Plano do curso

Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Desafios ASG (Ambientais, Sociais e de Governança) em Negócios Internacionais

    Linha de Pesquisa: Estratégia Empresarial

    Esta disciplina aborda questões relacionadas a ASG (ambiente, sociedade e governança) sob a perspectiva dos negócios internacionais, em particular o papel e a atuação de multinacionais. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas servirão como pano de fundo para se analisar a contribuição das multinacionais ao desenvolvimento sustentável.

    Linha de Pesquisa: Estratégia Empresarial

    Esta disciplina aborda questões relacionadas a ASG (ambiente, sociedade e governança) sob a perspectiva dos negócios internacionais, em particular o papel e a atuação de multinacionais. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas servirão como pano de fundo para se analisar a contribuição das multinacionais ao desenvolvimento sustentável.

    Carga horária
    30h
    • Jorge Manoel Teixeira Carneiro

      Jorge Manoel Teixeira Carneiro

      Professor Associado de Estratégia e de Negócios Internacionais da FGV EAESP. Possui doutorado em Administração de Empresas pelo Coppead/UFRJ, com...

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      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2016
    • Maria Tereza Leme Fleury

      Maria Tereza Leme Fleury

      É professora titular na área de Estratégia Internacional e diretora da FGV SP. Foi diretora da FGV EAESP - Escola de...

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      Títulação
      Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2008
  • Business Strategy

    Linha de Pesquisa: Estratégia Empresarial

    The students are expected to be able to become knowledgeable about the main theoretical underpinnings of strategy and competitive advantage, starting from the analysis of its theoretical origins and its foundations in Economics and Industrial Organization Theory. The course was designed for stricto sensu students, with clear academic orientation, and is focused on building critical reading skills and comparative analysis. For students unfamiliar with business strategy and microeconomics, the reading of introductory texts, such as Barney and Hesterly (2018) and Besanko et al. (2017), is recommended. Students are expected to be able to discuss in depth the assigned texts, and critically analyze both the theoretical arguments and the empirical evidence they bring, in order to develop a comprehensive understanding of the fundamentals of theory in business strategy and to explore aspects worthy of future research.

     

    Linha de Pesquisa: Estratégia Empresarial

    The students are expected to be able to become knowledgeable about the main theoretical underpinnings of strategy and competitive advantage, starting from the analysis of its theoretical origins and its foundations in Economics and Industrial Organization Theory. The course was designed for stricto sensu students, with clear academic orientation, and is focused on building critical reading skills and comparative analysis. For students unfamiliar with business strategy and microeconomics, the reading of introductory texts, such as Barney and Hesterly (2018) and Besanko et al. (2017), is recommended. Students are expected to be able to discuss in depth the assigned texts, and critically analyze both the theoretical arguments and the empirical evidence they bring, in order to develop a comprehensive understanding of the fundamentals of theory in business strategy and to explore aspects worthy of future research.

     

    Carga horária
    30h
    • Jorge Manoel Teixeira Carneiro

      Jorge Manoel Teixeira Carneiro

      Professor Associado de Estratégia e de Negócios Internacionais da FGV EAESP. Possui doutorado em Administração de Empresas pelo Coppead/UFRJ, com...

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      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2016
  • Cognition & Emotion in Consumer Behavior

    Linha de Pesquisa: Marketing

    Most consumers´ attitudes and behavior are affected by cognitive mechanisms and emotional states. If researchers want to understand typical consumers´ responses such as impression formation, perception, evaluation, memory, and decision they should understand the cognitive & emotional aspects of the human being. This course focuses on the theories and methods (mostly experimental methods) relevant to a deeper understanding of the role of cognition and emotion on Consumer Behavior (CB) research. It is designed to foster critical and original thinking on relevant and recent literature. The primary purposes of this course are:

    i) To present the fundamental and contemporary theoretical perspectives of cognition and emotion in CB;

    ii) To provide a solid basis for the student to critically evaluate the scientific literature in the area of cognition and emotion in CB;

    iii) To enable students to develop their own ideas about an original research topic, as well as their ability to implement theoretical and empirical research on the underlying mechanisms that explain consumers´ responses.

    Linha de Pesquisa: Marketing

    Most consumers´ attitudes and behavior are affected by cognitive mechanisms and emotional states. If researchers want to understand typical consumers´ responses such as impression formation, perception, evaluation, memory, and decision they should understand the cognitive & emotional aspects of the human being. This course focuses on the theories and methods (mostly experimental methods) relevant to a deeper understanding of the role of cognition and emotion on Consumer Behavior (CB) research. It is designed to foster critical and original thinking on relevant and recent literature. The primary purposes of this course are:

    i) To present the fundamental and contemporary theoretical perspectives of cognition and emotion in CB;

    ii) To provide a solid basis for the student to critically evaluate the scientific literature in the area of cognition and emotion in CB;

    iii) To enable students to develop their own ideas about an original research topic, as well as their ability to implement theoretical and empirical research on the underlying mechanisms that explain consumers´ responses.

    Carga horária
    30h
    • Delane Botelho

      Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (1989), mestrado em...

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      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2000
  • Marketing Theory Development

    Linha de Pesquisa: Marketing

    The course promotes understanding of the process of the construction of knowledge and theory concerning Marketing. It is presented a historical vision of knowledge development in Marketing, alongside a discussion of philosophical assumptions and methods used in some Marketing research streams.

    Linha de Pesquisa: Marketing

    The course promotes understanding of the process of the construction of knowledge and theory concerning Marketing. It is presented a historical vision of knowledge development in Marketing, alongside a discussion of philosophical assumptions and methods used in some Marketing research streams.

    Carga horária
    30h
    • Eliane Pereira Zamith Brito

      Eliane Pereira Zamith Brito

      Possui graduação (1985) e mestrado (1993) em Administração pela Fundação Getulio Vargas - SP e doutorado (1997) pela Manchester...

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      Títulação
      Doutora em Filosofia pela University of Manchester, Inglaterra
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2009
  • Teoria Social e capitalismo: o debate contemporâneo

    Linha de Pesquisa: Estudos Organizacionais

    Este curso propõe a leitura de alguns autores contemporâneos que discorrem sobre as transformações do capitalismo em suas dimensões econômicas, sociais, políticas e culturais e em interlocução com tópicos como afetos, tecnologias, ideologias e humanismos. O objetivo é relacionar e entender como tais transformações têm impactos nas organizações e nos processos de organizar/organizing.

    Linha de Pesquisa: Estudos Organizacionais

    Este curso propõe a leitura de alguns autores contemporâneos que discorrem sobre as transformações do capitalismo em suas dimensões econômicas, sociais, políticas e culturais e em interlocução com tópicos como afetos, tecnologias, ideologias e humanismos. O objetivo é relacionar e entender como tais transformações têm impactos nas organizações e nos processos de organizar/organizing.

    Carga horária
    30h
    • Isleide Arruda Fontenelle

      Isleide Arruda Fontenelle

      É Professora Titular da Fundação Getúlio Vargas - SP, em cursos de graduação e pós-graduação, integrante do Departamento de...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2005
  • Leadership in Organizations

    Linha de Pesquisa: Estudos Organizacionais

    This course will provide a general overview of the major topics on leadership theory and theorizing. This is a foundational course

    Linha de Pesquisa: Estudos Organizacionais

    This course will provide a general overview of the major topics on leadership theory and theorizing. This is a foundational course

    Carga horária
    30h
    • Joana Sabrina Pereira Story

      Joana Sabrina Pereira Story

      Professora Adjunto da EAESP-FGV. Ph.D pela University of Nebraska-Lincoln. Recebeu diversas honrarias acadêmicas, tendo sido...

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      Títulação
      Doutorado em Leadership Studies pela Universidade de Nebraska/Lincoln
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2018
  • Operations Strategy

    Linha de Pesquisa: Gestão de Operações e Sustentabilidade

    1. Introduction to operations strategy Historical evolution Basic concepts and classic articles Role of operations in the overall business strategy

    2. Resource-Based View The Resource-Based View and Manufacturing Strategy Manufacturing Performance from the Viewpoint of Resource-Based View

    3. Capabilities Cumulative competencies Practices and competencies

    4. Quality and Lean New issues for quality management Lean production

    5. Sustainable Operations Sustainability and Supply Chains Social sustainability

    6. Behavior Operations The influence of behavioral aspects in operations management

    7. Perspectives for the Future in OS

    Linha de Pesquisa: Gestão de Operações e Sustentabilidade

    1. Introduction to operations strategy Historical evolution Basic concepts and classic articles Role of operations in the overall business strategy

    2. Resource-Based View The Resource-Based View and Manufacturing Strategy Manufacturing Performance from the Viewpoint of Resource-Based View

    3. Capabilities Cumulative competencies Practices and competencies

    4. Quality and Lean New issues for quality management Lean production

    5. Sustainable Operations Sustainability and Supply Chains Social sustainability

    6. Behavior Operations The influence of behavioral aspects in operations management

    7. Perspectives for the Future in OS

    Carga horária
    30h
    • Ely Laureano Paiva

      Ely Laureano Paiva

      Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986),...

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      Títulação
      Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2009
  • Managing Collaborative Innovation

    Linha de Pesquisa: Gestão de Operações e Sustentabilidade

    Competitive pressures are increasingly forcing companies to innovate more and reduce their time-to-market. As a result, the open innovation approach is now the status quo and companies commonly adopt collaborative innovation practices to access knowledge and capabilities of customers and network partners located all around the world to increase their innovativeness and competitiveness. Corporations traditionally involved customers and suppliers in their product and service development processes and relied on networks to innovate. Now they also look to gain access to innovative technologies and business models participating in innovation ecosystem and engaging with startups. Building on insight from operations and industrial marketing management, this module will how collaboration can, and should, be managed to be promote innovation. To do so, in this course, we will explore the theories and concepts necessary to understand how to initiate, develop, manage, and terminate relationships with single and multiple partners to generate innovation and extract value from it.

    Linha de Pesquisa: Gestão de Operações e Sustentabilidade

    Competitive pressures are increasingly forcing companies to innovate more and reduce their time-to-market. As a result, the open innovation approach is now the status quo and companies commonly adopt collaborative innovation practices to access knowledge and capabilities of customers and network partners located all around the world to increase their innovativeness and competitiveness. Corporations traditionally involved customers and suppliers in their product and service development processes and relied on networks to innovate. Now they also look to gain access to innovative technologies and business models participating in innovation ecosystem and engaging with startups. Building on insight from operations and industrial marketing management, this module will how collaboration can, and should, be managed to be promote innovation. To do so, in this course, we will explore the theories and concepts necessary to understand how to initiate, develop, manage, and terminate relationships with single and multiple partners to generate innovation and extract value from it.

    Carga horária
    30h
    • Juliana Bonomi Santos

      Juliana Bonomi Santos

      PhD em Management Science pela Lancaster University Management School (2013) e professora do programa de pós-graduação em...

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      Títulação
      Doutor em Management Science pela University of Lancaster, Inglaterra
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2015
  • Foundamentals of Finance

    Linha de Pesquisa: Finanças

    This is the basic chair of the graduate program in finance. It aims to provide the student with the fundamentals of financial asset pricing theory. It covers consumption and investment (portfolio) decisions and their implication on asset pricing. The implications of the absence of arbitrage hypothesis on asset pricing are also explored. It is assumed that the student has knowledge of probability and statistics and familiarity with constrained optimization.

     

    Linha de Pesquisa: Finanças

    This is the basic chair of the graduate program in finance. It aims to provide the student with the fundamentals of financial asset pricing theory. It covers consumption and investment (portfolio) decisions and their implication on asset pricing. The implications of the absence of arbitrage hypothesis on asset pricing are also explored. It is assumed that the student has knowledge of probability and statistics and familiarity with constrained optimization.

     

    Carga horária
    30h
    • Alan De Genaro

      Alan De Genaro

      É Professor Associado de Finanças na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas - EAESP/FGV, onde leciona...

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      Títulação
      Pós-Doutorado em matemática aplicada pelo Courant Institute of Mathematical Sciences - New York University
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2018
    • Antonio Gledson de Carvalho

      Antonio Gledson de Carvalho

      Bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo (1986), Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (1991), Mestre em...

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      Títulação
      Doutor em Economia pela Universidade de Illinois, EUA
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2005
  • Corporate Finance

    Linha de Pesquisa: Finanças

    Why should you study Corporate Finance? Because in the past decades the business environment has relied a lot upon innovative financial transactions. Firms face risks that must be mitigated and need to raise capital to explore their investment opportunities. The volume of financial transactions has outgrown the growth rate of GDP in most countries, especially in emerging markets. The increase in the volume of these activities created a demand for more specialized professionals in areas such as treasury management, financial analysis and control, risk management, security analysis, and the overall financial management of firms. Also, Corporate Finance has become of key importance for many strategic decisions of the firms, meaning professionals of marketing, operations, and human resources also need to understand how the financial environment can affect their roles. Besides, Corporate Finance is one of the most interesting and challenging subjects in management! This course provides a survey of the major financial decisions faced by corporations and their underlying theories. Topics include the cost of capital, capital structure, capital budgeting, cash management, payout policy. Common business processes and skills practiced are firm valuation, security analysis, cost of capital calculation.

    Linha de Pesquisa: Finanças

    Why should you study Corporate Finance? Because in the past decades the business environment has relied a lot upon innovative financial transactions. Firms face risks that must be mitigated and need to raise capital to explore their investment opportunities. The volume of financial transactions has outgrown the growth rate of GDP in most countries, especially in emerging markets. The increase in the volume of these activities created a demand for more specialized professionals in areas such as treasury management, financial analysis and control, risk management, security analysis, and the overall financial management of firms. Also, Corporate Finance has become of key importance for many strategic decisions of the firms, meaning professionals of marketing, operations, and human resources also need to understand how the financial environment can affect their roles. Besides, Corporate Finance is one of the most interesting and challenging subjects in management! This course provides a survey of the major financial decisions faced by corporations and their underlying theories. Topics include the cost of capital, capital structure, capital budgeting, cash management, payout policy. Common business processes and skills practiced are firm valuation, security analysis, cost of capital calculation.

    Carga horária
    30h
    • Wesley Mendes da Silva

      Wesley Mendes da Silva

      Wesley Mendes da Silva, um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Finanças, obteve sua Livre Docência na área de Finanças em...

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      Títulação
      Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2011
  • Condução de Pesquisas em Sistemas de Informações: Estratégias, Tópicos e Oportunidades

    Linha de Pesquisa: Administração, Análise e Tecnologia da Informação

    É esperado que alunos de mestrado e doutorado acadêmico produzam novos conhecimentos. Entretanto, conhecer os contornos do campo de pesquisa é fundamental para a produção de conhecimento relevante. O delineamento bem-sucedido de um campo de pesquisa requer o reconhecimento de três aspectos complementares e indispensáveis: (1) quais os problemas reais, significativos e atuais, de curto e de longo prazo, vinculados ao campo; (2) quais são os critérios e valores pelos quais o conhecimento proposto é considerado legítimo; (3) quais são as mais bem-sucedidas abordagens e estratégias usualmente empregadas pelos participantes do campo; e (4) quais os principais agentes e processos envolvidos maximizar o impacto do conhecimento produzido.

    Este curso tem como objetivo fornecer aos alunos as informações necessárias e suficientes para navegar no mainstream da pesquisa em Information Systems. Ao enfocarem os quatro aspectos anteriormente mencionados, espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer os aspectos-chave relacionados à investigação de alta qualidade e beneficiar-se dos conhecimentos essenciais para desenvolver propostas de investigação relevantes.

    Linha de Pesquisa: Administração, Análise e Tecnologia da Informação

    É esperado que alunos de mestrado e doutorado acadêmico produzam novos conhecimentos. Entretanto, conhecer os contornos do campo de pesquisa é fundamental para a produção de conhecimento relevante. O delineamento bem-sucedido de um campo de pesquisa requer o reconhecimento de três aspectos complementares e indispensáveis: (1) quais os problemas reais, significativos e atuais, de curto e de longo prazo, vinculados ao campo; (2) quais são os critérios e valores pelos quais o conhecimento proposto é considerado legítimo; (3) quais são as mais bem-sucedidas abordagens e estratégias usualmente empregadas pelos participantes do campo; e (4) quais os principais agentes e processos envolvidos maximizar o impacto do conhecimento produzido.

    Este curso tem como objetivo fornecer aos alunos as informações necessárias e suficientes para navegar no mainstream da pesquisa em Information Systems. Ao enfocarem os quatro aspectos anteriormente mencionados, espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer os aspectos-chave relacionados à investigação de alta qualidade e beneficiar-se dos conhecimentos essenciais para desenvolver propostas de investigação relevantes.

    Carga horária
    30h
    • Otávio Próspero Sanchez

      Otávio Próspero Sanchez

      Professor de Sistemas de Informação e Métodos Quantitativos nos Programas de Doutorado e Mestrado da Fundacao Getulio Vargas...

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      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2004
  • Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação

    Linha de Pesquisa: Administração, Análise e Tecnologia da Informação

    O ambiente empresarial, tanto em nível mundial como nacional, tem passado por profundas mudanças nos últimos anos, as quais têm sido consideradas diretamente relacionadas com a TI. Um dos aspectos mais importantes deste novo contexto é a consolidação definitiva do ambiente digital, que passou a permitir, de fato, a transformação digital da sociedade e das organizações.

    Com isso, as organizações têm procurado um uso cada vez mais intensivo e amplo de Tecnologia de Informação (TI), como uma poderosa ferramenta empresarial, que altera as bases da competitividade e estratégias empresariais.

    Neste ambiente, as estratégias empresariais devem priorizar os novos modelos de negócios, os desafios das novas formas organizacionais, dos impactos no fator humano e nos investimentos, e na integração das cadeias de valor, física e virtual, sempre com a perspectiva do futuro deste cenário.

    A assimilação e utilização de forma ampla e intensa de Tecnologia de Informação, se tornaram parte da estratégia das organizações. O conhecimento dos vários aspectos e contribuições, bem como da sua utilização atual, potencial e tendências é imprescindível para o aproveitamento bem sucedido das oportunidades do ambiente empresarial atual.

    Esta disciplina tem como objetivo oferecer aos participantes os fundamentos destas áreas de conhecimento e estimular a discussão teórica, prática e estruturada de sua aplicação nas empresas. A contribuição do curso, além do aprimoramento propiciado por este conhecimento, também está na apresentação e aplicação de instrumentos para a definição, implementação e avaliação das estratégias do uso de Tecnologia e dos Negócios na Era Digital, visando a identificação de oportunidades de pesquisa e publicação.

    O tema central do curso é Tecnologia de Informação, com ênfase no entendimento e tratamento do gap tecnológico definido como a diferença entre a tecnologia assimilada e a tecnologia disponível, que definirá o grau de transformação digital. A abordagem será estratégica e gerencial, e não técnica. O curso apresentará e discutirá os conceitos, os aspectos e as contribuições da utilização desta tecnologia e sua administração, em especial sobre os seus benefícios para o desempenho empresarial.

    Linha de Pesquisa: Administração, Análise e Tecnologia da Informação

    O ambiente empresarial, tanto em nível mundial como nacional, tem passado por profundas mudanças nos últimos anos, as quais têm sido consideradas diretamente relacionadas com a TI. Um dos aspectos mais importantes deste novo contexto é a consolidação definitiva do ambiente digital, que passou a permitir, de fato, a transformação digital da sociedade e das organizações.

    Com isso, as organizações têm procurado um uso cada vez mais intensivo e amplo de Tecnologia de Informação (TI), como uma poderosa ferramenta empresarial, que altera as bases da competitividade e estratégias empresariais.

    Neste ambiente, as estratégias empresariais devem priorizar os novos modelos de negócios, os desafios das novas formas organizacionais, dos impactos no fator humano e nos investimentos, e na integração das cadeias de valor, física e virtual, sempre com a perspectiva do futuro deste cenário.

    A assimilação e utilização de forma ampla e intensa de Tecnologia de Informação, se tornaram parte da estratégia das organizações. O conhecimento dos vários aspectos e contribuições, bem como da sua utilização atual, potencial e tendências é imprescindível para o aproveitamento bem sucedido das oportunidades do ambiente empresarial atual.

    Esta disciplina tem como objetivo oferecer aos participantes os fundamentos destas áreas de conhecimento e estimular a discussão teórica, prática e estruturada de sua aplicação nas empresas. A contribuição do curso, além do aprimoramento propiciado por este conhecimento, também está na apresentação e aplicação de instrumentos para a definição, implementação e avaliação das estratégias do uso de Tecnologia e dos Negócios na Era Digital, visando a identificação de oportunidades de pesquisa e publicação.

    O tema central do curso é Tecnologia de Informação, com ênfase no entendimento e tratamento do gap tecnológico definido como a diferença entre a tecnologia assimilada e a tecnologia disponível, que definirá o grau de transformação digital. A abordagem será estratégica e gerencial, e não técnica. O curso apresentará e discutirá os conceitos, os aspectos e as contribuições da utilização desta tecnologia e sua administração, em especial sobre os seus benefícios para o desempenho empresarial.

    Carga horária
    30h
    • Alberto Luiz Albertin

      Alberto Luiz Albertin

      Possui graduação em Administração de Empresas - Faculdades Associadas de São Paulo (1981), mestrado em Administração pela...

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      Títulação
      Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1994
  • Asset Pricing

    Linha de pesquisa: Finanças

    This course is an introduction to asset pricing. It begins with a review of the theory of choice under uncertainty, then develops classical asset pricing theory in discrete time. It also discusses empirical puzzles and recent theories that have been developed to try to solve them 

    Linha de pesquisa: Finanças

    This course is an introduction to asset pricing. It begins with a review of the theory of choice under uncertainty, then develops classical asset pricing theory in discrete time. It also discusses empirical puzzles and recent theories that have been developed to try to solve them 

    Carga horária
    30h
    • Alan De Genaro

      Alan De Genaro

      É Professor Associado de Finanças na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas - EAESP/FGV, onde leciona...

      Saiba mais
      Títulação
      Pós-Doutorado em matemática aplicada pelo Courant Institute of Mathematical Sciences - New York University
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2018
  • Ecossistemas de Inovação

    Linha de pesquisa: Gestão de Operações e Sustentabilidade 

    As pressões competitivas crescentemente forçam as empresas a inovar mais e reduzir seu time-to-market. Como resultado, a abordagem de inovação aberta é agora o status quo e as empresas geralmente adotam práticas de inovação colaborativa para acessar conhecimento e capacidades de clientes e parceiros de rede localizados em todo o mundo para aumentar sua capacidade de inovação e competitividade. Nesse contexto, os ecossistemas de inovação ganharam importancia. Muita atenção é dedicada a como empresas estabelecidas, startups, capitalistas de risco, anjos de negócios, bancos, agências do setor público, universidades e centros de pesquisa interagem e alinham seus interesses para inovar. Para os líderes empresariais, o ecossistema é uma fonte de ideias vencedoras e um meio para acelerar seus esforços inovadores. Por sua vez, os formuladores de políticas o veem como uma noção robusta para orientar a criação de mecanismos de políticas e ações para estimular a inovação. Na academia, o conceito vem sendo estudado em diferentes campos e criticado por sua falta de valor agregado em comparação com noções existentes no campo da inovação, como redes de inovação, por exemplo. O objetivo dessa disciplina é fornecer um panorama aos alunos sobre a literatura de ecossistemas de inovação para promover um entendimento das lentes teóricas que embasam o estudo desse fenômeno e da diferenciação desse conceito em relação a outros construtos relevantes, como redes de inovação, ecossistemas de empreendedorismo e supply chain management. Para isso, vamos explorar definições, diferenças entre conceitos, e avaliar o estado da arte dessa literatura.

    Linha de pesquisa: Gestão de Operações e Sustentabilidade 

    As pressões competitivas crescentemente forçam as empresas a inovar mais e reduzir seu time-to-market. Como resultado, a abordagem de inovação aberta é agora o status quo e as empresas geralmente adotam práticas de inovação colaborativa para acessar conhecimento e capacidades de clientes e parceiros de rede localizados em todo o mundo para aumentar sua capacidade de inovação e competitividade. Nesse contexto, os ecossistemas de inovação ganharam importancia. Muita atenção é dedicada a como empresas estabelecidas, startups, capitalistas de risco, anjos de negócios, bancos, agências do setor público, universidades e centros de pesquisa interagem e alinham seus interesses para inovar. Para os líderes empresariais, o ecossistema é uma fonte de ideias vencedoras e um meio para acelerar seus esforços inovadores. Por sua vez, os formuladores de políticas o veem como uma noção robusta para orientar a criação de mecanismos de políticas e ações para estimular a inovação. Na academia, o conceito vem sendo estudado em diferentes campos e criticado por sua falta de valor agregado em comparação com noções existentes no campo da inovação, como redes de inovação, por exemplo. O objetivo dessa disciplina é fornecer um panorama aos alunos sobre a literatura de ecossistemas de inovação para promover um entendimento das lentes teóricas que embasam o estudo desse fenômeno e da diferenciação desse conceito em relação a outros construtos relevantes, como redes de inovação, ecossistemas de empreendedorismo e supply chain management. Para isso, vamos explorar definições, diferenças entre conceitos, e avaliar o estado da arte dessa literatura.

    Carga horária
    30h
    • Juliana Bonomi Santos

      Juliana Bonomi Santos

      PhD em Management Science pela Lancaster University Management School (2013) e professora do programa de pós-graduação em...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Management Science pela University of Lancaster, Inglaterra
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2015
    • Susana Carla Farias Pereira

      Susana Carla Farias Pereira

      Coordena o Centro de Inovação da Fundação Getulio Vargas, na Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP). 

      É professora...

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      Títulação
      Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2003
  • Desafios Organizacionais no Antropoceno

    Linha de pesquisa: Estudos Organizacionais 

    A disciplina aborda o debate acerca da existência e definição do Antropoceno e como esse debate se desloca do campo das ciências exatas para o das ciências sociais e, consequentemente, para os estudos organizacionais. O objetivo principal da disciplina é apresentar o que vem sendo discutido no campo dos estudos organizacionais, indicando desafios e dilemas que cercam as organizações contemporâneas diante da crise climática resultante das ações humanas sobre o planeta. Discutiremos desde as saídas apontadas para formas de organizar no Antropoceno, até posicionamentos ontológicos e epistemológicos mais radicais que apontam para o fim da civilização ocidental e das organizações como as conhecemos.

    Linha de pesquisa: Estudos Organizacionais 

    A disciplina aborda o debate acerca da existência e definição do Antropoceno e como esse debate se desloca do campo das ciências exatas para o das ciências sociais e, consequentemente, para os estudos organizacionais. O objetivo principal da disciplina é apresentar o que vem sendo discutido no campo dos estudos organizacionais, indicando desafios e dilemas que cercam as organizações contemporâneas diante da crise climática resultante das ações humanas sobre o planeta. Discutiremos desde as saídas apontadas para formas de organizar no Antropoceno, até posicionamentos ontológicos e epistemológicos mais radicais que apontam para o fim da civilização ocidental e das organizações como as conhecemos.

    Carga horária
    30h
    • Isleide Arruda Fontenelle

      Isleide Arruda Fontenelle

      É Professora Titular da Fundação Getúlio Vargas - SP, em cursos de graduação e pós-graduação, integrante do Departamento de...

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      Títulação
      Doutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2005
  • Instituições e nonmarket (Nonmarket strategy)

    Linha de pesquisa: Estratégia Empresarial 

     O participante deverá estar motivado para discutir lacunas e tendências (tanto de conteúdo quanto metodológicas) da pesquisa sobre Instituições e Nonmarket strategy. O curso foi desenhado tendo em perspectiva alunos de pós-graduação stricto sensu, com clara orientação acadêmica, e é voltado para a construção de habilidades de leitura crítica e análise comparativa de textos. A leitura prévia dos textos indicados é essencial para o aproveitamento do curso. Espera-se que os alunos sejam capazes de discutir em profundidade os textos designados, criticando tanto os argumentos teóricos quanto as evidências empíricas que eles trazem, desenvolvendo uma visão compreensiva das bases da teoria institucional bem como da perspectiva de nonmarket strategy e explorando aspectos e pontos dignos de pesquisas futuras. Esta disciplina também é importante para que o pesquisador se aproprie das diferentes lentes dos estudos em estratégia empresarial.

    Linha de pesquisa: Estratégia Empresarial 

     O participante deverá estar motivado para discutir lacunas e tendências (tanto de conteúdo quanto metodológicas) da pesquisa sobre Instituições e Nonmarket strategy. O curso foi desenhado tendo em perspectiva alunos de pós-graduação stricto sensu, com clara orientação acadêmica, e é voltado para a construção de habilidades de leitura crítica e análise comparativa de textos. A leitura prévia dos textos indicados é essencial para o aproveitamento do curso. Espera-se que os alunos sejam capazes de discutir em profundidade os textos designados, criticando tanto os argumentos teóricos quanto as evidências empíricas que eles trazem, desenvolvendo uma visão compreensiva das bases da teoria institucional bem como da perspectiva de nonmarket strategy e explorando aspectos e pontos dignos de pesquisas futuras. Esta disciplina também é importante para que o pesquisador se aproprie das diferentes lentes dos estudos em estratégia empresarial.

    Carga horária
    30h
    • Marina Amado Bahia Gama

      Marina Amado Bahia Gama

      Doutora em Administração de Empresas na linha de pesquisa em Estratégia Empresarial pela...

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      Títulação
      Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2017
  • Pesquisa em Administração e Uso de TI nas Empresas (LP AATI)

    Apresentar uma visão atual da evolução e das tendências da administração e do uso da Tecnologia de Informação (TI) nas empresas. Discutir os fatores importantes na administração, planejamento e implementação de recursos de Informática, enfocando o gerenciamento da nova cultura, das mudanças, das tendências e das transformações provocadas pela utilização da TI e de Sistemas de Informação (SI) dentro do novo papel do administrador desses recursos.

    A disciplina mostra como surgiu, evoluiu, o estado da arte e as tendências da Pesquisa na área de Administração da Informação (ADI na ANPAD) e da Linha de Pesquisa Administração, Análise e Tecnologia da Informação (AATI), discutindo pesquisas e casos recentes que exploram as principais estruturas de referência utilizadas na gestão da TI.

    Ela é uma continuação do projeto de artigo da disciplina “Oficina de Pesquisa e Publicação em Tecnologia e Sistemas de Informação” do semestre anterior.

    Apresentar uma visão atual da evolução e das tendências da administração e do uso da Tecnologia de Informação (TI) nas empresas. Discutir os fatores importantes na administração, planejamento e implementação de recursos de Informática, enfocando o gerenciamento da nova cultura, das mudanças, das tendências e das transformações provocadas pela utilização da TI e de Sistemas de Informação (SI) dentro do novo papel do administrador desses recursos.

    A disciplina mostra como surgiu, evoluiu, o estado da arte e as tendências da Pesquisa na área de Administração da Informação (ADI na ANPAD) e da Linha de Pesquisa Administração, Análise e Tecnologia da Informação (AATI), discutindo pesquisas e casos recentes que exploram as principais estruturas de referência utilizadas na gestão da TI.

    Ela é uma continuação do projeto de artigo da disciplina “Oficina de Pesquisa e Publicação em Tecnologia e Sistemas de Informação” do semestre anterior.

    Carga horária
    30h
    • Fernando de Souza Meirelles

      Fernando de Souza Meirelles

      Exerce há mais de 35 anos as atividades de professor, executivo e consultor. É Professor Titular da GV (Escola de Administração...

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      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1982
Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Research Project (ofertada pela Escolas de Métodos)

    This course aims to present the foundations of research design and skills for preparing a research project. It is a mandatory and introductory discipline, which will present an overview of scientific methodologies, starting with epistemology and covering different phases of research design, such as research question and theoretical gaps identification, literature review, qualitative and quantitative research methods, as well as data collection and analysis. In addition, we will address other topics such as the potential for replicability, ethical issues in quantitative and qualitative methods, databases, and scientific dissemination

    This course aims to present the foundations of research design and skills for preparing a research project. It is a mandatory and introductory discipline, which will present an overview of scientific methodologies, starting with epistemology and covering different phases of research design, such as research question and theoretical gaps identification, literature review, qualitative and quantitative research methods, as well as data collection and analysis. In addition, we will address other topics such as the potential for replicability, ethical issues in quantitative and qualitative methods, databases, and scientific dissemination

    Carga horária
    30h
    • Priscila Laczynski de Souza Miguel

      Priscila Laczynski de Souza Miguel

      Graduada em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1995), possui mestrado e doutorado em Administração de...

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      Títulação
      Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2011
  • Quantitative Research Methods (ofertada pela Escolas de Métodos)

    LEARNING OBJECTIVES • To enable students to analyze data using quantitative approaches in research • To enable students to use statistical inference techniques and models in the research process • To enable students to read and report quantitative outcomes in research CONTENT 1. Introduction to Statistical Inference 2. Principles of Sampling 3. Parameter estimation • Point and interval estimation 4. Hypothesis tests • Types of errors • Tests for parameters of a population • Tests for comparing two populations • Analysis of variance 5. Correlation and linear regression • Linear correlation. • Estimation and testing of parameters in linear regression 6. Principles of Multiple Regression

    LEARNING OBJECTIVES • To enable students to analyze data using quantitative approaches in research • To enable students to use statistical inference techniques and models in the research process • To enable students to read and report quantitative outcomes in research CONTENT 1. Introduction to Statistical Inference 2. Principles of Sampling 3. Parameter estimation • Point and interval estimation 4. Hypothesis tests • Types of errors • Tests for parameters of a population • Tests for comparing two populations • Analysis of variance 5. Correlation and linear regression • Linear correlation. • Estimation and testing of parameters in linear regression 6. Principles of Multiple Regression

    Carga horária
    30h
    • Felipe Zambaldi

      Felipe Zambaldi

      Doutor em Administração de Empresas pela FGV EAESP, foi aprovado com distinção pela banca examinadora. Possui graduação em...

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      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2009
  • Qualitative Research Methods (ofertada pela Escolas de Métodos)
    • Eliane Pereira Zamith Brito

      Eliane Pereira Zamith Brito

      Possui graduação (1985) e mestrado (1993) em Administração pela Fundação Getulio Vargas - SP e doutorado (1997) pela Manchester...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutora em Filosofia pela University of Manchester, Inglaterra
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2009
Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Investments

    Linha de pesquisa: Finanças

    Linha de pesquisa: Finanças

    Não definido

                                                                                                     
  • Corporate Finance

    Linha de Pesquisa: Finanças

    Why should you study Corporate Finance? Because in the past decades the business environment has relied a lot upon innovative financial transactions. Firms face risks that must be mitigated and need to raise capital to explore their investment opportunities. The volume of financial transactions has outgrown the growth rate of GDP in most countries, especially in emerging markets. The increase in the volume of these activities created a demand for more specialized professionals in areas such as treasury management, financial analysis and control, risk management, security analysis, and the overall financial management of firms. Also, Corporate Finance has become of key importance for many strategic decisions of the firms, meaning professionals of marketing, operations, and human resources also need to understand how the financial environment can affect their roles. Besides, Corporate Finance is one of the most interesting and challenging subjects in management! This course provides a survey of the major financial decisions faced by corporations and their underlying theories. Topics include the cost of capital, capital structure, capital budgeting, cash management, payout policy. Common business processes and skills practiced are firm valuation, security analysis, cost of capital calculation.

    Linha de Pesquisa: Finanças

    Why should you study Corporate Finance? Because in the past decades the business environment has relied a lot upon innovative financial transactions. Firms face risks that must be mitigated and need to raise capital to explore their investment opportunities. The volume of financial transactions has outgrown the growth rate of GDP in most countries, especially in emerging markets. The increase in the volume of these activities created a demand for more specialized professionals in areas such as treasury management, financial analysis and control, risk management, security analysis, and the overall financial management of firms. Also, Corporate Finance has become of key importance for many strategic decisions of the firms, meaning professionals of marketing, operations, and human resources also need to understand how the financial environment can affect their roles. Besides, Corporate Finance is one of the most interesting and challenging subjects in management! This course provides a survey of the major financial decisions faced by corporations and their underlying theories. Topics include the cost of capital, capital structure, capital budgeting, cash management, payout policy. Common business processes and skills practiced are firm valuation, security analysis, cost of capital calculation.

    Carga horária
    30h
    • Wesley Mendes da Silva

      Wesley Mendes da Silva

      Wesley Mendes da Silva, um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Finanças, obteve sua Livre Docência na área de Finanças em...

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      Títulação
      Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2011
  • Digital and Sustainable Supply Chain Management

    Linha de pesquisa: Gestão de Operações e Sustentabilidade 

    Linha de pesquisa: Gestão de Operações e Sustentabilidade 

    Carga horária
    30h

    Não definido

                                                                                                     
  • Technological Competitiveness in Operations

    Linha de pesquisa: Gestão de Operações e Sustentabilidade 

    The discipline explains how managerial and hard technologies affect a company's competitiveness. The discussion includes key theories such as RBV and institutional theory. The focus shifts from the focal companies to their suppliers and other players in the competitive ecosystem.

    Linha de pesquisa: Gestão de Operações e Sustentabilidade 

    The discipline explains how managerial and hard technologies affect a company's competitiveness. The discussion includes key theories such as RBV and institutional theory. The focus shifts from the focal companies to their suppliers and other players in the competitive ecosystem.

    Carga horária
    30h
    • Ely Laureano Paiva

      Ely Laureano Paiva

      Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986),...

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      Títulação
      Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2009
  • Organizational Behavior

    Linha de pesquisa: Estudos Organizacionais 

    Linha de pesquisa: Estudos Organizacionais 

    Não definido

                                                                                                     
  • Organization and Management Theory

    Linha de pesquisa: Estudos Organizacionais 

    The course aims to train students in management and organizations theory. To this end, the course will address classic and contemporary themes and debates in the field. The course will also present basic sonofthes of social thinking necessary for understanding the theory of organizations.

    Linha de pesquisa: Estudos Organizacionais 

    The course aims to train students in management and organizations theory. To this end, the course will address classic and contemporary themes and debates in the field. The course will also present basic sonofthes of social thinking necessary for understanding the theory of organizations.

    Carga horária
    30h
    • Amon Narciso de Barros

      Amon Narciso de Barros

      Professor na FGV EAESP nos cursos de graduação e do Mestrado e Doutorado em Administração. Eleito division chair track do...

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      Títulação
      Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2014
  • The Behavior of Consumers and Markets

    Linha de pesquisa: Marketing

    Linha de pesquisa: Marketing

    Carga horária
    30h

    Não definido

                                                                                                     
  • Marketing Theory Development

    Linha de Pesquisa: Marketing

    The course promotes understanding of the process of the construction of knowledge and theory concerning Marketing. It is presented a historical vision of knowledge development in Marketing, alongside a discussion of philosophical assumptions and methods used in some Marketing research streams.

    Linha de Pesquisa: Marketing

    The course promotes understanding of the process of the construction of knowledge and theory concerning Marketing. It is presented a historical vision of knowledge development in Marketing, alongside a discussion of philosophical assumptions and methods used in some Marketing research streams.

    Carga horária
    30h
    • Eliane Pereira Zamith Brito

      Eliane Pereira Zamith Brito

      Possui graduação (1985) e mestrado (1993) em Administração pela Fundação Getulio Vargas - SP e doutorado (1997) pela Manchester...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutora em Filosofia pela University of Manchester, Inglaterra
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2009
  • Business Strategy: knowledge-based view and value creation

    Linha de pesquisa: Estratégia Empresarial

     

    Linha de pesquisa: Estratégia Empresarial

     

    Não definido

                                                                                                     
  • Business Strategy: design, coordination and power

    Linha de pesquisa: Estratégia Empresarial

    The students are expected to be able to become knowledgeable about the main theoretical underpinnings of strategy and competitive advantage, starting from the analysis of its theoretical origins and its foundations in Economics and Industrial Organization Theory. The course was designed for stricto sensu students, with clear academic orientation, and is focused on building critical reading skills and comparative analysis. For students unfamiliar with business strategy and microeconomics, the reading of introductory texts, such as Barney and Hesterly (2011) and Besanko et al. (2006), is recommended. Students are expected to be able to discuss in depth the assigned texts, and critically analyze both the theoretical arguments and the empirical evidence they bring, in order to develop a comprehensive understanding of the fundamentals of theory in business strategy and to explore aspects worthy of future research.

    Linha de pesquisa: Estratégia Empresarial

    The students are expected to be able to become knowledgeable about the main theoretical underpinnings of strategy and competitive advantage, starting from the analysis of its theoretical origins and its foundations in Economics and Industrial Organization Theory. The course was designed for stricto sensu students, with clear academic orientation, and is focused on building critical reading skills and comparative analysis. For students unfamiliar with business strategy and microeconomics, the reading of introductory texts, such as Barney and Hesterly (2011) and Besanko et al. (2006), is recommended. Students are expected to be able to discuss in depth the assigned texts, and critically analyze both the theoretical arguments and the empirical evidence they bring, in order to develop a comprehensive understanding of the fundamentals of theory in business strategy and to explore aspects worthy of future research.

    Carga horária
    30h
    • Jorge Manoel Teixeira Carneiro

      Jorge Manoel Teixeira Carneiro

      Professor Associado de Estratégia e de Negócios Internacionais da FGV EAESP. Possui doutorado em Administração de Empresas pelo Coppead/UFRJ, com...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2016
    • Maria Tereza Leme Fleury

      Maria Tereza Leme Fleury

      É professora titular na área de Estratégia Internacional e diretora da FGV SP. Foi diretora da FGV EAESP - Escola de...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2008
  • Focal topics in Information Systems

    Linha de pesquisa: Administração, Análise e Tecnologia da Informação 

    Linha de pesquisa: Administração, Análise e Tecnologia da Informação 

    Carga horária
    30h

    Não definido

                                                                                                     
  • Key Aspects of the Information Systems Field

    Linha de pesquisa: Administração, Análise e Tecnologia da Informação 

    A core competency of master and doctoral students is the ability to advance the knowledge in the field. To successfully acquire this competence, first it is essential that the contours of the discipline are very clearly understood so new knowledge can be consistently proposed and recognized in the field. Effectively delineating a discipline requires knowing its four essential and interconnected dimensions, which are: (1) Domains: what are the real and significant problems that are addressed in the short and long term by the discipline; (2) Criteria: the values and conditions that legitimize new knowledge and researchers; (3) Practices: the scientific approaches and strategies that are mostly recognizable and employed by the participants in the sense that characterizes a set of best practices in the field; and (4) Gates and Agents: the key processes and actors involved in producing new knowledge and disseminating it, and from where useful examples can be obtained. This course aims to provide students with broad knowledge about these four dimensions in the mainstream of
    Information Systems (IS) discipline. At the end of the course, students are expected to be able to recognize and navigate in IS research field, as well as plan and articulate actions that meet the key requirements for proposing highquality knowledge, which will allow them to guide their choices in the development of their own research proposals
     

    Linha de pesquisa: Administração, Análise e Tecnologia da Informação 

    A core competency of master and doctoral students is the ability to advance the knowledge in the field. To successfully acquire this competence, first it is essential that the contours of the discipline are very clearly understood so new knowledge can be consistently proposed and recognized in the field. Effectively delineating a discipline requires knowing its four essential and interconnected dimensions, which are: (1) Domains: what are the real and significant problems that are addressed in the short and long term by the discipline; (2) Criteria: the values and conditions that legitimize new knowledge and researchers; (3) Practices: the scientific approaches and strategies that are mostly recognizable and employed by the participants in the sense that characterizes a set of best practices in the field; and (4) Gates and Agents: the key processes and actors involved in producing new knowledge and disseminating it, and from where useful examples can be obtained. This course aims to provide students with broad knowledge about these four dimensions in the mainstream of
    Information Systems (IS) discipline. At the end of the course, students are expected to be able to recognize and navigate in IS research field, as well as plan and articulate actions that meet the key requirements for proposing highquality knowledge, which will allow them to guide their choices in the development of their own research proposals
     

    Carga horária
    30h
    • Otávio Próspero Sanchez

      Otávio Próspero Sanchez

      Professor de Sistemas de Informação e Métodos Quantitativos nos Programas de Doutorado e Mestrado da Fundacao Getulio Vargas...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2004

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