Apresentação
Para quem é o curso
O que esperar
O que você irá alcançar
Duração
A duração máxima do curso é de 24 (vinte e quatro) meses, de acordo com as normas da CAPES, divididos em oito bimestres letivos.
Frequência e horários
Aulas às sextas e aos sábados.
Título concedido
Coordenação
Área
Esta linha de atuação contempla o estudo de estratégias orientadas ao processo de desenvolvimento e as respectivas políticas públicas necessárias à sua implementação. Por ser um tema de ampla transversalidade, as possibilidades de análise e atuação também são diversas, mas a ênfase é atribuída a questões que estejam associadas ao crescimento econômico, à macroeconomia do desenvolvimento, à eficiência das instituições, à inclusão, à sustentabilidade, à redução das desigualdades social e econômica e ao desenvolvimento da cooperação internacional, buscando enfatizar propostas e soluções aplicáveis à economia e à sociedade brasileira. O crescimento econômico é essencial; não há como dissociá-lo da prática de boas políticas macroeconômicas e da necessidade de ser inclusivo e distributivo, mas também deve ser sustentável por meio da ênfase em atividades que possibilitem a transição para uma economia verde e circular, com segurança alimentar, utilizando novas tecnologias. E este processo de desenvolvimento deve ser realizado de forma colaborativa com outros países e atores internacionais, considerando as mudanças e tendências da conjuntura internacional, sobretudo em relação à assistência e cooperação para tal processo. Portanto, as políticas públicas (incluindo as macroeconômicas) que enfatizem estas questões são o alvo de estudo e análise nesta linha de atuação.
Mais informações
Período
Início das aulas
Investimento
Compartilhe com um amigo
-
Investimento
R$ 82.771,72 à vista ou 30 parcelas de R$ 2.904,25
R$ 82.771,72 à vista ou 30 parcelas de R$ 2.904,25
15% de desconto para ex-alunos. À vista aplica-se desconto de 6%.Requisitos
Ainda não há sessões programadas para o período.
Para mais informações sobre o programa, entre em contato com admissionsoffice@fgv.br
Financeiro e bolsas
Passo a passo
-
1Inscrição
O interessado deve efetuar a inscrição pelo site até a data de encerramento do período, submeter o currículo e realizar o pagamento da taxa de inscrição.
-
2ANÁLISE CURRICULAR
A banca examinadora do programa fará a análise curricular e convocará os aprovados para a etapa de entrevistas.
-
3ENTREVISTA
Os aprovados na análise curricular serão convocados para entrevista, que poderá ser realizada presencialmente ou online.
Mais informações
Life Long Learning
Aluno Avulso
Bolsas de estudo
Existem duas modalidades de bolsas de estudos disponíveis:
a) Bolsa por condição socioeconômica cuja concessão se baseia na análise da situação financeira do(a) candidato(a) aprovado(a). Poderá ser concedido um desconto a fundo perdido de até 50% no valor do curso respeitando a disponibilidade de recursos;
b) Bolsa de financiamento que se consubstancia no uso de recursos do Fundo de Bolsas da FGV EAESP na modalidade restituível. É possível financiar de 20 a 70% do valor do curso. O aluno deverá iniciar o pagamento do valor financiado à Escola 6 (seis) meses após a conclusão do mestrado na FGV EAESP.
Informativo Bolsas 1º Semestre de 2025
Formulário da Bolsa Financiamento 1º Semestre de 2025
Planilha de rendimento de despesasEdital
-
Quer receber mais informações sobre o curso Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas - Cooperação Internacional e Desenvolvimento?
Receba o material do curso e atualizações de inscrições e informações.
-
1FORMATO BLENDED
Amplo mix de ofertas de eletivas e obrigatórias. Maioria das aulas no modelo SNOOC (Small Network Online Course). São oito fins de semana por semestre com encontros presenciais e dois fins de semana com encontros no modelo SNOOC (online).
-
2INTERCÂMBIO
Alunos têm a oportunidade de cursar um semestre em uma das 5 escolas parceiras da FGV EAESP pelo mundo. Reconhecimento aprofundado e promovendo visão do tema em ambiente internacional.
-
3CURRÍCULO FLEXÍVEL
Fluxo de aprendizado desenhado para aumentar a personalização. Possibilidade de cumprimento de até 40% da carga horária do curso com eletivas de outras linhas de pesquisa do programa. Aulas customizadas de todas as subáreas, incluindo encontros no modelo SNOOC de ensino a distância.
Estrutura FGV EAESP

Espaço para 309 pessoas além de 6 posições de cadeirantes, o Auditório FGV 9 de Julho recebe cerca de 80 eventos por ano e é estruturado com camarim, climatização central, palco, cabine para tradução simultânea e saguão de entrada com estrutura para coffee break e capacidade para até 160 convidados. Aberto de 6h às 22h (segunda a sexta-feira) e de 6h às 18h (sábados).

Eventos de menor porte são realizados na Sala FGV 9 de Julho, que comporta 88 pessoas e mesa diretora para até 6 pessoas. Possui camarim, climatização central, acessibilidade e hall de entrada que pode ser usado para coffee breaks com até 50 pessoas em pé. Aberto de 6h às 22h (segunda a sexta-feira) e de 6h às 18h (sábados).

A Biblioteca Karl A. Boedecker (BKAB) faz parte do Sistema de Bibliotecas FGV e possui acervo nas áreas de Administração, Economia, Negócios, Direito e Ciências Sociais, incluindo livros, e-books, revistas, teses, dissertações e DVDs, além de acesso a bases de dados com artigos de revistas, informações econômicas, financeiras e legais. Dispõe de salas de estudo individual e em grupo e terminais de consulta. No site da Biblioteca é possível acessar a lista de serviços, recursos disponíveis e horários de atendimento. Confira as estatísticas e números.

As salas de aula da FGV EAESP são equipadas com equipamentos multimídia, acesso à internet e instalações confortáveis para tornar o aprendizado dinâmico e agradável. Há também salas de aula patrocinadas, que utilizam equipamentos e recursos patrocinados por empresas parceiras em troca de visibilidade de suas marcas para o universo de alunos e colaboradores.

Sofisticado espaço para eventos, comporta até 150 pessoas sentadas e 3 mesas diretoras para até 7 pessoas. A infraestrutura inclui copa e elevador de acesso para pessoas com dificuldade de locomoção. O Salão Nobre funciona de 6h às 23h (segunda a sexta-feira) e das 6h às 18h (sábados).

Espaço inovador criado para realização de atividades acadêmicas, o CoLab tem conceito moderno e diferenciado para aprendizado baseado em metodologias colaborativas e voltadas para a ação. Tem como princípios empatia, foco no ser humano e compartilhamento de responsabilidades.

A quadra poliesportiva é também um ponto de encontro dos alunos. Além de ser palco de eventos esportivos como campeonatos de futebol de salão e basquete. A Administração da quadra é realizada pela Atlética, Entidade Estudantil formada por alunos da EAESP.

Situado na entrada principal da Rua Itapeva, a Escola conta com amplo espaço aberto para interação entre os alunos e colaboradores.

Os Laboratórios de Ensino e Pesquisa em Informática (LEPI) são compostos por um conjunto de instalações equipadas com modernos recursos de microinformática, com acesso à rede local, aos sistemas acadêmicos da Escola e à Internet, além de estarem disponíveis aos alunos para utilização em pesquisas, trabalhos e estudos. Os laboratórios também são utilizados em aulas práticas, exercícios de simulação, jogos, trabalhos em grupo, aplicação de provas via rede, conteúdo EAD e outras aplicações em que a rede de computadores desempenha papel relevante para o aprendizado. Clique aqui para informações adicionais.
Descrição geral das instalações
Sediada na Avenida 9 de Julho, no bairro da Bela Vista, em São Paulo, a FGV EAESP compõe-se de um edifício-sede de 12 andares, do prédio da Biblioteca Karl A. Boedecker e do Auditório Getulio Vargas, além de uma quadra poliesportiva e de dois prédios anexos, localizados na Rua Itapeva, 432. As salas de aula, as salas de videoconferência e os laboratórios de informática e sistemas integrados, todos patrocinados, estão situados nos vários edifícios da FGV SP.
A administração da Escola, os departamentos acadêmicos e a maioria dos departamentos administrativos, o Salão Nobre e o Diretório Acadêmico Getulio Vargas ocupam também o edifício-sede, assim como o espaço de convivência dos professores, o ambulatório médico, 2 restaurantes e 2 lanchonetes. Os prédios anexos abrigam, além de alguns departamentos administrativos, entidades estudantis como a Aiesec, Empresas Juniores, Associação Atlética e Associação dos Funcionários.
Processo de seleção
-
1Inscrição
O interessado deve efetuar a inscrição pelo site até a data de encerramento do período, submeter o currículo e realizar o pagamento da taxa de inscrição.
-
2ANÁLISE CURRICULAR
A banca examinadora do programa fará a análise curricular e convocará os aprovados para a etapa de entrevistas.
-
3ENTREVISTA
Os aprovados na análise curricular serão convocados para entrevista, que poderá ser realizada presencialmente ou online.