Apresentar os principais modelos e ferramentas de planejamento estratégico de acordo com duas importantes correntes da literatura: a Organização Industrial e a Visão Baseada nos Recursos; identificar estratégias competitivas viáveis e avaliar o posicionamento competitivo adotado por diferentes empresas; entender a diferença entre criação de valor e captura de valor, bem como entender o papel da precificação e de outros mecanismos de captura de valor.
Plano do curso
-
Estratégia Empresarial
Apresentar os principais modelos e ferramentas de planejamento estratégico de acordo com duas importantes correntes da literatura: a Organização Industrial e a Visão Baseada nos Recursos; identificar estratégias competitivas viáveis e avaliar o posicionamento competitivo adotado por diferentes empresas; entender a diferença entre criação de valor e captura de valor, bem como entender o papel da precificação e de outros mecanismos de captura de valor.
Carga horária30h-
Jorge Manoel Teixeira Carneiro
Doutor em Administração de Empresas pela UFRJ, Mestrado em Administração de Empresas pela PUC-Rio e bacharel em Engenharia...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de JaneiroQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2016 -
Marina Amado Bahia Gama
Eu sou professora adjunta na FGV_EAESP, Doutora em Administração de Empresas na linha de pesquisa em Estratégia Empresarial...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2017
-
-
Estratégia de Marketing
Os objetivos da disciplina incluem: i) compreensão do Marketing, seu processo na gestão e seu papel na criação de valor para o cliente e os acionistas numa realidade de concorrência; ii) estímulos para um pensamento inovador e crítico em marketing; iii) discernimento do marketing como função organizacional e área do conhecimento. Aplicação dos conceitos e ferramentas no ambiente de trabalho em contexto brasileiro e internacional.
Os objetivos da disciplina incluem: i) compreensão do Marketing, seu processo na gestão e seu papel na criação de valor para o cliente e os acionistas numa realidade de concorrência; ii) estímulos para um pensamento inovador e crítico em marketing; iii) discernimento do marketing como função organizacional e área do conhecimento. Aplicação dos conceitos e ferramentas no ambiente de trabalho em contexto brasileiro e internacional.
Carga horária30h-
Eliane Pereira Zamith Brito
Possui graduação (1985) e mestrado (1993) em Administração pela Fundação Getulio Vargas - SP e doutorado (1997) pela Manchester...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Filosofia pela University of Manchester, InglaterraQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2009 -
Marcelo Gattermann Perin
Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), graduação em Administração de...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do SulQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2019
-
-
Finanças Corporativas
Apresentar a visão financeira da atividade empresarial e as decisões fundamentais de Finanças Corporativas: investimentos, financiamentos, e de remuneração ao acionista. Apresentar modelos de análise de desempenho e criação de valor. Apresentar o processo de investimentos de capital e a administração do capital de giro, dentro do contexto de geração de valor ao acionista.
Apresentar a visão financeira da atividade empresarial e as decisões fundamentais de Finanças Corporativas: investimentos, financiamentos, e de remuneração ao acionista. Apresentar modelos de análise de desempenho e criação de valor. Apresentar o processo de investimentos de capital e a administração do capital de giro, dentro do contexto de geração de valor ao acionista.
Carga horária30h-
Arthur Ridolfo Neto
Pesquisador e professor do Centro de Estudos em Microfinanças e Inclusão Financeira (FGVcemif) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais profissionais; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 1998 -
Paulo Renato Soares Terra
Doutor em Administração pela McGill University (Montreal, Canadá), Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Universidade MCGILL, CanadáQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2014
-
-
Organizações e Equipes
O curso tem por objetivo apresentar e discutir desafios e tendências da gestão das pessoas nas organizações no momento atual. Para tanto, são discutidos teorias e conceitos relevantes e sua aplicabilidade em relação à atração, retenção e desenvolvimento das pessoas. Ênfase será dada aos problemas e tensões que emergem da prática e dos possíveis caminhos apontados pelas diversas abordagens teóricas.
O curso tem por objetivo apresentar e discutir desafios e tendências da gestão das pessoas nas organizações no momento atual. Para tanto, são discutidos teorias e conceitos relevantes e sua aplicabilidade em relação à atração, retenção e desenvolvimento das pessoas. Ênfase será dada aos problemas e tensões que emergem da prática e dos possíveis caminhos apontados pelas diversas abordagens teóricas.
Carga horária30h-
Beatriz Maria Braga
Graduação em Administração de Empresas - Michigan Technological University (1980), mestrado em Administração de Empresas pela...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2002 -
Maria José Tonelli
Maria José Tonelli é professora titular no Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos na FGV EAESP, instituição em...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade CatólicaQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1988
-
-
Fórum de Conhecimento
Evento anual para que os alunos possam expor suas teses e discutir temas da atualidade com acadêmicos e líderes corporativos.
Evento anual para que os alunos possam expor suas teses e discutir temas da atualidade com acadêmicos e líderes corporativos.
Carga horária15h-
Paul Ferreira
Paul Ferreira é professor em tempo integral de Estratégica e Liderança na Fundação Getúlio Vargas...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração (nas áreas de Organizações e Estratégia) pela Geneva School of Economics and Management, University of GenevaQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPDesde 2022
-
-
Projeto de Pesquisa
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a desenvolverem seus projetos de tese, definindo tema, escopo e métodos, e realizando um planejamento para o desenvolvimento do trabalho.
Serão tratados temas diretamente relacionados ao desenvolvimento do projeto de tese: (1) como definir áreas e temas de interesse; (2) como buscar o orientador e estabelecer uma relação produtiva de trabalho; (3) como estabelecer e refinar o escopo do projeto; (4) como definir a questão de pesquisa; (5) como estabelecer uma base teórica sólida; (6) como localizar o tema na literatura existente; (7) como definir e detalhar a metodologia de pesquisa; (8) como planejar o desenvolvimento da dissertação; (9) como aperfeiçoar a redação do projeto; e (10) como apresentar o projeto para a banca e incorporar melhorias.
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a desenvolverem seus projetos de tese, definindo tema, escopo e métodos, e realizando um planejamento para o desenvolvimento do trabalho.
Serão tratados temas diretamente relacionados ao desenvolvimento do projeto de tese: (1) como definir áreas e temas de interesse; (2) como buscar o orientador e estabelecer uma relação produtiva de trabalho; (3) como estabelecer e refinar o escopo do projeto; (4) como definir a questão de pesquisa; (5) como estabelecer uma base teórica sólida; (6) como localizar o tema na literatura existente; (7) como definir e detalhar a metodologia de pesquisa; (8) como planejar o desenvolvimento da dissertação; (9) como aperfeiçoar a redação do projeto; e (10) como apresentar o projeto para a banca e incorporar melhorias.
Carga horária30h-
Thomaz Wood Jr
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1982), mestrado em Administração de Empresas...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1996
-
-
Economia Brasileira
Esta disciplina tem dois objetivos complementares. Por um lado, apresentar ferramentas conceituais essenciais em análise macroeconômica (de conjuntura e longo-prazo) bem como teorias microeconômicas sobre desenvolvimento e restrições ao desenvolvimento econômico. Por outro lado, aplicar estas ferramentas à interpretação e discussão dos principais fatos estilizados, o ciclo e a trajetória da economia brasileira, permitindo assim análises sobre o passado recente e previsões de cenários futuros.
Esta disciplina tem dois objetivos complementares. Por um lado, apresentar ferramentas conceituais essenciais em análise macroeconômica (de conjuntura e longo-prazo) bem como teorias microeconômicas sobre desenvolvimento e restrições ao desenvolvimento econômico. Por outro lado, aplicar estas ferramentas à interpretação e discussão dos principais fatos estilizados, o ciclo e a trajetória da economia brasileira, permitindo assim análises sobre o passado recente e previsões de cenários futuros.
Carga horária15h-
Rudi Rocha
Rudi Rocha possui graduação e mestrado em economia pela UFRJ, e doutorado em economia pela PUC-Rio (2011, vencedor do prêmio...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Economia pela Pontificia Universidade Catolica do Rio de JaneiroQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2018
-
-
Geopolítica
A interação entre seres humanos, tecnologia e natureza é o objeto de estudo deste curso. Seu objetivo maior é fornecer aos alunos subsídios para que cada um possa aprimorar o modelo de interpretação que utiliza para tomar decisões em sua organização, conscientes da enorme complexidade da realidade e da necessidade de simplificá-la para decidir, sem perder de vista, porém, o todo no qual se inserem as questões organizacionais.
A interação entre seres humanos, tecnologia e natureza é o objeto de estudo deste curso. Seu objetivo maior é fornecer aos alunos subsídios para que cada um possa aprimorar o modelo de interpretação que utiliza para tomar decisões em sua organização, conscientes da enorme complexidade da realidade e da necessidade de simplificá-la para decidir, sem perder de vista, porém, o todo no qual se inserem as questões organizacionais.
Carga horária15h-
Antonio Gelis Filho
Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2005). Certificate in International Business pela...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2006
-
-
Sustentabilidade Empresarial e ESGCarga horária30h
-
-
Umesh Mukhi
Umesh Mukhi é professor do Departamento de Administração da FGV EAESP, Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Ele...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Universidade de Nantes / FrançaQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2018
-
-
Competitividade & Supply Chain
O módulo irá introduzir os alunos aos conceitos e técnicas relacionadas ao design, planejamento e controle do aprimoramento das operações. O curso tem o intuito de fazer com que os alunos conversem na linguagem das operações e gerenciamento em supply chain, aprimorar o pensamento crítico, não só na área de operações/supply chain mas também na área de gestão de uma maneira geral.
O módulo irá introduzir os alunos aos conceitos e técnicas relacionadas ao design, planejamento e controle do aprimoramento das operações. O curso tem o intuito de fazer com que os alunos conversem na linguagem das operações e gerenciamento em supply chain, aprimorar o pensamento crítico, não só na área de operações/supply chain mas também na área de gestão de uma maneira geral.
Carga horária30h-
Luiz Carlos Di Serio
Luiz Carlos Di Serio é professor Titular da Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo desde...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Engenharia pela Escola de Engenharia de São CarlosQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1992
-
-
Mudanças Estratégicas
Nosso objetivo nesta disciplina é ajudá-los a aumentar sua eficácia em lidar com múltiplos aspectos da mudança organizacional tais como – as causas que podem motivar as mudanças, o conhecimento de diversas maneiras que as organizações mudam, o gerenciamento da mudança, e o entendimento de suas próprias abordagens e respostas para mudança. As organizações estão a mudar tão rapidamente e de tantas maneiras que é crucial que os gestores tenham esse conhecimento.
Nosso objetivo nesta disciplina é ajudá-los a aumentar sua eficácia em lidar com múltiplos aspectos da mudança organizacional tais como – as causas que podem motivar as mudanças, o conhecimento de diversas maneiras que as organizações mudam, o gerenciamento da mudança, e o entendimento de suas próprias abordagens e respostas para mudança. As organizações estão a mudar tão rapidamente e de tantas maneiras que é crucial que os gestores tenham esse conhecimento.
Carga horária15h-
Paul Ferreira
Paul Ferreira é professor em tempo integral de Estratégica e Liderança na Fundação Getúlio Vargas...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração (nas áreas de Organizações e Estratégia) pela Geneva School of Economics and Management, University of GenevaQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPDesde 2022
-
-
Transformação digital
Nosso objetivo nesta disciplina é discutir os diferentes aspectos e implicações da Transformação Digital para organizações e para a sociedade, aprofundando a análise sobre a sua importância estratégica e estrutural. Para tanto, serão discutidos tópicos relevantes envolvendo tecnologia e mercado, incluindo: futuro da tecnologia; evolução dos modelos de negócio; o papel da tecnologia no desenvolvimento; transformação digital e inovação centrada no cliente via desacoplamento; estratégias de crescimento e fontes de valor econômico de negócios digitais; aquisição, retenção de clientes e customer lifetime value; outros temas relevantes na atualidade.
Nosso objetivo nesta disciplina é discutir os diferentes aspectos e implicações da Transformação Digital para organizações e para a sociedade, aprofundando a análise sobre a sua importância estratégica e estrutural. Para tanto, serão discutidos tópicos relevantes envolvendo tecnologia e mercado, incluindo: futuro da tecnologia; evolução dos modelos de negócio; o papel da tecnologia no desenvolvimento; transformação digital e inovação centrada no cliente via desacoplamento; estratégias de crescimento e fontes de valor econômico de negócios digitais; aquisição, retenção de clientes e customer lifetime value; outros temas relevantes na atualidade.
Carga horária30h-
Adrian Kemmer Cernev
Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas. Professor da Escola de Administração de Empresas de...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2004 -
Leandro Angotti Guissoni
Professor Full-Time do Departamento de Mercadologia da FGV EAESP em cursos de graduação, especialização e pós-graduação stricto...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Organizações pela USP-Ribeirão PretoQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2013
-
-
Novos Negócios
Nosso objetivo nesta disciplina é proporcionar aos alunos as habilidades necessárias para identificar oportunidades de negócios, desenvolver ideias inovadoras, criar modelos de negócios sustentáveis e gerenciar empresas em crescimento. Os alunos serão capacitados para iniciar e desenvolver suas próprias empresas ou contribuir para o crescimento de empresas já existentes como intraempreendedores. O curso Novos Negócios tem como objetivo proporcionar aos alunos as habilidades necessárias para identificar oportunidades de negócios, desenvolver ideias inovadoras, criar modelos de negócios sustentáveis e gerenciar empresas em crescimento. Os alunos serão capacitados para iniciar e desenvolver suas próprias empresas ou contribuir para o crescimento de empresas já existentes como intraempreendedores.
Nosso objetivo nesta disciplina é proporcionar aos alunos as habilidades necessárias para identificar oportunidades de negócios, desenvolver ideias inovadoras, criar modelos de negócios sustentáveis e gerenciar empresas em crescimento. Os alunos serão capacitados para iniciar e desenvolver suas próprias empresas ou contribuir para o crescimento de empresas já existentes como intraempreendedores. O curso Novos Negócios tem como objetivo proporcionar aos alunos as habilidades necessárias para identificar oportunidades de negócios, desenvolver ideias inovadoras, criar modelos de negócios sustentáveis e gerenciar empresas em crescimento. Os alunos serão capacitados para iniciar e desenvolver suas próprias empresas ou contribuir para o crescimento de empresas já existentes como intraempreendedores.
Carga horária15h-
Gilberto Sarfati
Professor Associado de Estratégia e Empreendedorismo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Ciências Políticas pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008
-
-
Mercado de Capitais
Apresentar teoria e prática da administração financeira de empresas. Abordar os principais conceitos relacionados a política de Financiamento e política de payout. Nesse curso, iremos avaliar somente as decisões de financiamento e payout e suas implicações para avaliação do negócio.
Apresentar teoria e prática da administração financeira de empresas. Abordar os principais conceitos relacionados a política de Financiamento e política de payout. Nesse curso, iremos avaliar somente as decisões de financiamento e payout e suas implicações para avaliação do negócio.
Carga horária30h-
Alan De Genaro
É Professor Associado de Finanças na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas - EAESP/FGV, onde leciona...
Saiba maisTítulaçãoPós-Doutorado em matemática aplicada pelo Courant Institute of Mathematical Sciences - New York UniversityQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2018 -
Rafael Moreira Antonio
Atualmente é Professor Extra-Carreira do Departamento de Contabilidade, Finanças e Controle (CFC) da FGV-EAESP e é funcionário de carreira da...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Controladoria e Contabilidade (Finanças) pela FEA-RP/USPTempo na FGV EAESPdesde 2022
-
-
Dissertação - A Aplicação
Ao longo do curso, o aluno irá dedicar-se a um projeto aplicado ou dissertação com tema de seu interesse e será acompanhado por mentores (membros do mercado e/ou professores da escola), conforme característica do projeto/dissertação.
Ao longo do curso, o aluno irá dedicar-se a um projeto aplicado ou dissertação com tema de seu interesse e será acompanhado por mentores (membros do mercado e/ou professores da escola), conforme característica do projeto/dissertação.
Carga horária90hNão definido