Plano do curso

Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Metodologia de Problemas Científicos

    Gestores tendem a basear suas decisões em hábitos e convenções e em autoconfiança. O curso se propõe a trazer o processo científico para o centro do processo de decisão do gestor. O curso tem como objetivo discutir como a metodologia científica pode ser usada para a resolução de problemas de negócios, em outras palavras, a gestão baseada em evidências, que significa usar as melhores evidências disponíveis no processo de decisão das organizações. A proposta é desenvolver o pensamento crítico para buscar a teoria, conteúdos e conhecimentos mais adequados para produzir as melhores evidências reduzindo vieses e julgamentos inadequados.

    Gestores tendem a basear suas decisões em hábitos e convenções e em autoconfiança. O curso se propõe a trazer o processo científico para o centro do processo de decisão do gestor. O curso tem como objetivo discutir como a metodologia científica pode ser usada para a resolução de problemas de negócios, em outras palavras, a gestão baseada em evidências, que significa usar as melhores evidências disponíveis no processo de decisão das organizações. A proposta é desenvolver o pensamento crítico para buscar a teoria, conteúdos e conhecimentos mais adequados para produzir as melhores evidências reduzindo vieses e julgamentos inadequados.

    Carga horária
    30h
    • Carlos Eduardo Lourenço

      Carlos Eduardo Lourenço

      Doutor em Administração de Empresas (Departamento de Mercadologia) pela FGV-EAESP (2016). Possui graduação em Engenharia de...

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      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2014
    • Gilberto Sarfati

      Gilberto Sarfati

      Professor Associado de Estratégia e  Empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade...

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      Títulação
      Doutor em Ciências Políticas pela Universidade de São Paulo
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2008
    • Luciana Marques Vieira

      Luciana Marques Vieira

      PhD em Agricultural and Food Economics pela University of Reading, Reino Unido ((2004). Pesquisadora visitante na Brown...

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      Títulação
      Doutora em Economia Agrícola e Alimentar pela Universidade de Reading, Inglaterra
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2016
Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Negociação

    O objetivo do curso de negociação é discutir como a negociação pode ser um instrumento de gestão que pode afetar a competitividade da empresa seja na gestão dos conflitos internos à organização seja no relacionamento de negócios, facilitando a comunicação entre as partes. Para tanto serão abordados os seguintes tópicos: fundamentos da negociação. Tipos e abordagens de negociação. Planejamento, execução e avaliação da negociação. Aspectos emocionais da negociação. Aspectos cognitivos da negociação. Estilo de negociação

    O objetivo do curso de negociação é discutir como a negociação pode ser um instrumento de gestão que pode afetar a competitividade da empresa seja na gestão dos conflitos internos à organização seja no relacionamento de negócios, facilitando a comunicação entre as partes. Para tanto serão abordados os seguintes tópicos: fundamentos da negociação. Tipos e abordagens de negociação. Planejamento, execução e avaliação da negociação. Aspectos emocionais da negociação. Aspectos cognitivos da negociação. Estilo de negociação

    Carga horária
    15h
    • Gilberto Sarfati

      Gilberto Sarfati

      Professor Associado de Estratégia e  Empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade...

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      Títulação
      Doutor em Ciências Políticas pela Universidade de São Paulo
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2008
  • Comunicação

    O objetivo do curso é aumentar o conhecimento dos alunos na área de comunicação interpessoal no contexto organizacional e práticas de suas habilidades comunicacionais. As ferramentas de comunicação são parte importante para o desempenho de qualquer organização, tanto pelo estímulo ao fluxo de informações quanto pela construção de um ambiente de trabalho saudável.

    O objetivo do curso é aumentar o conhecimento dos alunos na área de comunicação interpessoal no contexto organizacional e práticas de suas habilidades comunicacionais. As ferramentas de comunicação são parte importante para o desempenho de qualquer organização, tanto pelo estímulo ao fluxo de informações quanto pela construção de um ambiente de trabalho saudável.

    Carga horária
    15h
    • Marcelo Oliveira Coutinho de Lima

      Marcelo Oliveira Coutinho de Lima

      É doutor (2002) e mestre (1996) em Sociologia pela Universidade de São Paulo, com graduação em Comunicação Social pela mesma...

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      Títulação
      Doutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USP
      Qualificação
      Credenciais iniciais profissionais; Engajamento profissional
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2005
  • Liderança e Change Management

    Procurar bons líderes no mercado ou desenvolver gestores da própria empresa tem sido um grande desafio da área de pessoas. A escassez de profissionais de alta performance tem inquietado as empresas pelo fato de elas atuarem em um cenário incerto e também em um mercado dinâmico e desafiador. Não obstante profissionais se sentirem pouco preparados para enfrentarem as adversidades impostas pelo mercado, é consenso que a presença e o papel da liderança fazem toda diferença nas organizações. É requerido um líder exemplar, competente, colaborativo, criativo, decisivamente ágil e diferente e que saiba conduzir com maestria as mudanças impostas pelo mercado de trabalho. Assim, a disciplina “Liderança e Change Management” propõe trabalhar teoria e prática com o olhar voltado para o autoconhecimento e autodesenvolvimento da liderança, discutindo os aspectos essenciais e desafiadores do líder na organização.

    Procurar bons líderes no mercado ou desenvolver gestores da própria empresa tem sido um grande desafio da área de pessoas. A escassez de profissionais de alta performance tem inquietado as empresas pelo fato de elas atuarem em um cenário incerto e também em um mercado dinâmico e desafiador. Não obstante profissionais se sentirem pouco preparados para enfrentarem as adversidades impostas pelo mercado, é consenso que a presença e o papel da liderança fazem toda diferença nas organizações. É requerido um líder exemplar, competente, colaborativo, criativo, decisivamente ágil e diferente e que saiba conduzir com maestria as mudanças impostas pelo mercado de trabalho. Assim, a disciplina “Liderança e Change Management” propõe trabalhar teoria e prática com o olhar voltado para o autoconhecimento e autodesenvolvimento da liderança, discutindo os aspectos essenciais e desafiadores do líder na organização.

    Carga horária
    30h
    • Beatriz Maria Braga

      Beatriz Maria Braga

      Graduação em Administração de Empresas - Michigan Technological University (1980), mestrado em Administração de Empresas pela...

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      Títulação
      Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2002
  • Gestão da Competitividade e Inovação

    Em um ambiente cada vez mais instável e com- petitivo, a inovação é um dos principais pilares que garantem a competitividade das empresas. Esta disciplina tem como objetivo, discutir os principais conceitos que envolvem o tema inovação e fornecer subsídios aos participantes para preparar a cultura da sua organização para a inovação, criando uma organização voltada ao intraempreendedorismo.

    Em um ambiente cada vez mais instável e com- petitivo, a inovação é um dos principais pilares que garantem a competitividade das empresas. Esta disciplina tem como objetivo, discutir os principais conceitos que envolvem o tema inovação e fornecer subsídios aos participantes para preparar a cultura da sua organização para a inovação, criando uma organização voltada ao intraempreendedorismo.

    Carga horária
    30h
    • Luiz Carlos Di Serio

      Luiz Carlos Di Serio

      Luiz Carlos Di Serio é professor Titular da Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo desde...

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      Títulação
      Doutor em Engenharia pela Escola de Engenharia de São Carlos
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1992
    • Tales Andreassi

      Tales Andreassi

      Graduado em Administração pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994...

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      Títulação
      Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2000
Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Business Performance Management

    O objetivo desta disciplina é desenvolver conhecimentos e habilidades para aplicar técnicas de controle gerencial e informações quantitativas e qualitativas na tomada de decisão, planejamento, avaliação de desempenho e controle dos negócios.

    O objetivo desta disciplina é desenvolver conhecimentos e habilidades para aplicar técnicas de controle gerencial e informações quantitativas e qualitativas na tomada de decisão, planejamento, avaliação de desempenho e controle dos negócios.

    Carga horária
    60h
    • Edilene Santana Santos

      Edilene Santana Santos

      É graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - 1994), mestre (2000) e doutora (2004) em...

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      Títulação
      Doutora em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2004
  • Estratégia Financeira

    This seminar aims to introduce participants to key topics in Corporate Finance. Sessions are structured so the student can apply such knowledge in pratical situations.

    This seminar aims to introduce participants to key topics in Corporate Finance. Sessions are structured so the student can apply such knowledge in pratical situations.

    Carga horária
    45h
    • Hsia Hua Sheng

      Hsia Hua Sheng

      Hsia Hua Sheng ( 夏华声) é especialista em Finanças Corporativas Internacionais. Ele estuda criação de valor e valuation de uma...

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      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2004
  • Desafio Competitivo: Apresentação, Seleção e Solução de Problemas Reais

    Desenvolver conhecimentos e habilidades em temas inovadores que poderão melhorar de forma incremental ou radical o trabalho da Função Financeira e a sua relação com outras áreas da organização. A EY irá trabalhar em parceria com a FGV para trazer novas visões baseadas em tecnologias emergentes, RPA, automação inteligente, data analytics, blockchaim, IoT e processos que poderão contribuir para a sofisticação da Função Financeira.

    Desenvolver conhecimentos e habilidades em temas inovadores que poderão melhorar de forma incremental ou radical o trabalho da Função Financeira e a sua relação com outras áreas da organização. A EY irá trabalhar em parceria com a FGV para trazer novas visões baseadas em tecnologias emergentes, RPA, automação inteligente, data analytics, blockchaim, IoT e processos que poderão contribuir para a sofisticação da Função Financeira.

    Carga horária
    15h
    • Edilene Santana Santos

      Edilene Santana Santos

      É graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - 1994), mestre (2000) e doutora (2004) em...

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      Títulação
      Doutora em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2004
  • Seminário de Trabalho Aplicado de Finanças e Controladoria I

    Este curso destina-se apenas para os alunos da Linha de Finanças e Controladoria que já tenham cursado e sido aprovados na disciplina de Metodologia de Problemas Científicos. O objetivo do seminário é aprofundar a reflexão do projeto de Trabalho Aplicado revisando e discutindo as escolhas de questão de pesquisa, revisão de literatura e metodologia. O objetivo do seminário é que os alunos terminem o semestre com os capítulos de revisão de literatura e de metodologia avançados o suficiente para que possam, no semestre seguinte, se dedicarem à parte empírica do trabalho e redação final.
    O objetivo maior da disciplina é auxiliar os alunos a aprimorarem seus projetos de pesquisa. Para isso, é fundamental a leitura dos projetos por todos e a avaliação construtiva de todos os colegas. Como resultado, a avaliação da disciplina se dará pela qualidade das contribuições realizadas pelo aluno aos demais colegas ao longo curso, e não pela qualidade do projeto de dissertação dos alunos. Com isso, visa-se fomentar o espírito cooperativo entre todos os colegas, elemento essencial para o aprimoramento de todos os trabalhos ao longo do curso.

    Este curso destina-se apenas para os alunos da Linha de Finanças e Controladoria que já tenham cursado e sido aprovados na disciplina de Metodologia de Problemas Científicos. O objetivo do seminário é aprofundar a reflexão do projeto de Trabalho Aplicado revisando e discutindo as escolhas de questão de pesquisa, revisão de literatura e metodologia. O objetivo do seminário é que os alunos terminem o semestre com os capítulos de revisão de literatura e de metodologia avançados o suficiente para que possam, no semestre seguinte, se dedicarem à parte empírica do trabalho e redação final.
    O objetivo maior da disciplina é auxiliar os alunos a aprimorarem seus projetos de pesquisa. Para isso, é fundamental a leitura dos projetos por todos e a avaliação construtiva de todos os colegas. Como resultado, a avaliação da disciplina se dará pela qualidade das contribuições realizadas pelo aluno aos demais colegas ao longo curso, e não pela qualidade do projeto de dissertação dos alunos. Com isso, visa-se fomentar o espírito cooperativo entre todos os colegas, elemento essencial para o aprimoramento de todos os trabalhos ao longo do curso.

    Carga horária
    30h
    • Claudia Emiko Yoshinaga

      Claudia Emiko Yoshinaga

      Coordenadora do Centro de Estudos em Finanças da FGV EAESP e professora de carreira na Fundação Getulio Vargas. Organizadora dos Congressos...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutora em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2010
  • Econometria Aplicada

    O objetivo deste curso é expor os alunos à análise de dados de uma perspectiva econométrica para dados transversais usando exemplos de microeconomia aplicada. Uma maneira de pensar sobre o curso é que ele apresentará aos alunos a regressão em mínimos quadrados na caixa de ferramentas econométricas. Outro objetivo da disciplina é desenvolver o raciocínio estatístico na tomada de decisão, mediante inferência estatística e modelos de análise e previsão baseados em dados amostrais. O curso dependerá fortemente do uso do R, um software estatístico de uso geral para realizar a análise econométrica aplicada. Como resultado, a ênfase estará em exercícios no eclass, resumos de papers, estudo empírico e em um exame final.

    O objetivo deste curso é expor os alunos à análise de dados de uma perspectiva econométrica para dados transversais usando exemplos de microeconomia aplicada. Uma maneira de pensar sobre o curso é que ele apresentará aos alunos a regressão em mínimos quadrados na caixa de ferramentas econométricas. Outro objetivo da disciplina é desenvolver o raciocínio estatístico na tomada de decisão, mediante inferência estatística e modelos de análise e previsão baseados em dados amostrais. O curso dependerá fortemente do uso do R, um software estatístico de uso geral para realizar a análise econométrica aplicada. Como resultado, a ênfase estará em exercícios no eclass, resumos de papers, estudo empírico e em um exame final.

    Carga horária
    30h

    Não definido

                                                                                                     
  • Seminário de Trabalho Aplicado de Finanças e Controladoria II

    Este curso destina-se apenas para os alunos da Linha de Finanças e Controladoria que já tenham cursado e sido aprovados na disciplina de Metodologia de Problemas Científicos. O objetivo do seminário é aprofundar a reflexão do projeto de Trabalho Aplicado revisando e discutindo as escolhas de questão de pesquisa, revisão de literatura e metodologia. O objetivo do seminário é que os alunos terminem o semestre com os capítulos de revisão de literatura e de metodologia avançados o suficiente para que possam, no semestre seguinte, se dedicarem à parte empírica do trabalho e redação final.
    O objetivo maior da disciplina é auxiliar os alunos a aprimorarem seus projetos de pesquisa. Para isso, é fundamental a leitura dos projetos por todos e a avaliação construtiva de todos os colegas. Como resultado, a avaliação da disciplina se dará pela qualidade das contribuições realizadas pelo aluno aos demais colegas ao longo curso, e não pela qualidade do projeto de dissertação dos alunos. Com isso, visa-se fomentar o espírito cooperativo entre todos os colegas, elemento essencial para o aprimoramento de todos os trabalhos ao longo do curso.

    Este curso destina-se apenas para os alunos da Linha de Finanças e Controladoria que já tenham cursado e sido aprovados na disciplina de Metodologia de Problemas Científicos. O objetivo do seminário é aprofundar a reflexão do projeto de Trabalho Aplicado revisando e discutindo as escolhas de questão de pesquisa, revisão de literatura e metodologia. O objetivo do seminário é que os alunos terminem o semestre com os capítulos de revisão de literatura e de metodologia avançados o suficiente para que possam, no semestre seguinte, se dedicarem à parte empírica do trabalho e redação final.
    O objetivo maior da disciplina é auxiliar os alunos a aprimorarem seus projetos de pesquisa. Para isso, é fundamental a leitura dos projetos por todos e a avaliação construtiva de todos os colegas. Como resultado, a avaliação da disciplina se dará pela qualidade das contribuições realizadas pelo aluno aos demais colegas ao longo curso, e não pela qualidade do projeto de dissertação dos alunos. Com isso, visa-se fomentar o espírito cooperativo entre todos os colegas, elemento essencial para o aprimoramento de todos os trabalhos ao longo do curso.

    Carga horária
    30h
    • Claudia Emiko Yoshinaga

      Claudia Emiko Yoshinaga

      Coordenadora do Centro de Estudos em Finanças da FGV EAESP e professora de carreira na Fundação Getulio Vargas. Organizadora dos Congressos...

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      Títulação
      Doutora em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2010
Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Global Financial Reporting

    This seminar aims to develop knowledge and skills in understanding and applying accounting standards and the theoretical framework in the preparation of financial statements of entities, including groups and how to analyse and inter- pret those financial statements. Hence, it aims to introduce participants to key topics in Corporate Reporting (P2). Sessions are structured so that student can apply such knowledge in practical situations. 

    This seminar aims to develop knowledge and skills in understanding and applying accounting standards and the theoretical framework in the preparation of financial statements of entities, including groups and how to analyse and inter- pret those financial statements. Hence, it aims to introduce participants to key topics in Corporate Reporting (P2). Sessions are structured so that student can apply such knowledge in practical situations. 

    Carga horária
    30h
    • Ricardo Lopes Cardoso

      Ricardo Lopes Cardoso é Professor Adjunto Sênior de Contabilidade na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas...

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      Títulação
      Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP
  • Audit and Assurance

    O trabalho de asseguração, em termos gerais, é o trabalho no qual o auditor independente visa obter evidências apropriadas e suficientes para expressar sua conclusão, de forma a aumentar o grau de confiança dos usuários previstos sobre o resultado da mensuração ou avaliação do objeto, de acordo com os critérios que sejam aplicáveis.
    O foco desta disciplina é o trabalho de auditoria independente de demonstrações financeiras realizadas em consonância com as Normas Internacionais de Auditoria (ISAs) e que visam fornecer asseguração razoável. No trabalho de asseguração razoável, o auditor independente reduz o risco do trabalho para um nível aceitavelmente baixo nas circunstâncias do trabalho como base para a sua conclusão. A conclusão do auditor independente é expressa no Relatório dos Auditores Independente, onde os auditores transmitem a sua opinião sobre o resultado da mensuração ou avaliação das demonstrações financeiras de acordo com as Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS).

    O trabalho de asseguração, em termos gerais, é o trabalho no qual o auditor independente visa obter evidências apropriadas e suficientes para expressar sua conclusão, de forma a aumentar o grau de confiança dos usuários previstos sobre o resultado da mensuração ou avaliação do objeto, de acordo com os critérios que sejam aplicáveis.
    O foco desta disciplina é o trabalho de auditoria independente de demonstrações financeiras realizadas em consonância com as Normas Internacionais de Auditoria (ISAs) e que visam fornecer asseguração razoável. No trabalho de asseguração razoável, o auditor independente reduz o risco do trabalho para um nível aceitavelmente baixo nas circunstâncias do trabalho como base para a sua conclusão. A conclusão do auditor independente é expressa no Relatório dos Auditores Independente, onde os auditores transmitem a sua opinião sobre o resultado da mensuração ou avaliação das demonstrações financeiras de acordo com as Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS).

    Carga horária
    30h
    • Edilene Santana Santos

      Edilene Santana Santos

      É graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - 1994), mestre (2000) e doutora (2004) em...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutora em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2004
  • Finanças Integradas em Marketing & Vendas

    É sabido que avaliar o desempenho das atividades de marketing a fim de tornar o embasamento das decisões na área menos subjetivo torna-se cada vez mais relevante. Profissionais de marketing têm sido cobrados para justificarem as suas decisões e demonstrarem o retorno obtido em termos de impacto no consumidor, ativos de marketing (como valor da marca e do cliente), posição financeira, de mercado e competitiva. Em virtude disso, a integração entre temas de marketing, vendas e finanças pode contribuir com competências, processos e ferramentas para que organizações prestem contas da área de marketing e aumentem o retorno gerado pelos recursos utilizados em atividades mercadológicas de produto, preço, canais de distribuição, comunicação e força de vendas.
    A disciplina tem a proposta de apresentar situações de mensuração de resultados, uso de dados, métricas e análises com foco em melhor alocar recursos entre prioridades que competem entre si por verbas de marketing e vendas.
    A disciplina objetiva que o participante: (i) entenda como calcular e interpretar as principais métricas de marketing, descreva como são construídas e como utilizá-las na tomada de decisão; (ii) avalie os resultados provenientes dos planos de marketing e vendas, explique variações, avalie o desempenho de suas aplicações e identifique pontos de alavancagem para aperfeiçoamento das decisões; (iii) compreenda como relacionar as verbas utilizadas em atividades mercadológicas com o resultado de vendas, participação de mercado e lucratividade das empresas nas diferentes abordagens para a alocação de recursos apresentadas no curso.

    É sabido que avaliar o desempenho das atividades de marketing a fim de tornar o embasamento das decisões na área menos subjetivo torna-se cada vez mais relevante. Profissionais de marketing têm sido cobrados para justificarem as suas decisões e demonstrarem o retorno obtido em termos de impacto no consumidor, ativos de marketing (como valor da marca e do cliente), posição financeira, de mercado e competitiva. Em virtude disso, a integração entre temas de marketing, vendas e finanças pode contribuir com competências, processos e ferramentas para que organizações prestem contas da área de marketing e aumentem o retorno gerado pelos recursos utilizados em atividades mercadológicas de produto, preço, canais de distribuição, comunicação e força de vendas.
    A disciplina tem a proposta de apresentar situações de mensuração de resultados, uso de dados, métricas e análises com foco em melhor alocar recursos entre prioridades que competem entre si por verbas de marketing e vendas.
    A disciplina objetiva que o participante: (i) entenda como calcular e interpretar as principais métricas de marketing, descreva como são construídas e como utilizá-las na tomada de decisão; (ii) avalie os resultados provenientes dos planos de marketing e vendas, explique variações, avalie o desempenho de suas aplicações e identifique pontos de alavancagem para aperfeiçoamento das decisões; (iii) compreenda como relacionar as verbas utilizadas em atividades mercadológicas com o resultado de vendas, participação de mercado e lucratividade das empresas nas diferentes abordagens para a alocação de recursos apresentadas no curso.

    Carga horária
    30h
    • Leandro Angotti Guissoni

      Leandro Angotti Guissoni

      Professor Full-Time do Departamento de Mercadologia da FGV EAESP em cursos de graduação, especialização e pós-graduação stricto...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Organizações pela USP-Ribeirão Preto
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2013
  • Finanças Internacionais

    This seminar aims to address aspects of financial decision making in a globalized scenario and how this is reflected on the competitiveness of Brazilian companies. In this way, it intends to train future masters in management to understand international financial flows and their impacts both at the strategic and operational levels of companies, and the peculiar characteristics of emerging markets in the face of the challenges of financial globalization.

    This seminar aims to address aspects of financial decision making in a globalized scenario and how this is reflected on the competitiveness of Brazilian companies. In this way, it intends to train future masters in management to understand international financial flows and their impacts both at the strategic and operational levels of companies, and the peculiar characteristics of emerging markets in the face of the challenges of financial globalization.

    Carga horária
    30h
    • Rafael Felipe Schiozer

      Rafael Felipe Schiozer

      Rafael Schiozer é Professor Titular de Finanças da FGV-EAESP e bolsista produtividade em pesquisa do CNPq. Leciona na graduação...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2004
  • Integrando Finanças e Supply Chain Management

    Esta disciplina objetiva analisar situações de negócios que envolvem a integração entre conhecimentos de finanças aplicados a decisões de operações e supply chain management, como planejamento de demanda e gestão de compras, gestão de estoque, custos logísticos e Total Cost of Ownership. Como objetivo específico, a disciplina visa entender o valor agregado por operações e logística para o resultado das empresas.

    Esta disciplina objetiva analisar situações de negócios que envolvem a integração entre conhecimentos de finanças aplicados a decisões de operações e supply chain management, como planejamento de demanda e gestão de compras, gestão de estoque, custos logísticos e Total Cost of Ownership. Como objetivo específico, a disciplina visa entender o valor agregado por operações e logística para o resultado das empresas.

    Carga horária
    30h
    • Priscila Laczynski de Souza Miguel

      Priscila Laczynski de Souza Miguel

      Graduada em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1995), possui mestrado e doutorado em Administração de...

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      Títulação
      Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2011
  • Tax Strategy

    O objetivo desta disciplina é desenvolver o conhecimento e as habilidades dos alunos para a prática tributária no Brasil, a partir de uma aná- lise dos aspectos gerais da tributação sobre o consumo, das diferentes regras para o cálculo da tributação corporativa, incluindo impactos tributários de pacotes de remuneração, enfrentando questões atuais sobre tributação internacional e considerando o novo cenário normativo contábil – IFRS.

    O objetivo desta disciplina é desenvolver o conhecimento e as habilidades dos alunos para a prática tributária no Brasil, a partir de uma aná- lise dos aspectos gerais da tributação sobre o consumo, das diferentes regras para o cálculo da tributação corporativa, incluindo impactos tributários de pacotes de remuneração, enfrentando questões atuais sobre tributação internacional e considerando o novo cenário normativo contábil – IFRS.

    Carga horária
    30h
    • Rafael Felipe Schiozer

      Rafael Felipe Schiozer

      Rafael Schiozer é Professor Titular de Finanças da FGV-EAESP e bolsista produtividade em pesquisa do CNPq. Leciona na graduação...

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      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2004
Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Inovação e Co-criação

    O curso tem como objetivo exercitar e desenvolver o pensamento criativo, expandindo as perspectivas individuais para além do raciocínio analítico. O aluno deverá mobilizar recursos de forma eficiente no reconhecimento de oportunidades, definição e redefinição de problemas e geração de ideias para sua resolução. Por meio de inúmeras atividades práticas realizadas, pretende-se incentivar a expansão da criatividade e inovação tanto individual como em equipes por meio da co-criação em equipes, de forma que cada participante desenvolva uma mentalidade (mindset) mais ampla para executar novos projetos em sua vida pessoal e profissional. 

    O curso tem como objetivo exercitar e desenvolver o pensamento criativo, expandindo as perspectivas individuais para além do raciocínio analítico. O aluno deverá mobilizar recursos de forma eficiente no reconhecimento de oportunidades, definição e redefinição de problemas e geração de ideias para sua resolução. Por meio de inúmeras atividades práticas realizadas, pretende-se incentivar a expansão da criatividade e inovação tanto individual como em equipes por meio da co-criação em equipes, de forma que cada participante desenvolva uma mentalidade (mindset) mais ampla para executar novos projetos em sua vida pessoal e profissional. 

    Carga horária
    30h

    Não definido

                                                                                                     
  • Investimentos e o Desenvolvimento Sustentável: Fatores ASG nas Decisões de Investimentos

    O chamado “investimento sustentável” é uma abordagem que considera aspectos ambientais, sociais e de governança (ASG ou ESG, em inglês) na seleção e gestão de portfolios. Na disciplina serão discutidos os principais conceitos e práticas associados à agenda ESG no mercado financeiro brasileiro.

    O chamado “investimento sustentável” é uma abordagem que considera aspectos ambientais, sociais e de governança (ASG ou ESG, em inglês) na seleção e gestão de portfolios. Na disciplina serão discutidos os principais conceitos e práticas associados à agenda ESG no mercado financeiro brasileiro.

    Carga horária
    15h
    • Annelise Vendramini Felsberg

      Coordenadora do Programa de Pesquisa Finanças Sustentáveis no Centro de Estudos em Sustentabilidade associado à Escola de Administração de...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutora em Administração de Empresas pelo PPGA da FEA/USP

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