Gestores tendem a basear suas decisões em hábitos e convenções e em autoconfiança. O curso se propõe a trazer o processo científico para o centro do processo de decisão do gestor. O curso tem como objetivo discutir como a metodologia científica pode ser usada para a resolução de problemas de negócios, em outras palavras, a gestão baseada em evidências, que significa usar as melhores evidências disponíveis no processo de decisão das organizações. A proposta é desenvolver o pensamento crítico para buscar a teoria, conteúdos e conhecimentos mais adequados para produzir as melhores evidências reduzindo vieses e julgamentos inadequados.
Plano do curso
- Disciplinas Obrigatórias de Núcleo Comum
- Disciplinas Eletivas de Núcleo Comum
- DISCIPLINAS ESPECÍFICAS (GESTÃO DE MARKETING, CRESCIMENTO E EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR)
- DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS (GESTÃO DE MARKETING, CRESCIMENTO E EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR)
- DISCIPLINAS ELETIVAS (GESTÃO DE MARKETING, CRESCIMENTO E EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR)
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Metodologia de Problemas Científicos
Gestores tendem a basear suas decisões em hábitos e convenções e em autoconfiança. O curso se propõe a trazer o processo científico para o centro do processo de decisão do gestor. O curso tem como objetivo discutir como a metodologia científica pode ser usada para a resolução de problemas de negócios, em outras palavras, a gestão baseada em evidências, que significa usar as melhores evidências disponíveis no processo de decisão das organizações. A proposta é desenvolver o pensamento crítico para buscar a teoria, conteúdos e conhecimentos mais adequados para produzir as melhores evidências reduzindo vieses e julgamentos inadequados.
Carga horária30h-
Carlos Eduardo Lourenço
Doutor em Administração de Empresas (Departamento de Mercadologia) pela FGV-EAESP (2016). Possui graduação em Engenharia de...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2014 -
Gilberto Sarfati
Professor Associado de Estratégia e Empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Ciências Políticas pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008 -
Luciana Marques Vieira
PhD em Agricultural and Food Economics pela University of Reading, Reino Unido ((2004). Pesquisadora visitante na Brown...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Economia Agrícola e Alimentar pela Universidade de Reading, InglaterraQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2016
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Tendências para a Competitividade
A gestão é uma área de conhecimento muito ampla, que apresenta especificidades nas diversas áreas funcionais que compreendem o campo da Administração, nas inter-relações entre estas áreas funcionais e nos setores particulares de atuação dos negócios e os programas gerais de formação em Administração, que, em geral, não contemplam conteúdo específico necessário para a competitividade. Tendências da Competitividade é uma matéria integrativa que visa refletir sobre o significado da competitividade, as dimensões organizacionais, pessoas e institucionais da competitividade e o reflexo prático da área de concentração do Programa no trabalho dos egressos.
A gestão é uma área de conhecimento muito ampla, que apresenta especificidades nas diversas áreas funcionais que compreendem o campo da Administração, nas inter-relações entre estas áreas funcionais e nos setores particulares de atuação dos negócios e os programas gerais de formação em Administração, que, em geral, não contemplam conteúdo específico necessário para a competitividade. Tendências da Competitividade é uma matéria integrativa que visa refletir sobre o significado da competitividade, as dimensões organizacionais, pessoas e institucionais da competitividade e o reflexo prático da área de concentração do Programa no trabalho dos egressos.
Carga horária15h-
Gilberto Sarfati
Professor Associado de Estratégia e Empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Ciências Políticas pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008
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Negociação
O objetivo do curso de negociação é discutir como a negociação pode ser um instrumento de gestão que pode afetar a competitividade da empresa seja na gestão dos conflitos internos à organização seja no relacionamento de negócios, facilitando a comunicação entre as partes. Para tanto serão abordados os seguintes tópicos: fundamentos da negociação. Tipos e abordagens de negociação. Planejamento, execução e avaliação da negociação. Aspectos emocionais da negociação. Aspectos cognitivos da negociação. Estilo de negociação
O objetivo do curso de negociação é discutir como a negociação pode ser um instrumento de gestão que pode afetar a competitividade da empresa seja na gestão dos conflitos internos à organização seja no relacionamento de negócios, facilitando a comunicação entre as partes. Para tanto serão abordados os seguintes tópicos: fundamentos da negociação. Tipos e abordagens de negociação. Planejamento, execução e avaliação da negociação. Aspectos emocionais da negociação. Aspectos cognitivos da negociação. Estilo de negociação
Carga horária15h-
Gilberto Sarfati
Professor Associado de Estratégia e Empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Ciências Políticas pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008
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Comunicação
O objetivo do curso é aumentar o conhecimento dos alunos na área de comunicação interpessoal no contexto organizacional e práticas de suas habilidades comunicacionais. As ferramentas de comunicação são parte importante para o desempenho de qualquer organização, tanto pelo estímulo ao fluxo de informações quanto pela construção de um ambiente de trabalho saudável.
O objetivo do curso é aumentar o conhecimento dos alunos na área de comunicação interpessoal no contexto organizacional e práticas de suas habilidades comunicacionais. As ferramentas de comunicação são parte importante para o desempenho de qualquer organização, tanto pelo estímulo ao fluxo de informações quanto pela construção de um ambiente de trabalho saudável.
Carga horária15h-
Marcelo Oliveira Coutinho de Lima
É doutor (2002) e mestre (1996) em Sociologia pela Universidade de São Paulo, com graduação em Comunicação Social pela mesma...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USPQualificaçãoCredenciais iniciais profissionais; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2005
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Liderança e Change Management
Procurar bons líderes no mercado ou desenvolver gestores da própria empresa tem sido um grande desafio da área de pessoas. A escassez de profissionais de alta performance tem inquietado as empresas pelo fato de elas atuarem em um cenário incerto e também em um mercado dinâmico e desafiador. Não obstante profissionais se sentirem pouco preparados para enfrentarem as adversidades impostas pelo mercado, é consenso que a presença e o papel da liderança fazem toda diferença nas organizações. É requerido um líder exemplar, competente, colaborativo, criativo, decisivamente ágil e diferente e que saiba conduzir com maestria as mudanças impostas pelo mercado de trabalho. Assim, a disciplina “Liderança e Change Management” propõe trabalhar teoria e prática com o olhar voltado para o autoconhecimento e autodesenvolvimento da liderança, discutindo os aspectos essenciais e desafiadores do líder na organização.
Procurar bons líderes no mercado ou desenvolver gestores da própria empresa tem sido um grande desafio da área de pessoas. A escassez de profissionais de alta performance tem inquietado as empresas pelo fato de elas atuarem em um cenário incerto e também em um mercado dinâmico e desafiador. Não obstante profissionais se sentirem pouco preparados para enfrentarem as adversidades impostas pelo mercado, é consenso que a presença e o papel da liderança fazem toda diferença nas organizações. É requerido um líder exemplar, competente, colaborativo, criativo, decisivamente ágil e diferente e que saiba conduzir com maestria as mudanças impostas pelo mercado de trabalho. Assim, a disciplina “Liderança e Change Management” propõe trabalhar teoria e prática com o olhar voltado para o autoconhecimento e autodesenvolvimento da liderança, discutindo os aspectos essenciais e desafiadores do líder na organização.
Carga horária30h-
Anderson de Souza Sant’Anna
Anderson de Souza Sant'Anna é professor adjunto do Departamento de Administração Geral e de Recursos Humanos da FGV-EAESP. É...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Universidade Federal de Minas GeraisQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2019
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Governança, Anticorrupção e Compliance
O curso conceitua o problema de corrupção na Sociedade, discutindo diversas abordagens: coletiva, individual, histórica e empresarial. Num segundo momento, introduz os principais instrumento de compliance e governança necessários para mitigar a corrupção. Por fim, explora os elementos de governança tais como implementação e sua aplicação em empresas familiares.
O curso conceitua o problema de corrupção na Sociedade, discutindo diversas abordagens: coletiva, individual, histórica e empresarial. Num segundo momento, introduz os principais instrumento de compliance e governança necessários para mitigar a corrupção. Por fim, explora os elementos de governança tais como implementação e sua aplicação em empresas familiares.
Carga horária30h-
Gustavo Andrey de Almeida Lopes Fernandes
Pesquisador do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGVceapg). Professor Assistente do Departamento de...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Economia pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2012 -
Marcelo Marinho Aidar
Graduado em Administração de Empresas com habilitação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas - SP (1986), mestre...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2000
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Sustentabilidade e Inovação
A trajetória da sustentabilidade na discussão econômica e de gestão começa nos anos de 1960, acelera em 1970, marca presença na agenda política global em 1980 e passa a integrar as agendas empresarias a partir de 1990. Assim como o mundo se transformou (e transforma) desde então, a posição e a agenda de sustentabilidade no espaço corporativo ganham diferentes contornos e propósitos. Esta disciplina tem como objetivo central apresentar aos alunos este histórico e o contexto atual das discussões de sustentabilidade empresarial, apresentando também diferentes narrativas e abordagens que organizações (empresariais e não-empresarias) adotam para este tema que é central, hoje, à humanidade. O que é sustentabilidade? Como as empresas enxergam este assunto e como respondem a ele? O que é greenwashing? O que é ESG? E Antropoceno? Qual o papel das empresas na agenda dos ODS? O que vem depois para as empresas? Como, enquanto formuladores de estratégia ou executivos de organizações, podemos incorporar estas discussões nas decisões organizacionais? Como facilitamos as transformações em direção à sustentabilidade desejada? Como estabelecer uma agenda de sustentabilidade corporativa alinhada às demandas globais e locais? Estas são algumas perguntas sobre as quais nos debruçaremos e tentaremos criar respostas em nossos encontros.
A trajetória da sustentabilidade na discussão econômica e de gestão começa nos anos de 1960, acelera em 1970, marca presença na agenda política global em 1980 e passa a integrar as agendas empresarias a partir de 1990. Assim como o mundo se transformou (e transforma) desde então, a posição e a agenda de sustentabilidade no espaço corporativo ganham diferentes contornos e propósitos. Esta disciplina tem como objetivo central apresentar aos alunos este histórico e o contexto atual das discussões de sustentabilidade empresarial, apresentando também diferentes narrativas e abordagens que organizações (empresariais e não-empresarias) adotam para este tema que é central, hoje, à humanidade. O que é sustentabilidade? Como as empresas enxergam este assunto e como respondem a ele? O que é greenwashing? O que é ESG? E Antropoceno? Qual o papel das empresas na agenda dos ODS? O que vem depois para as empresas? Como, enquanto formuladores de estratégia ou executivos de organizações, podemos incorporar estas discussões nas decisões organizacionais? Como facilitamos as transformações em direção à sustentabilidade desejada? Como estabelecer uma agenda de sustentabilidade corporativa alinhada às demandas globais e locais? Estas são algumas perguntas sobre as quais nos debruçaremos e tentaremos criar respostas em nossos encontros.
Carga horária30h-
Luis Felipe Bismarchi
Administrador (FEA-USP), mestre e doutor pelo Programa de Ciência Ambiental da USP (PROCAM) e realizou pós-doutorado em Administração (FEA-USP)....
Saiba mais -
Tales Andreassi
Graduado em Administração pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2000
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Comportamento do Consumidor
Fundamentos de comportamento do consumidor; Cultura e consumo; Economia do consumo, precificação e valor percebido; Comportamento do consumidor como ferramenta de vantagem competitiva.
Fundamentos de comportamento do consumidor; Cultura e consumo; Economia do consumo, precificação e valor percebido; Comportamento do consumidor como ferramenta de vantagem competitiva.
Carga horária30hNão definido
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Estratégia e Experiência do Consumidor
Organizações centradas no cliente; Planejamento estratégico, inovação e engajamento do cliente; Desafios internos para a visão integrada e centrada no cliente.
Organizações centradas no cliente; Planejamento estratégico, inovação e engajamento do cliente; Desafios internos para a visão integrada e centrada no cliente.
Carga horária30hNão definido
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Desenho de Experiências e Jornadas
Experiência do cliente e emoções. Desenho de experiências. Personalização da experiência e customer centricity. Experiência e engajamento.
Experiência do cliente e emoções. Desenho de experiências. Personalização da experiência e customer centricity. Experiência e engajamento.
Carga horária30hNão definido
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Experimentos, modelagem em marketing e growth hacking
Inteligência e pesquisa de marketing, big Data e os desafios analíticos com uso da ciência de dados; Modelos preditivos, prescritivos, dashboards e visualização de dados críticos; Inteligência artificial; Experimentos para a tomada de decisão.
Inteligência e pesquisa de marketing, big Data e os desafios analíticos com uso da ciência de dados; Modelos preditivos, prescritivos, dashboards e visualização de dados críticos; Inteligência artificial; Experimentos para a tomada de decisão.
Carga horária30hNão definido
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Customer Value-Centric Metrics & Decoupling
Métricas de experiência e centralidade no clientel; ondas de disrupção digital e decoupling; destrave de valor e cadeia de valor do cliente.
Métricas de experiência e centralidade no clientel; ondas de disrupção digital e decoupling; destrave de valor e cadeia de valor do cliente.
Carga horária30hNão definido
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Revenue Operations e CRM
O papel de Growth e Revenue nas organizações; Crescimento do negócio e integração de processos; Fórmula de crescimento e métricas para cada modelo de negócio; Customer Relationship Management (CRM) integrado ao marketing digital.
O papel de Growth e Revenue nas organizações; Crescimento do negócio e integração de processos; Fórmula de crescimento e métricas para cada modelo de negócio; Customer Relationship Management (CRM) integrado ao marketing digital.
Carga horária30hNão definido
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Direito e relações de consumo
Relação jurídica de consumo e direitos do consumidor (CDC). Databroker e lei geral de proteção de dados (LGPD). Governança da internet e direito digital. Princípios de ética em marketing.
Relação jurídica de consumo e direitos do consumidor (CDC). Databroker e lei geral de proteção de dados (LGPD). Governança da internet e direito digital. Princípios de ética em marketing.
Carga horária15hNão definido
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Omnichannel
Estratégias multicanal e omnichannel; Pilares para estratégia ominichammel; Uso de dados e tecnologia da informação aplicada à gestão de canais; Integração cadeia de suprimentos, logística e transporte;
Estratégias multicanal e omnichannel; Pilares para estratégia ominichammel; Uso de dados e tecnologia da informação aplicada à gestão de canais; Integração cadeia de suprimentos, logística e transporte;
Carga horária15hNão definido
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Digital e Social Media Marketing
As mídias digitais e sociais são parte integrante dos melhores planos de marketing por isso é necessário entender sobre teorias, táticas e ferramentas por trás da tecnologia. Compreender o impacto e o significado em evolução das mídias sociais em vários aspectos da sociedade, dos mercados e das empresas contribui para a construção e execução de planos e estratégias mais assertivas.
As mídias digitais e sociais são parte integrante dos melhores planos de marketing por isso é necessário entender sobre teorias, táticas e ferramentas por trás da tecnologia. Compreender o impacto e o significado em evolução das mídias sociais em vários aspectos da sociedade, dos mercados e das empresas contribui para a construção e execução de planos e estratégias mais assertivas.
Carga horária15hNão definido
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E-commerce, Novas Tecnologias e Plataformas
Plataformas e novos modelos digitais; Alavancas de Marketing para E-commerce; Eficiência dos Meios de Pagamento no E-Commerce; Desafio da Entrega no E-Commerce brasileiro.
Plataformas e novos modelos digitais; Alavancas de Marketing para E-commerce; Eficiência dos Meios de Pagamento no E-Commerce; Desafio da Entrega no E-Commerce brasileiro.
Não definido
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Impacto social e propósito em marketing
A importância de uma tomada de posição para as novas gerações. Propósito como fator de engajamento do consumidor com a marca. Origens e evolução e importância do marketing para causas sociais; Criação de propósito em marketing; Motivações do consumidor “re-imaginado” Desafios e tendências do marketing social.
A importância de uma tomada de posição para as novas gerações. Propósito como fator de engajamento do consumidor com a marca. Origens e evolução e importância do marketing para causas sociais; Criação de propósito em marketing; Motivações do consumidor “re-imaginado” Desafios e tendências do marketing social.
Carga horária15hNão definido
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Seminário de TA de Gestão de Marketing, Crescimento e Experiência do Consumidor ICarga horária30h
Não definido
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Seminário de TA de Gestão de Marketing, Crescimento e Experiência do Consumidor IICarga horária30h
Não definido
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Gestão de Vendas e Integração com Marketing
Integração entre Marketing, Vendas e seu papel no Funil de Vendas; Efetividade da força de vendas; Uso de tecnologia e dados transformando o ambiente comercial; Segmentação de clientes em B2B .
Integração entre Marketing, Vendas e seu papel no Funil de Vendas; Efetividade da força de vendas; Uso de tecnologia e dados transformando o ambiente comercial; Segmentação de clientes em B2B .
Carga horária15hNão definido