Apresentação
Para quem é o curso
O que esperar
O que você irá alcançar
Duração
Frequência e horários
Título concedido
Área
O programa é estruturado em 6 linhas de pesquisa coordenadas por professores que compartilham interesses comuns e desenvolvem atividades conjuntas de pesquisa, publicações e ensino com seus alunos.
O aluno desenvolve sua dissertação relacionada a uma das linhas de pesquisa, devendo utilizá-la como base principal de conhecimento no desenvolvimento de seu trabalho.
Conheça as 6 linhas de pesquisa:
Administração, Análise e Tecnologia da Informação (AATI)
Gestores necessitam antever, compreender e adequar suas decisões aos condicionantes da vida econômica e social, que hoje é amplamente permeada pela intensa geração de dados e pelo amplamente difundido uso da tecnologia da informação. Para lidar com esse dinamismo, a adequação estratégica da tecnologia é atualmente um dos principais desafios para os gestores.
A linha de pesquisa AATI visa fomentar o desenvolvimento de conhecimento relevante no campo de tecnologia e informação, bem como formar pessoas capazes de identificar, compreender, desenvolver e disseminar esse conhecimento. A linha enfatiza suas ações na proposição de soluções de problemas reais e relevantes associados ao uso da informação e suas tecnologias, tenham eles reflexos no âmbito internacional, regional ou local, enfocando múltiplas perspectivas e níveis de análise, e empregando um amplo espectro de técnicas analíticas.
A seguir são listados alguns exemplos de temas que vêm sendo enfocados na linha de pesquisa AATI:
- IT Governance, IS Projects and Strategy
- Digital Transformation
- Privacy Concern, Information Security
- Artificial Intelligence and Human-machine Decisions
- Business Intelligence Analytics
- Behavioral Information Systems
- eHealth Applications
- IT & Sustainable Development
- Banking Technologies and the Raise of Fintechs
- Key Aspects of Blockchain
- Gamification and Human-Computer Interfaces
- Computer-mediated Groups
Clique aqui para acessar o Webinar dos professores da linha explicando seus interesses de pesquisa.
Em especial, a linha reconhece a importância temática, teórica e metodológica das publicações ensejadas na lista de journals conhecida no campo de pesquisa como Senior Basket, bem como nos congressos internacionais da Association for Information Systems – AIS, listados abaixo. No âmbito local, a linha se referencia nos congressos da EnAnpad – Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, em especial no EnADI – Encontro Nacional de Administração da Informação.
São considerados journals de referência destacados pela relevância e qualidade de suas publicações no campo em que a linha AATI atua:
- MISQ Managament Information Systems Quarterly ISSN 2162-9730 (ABS4*)
- ISR Information Systems Research ISSN 1526-5536 (ABS4*)
- JAIS Journal of the Association for Information Systems ISSN 1558-3457 (ABS4*)
- JSIS Journal of Strategic Information Systems ISSN 1873-1198 (ABS4)
- JMIS Journal of Management Information Systems ISSN 1557-928X (ABS4)
- ISJ Information Systems Journal ISSN 1365-2575 (ABS4)
- JIT Journal of Information Technology ISSN 1466-4437 (ABS4)
- EJIS European Journal of Information Systems ISSN 1476-9344 (ABS4)
Alguns dos congressos considerados referência no campo são:
- ICIS International Conference on Information Systems
- ECIS European Conference on Information Systems
- HICSS Hawaii International Conference on Information Systems
Membros do Núcleo de Docentes Permanentes Atuais
- Prof. Otávio Prospero Sanchez (representante)
- Prof. Alberto Luiz Albertin
- Prof. Eduardo Henrique Diniz
- Prof. Fernando de Souza Meirelles
- Profa. Marlei Pozzebon
Professor Colaborador
Saiba mais sobre essa linha de pesquisa na área de VÍDEOS.
Estratégia Empresarial (EE)
A linha de pesquisa em Estratégia Empresarial tem contribuído para o avanço do conhecimento científico em Estratégia no Brasil. Suas pesquisas abordam os seguintes eixos: Desempenho e Desenvolvimento Organizacional, Internacionalização de Empresas, Inovação e Empreendedorismo e Non Market strategies. As questões gerais que a linha busca responder se relacionam a: Estratégia e Análise Organizacional, Internacionalização de Empresas e Empreendedorismo e Inovação.
Membros do Núcleo de Docentes Permanentes Atuais
- Profa. Marina Amado Bahia Gama (representante)
- Prof. Jorge Manoel Teixeira Carneiro
- Profa. Maria Tereza Leme Fleury
- Prof. Paulo Roberto Arvate
Saiba mais sobre essa linha de pesquisa na área de VÍDEOS.
Marketing (MKT)
Esta linha de pesquisa contempla diferentes vertentes de estudos em marketing, envolvendo em suas dimensões de análise tanto o nível macro (da empresa ou atividade econômica), quanto o nível micro (do indivíduo) e diferentes paradigmas e métodos de pesquisa.
Os principais eixos temáticos da linha são:
- Cultura e Consumo;
- Estudos Experimentais em Marketing;
- Sustentabilidade e Inovação em Marketing;
- Métodos Quantitativos e Mensuração em Marketing;
- Pesquisa Transformativa do Consumidor;
- Varejo Online e Multicanal.
Entre os temas de pesquisas desenvolvidos no escopo da linha, estão: construção e evolução de mercados e marcas; desempenho e métricas de marketing; disrupção digital; estratégias de marketing; gestão de canais de marketing; impactos do marketing no bem-estar e na sociedade; marketing de serviços e co-criação de valor; psicologia do consumidor; significados, práticas e tendências do consumo.
As pesquisas da linha têm focado contextos diversos, tais como organizações dos setores varejo e serviço, organizações sem fins lucrativos, consumo e consumidores no ambiente digital.
Pesquisadores de formação diversa (Comunicação Social, Direito, Economia, Engenharias, Matemática, Psicologia, Sociologia, entre outros) são bem-vindos para os cursos de mestrado e doutorado, ou pós-doutorado.”
Membros do Núcleo de Docentes Permanentes Atuais
- Profa. Tânia Modesto Veludo-de-Oliveira (representante)
- Prof. Felipe Zambaldi
- Prof. Delane Botelho
- Profa. Eliane Pereira Zamith Brito
- Prof. Marcelo Gattermann Perin
Professor Colaborador
Saiba mais sobre essa linha de pesquisa na área de VÍDEOS.
Estudos Organizacionais (EO)
O campo de Estudos Organizacionais cresceu e se consolidou substancialmente nas últimas cinco décadas, compreendendo hoje uma expressiva variedade de temas, correntes epistemológicas, metodologias e abordagens. Na FGV-EAESP, o grupo de Estudos Organizacionais foi formado a partir da orientação e das contribuições clássicas de Fernando Claudio Prestes Motta, Ramon Garcia e Mauricio Tragtenberg. Tais contribuições caracterizavam-se por uma visão reflexiva e crítica sobre as organizações e sobre a sua dinâmica. Em sua configuração atual, a Linha de Pesquisa de Estudos Organizacionais tem como objetivo realizar estudos que deem continuidade a esta tradição e alimentem-se dos mais recentes avanços teóricos no campo no Brasil e no mundo.
Membros do Núcleo de Docentes Permanentes Atuais
- Profa. Joana Sabrina Pereira Story (representante)
- Profa. Maria José Tonelli
- Profa. Ann Louise Cunliffe
- Prof. Amon Narciso de Barros
- Profa. Isleide Arruda Fontenelle
- Prof. Rafael Alcadipani
Saiba mais sobre essa linha de pesquisa na área de VÍDEOS.
Gestão de Operações e Sustentabilidade (GOS)
A linha de pesquisa de Gestão de Operações e Sustentabilidade tem como tema central o papel da gestão de operações para o desempenho e competitividade. Os temas tradicionais de gestão de operações como estratégia de operações, logística, gestão da cadeia de suprimentos, gestão de serviços, qualidade, processos fazem parte dos interesses de pesquisa de seus pesquisadores. Além disso, temas mais amplos são abordados como: desenvolvimento sustentável e seu impacto no meio ambiente; clusters industriais; estratégias de sustentabilidade; e, inovação.
Membros do Núcleo de Docentes Permanentes Atuais
- Profa. Susana Carla Faria Pereira (representante)
- Profa. Barbara Bechler Flynn
- Prof. Ely Laureano Paiva
- Profa. Juliana Bonomi Santos
- Profa. Luciana Marques Vieira
- Profa. Priscila Laczynski de Souza Miguel
- Prof. Maciel Manoel de Queiroz
Professor Colaborador
Saiba mais sobre essa linha de pesquisa na área de VÍDEOS.
Finanças (FIN)
A Linha de Pesquisa em Finanças da FGV/EAESP já formou mais de 300 pesquisadores (entre Mestres e Doutores), os quais têm ocupado funções de destaque na academia, no governo e na indústria. Durante o curso, os alunos da Linha invariavelmente realizam estágios em conceituadas instituições no exterior, entre elas: University of Cambridge, University of California, University of Texas, University of Colorado, University of Lancaster, University of New York, University of Illinois, Instituto de Empresa (IE) de Madrid, University of Georgia, e Stanford University. A Linha de Finanças conta com um leque de professores cujas especialidades cobrem todo o espectro de Finanças: finanças corporativas (incluindo finanças internacionais e governança corporativa), investimentos e precificação de ativos, finanças comportamentais, banking, regulação e estabilidade financeira. Destaca-se ainda a priorização do impacto social, bem como o potencial de contribuição para inovação, da produção científica da Linha de Finanças da FGV/EAESP.
Membros do Núcleo de Docentes Permanentes Atuais
- Prof. Rafael Felipe Schiozer (representante)
- Prof. Alan de Genaro
- Prof. Antonio Gledson de Carvalho
- Prof. Paulo Renato Soares Terra
- Prof. Richard Saito
- Prof. Wesley Mendes da Silva
Saiba mais sobre essa linha de pesquisa na área de VÍDEOS.
Estrutura Curricular
Conheça a estrutura curricular
Horário de Aula
- Consulte a grade horária do primeiro semestre de 2.020.
- Consulte a grade horária do segundo semestre de 2.020.
- Consulte a grade horária do primeiro semestre de 2.021.
- Consulte a grade horária do segundo semestre de 2.021.
- Consulte a grade horária do primeiro semestre de 2.022.
- Consulte a grade horária do segundo semestre de 2.022.
- Consulte a grade horária do primeiro semestre de 2.023.
- Consulte a grade horária do segundo semestre de 2.023.
Syllbus das Disciplinas
- Consulte os Syllabus das disciplinas obrigatórias e eletivas oferecidas no segundo semestre de 2020.
- Consulte os Syllabus das disciplinas obrigatórias e eletivas oferecidas no primeiro semestre de 2021.
- Consulte os Syllabus das disciplinas obrigatórias e eletivas oferecidas no segundo semestre de 2021.
- Consulte os Syllabus das disciplinas obrigatórias e eletivas oferecidas no primeiro semestre de 2022.
- Consulte os Syllabus das disciplinas obrigatórias e eletivas oferecidas no segundo semestre de 2022.
- Consulte os Syllabus das disciplinas formativas e eletivas oferecidas no primeiro semestre de 2023.
- Consulte os Syllabus das disciplinas formativas e eletivas oferecidas no segundo semestre de 2023.
Calendário Escolar
- Consulte o calendário escolar de 2020
- Consulte o calendário escolar de 2021
- Consulte o calendário escolar de 2022
- Consulte o calendário escolar de 2023
Normas
Conheça as Normas do programa:
Dissertações e Teses em Formato de Artigo
Conheça o Regulamento em vigor
Regimento
Bolsas de Estudo
Para conhecer as Bolsas de Estudo gerenciadas pelo Programa clique aqui.
Para conhecer o Programa Capes PrInt clique aqui.
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Desafios ASG (Ambientais, Sociais e de Governança) em Negócios Internacionais
Linha de Pesquisa: Estratégia Empresarial
Esta disciplina aborda questões relacionadas a ASG (ambiente, sociedade e governança) sob a perspectiva dos negócios internacionais, em particular o papel e a atuação de multinacionais. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas servirão como pano de fundo para se analisar a contribuição das multinacionais ao desenvolvimento sustentável.
Linha de Pesquisa: Estratégia Empresarial
Esta disciplina aborda questões relacionadas a ASG (ambiente, sociedade e governança) sob a perspectiva dos negócios internacionais, em particular o papel e a atuação de multinacionais. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas servirão como pano de fundo para se analisar a contribuição das multinacionais ao desenvolvimento sustentável.
Carga horária30h-
Jorge Manoel Teixeira Carneiro
Professor Associado de Estratégia e de Negócios Internacionais da FGV EAESP. Possui doutorado em Administração de Empresas pelo Coppead/UFRJ, com...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de JaneiroQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2016 -
Maria Tereza Leme Fleury
É professora titular na área de Estratégia Internacional e diretora da FGV SP. Foi diretora da FGV EAESP - Escola de...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Sociologia pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008
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Business Strategy
Linha de Pesquisa: Estratégia Empresarial
The students are expected to be able to become knowledgeable about the main theoretical underpinnings of strategy and competitive advantage, starting from the analysis of its theoretical origins and its foundations in Economics and Industrial Organization Theory. The course was designed for stricto sensu students, with clear academic orientation, and is focused on building critical reading skills and comparative analysis. For students unfamiliar with business strategy and microeconomics, the reading of introductory texts, such as Barney and Hesterly (2018) and Besanko et al. (2017), is recommended. Students are expected to be able to discuss in depth the assigned texts, and critically analyze both the theoretical arguments and the empirical evidence they bring, in order to develop a comprehensive understanding of the fundamentals of theory in business strategy and to explore aspects worthy of future research.
Linha de Pesquisa: Estratégia Empresarial
The students are expected to be able to become knowledgeable about the main theoretical underpinnings of strategy and competitive advantage, starting from the analysis of its theoretical origins and its foundations in Economics and Industrial Organization Theory. The course was designed for stricto sensu students, with clear academic orientation, and is focused on building critical reading skills and comparative analysis. For students unfamiliar with business strategy and microeconomics, the reading of introductory texts, such as Barney and Hesterly (2018) and Besanko et al. (2017), is recommended. Students are expected to be able to discuss in depth the assigned texts, and critically analyze both the theoretical arguments and the empirical evidence they bring, in order to develop a comprehensive understanding of the fundamentals of theory in business strategy and to explore aspects worthy of future research.
Carga horária30h-
Jorge Manoel Teixeira Carneiro
Professor Associado de Estratégia e de Negócios Internacionais da FGV EAESP. Possui doutorado em Administração de Empresas pelo Coppead/UFRJ, com...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de JaneiroQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2016
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Cognition & Emotion in Consumer Behavior
Linha de Pesquisa: Marketing
Most consumers´ attitudes and behavior are affected by cognitive mechanisms and emotional states. If researchers want to understand typical consumers´ responses such as impression formation, perception, evaluation, memory, and decision they should understand the cognitive & emotional aspects of the human being. This course focuses on the theories and methods (mostly experimental methods) relevant to a deeper understanding of the role of cognition and emotion on Consumer Behavior (CB) research. It is designed to foster critical and original thinking on relevant and recent literature. The primary purposes of this course are:
i) To present the fundamental and contemporary theoretical perspectives of cognition and emotion in CB;
ii) To provide a solid basis for the student to critically evaluate the scientific literature in the area of cognition and emotion in CB;
iii) To enable students to develop their own ideas about an original research topic, as well as their ability to implement theoretical and empirical research on the underlying mechanisms that explain consumers´ responses.
Linha de Pesquisa: Marketing
Most consumers´ attitudes and behavior are affected by cognitive mechanisms and emotional states. If researchers want to understand typical consumers´ responses such as impression formation, perception, evaluation, memory, and decision they should understand the cognitive & emotional aspects of the human being. This course focuses on the theories and methods (mostly experimental methods) relevant to a deeper understanding of the role of cognition and emotion on Consumer Behavior (CB) research. It is designed to foster critical and original thinking on relevant and recent literature. The primary purposes of this course are:
i) To present the fundamental and contemporary theoretical perspectives of cognition and emotion in CB;
ii) To provide a solid basis for the student to critically evaluate the scientific literature in the area of cognition and emotion in CB;
iii) To enable students to develop their own ideas about an original research topic, as well as their ability to implement theoretical and empirical research on the underlying mechanisms that explain consumers´ responses.
Carga horária30h-
Delane Botelho
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (1989), mestrado em...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2000
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Marketing Theory Development
Linha de Pesquisa: Marketing
The course promotes understanding of the process of the construction of knowledge and theory concerning Marketing. It is presented a historical vision of knowledge development in Marketing, alongside a discussion of philosophical assumptions and methods used in some Marketing research streams.
Linha de Pesquisa: Marketing
The course promotes understanding of the process of the construction of knowledge and theory concerning Marketing. It is presented a historical vision of knowledge development in Marketing, alongside a discussion of philosophical assumptions and methods used in some Marketing research streams.
Carga horária30h-
Eliane Pereira Zamith Brito
Possui graduação (1985) e mestrado (1993) em Administração pela Fundação Getulio Vargas - SP e doutorado (1997) pela Manchester...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Filosofia pela University of Manchester, InglaterraQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2009
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Teoria Social e capitalismo: o debate contemporâneo
Linha de Pesquisa: Estudos Organizacionais
Este curso propõe a leitura de alguns autores contemporâneos que discorrem sobre as transformações do capitalismo em suas dimensões econômicas, sociais, políticas e culturais e em interlocução com tópicos como afetos, tecnologias, ideologias e humanismos. O objetivo é relacionar e entender como tais transformações têm impactos nas organizações e nos processos de organizar/organizing.
Linha de Pesquisa: Estudos Organizacionais
Este curso propõe a leitura de alguns autores contemporâneos que discorrem sobre as transformações do capitalismo em suas dimensões econômicas, sociais, políticas e culturais e em interlocução com tópicos como afetos, tecnologias, ideologias e humanismos. O objetivo é relacionar e entender como tais transformações têm impactos nas organizações e nos processos de organizar/organizing.
Carga horária30h-
Isleide Arruda Fontenelle
É Professora Titular da Fundação Getúlio Vargas - SP, em cursos de graduação e pós-graduação, integrante do Departamento de...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2005
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Leadership in Organizations
Linha de Pesquisa: Estudos Organizacionais
This course will provide a general overview of the major topics on leadership theory and theorizing. This is a foundational course
Linha de Pesquisa: Estudos Organizacionais
This course will provide a general overview of the major topics on leadership theory and theorizing. This is a foundational course
Carga horária30h-
Joana Sabrina Pereira Story
Professora Adjunto da EAESP-FGV. Ph.D pela University of Nebraska-Lincoln. Recebeu diversas honrarias acadêmicas, tendo sido...
Saiba maisTítulaçãoDoutorado em Leadership Studies pela Universidade de Nebraska/LincolnQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2018
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Operations Strategy
Linha de Pesquisa: Gestão de Operações e Sustentabilidade
1. Introduction to operations strategy Historical evolution Basic concepts and classic articles Role of operations in the overall business strategy
2. Resource-Based View The Resource-Based View and Manufacturing Strategy Manufacturing Performance from the Viewpoint of Resource-Based View
3. Capabilities Cumulative competencies Practices and competencies
4. Quality and Lean New issues for quality management Lean production
5. Sustainable Operations Sustainability and Supply Chains Social sustainability
6. Behavior Operations The influence of behavioral aspects in operations management
7. Perspectives for the Future in OS
Linha de Pesquisa: Gestão de Operações e Sustentabilidade
1. Introduction to operations strategy Historical evolution Basic concepts and classic articles Role of operations in the overall business strategy
2. Resource-Based View The Resource-Based View and Manufacturing Strategy Manufacturing Performance from the Viewpoint of Resource-Based View
3. Capabilities Cumulative competencies Practices and competencies
4. Quality and Lean New issues for quality management Lean production
5. Sustainable Operations Sustainability and Supply Chains Social sustainability
6. Behavior Operations The influence of behavioral aspects in operations management
7. Perspectives for the Future in OS
Carga horária30h-
Ely Laureano Paiva
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986),...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do SulQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2009
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Managing Collaborative Innovation
Linha de Pesquisa: Gestão de Operações e Sustentabilidade
Competitive pressures are increasingly forcing companies to innovate more and reduce their time-to-market. As a result, the open innovation approach is now the status quo and companies commonly adopt collaborative innovation practices to access knowledge and capabilities of customers and network partners located all around the world to increase their innovativeness and competitiveness. Corporations traditionally involved customers and suppliers in their product and service development processes and relied on networks to innovate. Now they also look to gain access to innovative technologies and business models participating in innovation ecosystem and engaging with startups. Building on insight from operations and industrial marketing management, this module will how collaboration can, and should, be managed to be promote innovation. To do so, in this course, we will explore the theories and concepts necessary to understand how to initiate, develop, manage, and terminate relationships with single and multiple partners to generate innovation and extract value from it.
Linha de Pesquisa: Gestão de Operações e Sustentabilidade
Competitive pressures are increasingly forcing companies to innovate more and reduce their time-to-market. As a result, the open innovation approach is now the status quo and companies commonly adopt collaborative innovation practices to access knowledge and capabilities of customers and network partners located all around the world to increase their innovativeness and competitiveness. Corporations traditionally involved customers and suppliers in their product and service development processes and relied on networks to innovate. Now they also look to gain access to innovative technologies and business models participating in innovation ecosystem and engaging with startups. Building on insight from operations and industrial marketing management, this module will how collaboration can, and should, be managed to be promote innovation. To do so, in this course, we will explore the theories and concepts necessary to understand how to initiate, develop, manage, and terminate relationships with single and multiple partners to generate innovation and extract value from it.
Carga horária30h-
Juliana Bonomi Santos
PhD em Management Science pela Lancaster University Management School (2013) e professora do programa de pós-graduação em...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Management Science pela University of Lancaster, InglaterraQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2015
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Foundamentals of Finance
Linha de Pesquisa: Finanças
This is the basic chair of the graduate program in finance. It aims to provide the student with the fundamentals of financial asset pricing theory. It covers consumption and investment (portfolio) decisions and their implication on asset pricing. The implications of the absence of arbitrage hypothesis on asset pricing are also explored. It is assumed that the student has knowledge of probability and statistics and familiarity with constrained optimization.
Linha de Pesquisa: Finanças
This is the basic chair of the graduate program in finance. It aims to provide the student with the fundamentals of financial asset pricing theory. It covers consumption and investment (portfolio) decisions and their implication on asset pricing. The implications of the absence of arbitrage hypothesis on asset pricing are also explored. It is assumed that the student has knowledge of probability and statistics and familiarity with constrained optimization.
Carga horária30h-
Alan De Genaro
É Professor Associado de Finanças na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas - EAESP/FGV, onde leciona...
Saiba maisTítulaçãoPós-Doutorado em matemática aplicada pelo Courant Institute of Mathematical Sciences - New York UniversityQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2018 -
Antonio Gledson de Carvalho
Bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo (1986), Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (1991), Mestre em...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Economia pela Universidade de Illinois, EUAQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2005
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Corporate Finance
Linha de Pesquisa: Finanças
Why should you study Corporate Finance? Because in the past decades the business environment has relied a lot upon innovative financial transactions. Firms face risks that must be mitigated and need to raise capital to explore their investment opportunities. The volume of financial transactions has outgrown the growth rate of GDP in most countries, especially in emerging markets. The increase in the volume of these activities created a demand for more specialized professionals in areas such as treasury management, financial analysis and control, risk management, security analysis, and the overall financial management of firms. Also, Corporate Finance has become of key importance for many strategic decisions of the firms, meaning professionals of marketing, operations, and human resources also need to understand how the financial environment can affect their roles. Besides, Corporate Finance is one of the most interesting and challenging subjects in management! This course provides a survey of the major financial decisions faced by corporations and their underlying theories. Topics include the cost of capital, capital structure, capital budgeting, cash management, payout policy. Common business processes and skills practiced are firm valuation, security analysis, cost of capital calculation.
Linha de Pesquisa: Finanças
Why should you study Corporate Finance? Because in the past decades the business environment has relied a lot upon innovative financial transactions. Firms face risks that must be mitigated and need to raise capital to explore their investment opportunities. The volume of financial transactions has outgrown the growth rate of GDP in most countries, especially in emerging markets. The increase in the volume of these activities created a demand for more specialized professionals in areas such as treasury management, financial analysis and control, risk management, security analysis, and the overall financial management of firms. Also, Corporate Finance has become of key importance for many strategic decisions of the firms, meaning professionals of marketing, operations, and human resources also need to understand how the financial environment can affect their roles. Besides, Corporate Finance is one of the most interesting and challenging subjects in management! This course provides a survey of the major financial decisions faced by corporations and their underlying theories. Topics include the cost of capital, capital structure, capital budgeting, cash management, payout policy. Common business processes and skills practiced are firm valuation, security analysis, cost of capital calculation.
Carga horária30h-
Wesley Mendes da Silva
Wesley Mendes da Silva, um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Finanças, obteve sua Livre Docência na área de Finanças em...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2011
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Condução de Pesquisas em Sistemas de Informações: Estratégias, Tópicos e Oportunidades
Linha de Pesquisa: Administração, Análise e Tecnologia da Informação
É esperado que alunos de mestrado e doutorado acadêmico produzam novos conhecimentos. Entretanto, conhecer os contornos do campo de pesquisa é fundamental para a produção de conhecimento relevante. O delineamento bem-sucedido de um campo de pesquisa requer o reconhecimento de três aspectos complementares e indispensáveis: (1) quais os problemas reais, significativos e atuais, de curto e de longo prazo, vinculados ao campo; (2) quais são os critérios e valores pelos quais o conhecimento proposto é considerado legítimo; (3) quais são as mais bem-sucedidas abordagens e estratégias usualmente empregadas pelos participantes do campo; e (4) quais os principais agentes e processos envolvidos maximizar o impacto do conhecimento produzido.
Este curso tem como objetivo fornecer aos alunos as informações necessárias e suficientes para navegar no mainstream da pesquisa em Information Systems. Ao enfocarem os quatro aspectos anteriormente mencionados, espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer os aspectos-chave relacionados à investigação de alta qualidade e beneficiar-se dos conhecimentos essenciais para desenvolver propostas de investigação relevantes.
Linha de Pesquisa: Administração, Análise e Tecnologia da Informação
É esperado que alunos de mestrado e doutorado acadêmico produzam novos conhecimentos. Entretanto, conhecer os contornos do campo de pesquisa é fundamental para a produção de conhecimento relevante. O delineamento bem-sucedido de um campo de pesquisa requer o reconhecimento de três aspectos complementares e indispensáveis: (1) quais os problemas reais, significativos e atuais, de curto e de longo prazo, vinculados ao campo; (2) quais são os critérios e valores pelos quais o conhecimento proposto é considerado legítimo; (3) quais são as mais bem-sucedidas abordagens e estratégias usualmente empregadas pelos participantes do campo; e (4) quais os principais agentes e processos envolvidos maximizar o impacto do conhecimento produzido.
Este curso tem como objetivo fornecer aos alunos as informações necessárias e suficientes para navegar no mainstream da pesquisa em Information Systems. Ao enfocarem os quatro aspectos anteriormente mencionados, espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer os aspectos-chave relacionados à investigação de alta qualidade e beneficiar-se dos conhecimentos essenciais para desenvolver propostas de investigação relevantes.
Carga horária30h-
Otávio Próspero Sanchez
Professor de Sistemas de Informação e Métodos Quantitativos nos Programas de Doutorado e Mestrado da Fundacao Getulio Vargas...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2004
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Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação
Linha de Pesquisa: Administração, Análise e Tecnologia da Informação
O ambiente empresarial, tanto em nível mundial como nacional, tem passado por profundas mudanças nos últimos anos, as quais têm sido consideradas diretamente relacionadas com a TI. Um dos aspectos mais importantes deste novo contexto é a consolidação definitiva do ambiente digital, que passou a permitir, de fato, a transformação digital da sociedade e das organizações.
Com isso, as organizações têm procurado um uso cada vez mais intensivo e amplo de Tecnologia de Informação (TI), como uma poderosa ferramenta empresarial, que altera as bases da competitividade e estratégias empresariais.
Neste ambiente, as estratégias empresariais devem priorizar os novos modelos de negócios, os desafios das novas formas organizacionais, dos impactos no fator humano e nos investimentos, e na integração das cadeias de valor, física e virtual, sempre com a perspectiva do futuro deste cenário.
A assimilação e utilização de forma ampla e intensa de Tecnologia de Informação, se tornaram parte da estratégia das organizações. O conhecimento dos vários aspectos e contribuições, bem como da sua utilização atual, potencial e tendências é imprescindível para o aproveitamento bem sucedido das oportunidades do ambiente empresarial atual.
Esta disciplina tem como objetivo oferecer aos participantes os fundamentos destas áreas de conhecimento e estimular a discussão teórica, prática e estruturada de sua aplicação nas empresas. A contribuição do curso, além do aprimoramento propiciado por este conhecimento, também está na apresentação e aplicação de instrumentos para a definição, implementação e avaliação das estratégias do uso de Tecnologia e dos Negócios na Era Digital, visando a identificação de oportunidades de pesquisa e publicação.
O tema central do curso é Tecnologia de Informação, com ênfase no entendimento e tratamento do gap tecnológico definido como a diferença entre a tecnologia assimilada e a tecnologia disponível, que definirá o grau de transformação digital. A abordagem será estratégica e gerencial, e não técnica. O curso apresentará e discutirá os conceitos, os aspectos e as contribuições da utilização desta tecnologia e sua administração, em especial sobre os seus benefícios para o desempenho empresarial.
Linha de Pesquisa: Administração, Análise e Tecnologia da Informação
O ambiente empresarial, tanto em nível mundial como nacional, tem passado por profundas mudanças nos últimos anos, as quais têm sido consideradas diretamente relacionadas com a TI. Um dos aspectos mais importantes deste novo contexto é a consolidação definitiva do ambiente digital, que passou a permitir, de fato, a transformação digital da sociedade e das organizações.
Com isso, as organizações têm procurado um uso cada vez mais intensivo e amplo de Tecnologia de Informação (TI), como uma poderosa ferramenta empresarial, que altera as bases da competitividade e estratégias empresariais.
Neste ambiente, as estratégias empresariais devem priorizar os novos modelos de negócios, os desafios das novas formas organizacionais, dos impactos no fator humano e nos investimentos, e na integração das cadeias de valor, física e virtual, sempre com a perspectiva do futuro deste cenário.
A assimilação e utilização de forma ampla e intensa de Tecnologia de Informação, se tornaram parte da estratégia das organizações. O conhecimento dos vários aspectos e contribuições, bem como da sua utilização atual, potencial e tendências é imprescindível para o aproveitamento bem sucedido das oportunidades do ambiente empresarial atual.
Esta disciplina tem como objetivo oferecer aos participantes os fundamentos destas áreas de conhecimento e estimular a discussão teórica, prática e estruturada de sua aplicação nas empresas. A contribuição do curso, além do aprimoramento propiciado por este conhecimento, também está na apresentação e aplicação de instrumentos para a definição, implementação e avaliação das estratégias do uso de Tecnologia e dos Negócios na Era Digital, visando a identificação de oportunidades de pesquisa e publicação.
O tema central do curso é Tecnologia de Informação, com ênfase no entendimento e tratamento do gap tecnológico definido como a diferença entre a tecnologia assimilada e a tecnologia disponível, que definirá o grau de transformação digital. A abordagem será estratégica e gerencial, e não técnica. O curso apresentará e discutirá os conceitos, os aspectos e as contribuições da utilização desta tecnologia e sua administração, em especial sobre os seus benefícios para o desempenho empresarial.
Carga horária30h-
Alberto Luiz Albertin
Possui graduação em Administração de Empresas - Faculdades Associadas de São Paulo (1981), mestrado em Administração pela...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1994
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Asset Pricing
Linha de pesquisa: Finanças
This course is an introduction to asset pricing. It begins with a review of the theory of choice under uncertainty, then develops classical asset pricing theory in discrete time. It also discusses empirical puzzles and recent theories that have been developed to try to solve them
Linha de pesquisa: Finanças
This course is an introduction to asset pricing. It begins with a review of the theory of choice under uncertainty, then develops classical asset pricing theory in discrete time. It also discusses empirical puzzles and recent theories that have been developed to try to solve them
Carga horária30h-
Alan De Genaro
É Professor Associado de Finanças na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas - EAESP/FGV, onde leciona...
Saiba maisTítulaçãoPós-Doutorado em matemática aplicada pelo Courant Institute of Mathematical Sciences - New York UniversityQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2018
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Ecossistemas de Inovação
Linha de pesquisa: Gestão de Operações e Sustentabilidade
As pressões competitivas crescentemente forçam as empresas a inovar mais e reduzir seu time-to-market. Como resultado, a abordagem de inovação aberta é agora o status quo e as empresas geralmente adotam práticas de inovação colaborativa para acessar conhecimento e capacidades de clientes e parceiros de rede localizados em todo o mundo para aumentar sua capacidade de inovação e competitividade. Nesse contexto, os ecossistemas de inovação ganharam importancia. Muita atenção é dedicada a como empresas estabelecidas, startups, capitalistas de risco, anjos de negócios, bancos, agências do setor público, universidades e centros de pesquisa interagem e alinham seus interesses para inovar. Para os líderes empresariais, o ecossistema é uma fonte de ideias vencedoras e um meio para acelerar seus esforços inovadores. Por sua vez, os formuladores de políticas o veem como uma noção robusta para orientar a criação de mecanismos de políticas e ações para estimular a inovação. Na academia, o conceito vem sendo estudado em diferentes campos e criticado por sua falta de valor agregado em comparação com noções existentes no campo da inovação, como redes de inovação, por exemplo. O objetivo dessa disciplina é fornecer um panorama aos alunos sobre a literatura de ecossistemas de inovação para promover um entendimento das lentes teóricas que embasam o estudo desse fenômeno e da diferenciação desse conceito em relação a outros construtos relevantes, como redes de inovação, ecossistemas de empreendedorismo e supply chain management. Para isso, vamos explorar definições, diferenças entre conceitos, e avaliar o estado da arte dessa literatura.
Linha de pesquisa: Gestão de Operações e Sustentabilidade
As pressões competitivas crescentemente forçam as empresas a inovar mais e reduzir seu time-to-market. Como resultado, a abordagem de inovação aberta é agora o status quo e as empresas geralmente adotam práticas de inovação colaborativa para acessar conhecimento e capacidades de clientes e parceiros de rede localizados em todo o mundo para aumentar sua capacidade de inovação e competitividade. Nesse contexto, os ecossistemas de inovação ganharam importancia. Muita atenção é dedicada a como empresas estabelecidas, startups, capitalistas de risco, anjos de negócios, bancos, agências do setor público, universidades e centros de pesquisa interagem e alinham seus interesses para inovar. Para os líderes empresariais, o ecossistema é uma fonte de ideias vencedoras e um meio para acelerar seus esforços inovadores. Por sua vez, os formuladores de políticas o veem como uma noção robusta para orientar a criação de mecanismos de políticas e ações para estimular a inovação. Na academia, o conceito vem sendo estudado em diferentes campos e criticado por sua falta de valor agregado em comparação com noções existentes no campo da inovação, como redes de inovação, por exemplo. O objetivo dessa disciplina é fornecer um panorama aos alunos sobre a literatura de ecossistemas de inovação para promover um entendimento das lentes teóricas que embasam o estudo desse fenômeno e da diferenciação desse conceito em relação a outros construtos relevantes, como redes de inovação, ecossistemas de empreendedorismo e supply chain management. Para isso, vamos explorar definições, diferenças entre conceitos, e avaliar o estado da arte dessa literatura.
Carga horária30h-
Juliana Bonomi Santos
PhD em Management Science pela Lancaster University Management School (2013) e professora do programa de pós-graduação em...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Management Science pela University of Lancaster, InglaterraQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2015 -
Susana Carla Farias Pereira
Coordena o Centro de Inovação da Fundação Getulio Vargas, na Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP).
É professora...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2003
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Desafios Organizacionais no Antropoceno
Linha de pesquisa: Estudos Organizacionais
A disciplina aborda o debate acerca da existência e definição do Antropoceno e como esse debate se desloca do campo das ciências exatas para o das ciências sociais e, consequentemente, para os estudos organizacionais. O objetivo principal da disciplina é apresentar o que vem sendo discutido no campo dos estudos organizacionais, indicando desafios e dilemas que cercam as organizações contemporâneas diante da crise climática resultante das ações humanas sobre o planeta. Discutiremos desde as saídas apontadas para formas de organizar no Antropoceno, até posicionamentos ontológicos e epistemológicos mais radicais que apontam para o fim da civilização ocidental e das organizações como as conhecemos.
Linha de pesquisa: Estudos Organizacionais
A disciplina aborda o debate acerca da existência e definição do Antropoceno e como esse debate se desloca do campo das ciências exatas para o das ciências sociais e, consequentemente, para os estudos organizacionais. O objetivo principal da disciplina é apresentar o que vem sendo discutido no campo dos estudos organizacionais, indicando desafios e dilemas que cercam as organizações contemporâneas diante da crise climática resultante das ações humanas sobre o planeta. Discutiremos desde as saídas apontadas para formas de organizar no Antropoceno, até posicionamentos ontológicos e epistemológicos mais radicais que apontam para o fim da civilização ocidental e das organizações como as conhecemos.
Carga horária30h-
Isleide Arruda Fontenelle
É Professora Titular da Fundação Getúlio Vargas - SP, em cursos de graduação e pós-graduação, integrante do Departamento de...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2005
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Instituições e nonmarket (Nonmarket strategy)
Linha de pesquisa: Estratégia Empresarial
O participante deverá estar motivado para discutir lacunas e tendências (tanto de conteúdo quanto metodológicas) da pesquisa sobre Instituições e Nonmarket strategy. O curso foi desenhado tendo em perspectiva alunos de pós-graduação stricto sensu, com clara orientação acadêmica, e é voltado para a construção de habilidades de leitura crítica e análise comparativa de textos. A leitura prévia dos textos indicados é essencial para o aproveitamento do curso. Espera-se que os alunos sejam capazes de discutir em profundidade os textos designados, criticando tanto os argumentos teóricos quanto as evidências empíricas que eles trazem, desenvolvendo uma visão compreensiva das bases da teoria institucional bem como da perspectiva de nonmarket strategy e explorando aspectos e pontos dignos de pesquisas futuras. Esta disciplina também é importante para que o pesquisador se aproprie das diferentes lentes dos estudos em estratégia empresarial.
Linha de pesquisa: Estratégia Empresarial
O participante deverá estar motivado para discutir lacunas e tendências (tanto de conteúdo quanto metodológicas) da pesquisa sobre Instituições e Nonmarket strategy. O curso foi desenhado tendo em perspectiva alunos de pós-graduação stricto sensu, com clara orientação acadêmica, e é voltado para a construção de habilidades de leitura crítica e análise comparativa de textos. A leitura prévia dos textos indicados é essencial para o aproveitamento do curso. Espera-se que os alunos sejam capazes de discutir em profundidade os textos designados, criticando tanto os argumentos teóricos quanto as evidências empíricas que eles trazem, desenvolvendo uma visão compreensiva das bases da teoria institucional bem como da perspectiva de nonmarket strategy e explorando aspectos e pontos dignos de pesquisas futuras. Esta disciplina também é importante para que o pesquisador se aproprie das diferentes lentes dos estudos em estratégia empresarial.
Carga horária30h-
Marina Amado Bahia Gama
Doutora em Administração de Empresas na linha de pesquisa em Estratégia Empresarial pela...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2017
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Pesquisa em Administração e Uso de TI nas Empresas (LP AATI)
Apresentar uma visão atual da evolução e das tendências da administração e do uso da Tecnologia de Informação (TI) nas empresas. Discutir os fatores importantes na administração, planejamento e implementação de recursos de Informática, enfocando o gerenciamento da nova cultura, das mudanças, das tendências e das transformações provocadas pela utilização da TI e de Sistemas de Informação (SI) dentro do novo papel do administrador desses recursos.
A disciplina mostra como surgiu, evoluiu, o estado da arte e as tendências da Pesquisa na área de Administração da Informação (ADI na ANPAD) e da Linha de Pesquisa Administração, Análise e Tecnologia da Informação (AATI), discutindo pesquisas e casos recentes que exploram as principais estruturas de referência utilizadas na gestão da TI.
Ela é uma continuação do projeto de artigo da disciplina “Oficina de Pesquisa e Publicação em Tecnologia e Sistemas de Informação” do semestre anterior.
Apresentar uma visão atual da evolução e das tendências da administração e do uso da Tecnologia de Informação (TI) nas empresas. Discutir os fatores importantes na administração, planejamento e implementação de recursos de Informática, enfocando o gerenciamento da nova cultura, das mudanças, das tendências e das transformações provocadas pela utilização da TI e de Sistemas de Informação (SI) dentro do novo papel do administrador desses recursos.
A disciplina mostra como surgiu, evoluiu, o estado da arte e as tendências da Pesquisa na área de Administração da Informação (ADI na ANPAD) e da Linha de Pesquisa Administração, Análise e Tecnologia da Informação (AATI), discutindo pesquisas e casos recentes que exploram as principais estruturas de referência utilizadas na gestão da TI.
Ela é uma continuação do projeto de artigo da disciplina “Oficina de Pesquisa e Publicação em Tecnologia e Sistemas de Informação” do semestre anterior.
Carga horária30h-
Fernando de Souza Meirelles
Exerce há mais de 35 anos as atividades de professor, executivo e consultor. É Professor Titular da GV (Escola de Administração...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1982
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Research Project (ofertada pela Escolas de Métodos)
This course aims to present the foundations of research design and skills for preparing a research project. It is a mandatory and introductory discipline, which will present an overview of scientific methodologies, starting with epistemology and covering different phases of research design, such as research question and theoretical gaps identification, literature review, qualitative and quantitative research methods, as well as data collection and analysis. In addition, we will address other topics such as the potential for replicability, ethical issues in quantitative and qualitative methods, databases, and scientific dissemination
This course aims to present the foundations of research design and skills for preparing a research project. It is a mandatory and introductory discipline, which will present an overview of scientific methodologies, starting with epistemology and covering different phases of research design, such as research question and theoretical gaps identification, literature review, qualitative and quantitative research methods, as well as data collection and analysis. In addition, we will address other topics such as the potential for replicability, ethical issues in quantitative and qualitative methods, databases, and scientific dissemination
Carga horária30h-
Priscila Laczynski de Souza Miguel
Graduada em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1995), possui mestrado e doutorado em Administração de...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2011
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Quantitative Research Methods (ofertada pela Escolas de Métodos)
LEARNING OBJECTIVES • To enable students to analyze data using quantitative approaches in research • To enable students to use statistical inference techniques and models in the research process • To enable students to read and report quantitative outcomes in research CONTENT 1. Introduction to Statistical Inference 2. Principles of Sampling 3. Parameter estimation • Point and interval estimation 4. Hypothesis tests • Types of errors • Tests for parameters of a population • Tests for comparing two populations • Analysis of variance 5. Correlation and linear regression • Linear correlation. • Estimation and testing of parameters in linear regression 6. Principles of Multiple Regression
LEARNING OBJECTIVES • To enable students to analyze data using quantitative approaches in research • To enable students to use statistical inference techniques and models in the research process • To enable students to read and report quantitative outcomes in research CONTENT 1. Introduction to Statistical Inference 2. Principles of Sampling 3. Parameter estimation • Point and interval estimation 4. Hypothesis tests • Types of errors • Tests for parameters of a population • Tests for comparing two populations • Analysis of variance 5. Correlation and linear regression • Linear correlation. • Estimation and testing of parameters in linear regression 6. Principles of Multiple Regression
Carga horária30h-
Felipe Zambaldi
Doutor em Administração de Empresas pela FGV EAESP, foi aprovado com distinção pela banca examinadora. Possui graduação em...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2009
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Qualitative Research Methods (ofertada pela Escolas de Métodos)
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Eliane Pereira Zamith Brito
Possui graduação (1985) e mestrado (1993) em Administração pela Fundação Getulio Vargas - SP e doutorado (1997) pela Manchester...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Filosofia pela University of Manchester, InglaterraQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2009
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Investments
Linha de pesquisa: Finanças
Linha de pesquisa: Finanças
Não definido
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Corporate Finance
Linha de Pesquisa: Finanças
Why should you study Corporate Finance? Because in the past decades the business environment has relied a lot upon innovative financial transactions. Firms face risks that must be mitigated and need to raise capital to explore their investment opportunities. The volume of financial transactions has outgrown the growth rate of GDP in most countries, especially in emerging markets. The increase in the volume of these activities created a demand for more specialized professionals in areas such as treasury management, financial analysis and control, risk management, security analysis, and the overall financial management of firms. Also, Corporate Finance has become of key importance for many strategic decisions of the firms, meaning professionals of marketing, operations, and human resources also need to understand how the financial environment can affect their roles. Besides, Corporate Finance is one of the most interesting and challenging subjects in management! This course provides a survey of the major financial decisions faced by corporations and their underlying theories. Topics include the cost of capital, capital structure, capital budgeting, cash management, payout policy. Common business processes and skills practiced are firm valuation, security analysis, cost of capital calculation.
Linha de Pesquisa: Finanças
Why should you study Corporate Finance? Because in the past decades the business environment has relied a lot upon innovative financial transactions. Firms face risks that must be mitigated and need to raise capital to explore their investment opportunities. The volume of financial transactions has outgrown the growth rate of GDP in most countries, especially in emerging markets. The increase in the volume of these activities created a demand for more specialized professionals in areas such as treasury management, financial analysis and control, risk management, security analysis, and the overall financial management of firms. Also, Corporate Finance has become of key importance for many strategic decisions of the firms, meaning professionals of marketing, operations, and human resources also need to understand how the financial environment can affect their roles. Besides, Corporate Finance is one of the most interesting and challenging subjects in management! This course provides a survey of the major financial decisions faced by corporations and their underlying theories. Topics include the cost of capital, capital structure, capital budgeting, cash management, payout policy. Common business processes and skills practiced are firm valuation, security analysis, cost of capital calculation.
Carga horária30h-
Wesley Mendes da Silva
Wesley Mendes da Silva, um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Finanças, obteve sua Livre Docência na área de Finanças em...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2011
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Digital and Sustainable Supply Chain Management
Linha de pesquisa: Gestão de Operações e Sustentabilidade
Linha de pesquisa: Gestão de Operações e Sustentabilidade
Carga horária30hNão definido
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Technological Competitiveness in Operations
Linha de pesquisa: Gestão de Operações e Sustentabilidade
The discipline explains how managerial and hard technologies affect a company's competitiveness. The discussion includes key theories such as RBV and institutional theory. The focus shifts from the focal companies to their suppliers and other players in the competitive ecosystem.
Linha de pesquisa: Gestão de Operações e Sustentabilidade
The discipline explains how managerial and hard technologies affect a company's competitiveness. The discussion includes key theories such as RBV and institutional theory. The focus shifts from the focal companies to their suppliers and other players in the competitive ecosystem.
Carga horária30h-
Ely Laureano Paiva
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986),...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do SulQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2009
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Organizational Behavior
Linha de pesquisa: Estudos Organizacionais
Linha de pesquisa: Estudos Organizacionais
Não definido
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Organization and Management Theory
Linha de pesquisa: Estudos Organizacionais
The course aims to train students in management and organizations theory. To this end, the course will address classic and contemporary themes and debates in the field. The course will also present basic sonofthes of social thinking necessary for understanding the theory of organizations.
Linha de pesquisa: Estudos Organizacionais
The course aims to train students in management and organizations theory. To this end, the course will address classic and contemporary themes and debates in the field. The course will also present basic sonofthes of social thinking necessary for understanding the theory of organizations.
Carga horária30h-
Amon Narciso de Barros
Professor na FGV EAESP nos cursos de graduação e do Mestrado e Doutorado em Administração. Eleito division chair track do...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Universidade Federal de Minas GeraisQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2014
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The Behavior of Consumers and Markets
Linha de pesquisa: Marketing
Linha de pesquisa: Marketing
Carga horária30hNão definido
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Marketing Theory Development
Linha de Pesquisa: Marketing
The course promotes understanding of the process of the construction of knowledge and theory concerning Marketing. It is presented a historical vision of knowledge development in Marketing, alongside a discussion of philosophical assumptions and methods used in some Marketing research streams.
Linha de Pesquisa: Marketing
The course promotes understanding of the process of the construction of knowledge and theory concerning Marketing. It is presented a historical vision of knowledge development in Marketing, alongside a discussion of philosophical assumptions and methods used in some Marketing research streams.
Carga horária30h-
Eliane Pereira Zamith Brito
Possui graduação (1985) e mestrado (1993) em Administração pela Fundação Getulio Vargas - SP e doutorado (1997) pela Manchester...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Filosofia pela University of Manchester, InglaterraQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2009
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Business Strategy: knowledge-based view and value creation
Linha de pesquisa: Estratégia Empresarial
Linha de pesquisa: Estratégia Empresarial
Não definido
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Business Strategy: design, coordination and power
Linha de pesquisa: Estratégia Empresarial
The students are expected to be able to become knowledgeable about the main theoretical underpinnings of strategy and competitive advantage, starting from the analysis of its theoretical origins and its foundations in Economics and Industrial Organization Theory. The course was designed for stricto sensu students, with clear academic orientation, and is focused on building critical reading skills and comparative analysis. For students unfamiliar with business strategy and microeconomics, the reading of introductory texts, such as Barney and Hesterly (2011) and Besanko et al. (2006), is recommended. Students are expected to be able to discuss in depth the assigned texts, and critically analyze both the theoretical arguments and the empirical evidence they bring, in order to develop a comprehensive understanding of the fundamentals of theory in business strategy and to explore aspects worthy of future research.
Linha de pesquisa: Estratégia Empresarial
The students are expected to be able to become knowledgeable about the main theoretical underpinnings of strategy and competitive advantage, starting from the analysis of its theoretical origins and its foundations in Economics and Industrial Organization Theory. The course was designed for stricto sensu students, with clear academic orientation, and is focused on building critical reading skills and comparative analysis. For students unfamiliar with business strategy and microeconomics, the reading of introductory texts, such as Barney and Hesterly (2011) and Besanko et al. (2006), is recommended. Students are expected to be able to discuss in depth the assigned texts, and critically analyze both the theoretical arguments and the empirical evidence they bring, in order to develop a comprehensive understanding of the fundamentals of theory in business strategy and to explore aspects worthy of future research.
Carga horária30h-
Jorge Manoel Teixeira Carneiro
Professor Associado de Estratégia e de Negócios Internacionais da FGV EAESP. Possui doutorado em Administração de Empresas pelo Coppead/UFRJ, com...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de JaneiroQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2016 -
Maria Tereza Leme Fleury
É professora titular na área de Estratégia Internacional e diretora da FGV SP. Foi diretora da FGV EAESP - Escola de...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Sociologia pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008
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Focal topics in Information Systems
Linha de pesquisa: Administração, Análise e Tecnologia da Informação
Linha de pesquisa: Administração, Análise e Tecnologia da Informação
Carga horária30hNão definido
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Key Aspects of the Information Systems Field
Linha de pesquisa: Administração, Análise e Tecnologia da Informação
A core competency of master and doctoral students is the ability to advance the knowledge in the field. To successfully acquire this competence, first it is essential that the contours of the discipline are very clearly understood so new knowledge can be consistently proposed and recognized in the field. Effectively delineating a discipline requires knowing its four essential and interconnected dimensions, which are: (1) Domains: what are the real and significant problems that are addressed in the short and long term by the discipline; (2) Criteria: the values and conditions that legitimize new knowledge and researchers; (3) Practices: the scientific approaches and strategies that are mostly recognizable and employed by the participants in the sense that characterizes a set of best practices in the field; and (4) Gates and Agents: the key processes and actors involved in producing new knowledge and disseminating it, and from where useful examples can be obtained. This course aims to provide students with broad knowledge about these four dimensions in the mainstream of
Information Systems (IS) discipline. At the end of the course, students are expected to be able to recognize and navigate in IS research field, as well as plan and articulate actions that meet the key requirements for proposing highquality knowledge, which will allow them to guide their choices in the development of their own research proposals
Linha de pesquisa: Administração, Análise e Tecnologia da Informação
A core competency of master and doctoral students is the ability to advance the knowledge in the field. To successfully acquire this competence, first it is essential that the contours of the discipline are very clearly understood so new knowledge can be consistently proposed and recognized in the field. Effectively delineating a discipline requires knowing its four essential and interconnected dimensions, which are: (1) Domains: what are the real and significant problems that are addressed in the short and long term by the discipline; (2) Criteria: the values and conditions that legitimize new knowledge and researchers; (3) Practices: the scientific approaches and strategies that are mostly recognizable and employed by the participants in the sense that characterizes a set of best practices in the field; and (4) Gates and Agents: the key processes and actors involved in producing new knowledge and disseminating it, and from where useful examples can be obtained. This course aims to provide students with broad knowledge about these four dimensions in the mainstream of
Information Systems (IS) discipline. At the end of the course, students are expected to be able to recognize and navigate in IS research field, as well as plan and articulate actions that meet the key requirements for proposing highquality knowledge, which will allow them to guide their choices in the development of their own research proposals
Carga horária30h-
Otávio Próspero Sanchez
Professor de Sistemas de Informação e Métodos Quantitativos nos Programas de Doutorado e Mestrado da Fundacao Getulio Vargas...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2004
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Mais informações
Investimento
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Investimento
Todos os alunos aprovados no processo seletivo e devidamente matriculados têm direito a bolsa de estudos modalidade taxa, ou seja, isenção das mensalidades. A manutenção da bolsa depende do atendimento a todos os requisitos e prazos exigidos no Programa.
Requisitos
Graduação em Administração, Ciências Sociais, Turismo, Contabilidade, Economia, Engenharia ou áreas afins.
Deseja conhecer as linhas de pesquisa do Programa de Mestrado Acadêmico e Doutorado Acadêmico em Administração de Empresas da FGV EAESP?
Os líderes e professores das linhas realizarão encontros online - webinars - nos quais serão apresentados os temas de pesquisa, as informações sobre o processo seletivo e a estrutura do programa.
Veja abaixo dia e horário dos encontros e inscreva-se:
• 19/09/2022 – às 14h - ESTUDOS ORGANIZACIONAIS
• 19/09/2022 – às 17h - FINANÇAS
• 20/09/2022 – às 14h - ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
• 21/09/2022 – às 10h - MARKETING
Assista ao webinars que já aconteceram:
Linha de Pesquisa: Gestão de Operações e SustentabilidadeLinha de Pesquisa: Administração, Análise e Tecnologia da Informação
Financeiro e bolsas
Passo a passo
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1Inscrição
Candidatos cadastram-se no site e enviam os documentos solicitados, que serão analisados por banca examinadora composta por professores das diversas linhas de pesquisa. Para o processo seletivo para ingresso em 2023, os candidatos deverão apresentar, além de documentação específica, o resultado de um dos Testes: ANPAD, GMAT ou GRE.
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2Entrevista pessoal
Candidatos aprovados na 1ª fase serão entrevistados por professores membros da banca examinadora de seleção.
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3Matrícula
Candidatos aprovados na 2ª fase participam da Recepção de Calouros e recebem orientações para matrícula, efetivada conforme cronograma constante no edital.
Mais informações
Aluno Avulso
Informações geraisA FGV EAESP oferece ao público graduado que não tenha vínculo com os cursos de Mestrado ou Doutorado da FGV EAESP a oportunidade de cursar disciplinas isoladas do Programa de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Administração de Empresas.
Público AlvoPessoa graduada, em qualquer campo de conhecimento.
RequisitosPara candidatar-se:
- Clique aqui para consultar as regras para se candidatar a aluno avulso;
- Em seguida, preencha a ficha de inscrição. As disciplinas, professores, horários e períodos constam da ficha de inscrição; e
- Faça a sua inscrição, acessando o link a seguir (atente-se para o período de inscrição que consta nas regras): https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/PAMAE
Obs.: preencha os campos solicitados, pague a taxa de inscrição e faça o upload da ficha de inscrição e dos demais documentos, de acordo com as informações e períodos constantes nas regras.
ValoresValor referência válido para o 2º/2023. Valor total de R$ 5.597,35 por disciplina, dividido em 6 (seis) parcelas. O pagamento da 1ª parcela deve ser efetivado no ato da matricula; as demais parcelas vencerão dia 10 de cada mês.
Obs.: No caso de alunos com direito a desconto*, o pagamento da 1ª parcela será no valor original; o desconto será aplicado retroativo a partir da 2ª parcela.
*Descontos para Ex-Alunos dos cursos da FGV-EAESP:
- terão 50% de desconto: Egressos do CG, CEAG, CEAHS, MBM, CMCD, MPA, MPGPP, MPGI, MPGC.
- terão 10% de desconto: Ex-Avulso do curso CMCD que tiverem concluído as disciplinas.
*Descontos para externos à FGV
50% de desconto para:
- alunos e egressos de cursos de Mestrado e Doutorado de outras instituições que tiveram bolsa integral ou taxa do CNPq ou CAPES;
- graduados que foram bolsistas de iniciação científica;
Obs.: O candidato externo aprovado no presente processo seletivo, deverá, no ato da matrícula requerer o desconto e apresentar documento comprobatório.
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Quer receber mais informações sobre o Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas (CMAE)
Receba o material do curso e atualizações de inscrições e informações.



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1Nota máxima da Capes
Mestrado em Administração de Empresas recebeu nota máxima da Capes. O curso forma profissionais qualificados com reflexão crítica e estimula a produção de conhecimento relevante para a realidade brasileira.
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2TRIPLA ACREDITAÇÃO
A FGV EAESP figura desde 2004 entre as melhores instituições do mundo pelas três mais importantes acreditadoras internacionais (AACSB, EFMD EQUIS e AMBA), certificando a excelência do seu ensino.
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3CORPO DOCENTE NOTÁVEL
Todas as linhas de pesquisa do programa contam com professores de sólida formação acadêmica e profissional, larga experiência em pesquisa e docência e reconhecimento nacional e internacional.
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4INSERÇÃO INTERNACIONAL
A FGV EAESP é a única instituição brasileira na rede PIM (Partnership International Management), que promove intercâmbio em cerca de 50 instituições de ensino. Alunos também podem participar de eventos internacionais e cursos ministrados por professores estrangeiros.
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5PESQUISA E TUTORIA
Alunos têm a oportunidade de participar do desenvolvimento de atividades de pesquisa e tutoria durante o curso, sempre alinhadas à linha de pesquisa escolhida no início do processo seletivo do Mestrado.
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6BOLSAS DE ESTUDO
A FGV EAESP busca constantemente atender à demanda por bolsas de estudo de seus alunos de Pós-Graduação, contando com cotas da Capes e do CNPq, além de recursos internos financiados pela coordenação dos programas de Pós-Graduação.
Perfil dos alunos

Alunos podem participar de programa de seleção para realizar programa de intercâmbio em cerca de 50 instituições de ensino espalhadas pelo mundo.
Programa PEC-PG possibilita a vinda de cidadãos oriundos de países em desenvolvimento para realizar Mestrado e Doutorado na FGV EAESP.
A FGV EAESP proporciona atividades de ensino e pesquisa com professores visitantes que são referência internacional em suas áreas de atuação.
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Linha de Pesquisa e Estratégia EmpresarialNeste vídeo, o líder da Linha de pesquisa Estratégia Empresarial, Jorge Manoel Teixeira Carneiro, fala sobre a linha e os tipos de pesquisas realizadas no curso.
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Linha de Pesquisa Gestão de Operações e SustentabilidadeA Professora Susana Pereira fala como a Linha de Pesquisa Gestão de Operações e Sustentabilidade contribui para o desenvolvimento sustentável nas empresas.
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Linha de pesquisa Estudos OrganizacionaisNeste vídeo, a líder da linha de pesquisa Estudos Organizacionais, Joana Sabrina Pereira Story, fala sobre a linha e os tipos de pesquisas realizadas no curso.
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Administração, Análise e Tecnologia da Informação (AATI)Saiba mais sobre a Linha de AATI.
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Estrutura FGV EAESP

Espaço para 309 pessoas além de 6 posições de cadeirantes, o Auditório FGV 9 de Julho recebe cerca de 80 eventos por ano e é estruturado com camarim, climatização central, palco, cabine para tradução simultânea e saguão de entrada com estrutura para coffee break e capacidade para até 160 convidados. Aberto de 6h às 22h (segunda a sexta-feira) e de 6h às 18h (sábados).

Eventos de menor porte são realizados na Sala FGV 9 de Julho, que comporta 88 pessoas e mesa diretora para até 6 pessoas. Possui camarim, climatização central, acessibilidade e hall de entrada que pode ser usado para coffee breaks com até 50 pessoas em pé. Aberto de 6h às 22h (segunda a sexta-feira) e de 6h às 18h (sábados).

A Biblioteca Karl A. Boedecker (BKAB) faz parte do Sistema de Bibliotecas FGV e possui acervo nas áreas de Administração, Economia, Negócios, Direito e Ciências Sociais, incluindo livros, e-books, revistas, teses, dissertações e DVDs, além de acesso a bases de dados com artigos de revistas, informações econômicas, financeiras e legais. Dispõe de salas de estudo individual e em grupo e terminais de consulta. No site da Biblioteca é possível acessar a lista de serviços, recursos disponíveis e horários de atendimento. Confira as estatísticas e números.

A Livraria FGV é especializada em livros nacionais e importados de Negócios, Administração, Economia e Direito. Alunos, professores e ex-alunos contam com condições especiais, além de poderem fazer encomendas de livros de quaisquer assuntos. A Livraria FGV funciona de 9h às 21h (segunda a sexta-feira) e das 10h às 14h (sábados).

As salas de aula da FGV EAESP são equipadas com equipamentos multimídia, acesso à internet e instalações confortáveis para tornar o aprendizado dinâmico e agradável. Há também salas de aula patrocinadas, que utilizam equipamentos e recursos patrocinados por empresas parceiras em troca de visibilidade de suas marcas para o universo de alunos e colaboradores.

Sofisticado espaço para eventos, comporta até 150 pessoas sentadas e 3 mesas diretoras para até 7 pessoas. A infraestrutura inclui copa e elevador de acesso para pessoas com dificuldade de locomoção. O Salão Nobre funciona de 6h às 23h (segunda a sexta-feira) e das 6h às 18h (sábados).

Espaço inovador criado para realização de atividades acadêmicas, o CoLab tem conceito moderno e diferenciado para aprendizado baseado em metodologias colaborativas e voltadas para a ação. Tem como princípios empatia, foco no ser humano e compartilhamento de responsabilidades.

A quadra poliesportiva é também um ponto de encontro dos alunos. Além de ser palco de eventos esportivos como campeonatos de futebol de salão e basquete. A Administração da quadra é realizada pela Atlética, Entidade Estudantil formada por alunos da EAESP.

O Espaço NEON é o espaço de empreendedorismo da FGV, que congrega o FGVcenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios), a GVentures (aceleradora da FGV), o GVAngels (Investidores Anjo da FGV) e a Liga de Empreendedorismo (Entidade Estudantil ligada a empreendedorismo). Nesse local o ecossistema de empreendedorismo da FGV funciona de forma colaborativa, impulsionando a inovação e novos negócios.

Situado na entrada principal da Rua Itapeva, a Escola conta com amplo espaço aberto para interação entre os alunos e colaboradores.

Os Laboratórios de Ensino e Pesquisa em Informática (LEPI) são compostos por um conjunto de instalações equipadas com modernos recursos de microinformática, com acesso à rede local, aos sistemas acadêmicos da Escola e à Internet, além de estarem disponíveis aos alunos para utilização em pesquisas, trabalhos e estudos. Os laboratórios também são utilizados em aulas práticas, exercícios de simulação, jogos, trabalhos em grupo, aplicação de provas via rede, conteúdo EAD e outras aplicações em que a rede de computadores desempenha papel relevante para o aprendizado. Clique aqui para informações adicionais.
Descrição geral das instalações
Sediada na Avenida 9 de Julho, no bairro da Bela Vista, em São Paulo, a FGV EAESP compõe-se de um edifício-sede de 12 andares, do prédio da Biblioteca Karl A. Boedecker e do Auditório Getulio Vargas, além de uma quadra poliesportiva e de dois prédios anexos, localizados na Rua Itapeva, 432. As salas de aula, as salas de videoconferência e os laboratórios de informática e sistemas integrados, todos patrocinados, estão situados nos vários edifícios da FGV SP.
A administração da Escola, os departamentos acadêmicos e a maioria dos departamentos administrativos, o Salão Nobre, a Livraria Prefeito Faria Lima e o Diretório Acadêmico Getulio Vargas ocupam também o edifício-sede, assim como o espaço de convivência dos professores, o ambulatório médico, 2 restaurantes e 2 lanchonetes. Os prédios anexos abrigam, além de alguns departamentos administrativos, entidades estudantis como a Aiesec, Empresas Juniores, Associação Atlética e Associação dos Funcionários.
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Os horários das aulas são fixos?
As disciplinas obrigatórias e eletivas são bimestrais e são oferecidas uma vez por semana (entre segunda e sexta), geralmente das 9h às 12h50 ou 15h às 18h50. Os alunos podem escolher disciplinas que desejam cursar em cada semestre, de acordo com as orientações do Programa e suas necessidades1.
1A escolha das disciplinas a serem cursadas a cada semestre deve ser feita em comum acordo com o líder da LP a que estiver vinculado e/ou respectivo orientador.
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Qual o valor do curso?
Todos os alunos regularmente matriculados no Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas e aprovados no processo seletivo regular do Programa para ingresso em 2023 têm a garantia de bolsa de estudos modalidade taxa, ou seja, isenção das mensalidades. A manutenção da bolsa depende do atendimento a todos os requisitos e prazos exigidos no programa.
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Quantos créditos eu preciso cumprir?
Os alunos de Mestrado devem acumular, no mínimo, 24 créditos.
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Quem define o orientador?
O orientador é definido pelo aluno, com anuência expressa do professor orientador, conforme a temática pesquisada pelo professor e a proposta de dissertação do aluno. Caso necessário, o aluno pode trocar de orientador.
Passo a passo para admissão
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1Inscrição
Candidatos cadastram-se no site e enviam os documentos solicitados, que serão analisados por banca examinadora composta por professores das diversas linhas de pesquisa. Para o processo seletivo para ingresso em 2023, os candidatos deverão apresentar, além de documentação específica, o resultado de um dos Testes: ANPAD, GMAT ou GRE.
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2Entrevista pessoal
Candidatos aprovados na 1ª fase serão entrevistados por professores membros da banca examinadora de seleção.
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3Matrícula
Candidatos aprovados na 2ª fase participam da Recepção de Calouros e recebem orientações para matrícula, efetivada conforme cronograma constante no edital.