Plano do curso

Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Estratégia Empresarial

    Apresentar os principais modelos e ferramentas de planejamento estratégico de acordo com duas importantes correntes da literatura: a Organização Industrial e a Visão Baseada nos Recursos; identificar estratégias competitivas viáveis e avaliar o posicionamento competitivo adotado por diferentes empresas; entender a diferença entre criação de valor e captura de valor, bem como entender o papel da precificação e de outros mecanismos de captura de valor.

    Apresentar os principais modelos e ferramentas de planejamento estratégico de acordo com duas importantes correntes da literatura: a Organização Industrial e a Visão Baseada nos Recursos; identificar estratégias competitivas viáveis e avaliar o posicionamento competitivo adotado por diferentes empresas; entender a diferença entre criação de valor e captura de valor, bem como entender o papel da precificação e de outros mecanismos de captura de valor.

    Carga horária
    30h
    • Jorge Manoel Teixeira Carneiro

      Jorge Manoel Teixeira Carneiro

      Doutor em Administração de Empresas pela UFRJ, Mestrado em Administração de Empresas pela PUC-Rio e bacharel em Engenharia...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2016
    • Marina Amado Bahia Gama

      Marina Amado Bahia Gama

      Eu sou professora adjunta na FGV_EAESP, Doutora em Administração de Empresas na linha de pesquisa em Estratégia Empresarial...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2017
  • Estratégia de Marketing

    Os objetivos da disciplina incluem: i) compreensão do Marketing, seu processo na gestão e seu papel na criação de valor para o cliente e os acionistas numa realidade de concorrência; ii) estímulos para um pensamento inovador e crítico em marketing; iii) discernimento do marketing como função organizacional e área do conhecimento. Aplicação dos conceitos e ferramentas no ambiente de trabalho em contexto brasileiro e internacional.

    Os objetivos da disciplina incluem: i) compreensão do Marketing, seu processo na gestão e seu papel na criação de valor para o cliente e os acionistas numa realidade de concorrência; ii) estímulos para um pensamento inovador e crítico em marketing; iii) discernimento do marketing como função organizacional e área do conhecimento. Aplicação dos conceitos e ferramentas no ambiente de trabalho em contexto brasileiro e internacional.

    Carga horária
    30h
    • Eliane Pereira Zamith Brito

      Eliane Pereira Zamith Brito

      Possui graduação (1985) e mestrado (1993) em Administração pela Fundação Getulio Vargas - SP e doutorado (1997) pela Manchester...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutora em Filosofia pela University of Manchester, Inglaterra
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2009
    • Marcelo Gattermann Perin

      Marcelo Gattermann Perin

      Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), graduação em Administração de...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2019
  • Finanças Corporativas

    Apresentar a visão financeira da atividade empresarial e as decisões fundamentais de Finanças Corporativas: investimentos, financiamentos, e de remuneração ao acionista. Apresentar modelos de análise de desempenho e criação de valor. Apresentar o processo de investimentos de capital e a administração do capital de giro, dentro do contexto de geração de valor ao acionista.

    Apresentar a visão financeira da atividade empresarial e as decisões fundamentais de Finanças Corporativas: investimentos, financiamentos, e de remuneração ao acionista. Apresentar modelos de análise de desempenho e criação de valor. Apresentar o processo de investimentos de capital e a administração do capital de giro, dentro do contexto de geração de valor ao acionista.

    Carga horária
    30h
    • Arthur Ridolfo Neto

      Arthur Ridolfo Neto

      Pesquisador e professor do Centro de Estudos em Microfinanças e Inclusão Financeira (FGVcemif) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais profissionais; Engajamento profissional
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1998
    • Paulo Renato Soares Terra

      Doutor em Administração pela McGill University (Montreal, Canadá), Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração pela Universidade MCGILL, Canadá
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2014
  • Organizações e Equipes

    O curso tem por objetivo apresentar e discutir desafios e tendências da gestão das pessoas nas organizações no momento atual. Para tanto, são discutidos teorias e conceitos relevantes e sua aplicabilidade em relação à atração, retenção e desenvolvimento das pessoas. Ênfase será dada aos problemas e tensões que emergem da prática e dos possíveis caminhos apontados pelas diversas abordagens teóricas.

    O curso tem por objetivo apresentar e discutir desafios e tendências da gestão das pessoas nas organizações no momento atual. Para tanto, são discutidos teorias e conceitos relevantes e sua aplicabilidade em relação à atração, retenção e desenvolvimento das pessoas. Ênfase será dada aos problemas e tensões que emergem da prática e dos possíveis caminhos apontados pelas diversas abordagens teóricas.

    Carga horária
    30h
    • Beatriz Maria Braga

      Beatriz Maria Braga

      Graduação em Administração de Empresas - Michigan Technological University (1980), mestrado em Administração de Empresas pela...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2002
    • Maria José Tonelli

      Maria José Tonelli

      Maria José Tonelli é professora titular no Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos na FGV EAESP, instituição em...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1988
  • Fórum de Conhecimento

    Evento anual para que os alunos possam expor suas teses e discutir temas da atualidade com acadêmicos e líderes corporativos.

    Evento anual para que os alunos possam expor suas teses e discutir temas da atualidade com acadêmicos e líderes corporativos.

    Carga horária
    15h
    • Paul Ferreira

      Paul Ferreira

      Paul Ferreira é professor em tempo integral de Estratégica e Liderança na Fundação Getúlio Vargas...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração (nas áreas de Organizações e Estratégia) pela Geneva School of Economics and Management, University of Geneva
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      Desde 2022
  • Projeto de Pesquisa

    O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a desenvolverem seus projetos de tese, definindo tema, escopo e métodos, e realizando um planejamento para o desenvolvimento do trabalho.

    Serão tratados temas diretamente relacionados ao desenvolvimento do projeto de tese: (1) como definir áreas e temas de interesse; (2) como buscar o orientador e estabelecer uma relação produtiva de trabalho; (3) como estabelecer e refinar o escopo do projeto; (4) como definir a questão de pesquisa; (5) como estabelecer uma base teórica sólida; (6) como localizar o tema na literatura existente; (7) como definir e detalhar a metodologia de pesquisa; (8) como planejar o desenvolvimento da dissertação; (9) como aperfeiçoar a redação do projeto; e (10) como apresentar o projeto para a banca e incorporar melhorias.

    O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a desenvolverem seus projetos de tese, definindo tema, escopo e métodos, e realizando um planejamento para o desenvolvimento do trabalho.

    Serão tratados temas diretamente relacionados ao desenvolvimento do projeto de tese: (1) como definir áreas e temas de interesse; (2) como buscar o orientador e estabelecer uma relação produtiva de trabalho; (3) como estabelecer e refinar o escopo do projeto; (4) como definir a questão de pesquisa; (5) como estabelecer uma base teórica sólida; (6) como localizar o tema na literatura existente; (7) como definir e detalhar a metodologia de pesquisa; (8) como planejar o desenvolvimento da dissertação; (9) como aperfeiçoar a redação do projeto; e (10) como apresentar o projeto para a banca e incorporar melhorias.

    Carga horária
    30h
    • Thomaz Wood Junior

      Thomaz Wood Jr

      Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1982), mestrado em Administração de Empresas...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1996
Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Economia Brasileira

    Esta disciplina tem dois objetivos complementares. Por um lado, apresentar ferramentas conceituais essenciais em análise macroeconômica (de conjuntura e longo-prazo) bem como teorias microeconômicas sobre desenvolvimento e restrições ao desenvolvimento econômico. Por outro lado, aplicar estas ferramentas à interpretação e discussão dos principais fatos estilizados, o ciclo e a trajetória da economia brasileira, permitindo assim análises sobre o passado recente e previsões de cenários futuros.

    Esta disciplina tem dois objetivos complementares. Por um lado, apresentar ferramentas conceituais essenciais em análise macroeconômica (de conjuntura e longo-prazo) bem como teorias microeconômicas sobre desenvolvimento e restrições ao desenvolvimento econômico. Por outro lado, aplicar estas ferramentas à interpretação e discussão dos principais fatos estilizados, o ciclo e a trajetória da economia brasileira, permitindo assim análises sobre o passado recente e previsões de cenários futuros.

    Carga horária
    15h
    • Rudi Rocha de Castro

      Rudi Rocha

      Rudi Rocha possui graduação e mestrado em economia pela UFRJ, e doutorado em economia pela PUC-Rio (2011, vencedor do prêmio...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Economia pela Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2018
  • Geopolítica

    A interação entre seres humanos, tecnologia e natureza é o objeto de estudo deste curso. Seu objetivo maior é fornecer aos alunos subsídios para que cada um possa aprimorar o modelo de interpretação que utiliza para tomar decisões em sua organização, conscientes da enorme complexidade da realidade e da necessidade de simplificá-la para decidir, sem perder de vista, porém, o todo no qual se inserem as questões organizacionais.

    A interação entre seres humanos, tecnologia e natureza é o objeto de estudo deste curso. Seu objetivo maior é fornecer aos alunos subsídios para que cada um possa aprimorar o modelo de interpretação que utiliza para tomar decisões em sua organização, conscientes da enorme complexidade da realidade e da necessidade de simplificá-la para decidir, sem perder de vista, porém, o todo no qual se inserem as questões organizacionais.

    Carga horária
    15h
    • Antonio Gelis Filho

      Antonio Gelis Filho

      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2005). Certificate in International Business pela...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2006
  • Sustentabilidade Empresarial e ESG
    Carga horária
    30h
    • Umesh Mukhi

      Umesh Mukhi

      Umesh Mukhi é professor do Departamento de Administração da FGV EAESP, Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Ele...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração pela Universidade de Nantes / França
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2018
  • Competitividade & Supply Chain

    O módulo irá introduzir os alunos aos conceitos e técnicas relacionadas ao design, planejamento e controle do aprimoramento das operações. O curso tem o intuito de fazer com que os alunos conversem na linguagem das operações e gerenciamento em supply chain, aprimorar o pensamento crítico, não só na área de operações/supply chain mas também na área de gestão de uma maneira geral.

    O módulo irá introduzir os alunos aos conceitos e técnicas relacionadas ao design, planejamento e controle do aprimoramento das operações. O curso tem o intuito de fazer com que os alunos conversem na linguagem das operações e gerenciamento em supply chain, aprimorar o pensamento crítico, não só na área de operações/supply chain mas também na área de gestão de uma maneira geral.

    Carga horária
    30h
    • Luiz Carlos Di Serio

      Luiz Carlos Di Serio

      Luiz Carlos Di Serio é professor Titular da Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo desde...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Engenharia pela Escola de Engenharia de São Carlos
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1992
Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Mudanças Estratégicas

    Nosso objetivo nesta disciplina é ajudá-los a aumentar sua eficácia em lidar com múltiplos aspectos da mudança organizacional tais como – as causas que podem motivar as mudanças, o conhecimento de diversas maneiras que as organizações mudam, o gerenciamento da mudança, e o entendimento de suas próprias abordagens e respostas para mudança. As organizações estão a mudar tão rapidamente e de tantas maneiras que é crucial que os gestores tenham esse conhecimento.

    Nosso objetivo nesta disciplina é ajudá-los a aumentar sua eficácia em lidar com múltiplos aspectos da mudança organizacional tais como – as causas que podem motivar as mudanças, o conhecimento de diversas maneiras que as organizações mudam, o gerenciamento da mudança, e o entendimento de suas próprias abordagens e respostas para mudança. As organizações estão a mudar tão rapidamente e de tantas maneiras que é crucial que os gestores tenham esse conhecimento.

    Carga horária
    15h
    • Paul Ferreira

      Paul Ferreira

      Paul Ferreira é professor em tempo integral de Estratégica e Liderança na Fundação Getúlio Vargas...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração (nas áreas de Organizações e Estratégia) pela Geneva School of Economics and Management, University of Geneva
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      Desde 2022
  • Transformação digital

    Nosso objetivo nesta disciplina é discutir os diferentes aspectos e implicações da Transformação Digital para organizações e para a sociedade, aprofundando a análise sobre a sua importância estratégica e estrutural. Para tanto, serão discutidos tópicos relevantes envolvendo tecnologia e mercado, incluindo: futuro da tecnologia; evolução dos modelos de negócio; o papel da tecnologia no desenvolvimento; transformação digital e inovação centrada no cliente via desacoplamento; estratégias de crescimento e fontes de valor econômico de negócios digitais; aquisição, retenção de clientes e customer lifetime value; outros temas relevantes na atualidade.

    Nosso objetivo nesta disciplina é discutir os diferentes aspectos e implicações da Transformação Digital para organizações e para a sociedade, aprofundando a análise sobre a sua importância estratégica e estrutural. Para tanto, serão discutidos tópicos relevantes envolvendo tecnologia e mercado, incluindo: futuro da tecnologia; evolução dos modelos de negócio; o papel da tecnologia no desenvolvimento; transformação digital e inovação centrada no cliente via desacoplamento; estratégias de crescimento e fontes de valor econômico de negócios digitais; aquisição, retenção de clientes e customer lifetime value; outros temas relevantes na atualidade.

    Carga horária
    30h
    • Adrian Kemmer Cernev

      Adrian Kemmer Cernev

      Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas. Professor da Escola de Administração de Empresas de...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2004
    • Leandro Angotti Guissoni

      Leandro Angotti Guissoni

      Professor Full-Time do Departamento de Mercadologia da FGV EAESP em cursos de graduação, especialização e pós-graduação stricto...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Organizações pela USP-Ribeirão Preto
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2013
  • Novos Negócios

    Nosso objetivo nesta disciplina é proporcionar aos alunos as habilidades necessárias para identificar oportunidades de negócios, desenvolver ideias inovadoras, criar modelos de negócios sustentáveis e gerenciar empresas em crescimento. Os alunos serão capacitados para iniciar e desenvolver suas próprias empresas ou contribuir para o crescimento de empresas já existentes como intraempreendedores. O curso Novos Negócios tem como objetivo proporcionar aos alunos as habilidades necessárias para identificar oportunidades de negócios, desenvolver ideias inovadoras, criar modelos de negócios sustentáveis e gerenciar empresas em crescimento. Os alunos serão capacitados para iniciar e desenvolver suas próprias empresas ou contribuir para o crescimento de empresas já existentes como intraempreendedores.

    Nosso objetivo nesta disciplina é proporcionar aos alunos as habilidades necessárias para identificar oportunidades de negócios, desenvolver ideias inovadoras, criar modelos de negócios sustentáveis e gerenciar empresas em crescimento. Os alunos serão capacitados para iniciar e desenvolver suas próprias empresas ou contribuir para o crescimento de empresas já existentes como intraempreendedores. O curso Novos Negócios tem como objetivo proporcionar aos alunos as habilidades necessárias para identificar oportunidades de negócios, desenvolver ideias inovadoras, criar modelos de negócios sustentáveis e gerenciar empresas em crescimento. Os alunos serão capacitados para iniciar e desenvolver suas próprias empresas ou contribuir para o crescimento de empresas já existentes como intraempreendedores.

    Carga horária
    15h
    • Gilberto Sarfati

      Gilberto Sarfati

      Professor Associado de Estratégia e  Empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Ciências Políticas pela Universidade de São Paulo
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2008
  • Mercado de Capitais

    Apresentar teoria e prática da administração financeira de empresas. Abordar os principais conceitos relacionados a política de Financiamento e política de payout. Nesse curso, iremos avaliar somente as decisões de financiamento e payout e suas implicações para avaliação do negócio.

    Apresentar teoria e prática da administração financeira de empresas. Abordar os principais conceitos relacionados a política de Financiamento e política de payout. Nesse curso, iremos avaliar somente as decisões de financiamento e payout e suas implicações para avaliação do negócio.

    Carga horária
    30h
    • Alan De Genaro

      Alan De Genaro

      É Professor Associado de Finanças na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas - EAESP/FGV, onde leciona...

      Saiba mais
      Títulação
      Pós-Doutorado em matemática aplicada pelo Courant Institute of Mathematical Sciences - New York University
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2018
    • Rafael Moreira Antonio

      Rafael Moreira Antonio

      Atualmente é Professor Extra-Carreira do Departamento de Contabilidade, Finanças e Controle (CFC) da FGV-EAESP e é funcionário de carreira da...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Controladoria e Contabilidade (Finanças) pela FEA-RP/USP
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2022
Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Dissertação - A Aplicação

    Ao longo do curso, o aluno irá dedicar-se a um projeto aplicado ou dissertação com tema de seu interesse e será acompanhado por mentores (membros do mercado e/ou professores da escola), conforme característica do projeto/dissertação.

    Ao longo do curso, o aluno irá dedicar-se a um projeto aplicado ou dissertação com tema de seu interesse e será acompanhado por mentores (membros do mercado e/ou professores da escola), conforme característica do projeto/dissertação.

    Carga horária
    90h

    Não definido

                                                                                                     
Ensino