Gestores tendem a basear suas decisões em hábitos e convenções e em autoconfiança. O curso se propõe a trazer o processo científico para o centro do processo de decisão do gestor. O curso tem como objetivo discutir como a metodologia científica pode ser usada para a resolução de problemas de negócios, em outras palavras, a gestão baseada em evidências, que significa usar as melhores evidências disponíveis no processo de decisão das organizações. A proposta é desenvolver o pensamento crítico para buscar a teoria, conteúdos e conhecimentos mais adequados para produzir as melhores evidências reduzindo vieses e julgamentos inadequados.
Plano do curso
- Disciplinas Obrigatórias de Núcleo Comum
- Disciplinas Eletivas de Núcleo Comum
- DISCIPLINAS ESPECÍFICAS (GESTÃO DE MARKETING, CRESCIMENTO E EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR)
- DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS (GESTÃO DE MARKETING, CRESCIMENTO E EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR)
- DISCIPLINAS ELETIVAS (GESTÃO DE MARKETING, CRESCIMENTO E EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR)
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Metodologia de Problemas Científicos
Gestores tendem a basear suas decisões em hábitos e convenções e em autoconfiança. O curso se propõe a trazer o processo científico para o centro do processo de decisão do gestor. O curso tem como objetivo discutir como a metodologia científica pode ser usada para a resolução de problemas de negócios, em outras palavras, a gestão baseada em evidências, que significa usar as melhores evidências disponíveis no processo de decisão das organizações. A proposta é desenvolver o pensamento crítico para buscar a teoria, conteúdos e conhecimentos mais adequados para produzir as melhores evidências reduzindo vieses e julgamentos inadequados.
Carga horária30h-
Carlos Eduardo Lourenço
Doutor em Administração de Empresas (Departamento de Mercadologia) pela FGV-EAESP (2016). Possui graduação em Engenharia de...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2014 -
Gilberto Sarfati
Professor Associado de Estratégia e Empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Ciências Políticas pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008 -
Luciana Marques Vieira
PhD em Agricultural and Food Economics pela University of Reading, Reino Unido ((2004). Pesquisadora visitante na Brown...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Economia Agrícola e Alimentar pela Universidade de Reading, InglaterraQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2016
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Tendências para a Competitividade
A gestão é uma área de conhecimento muito ampla, que apresenta especificidades nas diversas áreas funcionais que compreendem o campo da Administração, nas inter-relações entre estas áreas funcionais e nos setores particulares de atuação dos negócios e os programas gerais de formação em Administração, que, em geral, não contemplam conteúdo específico necessário para a competitividade. Tendências da Competitividade é uma matéria integrativa que visa refletir sobre o significado da competitividade, as dimensões organizacionais, pessoas e institucionais da competitividade e o reflexo prático da área de concentração do Programa no trabalho dos egressos.
A gestão é uma área de conhecimento muito ampla, que apresenta especificidades nas diversas áreas funcionais que compreendem o campo da Administração, nas inter-relações entre estas áreas funcionais e nos setores particulares de atuação dos negócios e os programas gerais de formação em Administração, que, em geral, não contemplam conteúdo específico necessário para a competitividade. Tendências da Competitividade é uma matéria integrativa que visa refletir sobre o significado da competitividade, as dimensões organizacionais, pessoas e institucionais da competitividade e o reflexo prático da área de concentração do Programa no trabalho dos egressos.
Carga horária15h-
Gilberto Sarfati
Professor Associado de Estratégia e Empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Ciências Políticas pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008
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Negociação
O objetivo do curso de negociação é discutir como a negociação pode ser um instrumento de gestão que pode afetar a competitividade da empresa seja na gestão dos conflitos internos à organização seja no relacionamento de negócios, facilitando a comunicação entre as partes. Para tanto serão abordados os seguintes tópicos: fundamentos da negociação. Tipos e abordagens de negociação. Planejamento, execução e avaliação da negociação. Aspectos emocionais da negociação. Aspectos cognitivos da negociação. Estilo de negociação
O objetivo do curso de negociação é discutir como a negociação pode ser um instrumento de gestão que pode afetar a competitividade da empresa seja na gestão dos conflitos internos à organização seja no relacionamento de negócios, facilitando a comunicação entre as partes. Para tanto serão abordados os seguintes tópicos: fundamentos da negociação. Tipos e abordagens de negociação. Planejamento, execução e avaliação da negociação. Aspectos emocionais da negociação. Aspectos cognitivos da negociação. Estilo de negociação
Carga horária15h-
Gilberto Sarfati
Professor Associado de Estratégia e Empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Ciências Políticas pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008
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Comunicação
O objetivo do curso é aumentar o conhecimento dos alunos na área de comunicação interpessoal no contexto organizacional e práticas de suas habilidades comunicacionais. As ferramentas de comunicação são parte importante para o desempenho de qualquer organização, tanto pelo estímulo ao fluxo de informações quanto pela construção de um ambiente de trabalho saudável.
O objetivo do curso é aumentar o conhecimento dos alunos na área de comunicação interpessoal no contexto organizacional e práticas de suas habilidades comunicacionais. As ferramentas de comunicação são parte importante para o desempenho de qualquer organização, tanto pelo estímulo ao fluxo de informações quanto pela construção de um ambiente de trabalho saudável.
Carga horária15h-
Marcelo Oliveira Coutinho de Lima
É doutor (2002) e mestre (1996) em Sociologia pela Universidade de São Paulo, com graduação em Comunicação Social pela mesma...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USPQualificaçãoCredenciais iniciais profissionais; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2005
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Liderança e Change Management
Procurar bons líderes no mercado ou desenvolver gestores da própria empresa tem sido um grande desafio da área de pessoas. A escassez de profissionais de alta performance tem inquietado as empresas pelo fato de elas atuarem em um cenário incerto e também em um mercado dinâmico e desafiador. Não obstante profissionais se sentirem pouco preparados para enfrentarem as adversidades impostas pelo mercado, é consenso que a presença e o papel da liderança fazem toda diferença nas organizações. É requerido um líder exemplar, competente, colaborativo, criativo, decisivamente ágil e diferente e que saiba conduzir com maestria as mudanças impostas pelo mercado de trabalho. Assim, a disciplina “Liderança e Change Management” propõe trabalhar teoria e prática com o olhar voltado para o autoconhecimento e autodesenvolvimento da liderança, discutindo os aspectos essenciais e desafiadores do líder na organização.
Procurar bons líderes no mercado ou desenvolver gestores da própria empresa tem sido um grande desafio da área de pessoas. A escassez de profissionais de alta performance tem inquietado as empresas pelo fato de elas atuarem em um cenário incerto e também em um mercado dinâmico e desafiador. Não obstante profissionais se sentirem pouco preparados para enfrentarem as adversidades impostas pelo mercado, é consenso que a presença e o papel da liderança fazem toda diferença nas organizações. É requerido um líder exemplar, competente, colaborativo, criativo, decisivamente ágil e diferente e que saiba conduzir com maestria as mudanças impostas pelo mercado de trabalho. Assim, a disciplina “Liderança e Change Management” propõe trabalhar teoria e prática com o olhar voltado para o autoconhecimento e autodesenvolvimento da liderança, discutindo os aspectos essenciais e desafiadores do líder na organização.
Carga horária30h-
Anderson de Souza Sant’Anna
Anderson de Souza Sant'Anna é professor adjunto do Departamento de Administração Geral e de Recursos Humanos da FGV-EAESP. É...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Universidade Federal de Minas GeraisQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2019
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Governança, Anticorrupção e Compliance
O curso conceitua o problema de corrupção na Sociedade, discutindo diversas abordagens: coletiva, individual, histórica e empresarial. Num segundo momento, introduz os principais instrumento de compliance e governança necessários para mitigar a corrupção. Por fim, explora os elementos de governança tais como implementação e sua aplicação em empresas familiares.
O curso conceitua o problema de corrupção na Sociedade, discutindo diversas abordagens: coletiva, individual, histórica e empresarial. Num segundo momento, introduz os principais instrumento de compliance e governança necessários para mitigar a corrupção. Por fim, explora os elementos de governança tais como implementação e sua aplicação em empresas familiares.
Carga horária30h-
Gustavo Andrey de Almeida Lopes Fernandes
Pesquisador do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGVceapg). Professor Assistente do Departamento de...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Economia pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2012 -
Marcelo Marinho Aidar
Graduado em Administração de Empresas com habilitação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas - SP (1986), mestre...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2000
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Sustentabilidade e Inovação
A trajetória da sustentabilidade na discussão econômica e de gestão começa nos anos de 1960, acelera em 1970, marca presença na agenda política global em 1980 e passa a integrar as agendas empresarias a partir de 1990. Assim como o mundo se transformou (e transforma) desde então, a posição e a agenda de sustentabilidade no espaço corporativo ganham diferentes contornos e propósitos. Esta disciplina tem como objetivo central apresentar aos alunos este histórico e o contexto atual das discussões de sustentabilidade empresarial, apresentando também diferentes narrativas e abordagens que organizações (empresariais e não-empresarias) adotam para este tema que é central, hoje, à humanidade. O que é sustentabilidade? Como as empresas enxergam este assunto e como respondem a ele? O que é greenwashing? O que é ESG? E Antropoceno? Qual o papel das empresas na agenda dos ODS? O que vem depois para as empresas? Como, enquanto formuladores de estratégia ou executivos de organizações, podemos incorporar estas discussões nas decisões organizacionais? Como facilitamos as transformações em direção à sustentabilidade desejada? Como estabelecer uma agenda de sustentabilidade corporativa alinhada às demandas globais e locais? Estas são algumas perguntas sobre as quais nos debruçaremos e tentaremos criar respostas em nossos encontros.
A trajetória da sustentabilidade na discussão econômica e de gestão começa nos anos de 1960, acelera em 1970, marca presença na agenda política global em 1980 e passa a integrar as agendas empresarias a partir de 1990. Assim como o mundo se transformou (e transforma) desde então, a posição e a agenda de sustentabilidade no espaço corporativo ganham diferentes contornos e propósitos. Esta disciplina tem como objetivo central apresentar aos alunos este histórico e o contexto atual das discussões de sustentabilidade empresarial, apresentando também diferentes narrativas e abordagens que organizações (empresariais e não-empresarias) adotam para este tema que é central, hoje, à humanidade. O que é sustentabilidade? Como as empresas enxergam este assunto e como respondem a ele? O que é greenwashing? O que é ESG? E Antropoceno? Qual o papel das empresas na agenda dos ODS? O que vem depois para as empresas? Como, enquanto formuladores de estratégia ou executivos de organizações, podemos incorporar estas discussões nas decisões organizacionais? Como facilitamos as transformações em direção à sustentabilidade desejada? Como estabelecer uma agenda de sustentabilidade corporativa alinhada às demandas globais e locais? Estas são algumas perguntas sobre as quais nos debruçaremos e tentaremos criar respostas em nossos encontros.
Carga horária30h-
Luis Felipe Bismarchi
Administrador (FEA-USP), mestre e doutor pelo Programa de Ciência Ambiental da USP (PROCAM) e realizou pós-doutorado em Administração (FEA-USP)....
Saiba mais -
Tales Andreassi
Graduado em Administração pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2000
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Comportamento do Consumidor
Fundamentos de comportamento do consumidor; Cultura e consumo; Economia do consumo, precificação e valor percebido; Comportamento do consumidor como ferramenta de vantagem competitiva.
Fundamentos de comportamento do consumidor; Cultura e consumo; Economia do consumo, precificação e valor percebido; Comportamento do consumidor como ferramenta de vantagem competitiva.
Carga horária30h-
Delane Botelho
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (1989), mestrado em...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2000
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Estratégia e Experiência do Consumidor
Organizações centradas no cliente; Planejamento estratégico, inovação e engajamento do cliente; Desafios internos para a visão integrada e centrada no cliente.
Organizações centradas no cliente; Planejamento estratégico, inovação e engajamento do cliente; Desafios internos para a visão integrada e centrada no cliente.
Carga horária30h-
Gilberto Sarfati
Professor Associado de Estratégia e Empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Ciências Políticas pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008
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Desenho de Experiências e Jornadas
Experiência do cliente e emoções. Desenho de experiências. Personalização da experiência e customer centricity. Experiência e engajamento.
Experiência do cliente e emoções. Desenho de experiências. Personalização da experiência e customer centricity. Experiência e engajamento.
Carga horária30h-
Benjamin Rosenthal
Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1994), mestrado em Psicologia Experimental:...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2013
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Experimentos, modelagem em marketing e growth hacking
Inteligência e pesquisa de marketing, big Data e os desafios analíticos com uso da ciência de dados; Modelos preditivos, prescritivos, dashboards e visualização de dados críticos; Inteligência artificial; Experimentos para a tomada de decisão.
Inteligência e pesquisa de marketing, big Data e os desafios analíticos com uso da ciência de dados; Modelos preditivos, prescritivos, dashboards e visualização de dados críticos; Inteligência artificial; Experimentos para a tomada de decisão.
Carga horária30h-
Jonny Mateus Rodrigues
Matemático aplicado a negócios, mestre e doutor em Administração pela USP, com período de doutorado na Darden School of...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Universidade de São PauloTempo na FGV EAESPDesde 2022
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Customer Value-Centric Metrics & Decoupling
Métricas de experiência e centralidade no clientel; ondas de disrupção digital e decoupling; destrave de valor e cadeia de valor do cliente.
Métricas de experiência e centralidade no clientel; ondas de disrupção digital e decoupling; destrave de valor e cadeia de valor do cliente.
Carga horária30h-
Leandro Angotti Guissoni
Professor Full-Time do Departamento de Mercadologia da FGV EAESP em cursos de graduação, especialização e pós-graduação stricto...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Organizações pela USP-Ribeirão PretoQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2013
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Revenue Operations e CRM
O papel de Growth e Revenue nas organizações; Crescimento do negócio e integração de processos; Fórmula de crescimento e métricas para cada modelo de negócio; Customer Relationship Management (CRM) integrado ao marketing digital.
O papel de Growth e Revenue nas organizações; Crescimento do negócio e integração de processos; Fórmula de crescimento e métricas para cada modelo de negócio; Customer Relationship Management (CRM) integrado ao marketing digital.
Carga horária30h-
Carlos Eduardo Lourenço
Doutor em Administração de Empresas (Departamento de Mercadologia) pela FGV-EAESP (2016). Possui graduação em Engenharia de...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2014
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Gestão de Vendas e Integração com Marketing
Para qualquer organização, a força de vendas é um importante motor de crescimento e uma fonte crítica de feedback do mercado. Embora as operações B2B tenham semelhança com as operações B2C, também existem diferenças fundamentais. Por exemplo, os processos de tomada de decisão envolvidos nas decisões de aquisição para as organizações são muito mais complexos do que as decisões individuais de comprar um bem ou serviço para si. Por isso, a segmentação de clientes e o foco em efetividade da equipe são pontos cruciais na gestão de vendas de uma empresa.
Para qualquer organização, a força de vendas é um importante motor de crescimento e uma fonte crítica de feedback do mercado. Embora as operações B2B tenham semelhança com as operações B2C, também existem diferenças fundamentais. Por exemplo, os processos de tomada de decisão envolvidos nas decisões de aquisição para as organizações são muito mais complexos do que as decisões individuais de comprar um bem ou serviço para si. Por isso, a segmentação de clientes e o foco em efetividade da equipe são pontos cruciais na gestão de vendas de uma empresa.
Carga horária15hNão definido
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Omnichannel
Estratégias multicanal e omnichannel; Pilares para estratégia ominichammel; Uso de dados e tecnologia da informação aplicada à gestão de canais; Integração cadeia de suprimentos, logística e transporte;
Estratégias multicanal e omnichannel; Pilares para estratégia ominichammel; Uso de dados e tecnologia da informação aplicada à gestão de canais; Integração cadeia de suprimentos, logística e transporte;
Carga horária15hNão definido
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Digital e Social Media Marketing
As mídias digitais e sociais são parte integrante dos melhores planos de marketing por isso é necessário entender sobre teorias, táticas e ferramentas por trás da tecnologia. Compreender o impacto e o significado em evolução das mídias sociais em vários aspectos da sociedade, dos mercados e das empresas contribui para a construção e execução de planos e estratégias mais assertivas.
As mídias digitais e sociais são parte integrante dos melhores planos de marketing por isso é necessário entender sobre teorias, táticas e ferramentas por trás da tecnologia. Compreender o impacto e o significado em evolução das mídias sociais em vários aspectos da sociedade, dos mercados e das empresas contribui para a construção e execução de planos e estratégias mais assertivas.
Carga horária15hNão definido
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E-commerce, Novas Tecnologias e Plataformas
Plataformas e novos modelos digitais; Alavancas de Marketing para E-commerce; Eficiência dos Meios de Pagamento no E-Commerce; Desafio da Entrega no E-Commerce brasileiro.
Plataformas e novos modelos digitais; Alavancas de Marketing para E-commerce; Eficiência dos Meios de Pagamento no E-Commerce; Desafio da Entrega no E-Commerce brasileiro.
Não definido
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Impacto social e propósito em marketing
A importância de uma tomada de posição para as novas gerações. Propósito como fator de engajamento do consumidor com a marca. Origens e evolução e importância do marketing para causas sociais; Criação de propósito em marketing; Motivações do consumidor “re-imaginado” Desafios e tendências do marketing social.
A importância de uma tomada de posição para as novas gerações. Propósito como fator de engajamento do consumidor com a marca. Origens e evolução e importância do marketing para causas sociais; Criação de propósito em marketing; Motivações do consumidor “re-imaginado” Desafios e tendências do marketing social.
Carga horária15h-
Edgard Elie Roger Barki
Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008
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Seminário de TA de Gestão de Marketing, Crescimento e Experiência do Consumidor ICarga horária30h
Não definido
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Seminário de TA de Gestão de Marketing, Crescimento e Experiência do Consumidor IICarga horária30h
Não definido
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Gestão de Vendas e Integração com Marketing
Integração entre Marketing, Vendas e seu papel no Funil de Vendas; Efetividade da força de vendas; Uso de tecnologia e dados transformando o ambiente comercial; Segmentação de clientes em B2B .
Integração entre Marketing, Vendas e seu papel no Funil de Vendas; Efetividade da força de vendas; Uso de tecnologia e dados transformando o ambiente comercial; Segmentação de clientes em B2B .
Carga horária15hNão definido