Apresentação
Para quem é o curso
O que esperar
O que você irá alcançar
Duração
Frequência e horários
Título concedido
Coordenação
Área
O Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade tem como missão transferir à sociedade os conhecimentos em gestão gerados pelos Centros de Estudo e Pesquisa da EAESP e potencializar a geração de novo conhecimento aplicado, com objetivo de aumentar a competividade das organizações.
O programa foi dividido em 8 linhas que contemplam funções e setores específicos de uma organização: Finanças e Controladoria; Gestão de Pessoas; Gestão de Supply Chain; Gestão de Saúde; Sustentabilidade; Tecnologia da Informação; Gestão de Marketing, Crescimento e Experiência do Consumidor e Inovação Corporativa. Desenvolvido por professores com conhecimento de ponta na área, empresas e executivos parceiros da FGV, o curso oferece metodologias de ensino inovadoras que resultam em um programa único em sua concepção e desenho.
Percurso Formativo
O MPGC apresenta um percurso formativo único. O programa foi desenvolvido por professores com conhecimento de ponta na área, empresas e executivos parceiros do FGVCev - Centro de Excelência em Varejo e FGVCemd - Centro de Estudos de Marketing Digital para trazer as últimas metodologias em desenho de programas educacionais e de ensino inovativo. O resultado é um programa único em sua concepção e desenho onde as disciplinas são vivenciadas em 3 Us que são cortados ainda pelas atividades de seminários e encontros do Centro.
Flexibilidade
O programa permite que cada aluno monte sua trajetória, sem comprometer as características de um programa de mestrado profissional.
O MPGC é composto de 510 horas (34 créditos), sendo que 90 horas (6 créditos) são de disciplinas comuns. Obrigatoriamente o aluno deverá cursar Metodologia de Pesquisa Científica, oferecida em SNOC (Small Network Online Course). O aluno deverá cursar mais 60 horas (4 créditos) de disciplinas comuns e poderá escolher entre Negociação e comunicação, Liderança e Change Management e Gestão da Competitividade e Inovação (SNOC). Além dessas três opções, o aluno pode cursar qualquer disciplina de mestrado oferecida na FGV EAESP nos programas MPGI, MPA, MPGPP, CMCD, Escola de Métodos Quantitativos e Escola de Inverno, Escola de Métodos Quantitativos e SNOC-GNAM para completar as 60 horas (4 créditos) de disciplinas comuns.
Já entre as disciplinas específicas de cada linha de pesquisa foram alocadas 330 horas (22 créditos). Dentro dessas horas, 60h são destinadas as disciplinas de Seminário de Trabalho Aplicado (TA). O aluno também tem a flexibilidade de cumprir até 60 horas (4 créditos) no pool de matérias oferecidas em eletivas do MPGC ou outros programas da FGV EAESP.
O aluno deverá desenvolver também um Trabalho Aplicado (TA) no formato de artigo científico orientado por um dos professores do Programa com equivalência de 90 horas (6 créditos). Esta estrutura é descrita na figura a seguir:
- Disciplinas Obrigatórias de Núcleo Comum
- Disciplinas Eletivas de Núcleo Comum
- DISCIPLINAS ESPECÍFICAS (GESTÃO DE MARKETING, CRESCIMENTO E EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR)
- DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS (GESTÃO DE MARKETING, CRESCIMENTO E EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR)
- DISCIPLINAS ELETIVAS (GESTÃO DE MARKETING, CRESCIMENTO E EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR)
-
Metodologia de Problemas Científicos
Gestores tendem a basear suas decisões em hábitos e convenções e em autoconfiança. O curso se propõe a trazer o processo científico para o centro do processo de decisão do gestor. O curso tem como objetivo discutir como a metodologia científica pode ser usada para a resolução de problemas de negócios, em outras palavras, a gestão baseada em evidências, que significa usar as melhores evidências disponíveis no processo de decisão das organizações. A proposta é desenvolver o pensamento crítico para buscar a teoria, conteúdos e conhecimentos mais adequados para produzir as melhores evidências reduzindo vieses e julgamentos inadequados.
Gestores tendem a basear suas decisões em hábitos e convenções e em autoconfiança. O curso se propõe a trazer o processo científico para o centro do processo de decisão do gestor. O curso tem como objetivo discutir como a metodologia científica pode ser usada para a resolução de problemas de negócios, em outras palavras, a gestão baseada em evidências, que significa usar as melhores evidências disponíveis no processo de decisão das organizações. A proposta é desenvolver o pensamento crítico para buscar a teoria, conteúdos e conhecimentos mais adequados para produzir as melhores evidências reduzindo vieses e julgamentos inadequados.
Carga horária30h-
Carlos Eduardo Lourenço
Doutor em Administração de Empresas (Departamento de Mercadologia) pela FGV-EAESP (2016). Possui graduação em Engenharia de...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2014 -
Gilberto Sarfati
Professor Associado de Estratégia e Empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Ciências Políticas pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008 -
Luciana Marques Vieira
PhD em Agricultural and Food Economics pela University of Reading, Reino Unido ((2004). Pesquisadora visitante na Brown...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Economia Agrícola e Alimentar pela Universidade de Reading, InglaterraQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2016
-
-
Tendências para a Competitividade
A gestão é uma área de conhecimento muito ampla, que apresenta especificidades nas diversas áreas funcionais que compreendem o campo da Administração, nas inter-relações entre estas áreas funcionais e nos setores particulares de atuação dos negócios e os programas gerais de formação em Administração, que, em geral, não contemplam conteúdo específico necessário para a competitividade. Tendências da Competitividade é uma matéria integrativa que visa refletir sobre o significado da competitividade, as dimensões organizacionais, pessoas e institucionais da competitividade e o reflexo prático da área de concentração do Programa no trabalho dos egressos.
A gestão é uma área de conhecimento muito ampla, que apresenta especificidades nas diversas áreas funcionais que compreendem o campo da Administração, nas inter-relações entre estas áreas funcionais e nos setores particulares de atuação dos negócios e os programas gerais de formação em Administração, que, em geral, não contemplam conteúdo específico necessário para a competitividade. Tendências da Competitividade é uma matéria integrativa que visa refletir sobre o significado da competitividade, as dimensões organizacionais, pessoas e institucionais da competitividade e o reflexo prático da área de concentração do Programa no trabalho dos egressos.
Carga horária15h-
Gilberto Sarfati
Professor Associado de Estratégia e Empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Ciências Políticas pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008
-
-
Negociação
O objetivo do curso de negociação é discutir como a negociação pode ser um instrumento de gestão que pode afetar a competitividade da empresa seja na gestão dos conflitos internos à organização seja no relacionamento de negócios, facilitando a comunicação entre as partes. Para tanto serão abordados os seguintes tópicos: fundamentos da negociação. Tipos e abordagens de negociação. Planejamento, execução e avaliação da negociação. Aspectos emocionais da negociação. Aspectos cognitivos da negociação. Estilo de negociação
O objetivo do curso de negociação é discutir como a negociação pode ser um instrumento de gestão que pode afetar a competitividade da empresa seja na gestão dos conflitos internos à organização seja no relacionamento de negócios, facilitando a comunicação entre as partes. Para tanto serão abordados os seguintes tópicos: fundamentos da negociação. Tipos e abordagens de negociação. Planejamento, execução e avaliação da negociação. Aspectos emocionais da negociação. Aspectos cognitivos da negociação. Estilo de negociação
Carga horária15h-
Gilberto Sarfati
Professor Associado de Estratégia e Empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Ciências Políticas pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008
-
-
Comunicação
O objetivo do curso é aumentar o conhecimento dos alunos na área de comunicação interpessoal no contexto organizacional e práticas de suas habilidades comunicacionais. As ferramentas de comunicação são parte importante para o desempenho de qualquer organização, tanto pelo estímulo ao fluxo de informações quanto pela construção de um ambiente de trabalho saudável.
O objetivo do curso é aumentar o conhecimento dos alunos na área de comunicação interpessoal no contexto organizacional e práticas de suas habilidades comunicacionais. As ferramentas de comunicação são parte importante para o desempenho de qualquer organização, tanto pelo estímulo ao fluxo de informações quanto pela construção de um ambiente de trabalho saudável.
Carga horária15h-
Marcelo Oliveira Coutinho de Lima
É doutor (2002) e mestre (1996) em Sociologia pela Universidade de São Paulo, com graduação em Comunicação Social pela mesma...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USPQualificaçãoCredenciais iniciais profissionais; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2005
-
-
Liderança e Change Management
Procurar bons líderes no mercado ou desenvolver gestores da própria empresa tem sido um grande desafio da área de pessoas. A escassez de profissionais de alta performance tem inquietado as empresas pelo fato de elas atuarem em um cenário incerto e também em um mercado dinâmico e desafiador. Não obstante profissionais se sentirem pouco preparados para enfrentarem as adversidades impostas pelo mercado, é consenso que a presença e o papel da liderança fazem toda diferença nas organizações. É requerido um líder exemplar, competente, colaborativo, criativo, decisivamente ágil e diferente e que saiba conduzir com maestria as mudanças impostas pelo mercado de trabalho. Assim, a disciplina “Liderança e Change Management” propõe trabalhar teoria e prática com o olhar voltado para o autoconhecimento e autodesenvolvimento da liderança, discutindo os aspectos essenciais e desafiadores do líder na organização.
Procurar bons líderes no mercado ou desenvolver gestores da própria empresa tem sido um grande desafio da área de pessoas. A escassez de profissionais de alta performance tem inquietado as empresas pelo fato de elas atuarem em um cenário incerto e também em um mercado dinâmico e desafiador. Não obstante profissionais se sentirem pouco preparados para enfrentarem as adversidades impostas pelo mercado, é consenso que a presença e o papel da liderança fazem toda diferença nas organizações. É requerido um líder exemplar, competente, colaborativo, criativo, decisivamente ágil e diferente e que saiba conduzir com maestria as mudanças impostas pelo mercado de trabalho. Assim, a disciplina “Liderança e Change Management” propõe trabalhar teoria e prática com o olhar voltado para o autoconhecimento e autodesenvolvimento da liderança, discutindo os aspectos essenciais e desafiadores do líder na organização.
Carga horária30h-
Anderson de Souza Sant’Anna
Anderson de Souza Sant'Anna é professor adjunto do Departamento de Administração Geral e de Recursos Humanos da FGV-EAESP. É...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Universidade Federal de Minas GeraisQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2019
-
-
Governança, Anticorrupção e Compliance
O curso conceitua o problema de corrupção na Sociedade, discutindo diversas abordagens: coletiva, individual, histórica e empresarial. Num segundo momento, introduz os principais instrumento de compliance e governança necessários para mitigar a corrupção. Por fim, explora os elementos de governança tais como implementação e sua aplicação em empresas familiares.
O curso conceitua o problema de corrupção na Sociedade, discutindo diversas abordagens: coletiva, individual, histórica e empresarial. Num segundo momento, introduz os principais instrumento de compliance e governança necessários para mitigar a corrupção. Por fim, explora os elementos de governança tais como implementação e sua aplicação em empresas familiares.
Carga horária30h-
Gustavo Andrey de Almeida Lopes Fernandes
Pesquisador do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGVceapg). Professor Assistente do Departamento de...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Economia pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2012 -
Marcelo Marinho Aidar
Graduado em Administração de Empresas com habilitação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas - SP (1986), mestre...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2000
-
-
Sustentabilidade e Inovação
A trajetória da sustentabilidade na discussão econômica e de gestão começa nos anos de 1960, acelera em 1970, marca presença na agenda política global em 1980 e passa a integrar as agendas empresarias a partir de 1990. Assim como o mundo se transformou (e transforma) desde então, a posição e a agenda de sustentabilidade no espaço corporativo ganham diferentes contornos e propósitos. Esta disciplina tem como objetivo central apresentar aos alunos este histórico e o contexto atual das discussões de sustentabilidade empresarial, apresentando também diferentes narrativas e abordagens que organizações (empresariais e não-empresarias) adotam para este tema que é central, hoje, à humanidade. O que é sustentabilidade? Como as empresas enxergam este assunto e como respondem a ele? O que é greenwashing? O que é ESG? E Antropoceno? Qual o papel das empresas na agenda dos ODS? O que vem depois para as empresas? Como, enquanto formuladores de estratégia ou executivos de organizações, podemos incorporar estas discussões nas decisões organizacionais? Como facilitamos as transformações em direção à sustentabilidade desejada? Como estabelecer uma agenda de sustentabilidade corporativa alinhada às demandas globais e locais? Estas são algumas perguntas sobre as quais nos debruçaremos e tentaremos criar respostas em nossos encontros.
A trajetória da sustentabilidade na discussão econômica e de gestão começa nos anos de 1960, acelera em 1970, marca presença na agenda política global em 1980 e passa a integrar as agendas empresarias a partir de 1990. Assim como o mundo se transformou (e transforma) desde então, a posição e a agenda de sustentabilidade no espaço corporativo ganham diferentes contornos e propósitos. Esta disciplina tem como objetivo central apresentar aos alunos este histórico e o contexto atual das discussões de sustentabilidade empresarial, apresentando também diferentes narrativas e abordagens que organizações (empresariais e não-empresarias) adotam para este tema que é central, hoje, à humanidade. O que é sustentabilidade? Como as empresas enxergam este assunto e como respondem a ele? O que é greenwashing? O que é ESG? E Antropoceno? Qual o papel das empresas na agenda dos ODS? O que vem depois para as empresas? Como, enquanto formuladores de estratégia ou executivos de organizações, podemos incorporar estas discussões nas decisões organizacionais? Como facilitamos as transformações em direção à sustentabilidade desejada? Como estabelecer uma agenda de sustentabilidade corporativa alinhada às demandas globais e locais? Estas são algumas perguntas sobre as quais nos debruçaremos e tentaremos criar respostas em nossos encontros.
Carga horária30h-
Luis Felipe Bismarchi
Administrador (FEA-USP), mestre e doutor pelo Programa de Ciência Ambiental da USP (PROCAM) e realizou pós-doutorado em Administração (FEA-USP)....
Saiba mais -
Tales Andreassi
Graduado em Administração pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2000
-
-
Comportamento do Consumidor
Fundamentos de comportamento do consumidor; Cultura e consumo; Economia do consumo, precificação e valor percebido; Comportamento do consumidor como ferramenta de vantagem competitiva.
Fundamentos de comportamento do consumidor; Cultura e consumo; Economia do consumo, precificação e valor percebido; Comportamento do consumidor como ferramenta de vantagem competitiva.
Carga horária30hNão definido
-
Estratégia e Experiência do Consumidor
Organizações centradas no cliente; Planejamento estratégico, inovação e engajamento do cliente; Desafios internos para a visão integrada e centrada no cliente.
Organizações centradas no cliente; Planejamento estratégico, inovação e engajamento do cliente; Desafios internos para a visão integrada e centrada no cliente.
Carga horária30hNão definido
-
Desenho de Experiências e Jornadas
Experiência do cliente e emoções. Desenho de experiências. Personalização da experiência e customer centricity. Experiência e engajamento.
Experiência do cliente e emoções. Desenho de experiências. Personalização da experiência e customer centricity. Experiência e engajamento.
Carga horária30hNão definido
-
Experimentos, modelagem em marketing e growth hacking
Inteligência e pesquisa de marketing, big Data e os desafios analíticos com uso da ciência de dados; Modelos preditivos, prescritivos, dashboards e visualização de dados críticos; Inteligência artificial; Experimentos para a tomada de decisão.
Inteligência e pesquisa de marketing, big Data e os desafios analíticos com uso da ciência de dados; Modelos preditivos, prescritivos, dashboards e visualização de dados críticos; Inteligência artificial; Experimentos para a tomada de decisão.
Carga horária30hNão definido
-
Customer Value-Centric Metrics & Decoupling
Métricas de experiência e centralidade no clientel; ondas de disrupção digital e decoupling; destrave de valor e cadeia de valor do cliente.
Métricas de experiência e centralidade no clientel; ondas de disrupção digital e decoupling; destrave de valor e cadeia de valor do cliente.
Carga horária30hNão definido
-
Revenue Operations e CRM
O papel de Growth e Revenue nas organizações; Crescimento do negócio e integração de processos; Fórmula de crescimento e métricas para cada modelo de negócio; Customer Relationship Management (CRM) integrado ao marketing digital.
O papel de Growth e Revenue nas organizações; Crescimento do negócio e integração de processos; Fórmula de crescimento e métricas para cada modelo de negócio; Customer Relationship Management (CRM) integrado ao marketing digital.
Carga horária30hNão definido
-
Direito e relações de consumo
Relação jurídica de consumo e direitos do consumidor (CDC). Databroker e lei geral de proteção de dados (LGPD). Governança da internet e direito digital. Princípios de ética em marketing.
Relação jurídica de consumo e direitos do consumidor (CDC). Databroker e lei geral de proteção de dados (LGPD). Governança da internet e direito digital. Princípios de ética em marketing.
Carga horária15hNão definido
-
Omnichannel
Estratégias multicanal e omnichannel; Pilares para estratégia ominichammel; Uso de dados e tecnologia da informação aplicada à gestão de canais; Integração cadeia de suprimentos, logística e transporte;
Estratégias multicanal e omnichannel; Pilares para estratégia ominichammel; Uso de dados e tecnologia da informação aplicada à gestão de canais; Integração cadeia de suprimentos, logística e transporte;
Carga horária15hNão definido
-
Digital e Social Media Marketing
As mídias digitais e sociais são parte integrante dos melhores planos de marketing por isso é necessário entender sobre teorias, táticas e ferramentas por trás da tecnologia. Compreender o impacto e o significado em evolução das mídias sociais em vários aspectos da sociedade, dos mercados e das empresas contribui para a construção e execução de planos e estratégias mais assertivas.
As mídias digitais e sociais são parte integrante dos melhores planos de marketing por isso é necessário entender sobre teorias, táticas e ferramentas por trás da tecnologia. Compreender o impacto e o significado em evolução das mídias sociais em vários aspectos da sociedade, dos mercados e das empresas contribui para a construção e execução de planos e estratégias mais assertivas.
Carga horária15hNão definido
-
E-commerce, Novas Tecnologias e Plataformas
Plataformas e novos modelos digitais; Alavancas de Marketing para E-commerce; Eficiência dos Meios de Pagamento no E-Commerce; Desafio da Entrega no E-Commerce brasileiro.
Plataformas e novos modelos digitais; Alavancas de Marketing para E-commerce; Eficiência dos Meios de Pagamento no E-Commerce; Desafio da Entrega no E-Commerce brasileiro.
Não definido
-
Impacto social e propósito em marketing
A importância de uma tomada de posição para as novas gerações. Propósito como fator de engajamento do consumidor com a marca. Origens e evolução e importância do marketing para causas sociais; Criação de propósito em marketing; Motivações do consumidor “re-imaginado” Desafios e tendências do marketing social.
A importância de uma tomada de posição para as novas gerações. Propósito como fator de engajamento do consumidor com a marca. Origens e evolução e importância do marketing para causas sociais; Criação de propósito em marketing; Motivações do consumidor “re-imaginado” Desafios e tendências do marketing social.
Carga horária15hNão definido
-
Seminário de TA de Gestão de Marketing, Crescimento e Experiência do Consumidor ICarga horária30h
Não definido
-
Seminário de TA de Gestão de Marketing, Crescimento e Experiência do Consumidor IICarga horária30h
Não definido
-
Gestão de Vendas e Integração com Marketing
Integração entre Marketing, Vendas e seu papel no Funil de Vendas; Efetividade da força de vendas; Uso de tecnologia e dados transformando o ambiente comercial; Segmentação de clientes em B2B .
Integração entre Marketing, Vendas e seu papel no Funil de Vendas; Efetividade da força de vendas; Uso de tecnologia e dados transformando o ambiente comercial; Segmentação de clientes em B2B .
Carga horária15hNão definido
Mais informações
Período
Início das aulas
Investimento
Entre em contato
admissionsoffice@fgv.br
(11) 3799-3488
Compartilhe com um amigo
-
Investimento
R$ 96.195,00 (18, 24 e 36 parcelas). Taxa de inscrição no processo: R$ 100,00. Condições especiais para ex-alunos de cursos regulares da FGV (20%). Não cumulativo
Condições especiais para candidatos que trabalham em empresas parceiras da FGV EAESP (ASDI - Clube de Parceiros) 10% (Não cumulativo).
Condições especiais para ex-alunos de cursos regulares da FGV (20%). Sendo aplicável para qualquer unidade e filiadas da FGV, exceto para os cursos de extensão e curta duração, devendo o(a) aluno(a) apresentar no ato da matrícula um original do Certificado de Conclusão de Curso e uma cópia simples. As condições especiais são aplicadas somente para alunos que tenham concluído o curso (Não cumulativo).
Condições especiais para pagamentos à vista: 6% (Não cumulativo).
Requisitos
Profissionais com no mínimo 3 anos de experiência nas áreas de Marketing e conhecimento avançado da língua inglesa.
Ainda não há sessões programadas para o período.
Para mais informações sobre o programa, entre em contato com admissionsoffice@fgv.br
Financeiro e bolsas
Passo a passo
-
1Avaliação da Documentação
A documentação submetida na inscrição será avaliada por uma comissão designada pelo FGVCev e FGVCemd.
-
2Entrevista
Caso aprovado na primeira etapa, o candidato será convocado para a entrevista que poderá ser realizada pessoalmente ou via skype.
-
3Matrícula
Os candidatos convocados para a matrícula deverão realizá-la conforme cronograma do processo seletivo.
Mais informações
Aluno Avulso
Bolsas de estudo
As bolsas não restituíveis são patrocinadas pela Fundação Getulio Vargas. Esta modalidade de bolsa é destinada a ampliar o acesso à pós-graduação executiva a grupos minorizados da sociedade, seja por questões econômicas, raciais ou de gênero promovendo a diversidade e inclusão no corpo discente dos cursos de mestrado profissional. A bolsa cobre até 80% do valor do curso e deverá ser pleiteada exclusivamente por alunos que foram aprovados no processo seletivo do MPGC. Mais informações: fundodebolsas.srasp@fgv.br ou pelo telefone (11) 3799-7786.
Informativo Bolsas 2º Semestre de 2023
Formulário da Bolsa Demanda Social 2º Semestre de 2023
Formulário da Bolsa Financiamento 2º Semestre de 2023
Planilha de rendimento de despesas -
Quer receber mais informações sobre o Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade - Gestão de Marketing, Crescimento e Experiência do Consumidor?
Receba o material do curso e atualizações de inscrições e informações.
-
1FORMATO BLENDED
Amplo mix de ofertas de eletivas e obrigatórias durante a semana no modelo SNOC (Small Network Online Course). São oito fins de semana por semestre com encontros presenciais e dois fins de semana com encontros no modelo SNOC (online).
-
2INTERCÂMBIO
Alunos têm a oportunidade de cursar um semestre em uma das 54 escolas parceiras da FGV EAESP pelo mundo, enriquecendo o aprendizado e promovendo vivência do tema em ambiente internacional.
-
3CURRÍCULO FLEXÍVEL
Fluxo de aprendizagem desenhado para maximizar o aprofundamento dos conhecimentos e a formação integral do profissional que permite a cada aluno montar sua própria trajetória.
Aulas quinzenais (às sextas e aos sábados), mais disciplinas no modelo SNOC de ensino à distância. -
4MENTORING DOS EX-ALUNOS
O ex-aluno do MPGC continua contribuindo com o Programa mentorando um aluno ingressante no primeiro semestre do curso.
-
5CORPO DOCENTE NOTÁVEL
Corpo docente composto por acadêmicos e profissionais do mercado com grande experiência e conhecimento em áreas relacionadas com Marketing,
-
6ADVISORY BOARD
O MPGC tem um conselho consultivo formado por C-Levels, ex-alunos, alunos e professores garantindo que o Programa seja sempre atual e inovador.
-
7CENTROS DE EXCELÊNCIA
Alunos podem colaborar em atividades desenvolvidas no FGVCev e FGV Cemd, onde também poderá desenvolver seu trabalho de conclusão do curso.
-
8PROTAGONISMO DO ALUNO
Incentivo ao pensamento e à criatividade para propor soluções inovadoras em suas áreas de atuação, além de ocupar posições de liderança no mercado.
-
9DIVERSAS OPÇÕES DE MATÉRIAS COMPLEMENTARES
Possibilidade de substituir até 8 créditos por diversas matérias ofertadas na Escola além de poder cursar créditos adicionais sem custos adicionais até a defesa do Trabalho Aplicado (TA):
- Matérias da Escola de Métodos
- Matérias da Escola de Inverno
- Matérias de outros programas de pós da EAESP (MPA, MPGI, MPGPP e CMCD)
Perfil dos alunos
Estrutura FGV EAESP

Espaço para 309 pessoas além de 6 posições de cadeirantes, o Auditório FGV 9 de Julho recebe cerca de 80 eventos por ano e é estruturado com camarim, climatização central, palco, cabine para tradução simultânea e saguão de entrada com estrutura para coffee break e capacidade para até 160 convidados. Aberto de 6h às 22h (segunda a sexta-feira) e de 6h às 18h (sábados).

Eventos de menor porte são realizados na Sala FGV 9 de Julho, que comporta 88 pessoas e mesa diretora para até 6 pessoas. Possui camarim, climatização central, acessibilidade e hall de entrada que pode ser usado para coffee breaks com até 50 pessoas em pé. Aberto de 6h às 22h (segunda a sexta-feira) e de 6h às 18h (sábados).

A Biblioteca Karl A. Boedecker (BKAB) faz parte do Sistema de Bibliotecas FGV e possui acervo nas áreas de Administração, Economia, Negócios, Direito e Ciências Sociais, incluindo livros, e-books, revistas, teses, dissertações e DVDs, além de acesso a bases de dados com artigos de revistas, informações econômicas, financeiras e legais. Dispõe de salas de estudo individual e em grupo e terminais de consulta. No site da Biblioteca é possível acessar a lista de serviços, recursos disponíveis e horários de atendimento. Confira as estatísticas e números.

As salas de aula da FGV EAESP são equipadas com equipamentos multimídia, acesso à internet e instalações confortáveis para tornar o aprendizado dinâmico e agradável. Há também salas de aula patrocinadas, que utilizam equipamentos e recursos patrocinados por empresas parceiras em troca de visibilidade de suas marcas para o universo de alunos e colaboradores.

Sofisticado espaço para eventos, comporta até 150 pessoas sentadas e 3 mesas diretoras para até 7 pessoas. A infraestrutura inclui copa e elevador de acesso para pessoas com dificuldade de locomoção. O Salão Nobre funciona de 6h às 23h (segunda a sexta-feira) e das 6h às 18h (sábados).

Espaço inovador criado para realização de atividades acadêmicas, o CoLab tem conceito moderno e diferenciado para aprendizado baseado em metodologias colaborativas e voltadas para a ação. Tem como princípios empatia, foco no ser humano e compartilhamento de responsabilidades.

A quadra poliesportiva é também um ponto de encontro dos alunos. Além de ser palco de eventos esportivos como campeonatos de futebol de salão e basquete. A Administração da quadra é realizada pela Atlética, Entidade Estudantil formada por alunos da EAESP.

O Espaço NEON é o espaço de empreendedorismo da FGV, que congrega o FGVcenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios), a GVentures (aceleradora da FGV), o GVAngels (Investidores Anjo da FGV) e a Liga de Empreendedorismo (Entidade Estudantil ligada a empreendedorismo). Nesse local o ecossistema de empreendedorismo da FGV funciona de forma colaborativa, impulsionando a inovação e novos negócios.

Situado na entrada principal da Rua Itapeva, a Escola conta com amplo espaço aberto para interação entre os alunos e colaboradores.

Os Laboratórios de Ensino e Pesquisa em Informática (LEPI) são compostos por um conjunto de instalações equipadas com modernos recursos de microinformática, com acesso à rede local, aos sistemas acadêmicos da Escola e à Internet, além de estarem disponíveis aos alunos para utilização em pesquisas, trabalhos e estudos. Os laboratórios também são utilizados em aulas práticas, exercícios de simulação, jogos, trabalhos em grupo, aplicação de provas via rede, conteúdo EAD e outras aplicações em que a rede de computadores desempenha papel relevante para o aprendizado. Clique aqui para informações adicionais.
Descrição geral das instalações
Sediada na Avenida 9 de Julho, no bairro da Bela Vista, em São Paulo, a FGV EAESP compõe-se de um edifício-sede de 12 andares, do prédio da Biblioteca Karl A. Boedecker e do Auditório Getulio Vargas, além de uma quadra poliesportiva e de dois prédios anexos, localizados na Rua Itapeva, 432. As salas de aula, as salas de videoconferência e os laboratórios de informática e sistemas integrados, todos patrocinados, estão situados nos vários edifícios da FGV SP.
A administração da Escola, os departamentos acadêmicos e a maioria dos departamentos administrativos, o Salão Nobre e o Diretório Acadêmico Getulio Vargas ocupam também o edifício-sede, assim como o espaço de convivência dos professores, o ambulatório médico, 2 restaurantes e 2 lanchonetes. Os prédios anexos abrigam, além de alguns departamentos administrativos, entidades estudantis como a Aiesec, Empresas Juniores, Associação Atlética e Associação dos Funcionários.
Passo a passo para admissão
-
1Avaliação da Documentação
A documentação submetida na inscrição será avaliada por uma comissão designada pelo FGVCev e FGVCemd.
-
2Entrevista
Caso aprovado na primeira etapa, o candidato será convocado para a entrevista que poderá ser realizada pessoalmente ou via skype.
-
3Matrícula
Os candidatos convocados para a matrícula deverão realizá-la conforme cronograma do processo seletivo.