Apresentação
Para quem é o curso
O que esperar
O que você irá alcançar
Duração
18 a 24 meses
Frequência e horários
Encontros presenciais uma vez por mês, às quintas, sextas e sábados. 5ª e 6ª-feiras - 13h - 20h Sábados - 8h - 12h e 13h - 16h
Título concedido
Coordenação
Área
Primeiro Mestrado Profissional em Administração do Brasil, com nota máxima na CAPES, o MPA tem um formato que combina imersão em estudos de caso dinâmicos, apresentações interativas do corpo docente, encontros com executivos e líderes do país, exercícios individuais e em grupo. O nosso objetivo comum é garantir que você entenda melhor o que é esperado dos líderes no século XXI e permitir que você co-crie um novo horizonte. Ao concluir o programa, você torna-se parte de uma rede de mais de 800 ex-alunos que ocupam posições de destaque no Brasil e exterior.
Além dos 13 encontros presenciais, os alunos têm uma forte exposição internacional e profissional composta por:
- Duas semanas de imersão internacional por meio de aliança com a Global Network for Advanced Management, uma rede com renomadas instituições de ensino em 30 países
- A participação no programa de nivelamento HBX Core, da Harvard Business School, que reúne Análise Estatística, Economia para Gestores, Contabilidade e Finanças (com certificado para os aprovados)
- A possibilidade de candidatar-se à dupla titulação em instituições de ensino dos EUA, França ou Argentina e cursar matérias optativas nos mestrados e doutorados acadêmicos de Administração, Economia e Direito das escolas da FGV SP
- A participação no programa de Mentoria MPA com acesso direto aos ex-alunos
- A participação no Fórum de Conhecimento MPA, um evento anual para que os alunos possam expor suas teses e discutir temas da atualidade com acadêmicos e líderes corporativos
-
Estratégia Empresarial
Apresentar os principais modelos e ferramentas de planejamento estratégico de acordo com duas importantes correntes da literatura: a Organização Industrial e a Visão Baseada nos Recursos; identificar estratégias competitivas viáveis e avaliar o posicionamento competitivo adotado por diferentes empresas; entender a diferença entre criação de valor e captura de valor, bem como entender o papel da precificação e de outros mecanismos de captura de valor.
Apresentar os principais modelos e ferramentas de planejamento estratégico de acordo com duas importantes correntes da literatura: a Organização Industrial e a Visão Baseada nos Recursos; identificar estratégias competitivas viáveis e avaliar o posicionamento competitivo adotado por diferentes empresas; entender a diferença entre criação de valor e captura de valor, bem como entender o papel da precificação e de outros mecanismos de captura de valor.
Carga horária30h-
Jorge Manoel Teixeira Carneiro
Doutor em Administração de Empresas pela UFRJ, Mestrado em Administração de Empresas pela PUC-Rio e bacharel em Engenharia...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de JaneiroQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2016 -
Marina Amado Bahia Gama
Eu sou professora adjunta na FGV_EAESP, Doutora em Administração de Empresas na linha de pesquisa em Estratégia Empresarial...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2017
-
-
Estratégia de Marketing
Os objetivos da disciplina incluem: i) compreensão do Marketing, seu processo na gestão e seu papel na criação de valor para o cliente e os acionistas numa realidade de concorrência; ii) estímulos para um pensamento inovador e crítico em marketing; iii) discernimento do marketing como função organizacional e área do conhecimento. Aplicação dos conceitos e ferramentas no ambiente de trabalho em contexto brasileiro e internacional.
Os objetivos da disciplina incluem: i) compreensão do Marketing, seu processo na gestão e seu papel na criação de valor para o cliente e os acionistas numa realidade de concorrência; ii) estímulos para um pensamento inovador e crítico em marketing; iii) discernimento do marketing como função organizacional e área do conhecimento. Aplicação dos conceitos e ferramentas no ambiente de trabalho em contexto brasileiro e internacional.
Carga horária30h-
Eliane Pereira Zamith Brito
Possui graduação (1985) e mestrado (1993) em Administração pela Fundação Getulio Vargas - SP e doutorado (1997) pela Manchester...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Filosofia pela University of Manchester, InglaterraQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2009 -
Marcelo Gattermann Perin
Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), graduação em Administração de...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do SulQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2019
-
-
Finanças Corporativas
Apresentar a visão financeira da atividade empresarial e as decisões fundamentais de Finanças Corporativas: investimentos, financiamentos, e de remuneração ao acionista. Apresentar modelos de análise de desempenho e criação de valor. Apresentar o processo de investimentos de capital e a administração do capital de giro, dentro do contexto de geração de valor ao acionista.
Apresentar a visão financeira da atividade empresarial e as decisões fundamentais de Finanças Corporativas: investimentos, financiamentos, e de remuneração ao acionista. Apresentar modelos de análise de desempenho e criação de valor. Apresentar o processo de investimentos de capital e a administração do capital de giro, dentro do contexto de geração de valor ao acionista.
Carga horária30h-
Arthur Ridolfo Neto
Pesquisador e professor do Centro de Estudos em Microfinanças e Inclusão Financeira (FGVcemif) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais profissionais; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 1998 -
Paulo Renato Soares Terra
Doutor em Administração pela McGill University (Montreal, Canadá), Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Universidade MCGILL, CanadáQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2014
-
-
Organizações e Equipes
O curso tem por objetivo apresentar e discutir desafios e tendências da gestão das pessoas nas organizações no momento atual. Para tanto, são discutidos teorias e conceitos relevantes e sua aplicabilidade em relação à atração, retenção e desenvolvimento das pessoas. Ênfase será dada aos problemas e tensões que emergem da prática e dos possíveis caminhos apontados pelas diversas abordagens teóricas.
O curso tem por objetivo apresentar e discutir desafios e tendências da gestão das pessoas nas organizações no momento atual. Para tanto, são discutidos teorias e conceitos relevantes e sua aplicabilidade em relação à atração, retenção e desenvolvimento das pessoas. Ênfase será dada aos problemas e tensões que emergem da prática e dos possíveis caminhos apontados pelas diversas abordagens teóricas.
Carga horária30h-
Beatriz Maria Braga
Graduação em Administração de Empresas - Michigan Technological University (1980), mestrado em Administração de Empresas pela...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2002 -
Maria José Tonelli
Maria José Tonelli é professora titular no Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos na FGV EAESP, instituição em...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade CatólicaQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1988
-
-
Fórum de Conhecimento
Evento anual para que os alunos possam expor suas teses e discutir temas da atualidade com acadêmicos e líderes corporativos.
Evento anual para que os alunos possam expor suas teses e discutir temas da atualidade com acadêmicos e líderes corporativos.
Carga horária15h-
Paul Ferreira
Paul Ferreira é professor em tempo integral de Estratégica e Liderança na Fundação Getúlio Vargas...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração (nas áreas de Organizações e Estratégia) pela Geneva School of Economics and Management, University of GenevaQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPDesde 2022
-
-
Projeto de Pesquisa
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a desenvolverem seus projetos de tese, definindo tema, escopo e métodos, e realizando um planejamento para o desenvolvimento do trabalho.
Serão tratados temas diretamente relacionados ao desenvolvimento do projeto de tese: (1) como definir áreas e temas de interesse; (2) como buscar o orientador e estabelecer uma relação produtiva de trabalho; (3) como estabelecer e refinar o escopo do projeto; (4) como definir a questão de pesquisa; (5) como estabelecer uma base teórica sólida; (6) como localizar o tema na literatura existente; (7) como definir e detalhar a metodologia de pesquisa; (8) como planejar o desenvolvimento da dissertação; (9) como aperfeiçoar a redação do projeto; e (10) como apresentar o projeto para a banca e incorporar melhorias.
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a desenvolverem seus projetos de tese, definindo tema, escopo e métodos, e realizando um planejamento para o desenvolvimento do trabalho.
Serão tratados temas diretamente relacionados ao desenvolvimento do projeto de tese: (1) como definir áreas e temas de interesse; (2) como buscar o orientador e estabelecer uma relação produtiva de trabalho; (3) como estabelecer e refinar o escopo do projeto; (4) como definir a questão de pesquisa; (5) como estabelecer uma base teórica sólida; (6) como localizar o tema na literatura existente; (7) como definir e detalhar a metodologia de pesquisa; (8) como planejar o desenvolvimento da dissertação; (9) como aperfeiçoar a redação do projeto; e (10) como apresentar o projeto para a banca e incorporar melhorias.
Carga horária30h-
Thomaz Wood Jr
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1982), mestrado em Administração de Empresas...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1996
-
-
Economia Brasileira
Esta disciplina tem dois objetivos complementares. Por um lado, apresentar ferramentas conceituais essenciais em análise macroeconômica (de conjuntura e longo-prazo) bem como teorias microeconômicas sobre desenvolvimento e restrições ao desenvolvimento econômico. Por outro lado, aplicar estas ferramentas à interpretação e discussão dos principais fatos estilizados, o ciclo e a trajetória da economia brasileira, permitindo assim análises sobre o passado recente e previsões de cenários futuros.
Esta disciplina tem dois objetivos complementares. Por um lado, apresentar ferramentas conceituais essenciais em análise macroeconômica (de conjuntura e longo-prazo) bem como teorias microeconômicas sobre desenvolvimento e restrições ao desenvolvimento econômico. Por outro lado, aplicar estas ferramentas à interpretação e discussão dos principais fatos estilizados, o ciclo e a trajetória da economia brasileira, permitindo assim análises sobre o passado recente e previsões de cenários futuros.
Carga horária15h-
Rudi Rocha
Rudi Rocha possui graduação e mestrado em economia pela UFRJ, e doutorado em economia pela PUC-Rio (2011, vencedor do prêmio...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Economia pela Pontificia Universidade Catolica do Rio de JaneiroQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2018
-
-
Geopolítica
A interação entre seres humanos, tecnologia e natureza é o objeto de estudo deste curso. Seu objetivo maior é fornecer aos alunos subsídios para que cada um possa aprimorar o modelo de interpretação que utiliza para tomar decisões em sua organização, conscientes da enorme complexidade da realidade e da necessidade de simplificá-la para decidir, sem perder de vista, porém, o todo no qual se inserem as questões organizacionais.
A interação entre seres humanos, tecnologia e natureza é o objeto de estudo deste curso. Seu objetivo maior é fornecer aos alunos subsídios para que cada um possa aprimorar o modelo de interpretação que utiliza para tomar decisões em sua organização, conscientes da enorme complexidade da realidade e da necessidade de simplificá-la para decidir, sem perder de vista, porém, o todo no qual se inserem as questões organizacionais.
Carga horária15h-
Antonio Gelis Filho
Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2005). Certificate in International Business pela...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2006
-
-
Sustentabilidade Empresarial e ESGCarga horária30h
-
-
Umesh Mukhi
Umesh Mukhi é professor do Departamento de Administração da FGV EAESP, Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Ele...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Universidade de Nantes / FrançaQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2018
-
-
Competitividade & Supply Chain
O módulo irá introduzir os alunos aos conceitos e técnicas relacionadas ao design, planejamento e controle do aprimoramento das operações. O curso tem o intuito de fazer com que os alunos conversem na linguagem das operações e gerenciamento em supply chain, aprimorar o pensamento crítico, não só na área de operações/supply chain mas também na área de gestão de uma maneira geral.
O módulo irá introduzir os alunos aos conceitos e técnicas relacionadas ao design, planejamento e controle do aprimoramento das operações. O curso tem o intuito de fazer com que os alunos conversem na linguagem das operações e gerenciamento em supply chain, aprimorar o pensamento crítico, não só na área de operações/supply chain mas também na área de gestão de uma maneira geral.
Carga horária30h-
Luiz Carlos Di Serio
Luiz Carlos Di Serio é professor Titular da Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo desde...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Engenharia pela Escola de Engenharia de São CarlosQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1992
-
-
Mudanças Estratégicas
Nosso objetivo nesta disciplina é ajudá-los a aumentar sua eficácia em lidar com múltiplos aspectos da mudança organizacional tais como – as causas que podem motivar as mudanças, o conhecimento de diversas maneiras que as organizações mudam, o gerenciamento da mudança, e o entendimento de suas próprias abordagens e respostas para mudança. As organizações estão a mudar tão rapidamente e de tantas maneiras que é crucial que os gestores tenham esse conhecimento.
Nosso objetivo nesta disciplina é ajudá-los a aumentar sua eficácia em lidar com múltiplos aspectos da mudança organizacional tais como – as causas que podem motivar as mudanças, o conhecimento de diversas maneiras que as organizações mudam, o gerenciamento da mudança, e o entendimento de suas próprias abordagens e respostas para mudança. As organizações estão a mudar tão rapidamente e de tantas maneiras que é crucial que os gestores tenham esse conhecimento.
Carga horária15h-
Paul Ferreira
Paul Ferreira é professor em tempo integral de Estratégica e Liderança na Fundação Getúlio Vargas...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração (nas áreas de Organizações e Estratégia) pela Geneva School of Economics and Management, University of GenevaQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPDesde 2022
-
-
Transformação digital
Nosso objetivo nesta disciplina é discutir os diferentes aspectos e implicações da Transformação Digital para organizações e para a sociedade, aprofundando a análise sobre a sua importância estratégica e estrutural. Para tanto, serão discutidos tópicos relevantes envolvendo tecnologia e mercado, incluindo: futuro da tecnologia; evolução dos modelos de negócio; o papel da tecnologia no desenvolvimento; transformação digital e inovação centrada no cliente via desacoplamento; estratégias de crescimento e fontes de valor econômico de negócios digitais; aquisição, retenção de clientes e customer lifetime value; outros temas relevantes na atualidade.
Nosso objetivo nesta disciplina é discutir os diferentes aspectos e implicações da Transformação Digital para organizações e para a sociedade, aprofundando a análise sobre a sua importância estratégica e estrutural. Para tanto, serão discutidos tópicos relevantes envolvendo tecnologia e mercado, incluindo: futuro da tecnologia; evolução dos modelos de negócio; o papel da tecnologia no desenvolvimento; transformação digital e inovação centrada no cliente via desacoplamento; estratégias de crescimento e fontes de valor econômico de negócios digitais; aquisição, retenção de clientes e customer lifetime value; outros temas relevantes na atualidade.
Carga horária30h-
Adrian Kemmer Cernev
Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas. Professor da Escola de Administração de Empresas de...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2004 -
Leandro Angotti Guissoni
Professor Full-Time do Departamento de Mercadologia da FGV EAESP em cursos de graduação, especialização e pós-graduação stricto...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Organizações pela USP-Ribeirão PretoQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2013
-
-
Novos Negócios
Nosso objetivo nesta disciplina é proporcionar aos alunos as habilidades necessárias para identificar oportunidades de negócios, desenvolver ideias inovadoras, criar modelos de negócios sustentáveis e gerenciar empresas em crescimento. Os alunos serão capacitados para iniciar e desenvolver suas próprias empresas ou contribuir para o crescimento de empresas já existentes como intraempreendedores. O curso Novos Negócios tem como objetivo proporcionar aos alunos as habilidades necessárias para identificar oportunidades de negócios, desenvolver ideias inovadoras, criar modelos de negócios sustentáveis e gerenciar empresas em crescimento. Os alunos serão capacitados para iniciar e desenvolver suas próprias empresas ou contribuir para o crescimento de empresas já existentes como intraempreendedores.
Nosso objetivo nesta disciplina é proporcionar aos alunos as habilidades necessárias para identificar oportunidades de negócios, desenvolver ideias inovadoras, criar modelos de negócios sustentáveis e gerenciar empresas em crescimento. Os alunos serão capacitados para iniciar e desenvolver suas próprias empresas ou contribuir para o crescimento de empresas já existentes como intraempreendedores. O curso Novos Negócios tem como objetivo proporcionar aos alunos as habilidades necessárias para identificar oportunidades de negócios, desenvolver ideias inovadoras, criar modelos de negócios sustentáveis e gerenciar empresas em crescimento. Os alunos serão capacitados para iniciar e desenvolver suas próprias empresas ou contribuir para o crescimento de empresas já existentes como intraempreendedores.
Carga horária15h-
Gilberto Sarfati
Professor Associado de Estratégia e Empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Ciências Políticas pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008
-
-
Mercado de Capitais
Apresentar teoria e prática da administração financeira de empresas. Abordar os principais conceitos relacionados a política de Financiamento e política de payout. Nesse curso, iremos avaliar somente as decisões de financiamento e payout e suas implicações para avaliação do negócio.
Apresentar teoria e prática da administração financeira de empresas. Abordar os principais conceitos relacionados a política de Financiamento e política de payout. Nesse curso, iremos avaliar somente as decisões de financiamento e payout e suas implicações para avaliação do negócio.
Carga horária30h-
Alan De Genaro
É Professor Associado de Finanças na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas - EAESP/FGV, onde leciona...
Saiba maisTítulaçãoPós-Doutorado em matemática aplicada pelo Courant Institute of Mathematical Sciences - New York UniversityQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2018 -
Rafael Moreira Antonio
Atualmente é Professor Extra-Carreira do Departamento de Contabilidade, Finanças e Controle (CFC) da FGV-EAESP e é funcionário de carreira da...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Controladoria e Contabilidade (Finanças) pela FEA-RP/USPTempo na FGV EAESPdesde 2022
-
-
Dissertação - A Aplicação
Ao longo do curso, o aluno irá dedicar-se a um projeto aplicado ou dissertação com tema de seu interesse e será acompanhado por mentores (membros do mercado e/ou professores da escola), conforme característica do projeto/dissertação.
Ao longo do curso, o aluno irá dedicar-se a um projeto aplicado ou dissertação com tema de seu interesse e será acompanhado por mentores (membros do mercado e/ou professores da escola), conforme característica do projeto/dissertação.
Carga horária90hNão definido
Mais informações
Período
Período
Início das aulas
Investimento
Entre em contato
Compartilhe com um amigo
-
Investimento
R$ 130.410,00 em 24 parcelas de R$ 5.223,75 (Condições especiais para pagamento à vista)
1º período - R$ R$ 130.410,00 em 24 parcelas de R$ 5.223,75
2º período - R$ 144.900,00, em 24 parcelas de R$ 6.037,50Será aplicado o seguinte desconto sobre o valor total do programa aos alunos aprovados e matriculados no seguinte período de inscrição.
Ex-alunos dos cursos regulares da FGV (cursos de no mínimo 360h) têm 20% de desconto sobre o valor total.
Os descontos não são cumulativos.
Consulte o edital.
Requisitos
Os candidatos ao Programa de Mestrado Profissional serão avaliados por uma Comissão de Seleção, em quatro etapas:
- Análise documental;
- Workshop de admissão;
- Análise do ensaio;
- Entrevista.
Somente serão convocados para a entrevista os candidatos selecionados nas etapas de análise documental, workshop de admissão e análise do ensaio. A Comissão de Seleção utilizará os seguintes critérios na seleção dos candidatos:
- Experiência profissional;
- Formação acadêmica;
- Análise do ensaio;
Ainda não há sessões programadas para o período.
Para mais informações sobre o programa, entre em contato com admissionsoffice@fgv.br
Financeiro e bolsas
Passo a passo
Mais informações
Life Long Learning
Aluno Avulso
Informações geraisA FGV EAESP oferece aos interessados a oportunidade de cursar disciplinas isoladas do Programa de Mestrado Profissional em Administração.
Consulte o editalCandidatura:
Para participar o interessado deverá, até o ultimo dia de inscrição:
a) Acessar o link: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/PAMPA
b) Preencher os campos solicitados;
c) Inserir os documentos abaixo:-
Currículo acadêmico/profissional;
-
Cópia simples do RG, e
-
Cópia simples do Diploma de Graduação frente e verso (ou declaração de conclusão da Graduação)
Caso seja aprovado, o candidato receberá um e-mail da Secretaria de Registros mestradoprofissional@fgv.br com um link para realizar a pré-matrícula.
Dúvidas sobre a pré-matrícula, por favor, enviar e-mail para Secretaria de Registros: mestradoprofissional@fgv.brPúblico AlvoExecutivos, empreendedores e profissionais que têm interesse em combinar uma sólida base acadêmica com atividades voltadas para aplicação prática.
RequisitosLimite de Disciplinas: O candidato pode cursar, como aluno avulso, o número de disciplinas equivalentes a 4 (quatro) créditos.
Reconhecimento de créditos: Candidatos que vierem a ingressar como alunos regulares no Programa de Mestrado Profissional em Administração da FGV/EAESP podem solicitar reconhecimento de créditos das disciplinas cursadas em regime de aluno avulso, desde que respeitadas as regras para reconhecimento de créditos estabelecidos nas Normas do curso, limitado a 4 (quatro) créditos.
Importante:
Sua candidatura não garante sua matrícula e nem o direito de assistir as aulas. A sua inscrição na(s) disciplina(s) só será considerada mediante aprovação no processo seletivo de aluno avulso.
O aluno avulso é aquele matriculado apenas em disciplinas isoladas sem vínculo com o Mestrado Profissional.
Ser aceito como aluno avulso não garante ao candidato o ingresso no Mestrado Profissional em Administração da FGV EAESP. Os interessados em cursar integralmente o MPA deverão candidatar-se ao
processo seletivo específico.Dúvidas sobre o processo seletivo de aluno avulso? Entre em contato com a Coordenadoria do curso, escrevendo para mpa@fgv.br
Obs.: A critério da Coordenação, o candidato poderá, eventualmente, ser convocado para entrevista. Neste caso, o candidato receberá um e- mail com informações sobre o dia e horário da entrevista.
Grade horáriaDisciplinas: Sustentabilidade Empresarial | Competitividade & Supply Chain
Inscrições: Até 08/03/2024
Divulgação do Resultado: 12/03/2024
Pré-matrícula: 14/03/2024ValoresR$ 9.000,00 pagos em 6 (seis) parcelas de R$ 1.500,00 para disciplinas de 2 créditos;
R$ 4.500,00 pagos em 6 (seis) parcelas de R$ 750,00 para disciplinas de 1 crédito;
O pagamento da 1ª parcela deve ser efetivado no ato da matricula; as demais parcelas vencerão dia 10 de cada mês.Bolsas de estudo
Edital
Quer receber mais informações sobre o Mestrado Profissional em Administração (MPA)?
Baixe o catálogo com informações.
-
1EXCELÊNCIA RECONHECIDA
O MPA recebeu os três principais selos de excelência acadêmica em Administração: AACSB, EQUIS e AMBA. Apenas 80 das mais de 4.000 escolas de negócios no mundo possuem a tripla acreditação internacional.
-
2EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL
Oportunidades geradas por participação em programas double-degree (Universidade do Texas, HEC Paris, Torquato de Tella) e intercâmbio na Partnership International Management (PIM), rede de 102 escolas de negócios de destaque internacional.
-
3NETWORKING PROFISSIONAL
Possibilidade de participação no programa de Mentoria MPA com acesso direto aos ex-alunos e participação no Fórum de Conhecimento MPA, um evento anual para que os alunos possam expor suas teses e discutir temas da atualidade com acadêmicos e líderes corporativos
-
4ENSINO INOVADOR
O MPA é a combinação do rigor acadêmico, atividades práticas com temas relevantes sobre a gestão contemporânea. O mestrado possui a nota máxima na CAPES, órgão público que avalia programas stricto sensu no país.
-
5PROJETO APLICADO
Ao longo do curso, o aluno irá dedicar-se a um projeto aplicado ou dissertação com tema de seu interesse e será acompanhado por mentores (membros do mercado e/ou professores da escola), conforme característica do projeto/dissertação. Clique e acesse os projetos e dissertações produzidos pelos alunos do MPA.
-
6PROFESSOR CONVIDADO
Ex-alunos podem colaborar tornando-se professores convidados do mestrado e/ou outros programas acadêmicos.
Perfil dos alunos
Quando eu decidi fazer Mestrado, mais do que a vontade de voltar a estudar, me reciclar, trocar experiências e fazer networking.
O curso traz uma visão sofisticada e tendências de mercado que eu não percebia antes.
-
Let's Talk | Como lidar com as diferenças culturais na empresa?O Gerente de Parcerias de agências do TikTok, Adalberto Silvestre, discute a importância de lidar com as diferenças culturais nas empresas e menciona o MPA como uma experiência enriquecedora que contribui para o seu crescimento profissional.
-
Parceria Rede Mulher Empreendedora e MPAO Mestrado Profissional em Administração da FGV EAESP estabeleceu uma parceria com a Rede Mulher Empreendedora, visando ampliar a representatividade no programa e potencializar seu impacto na sociedade.
-
FGV e RME Impulsionando Carreiras FemininasBeatriz Leite, gerente de projetos da Rede Mulher Empreendedora (RME), compartilha a importância da parceria entre Rede Mulher Empreendedora e o Mestrado Profissional em Administração da FGV. Uma oportunidade única de impulsionar a carreira feminina com conteúdo de qualidade e bolsas de diversidade. Aumentar a diversidade e a inclusão é um ingrediente-chave de sociedades prósperas, portanto promover a diversidade não é apenas uma questão moral, mas também de efetividade para nossas instituições.
-
Empreendedorismo com Impacto: A Jornada de Helen na FGVConheça a trajetória de Helen, empreendedora de Belém, que está transformando seu negócio com o apoio do Mestrado Profissional em Administração em parceria com a Rede Mulher Empreendedora. Uma história de autoconhecimento e aprendizado que ilustra o impacto das bolsas de diversidade na formação de líderes.
-
Fórum do Conhecimento | A Agenda ESG nas organizaçõesA segunda edição da disciplina Fórum do Conhecimento é uma iniciativa para unir o conhecimento de fronteira produzido na academia com o cotidiano do mercado. Para isso, convidados de diversas esferas apresentam seus desafios e soluções em torno da temática “A Agenda ESG nas organizações” para os alunos do Mestrado Profissional em Administração.
-
Mulheres no comando: empreendedora Camila Lopes explora o MPA em AdministraçãoConheça a história de Camila Lopes, empreendedora e aluna do MPA FGV, que transformou desafios em oportunidades. Conheça como o programa influencia suas startups e a conecta a um ecossistema de liderança e inovação.
-
Empoderamento profissional: A trajetória de Guizaly Aguillera no MPAConheça a história de Guizaly Aguillera, uma empreendedora que está moldando o futuro da gestão documental com sua startup e é uma das selecionadas da bolsa diversidade oferecida pelo Mestrado Profissional em Administração e a Rede Mulher Empreendedora. Descubra como o MPA está impulsionando a trajetória de Guizaly, proporcionando novas perspectivas e habilidades.
-
Mestrado Profissional em Administração Transformando HistóriasDescubra como Jacqueline Komura, em parceria com a Rede Mulher Empreendedora, está aproveitando ao máximo sua jornada no Mestrado Profissional em Administração. Uma história de oportunidades e crescimento profissional.
-
Conheça mais sobre o Primeiro Mestrado Profissional em Administração do BrasilPrimeiro Mestrado Profissional em Administração do Brasil, com nota máxima na CAPES e no MEC, o curso prepara líderes de destaque nacional e internacional, capazes de criar estratégias para gerenciar organizações complexas em mercados voláteis.
Estrutura FGV EAESP
Espaço para 309 pessoas além de 6 posições de cadeirantes, o Auditório FGV 9 de Julho recebe cerca de 80 eventos por ano e é estruturado com camarim, climatização central, palco, cabine para tradução simultânea e saguão de entrada com estrutura para coffee break e capacidade para até 160 convidados. Aberto de 6h às 22h (segunda a sexta-feira) e de 6h às 18h (sábados).
Eventos de menor porte são realizados na Sala FGV 9 de Julho, que comporta 88 pessoas e mesa diretora para até 6 pessoas. Possui camarim, climatização central, acessibilidade e hall de entrada que pode ser usado para coffee breaks com até 50 pessoas em pé. Aberto de 6h às 22h (segunda a sexta-feira) e de 6h às 18h (sábados).
A Biblioteca Karl A. Boedecker (BKAB) faz parte do Sistema de Bibliotecas FGV e possui acervo nas áreas de Administração, Economia, Negócios, Direito e Ciências Sociais, incluindo livros, e-books, revistas, teses, dissertações e DVDs, além de acesso a bases de dados com artigos de revistas, informações econômicas, financeiras e legais. Dispõe de salas de estudo individual e em grupo e terminais de consulta. No site da Biblioteca é possível acessar a lista de serviços, recursos disponíveis e horários de atendimento. Confira as estatísticas e números.
As salas de aula da FGV EAESP são equipadas com equipamentos multimídia, acesso à internet e instalações confortáveis para tornar o aprendizado dinâmico e agradável. Há também salas de aula patrocinadas, que utilizam equipamentos e recursos patrocinados por empresas parceiras em troca de visibilidade de suas marcas para o universo de alunos e colaboradores.
Sofisticado espaço para eventos, comporta até 150 pessoas sentadas e 3 mesas diretoras para até 7 pessoas. A infraestrutura inclui copa e elevador de acesso para pessoas com dificuldade de locomoção. O Salão Nobre funciona de 6h às 23h (segunda a sexta-feira) e das 6h às 18h (sábados).
Espaço inovador criado para realização de atividades acadêmicas, o CoLab tem conceito moderno e diferenciado para aprendizado baseado em metodologias colaborativas e voltadas para a ação. Tem como princípios empatia, foco no ser humano e compartilhamento de responsabilidades.
A quadra poliesportiva é também um ponto de encontro dos alunos. Além de ser palco de eventos esportivos como campeonatos de futebol de salão e basquete. A Administração da quadra é realizada pela Atlética, Entidade Estudantil formada por alunos da EAESP.
Situado na entrada principal da Rua Itapeva, a Escola conta com amplo espaço aberto para interação entre os alunos e colaboradores.
Os Laboratórios de Ensino e Pesquisa em Informática (LEPI) são compostos por um conjunto de instalações equipadas com modernos recursos de microinformática, com acesso à rede local, aos sistemas acadêmicos da Escola e à Internet, além de estarem disponíveis aos alunos para utilização em pesquisas, trabalhos e estudos. Os laboratórios também são utilizados em aulas práticas, exercícios de simulação, jogos, trabalhos em grupo, aplicação de provas via rede, conteúdo EAD e outras aplicações em que a rede de computadores desempenha papel relevante para o aprendizado. Clique aqui para informações adicionais.
Descrição geral das instalações
Sediada na Avenida 9 de Julho, no bairro da Bela Vista, em São Paulo, a FGV EAESP compõe-se de um edifício-sede de 12 andares, do prédio da Biblioteca Karl A. Boedecker e do Auditório Getulio Vargas, além de uma quadra poliesportiva e de dois prédios anexos, localizados na Rua Itapeva, 432. As salas de aula, as salas de videoconferência e os laboratórios de informática e sistemas integrados, todos patrocinados, estão situados nos vários edifícios da FGV SP.
A administração da Escola, os departamentos acadêmicos e a maioria dos departamentos administrativos, o Salão Nobre e o Diretório Acadêmico Getulio Vargas ocupam também o edifício-sede, assim como o espaço de convivência dos professores, o ambulatório médico, 2 restaurantes e 2 lanchonetes. Os prédios anexos abrigam, além de alguns departamentos administrativos, entidades estudantis como a Aiesec, Empresas Juniores, Associação Atlética e Associação dos Funcionários.