A tecnologia da informação assume um papel cada vez mais estratégico nas organizações modernas, seja como meio para aprimorar os processos empresariais, seja pela oportunidade da redefinição de escopo e inovação em modelos de negócio.
    Muitas oportunidades emergentes são favorecidas ou mesmo propiciadas pela TI, contudo, os administradores precisam estar preparados para reconhecê-las, antecipá-las e por aproveitá-las, de modo a garantir a competitividade empresarial e os resultados almejados pelas organizações e pelos novos empreendimentos.
    O objetivo central desta disciplina é conhecer e discutir os diferentes modelos de negócio su- portados pelo uso cada vez mais intensivo de TI, analisando também as implicações dessas inovações para a competitividade empresarial e para a sociedade.

    Carga horária
    30h
    • Adrian Kemmer Cernev

      Adrian Kemmer Cernev

      Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas. Professor da Escola de Administração de Empresas de...

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      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2004
  • Inovações em Tecnologia de Informação Aplicadas ao Negócio

    Esta disciplina tem por objetivo principal conhecer as inovações tecnológicas com maior potencial disruptivo nos ambientes empresa- riais, de modo a identificar, também, as oportunidades e as possíveis alterações na forma de as empresas realizarem os seus negócios.
    Os ambientes de negócio estão em constante transformação, impulsionados por inovações tecnológicas e por formas criativas de utilizar a TI. Algumas tendências tecnológicas representam atualmente um grande potencial transformacional, tanto em modelos de negócio quando nas dinâmicas de mercado.
    A disciplina terá foco nos principais elementos que impulsionam a transformação digital e nos requisitos, desafios e dilemas dos gestores que necessitam, na dimensão estratégica, avaliar e conciliar a trajetória de diferentes  tendências  tecnológicas;  ao  passo  que, na dimensão tática, precisam conduzir, orçar, propor e implantar medidas práticas e de alcance imediato.
    O equilíbrio entre essas duas forças será o tema central da disciplina, com ênfase nos aspectos de infraestrutura analítica e engenha- ria de dados, que devem sustentar a aplicação das tecnologias emergentes. A abordagem didática será centrada nas questões “Para que serve? Para que não serve?”; “O que precisa ser feito para funcionar direito”; e com esforço secundário no aspecto “Como funciona?”.

    Esta disciplina tem por objetivo principal conhecer as inovações tecnológicas com maior potencial disruptivo nos ambientes empresa- riais, de modo a identificar, também, as oportunidades e as possíveis alterações na forma de as empresas realizarem os seus negócios.
    Os ambientes de negócio estão em constante transformação, impulsionados por inovações tecnológicas e por formas criativas de utilizar a TI. Algumas tendências tecnológicas representam atualmente um grande potencial transformacional, tanto em modelos de negócio quando nas dinâmicas de mercado.
    A disciplina terá foco nos principais elementos que impulsionam a transformação digital e nos requisitos, desafios e dilemas dos gestores que necessitam, na dimensão estratégica, avaliar e conciliar a trajetória de diferentes  tendências  tecnológicas;  ao  passo  que, na dimensão tática, precisam conduzir, orçar, propor e implantar medidas práticas e de alcance imediato.
    O equilíbrio entre essas duas forças será o tema central da disciplina, com ênfase nos aspectos de infraestrutura analítica e engenha- ria de dados, que devem sustentar a aplicação das tecnologias emergentes. A abordagem didática será centrada nas questões “Para que serve? Para que não serve?”; “O que precisa ser feito para funcionar direito”; e com esforço secundário no aspecto “Como funciona?”.

    Carga horária
    30h
    • Adrian Kemmer Cernev

      Adrian Kemmer Cernev

      Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas. Professor da Escola de Administração de Empresas de...

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      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2004
  • Administração e Estratégia de Tecnologia de Informação

    Esta disciplina tem como objetivo apresentar e discutir a administração e a estratégia de TI orientadas para a consecução dos resultados organizacionais, os desafios na realização do seu valor e as diversas implicações na sociedade, em um contexto de transformação digital. Uma das questões críticas na gestão da tecnologia de Informação é como garantir que o seu potencial seja plenamente alcançado, garantindo perenidade aos negócios e efeitos positivos na sociedade.

    Esta disciplina tem como objetivo apresentar e discutir a administração e a estratégia de TI orientadas para a consecução dos resultados organizacionais, os desafios na realização do seu valor e as diversas implicações na sociedade, em um contexto de transformação digital. Uma das questões críticas na gestão da tecnologia de Informação é como garantir que o seu potencial seja plenamente alcançado, garantindo perenidade aos negócios e efeitos positivos na sociedade.

    Carga horária
    15h
    • João Luiz Becker

      João Luiz Becker

      João Luiz Becker é Professor Titular de Tecnologia e Ciência de Dados na FGV-EAESP. É Bacharel em Economia pela UFRGS, Bacharel...

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      Títulação
      PhD em Management Science pela University Of California
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2019
  • Gerenciamento de Projetos de Transformação Digital

    A adoção e o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nas organizações têm permitido nas últimas décadas a sustentação das operações, a criação de novos produtos e novos processos e o cumprimento dos seus objetivos estratégicos.
    Mais recentemente, as organizações têm buscando aproveitar os seus ativos de TIC já implementados e assim migrar para uma transformação digital dos seus modelos de negócio, interagindo de forma transparente e virtual com os vários stakeholders na sua rede de valor.
    Necessidades de integração de canais, sistemas, aplicativos, serviços, bases de dados, infraestrutura e dispositivos surgem nas organizações – bem como a convergência de tecnologia e plataformas – para que de fato possam vivenciar uma economia de rede.
    Implementar uma estratégia de transformação digital utilizando os ativos e recursos da TIC requer o desenvolvimento de projetos sob uma abordagem sistemática e estruturada, integradora e convergente.
    Esta disciplina tem por objetivo apresentar fundamentos, técnicas, ferramentas e tendências do gerenciamento de projetos de TIC sob a perspectiva de transformação digital.

    A adoção e o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nas organizações têm permitido nas últimas décadas a sustentação das operações, a criação de novos produtos e novos processos e o cumprimento dos seus objetivos estratégicos.
    Mais recentemente, as organizações têm buscando aproveitar os seus ativos de TIC já implementados e assim migrar para uma transformação digital dos seus modelos de negócio, interagindo de forma transparente e virtual com os vários stakeholders na sua rede de valor.
    Necessidades de integração de canais, sistemas, aplicativos, serviços, bases de dados, infraestrutura e dispositivos surgem nas organizações – bem como a convergência de tecnologia e plataformas – para que de fato possam vivenciar uma economia de rede.
    Implementar uma estratégia de transformação digital utilizando os ativos e recursos da TIC requer o desenvolvimento de projetos sob uma abordagem sistemática e estruturada, integradora e convergente.
    Esta disciplina tem por objetivo apresentar fundamentos, técnicas, ferramentas e tendências do gerenciamento de projetos de TIC sob a perspectiva de transformação digital.

    Carga horária
    30h
    • Claudio Luis Carvalho Larieira

      Claudio Luis Carvalho Larieira

      Doutor em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, Mestre em Engenharia de Computação pelo IPT/SP e Bacharel em Administração...

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      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2015
  • Valor do Uso de Tecnologia de Informação

    Esta disciplina tem como objetivo apresentar e discutir os modelos para identificar o valor do uso de Tecnologia de Informação, as práticas para entregar esse valor nos indicadores de desempenho e as estratégias para acompanhar a geração desse valor.

    Esta disciplina tem como objetivo apresentar e discutir os modelos para identificar o valor do uso de Tecnologia de Informação, as práticas para entregar esse valor nos indicadores de desempenho e as estratégias para acompanhar a geração desse valor.

    Carga horária
    30h
    • Alberto Luiz Albertin

      Alberto Luiz Albertin

      Possui graduação em Administração de Empresas - Faculdades Associadas de São Paulo (1981), mestrado em Administração pela...

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      Títulação
      Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1994
Ensino