Plano do curso

Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Desafios ASG (Ambientais, Sociais e de Governança) em Negócios Internacionais

    Linha de Pesquisa: Estratégia Empresarial

    Esta disciplina aborda questões relacionadas a ASG (ambiente, sociedade e governança) sob a perspectiva dos negócios internacionais, em particular o papel e a atuação de multinacionais. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas servirão como pano de fundo para se analisar a contribuição das multinacionais ao desenvolvimento sustentável.

    Linha de Pesquisa: Estratégia Empresarial

    Esta disciplina aborda questões relacionadas a ASG (ambiente, sociedade e governança) sob a perspectiva dos negócios internacionais, em particular o papel e a atuação de multinacionais. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas servirão como pano de fundo para se analisar a contribuição das multinacionais ao desenvolvimento sustentável.

    Carga horária
    30h
    • Jorge Manoel Teixeira Carneiro

      Jorge Manoel Teixeira Carneiro

      Professor Associado de Estratégia e de Negócios Internacionais da FGV EAESP. Possui doutorado em Administração de Empresas pelo Coppead/UFRJ, com...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2016
    • Maria Tereza Leme Fleury

      Maria Tereza Leme Fleury

      É professora titular na área de Estratégia Internacional e diretora da FGV SP. Foi diretora da FGV EAESP - Escola de...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2008
  • Business Strategy

    Linha de Pesquisa: Estratégia Empresarial

    The students are expected to be able to become knowledgeable about the main theoretical underpinnings of strategy and competitive advantage, starting from the analysis of its theoretical origins and its foundations in Economics and Industrial Organization Theory. The course was designed for stricto sensu students, with clear academic orientation, and is focused on building critical reading skills and comparative analysis. For students unfamiliar with business strategy and microeconomics, the reading of introductory texts, such as Barney and Hesterly (2018) and Besanko et al. (2017), is recommended. Students are expected to be able to discuss in depth the assigned texts, and critically analyze both the theoretical arguments and the empirical evidence they bring, in order to develop a comprehensive understanding of the fundamentals of theory in business strategy and to explore aspects worthy of future research.

     

    Linha de Pesquisa: Estratégia Empresarial

    The students are expected to be able to become knowledgeable about the main theoretical underpinnings of strategy and competitive advantage, starting from the analysis of its theoretical origins and its foundations in Economics and Industrial Organization Theory. The course was designed for stricto sensu students, with clear academic orientation, and is focused on building critical reading skills and comparative analysis. For students unfamiliar with business strategy and microeconomics, the reading of introductory texts, such as Barney and Hesterly (2018) and Besanko et al. (2017), is recommended. Students are expected to be able to discuss in depth the assigned texts, and critically analyze both the theoretical arguments and the empirical evidence they bring, in order to develop a comprehensive understanding of the fundamentals of theory in business strategy and to explore aspects worthy of future research.

     

    Carga horária
    30h
    • Jorge Manoel Teixeira Carneiro

      Jorge Manoel Teixeira Carneiro

      Professor Associado de Estratégia e de Negócios Internacionais da FGV EAESP. Possui doutorado em Administração de Empresas pelo Coppead/UFRJ, com...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2016
  • Cognition & Emotion in Consumer Behavior

    Linha de Pesquisa: Marketing

    Most consumers´ attitudes and behavior are affected by cognitive mechanisms and emotional states. If researchers want to understand typical consumers´ responses such as impression formation, perception, evaluation, memory, and decision they should understand the cognitive & emotional aspects of the human being. This course focuses on the theories and methods (mostly experimental methods) relevant to a deeper understanding of the role of cognition and emotion on Consumer Behavior (CB) research. It is designed to foster critical and original thinking on relevant and recent literature. The primary purposes of this course are:

    i) To present the fundamental and contemporary theoretical perspectives of cognition and emotion in CB;

    ii) To provide a solid basis for the student to critically evaluate the scientific literature in the area of cognition and emotion in CB;

    iii) To enable students to develop their own ideas about an original research topic, as well as their ability to implement theoretical and empirical research on the underlying mechanisms that explain consumers´ responses.

    Linha de Pesquisa: Marketing

    Most consumers´ attitudes and behavior are affected by cognitive mechanisms and emotional states. If researchers want to understand typical consumers´ responses such as impression formation, perception, evaluation, memory, and decision they should understand the cognitive & emotional aspects of the human being. This course focuses on the theories and methods (mostly experimental methods) relevant to a deeper understanding of the role of cognition and emotion on Consumer Behavior (CB) research. It is designed to foster critical and original thinking on relevant and recent literature. The primary purposes of this course are:

    i) To present the fundamental and contemporary theoretical perspectives of cognition and emotion in CB;

    ii) To provide a solid basis for the student to critically evaluate the scientific literature in the area of cognition and emotion in CB;

    iii) To enable students to develop their own ideas about an original research topic, as well as their ability to implement theoretical and empirical research on the underlying mechanisms that explain consumers´ responses.

    Carga horária
    30h
    • Delane Botelho

      Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (1989), mestrado em...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2000
  • Marketing Theory Development

    Linha de Pesquisa: Marketing

    The course promotes understanding of the process of the construction of knowledge and theory concerning Marketing. It is presented a historical vision of knowledge development in Marketing, alongside a discussion of philosophical assumptions and methods used in some Marketing research streams.

    Linha de Pesquisa: Marketing

    The course promotes understanding of the process of the construction of knowledge and theory concerning Marketing. It is presented a historical vision of knowledge development in Marketing, alongside a discussion of philosophical assumptions and methods used in some Marketing research streams.

    Carga horária
    30h
    • Eliane Pereira Zamith Brito

      Eliane Pereira Zamith Brito

      Possui graduação (1985) e mestrado (1993) em Administração pela Fundação Getulio Vargas - SP e doutorado (1997) pela Manchester...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutora em Filosofia pela University of Manchester, Inglaterra
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2009
  • Teoria Social e capitalismo: o debate contemporâneo

    Linha de Pesquisa: Estudos Organizacionais

    Este curso propõe a leitura de alguns autores contemporâneos que discorrem sobre as transformações do capitalismo em suas dimensões econômicas, sociais, políticas e culturais e em interlocução com tópicos como afetos, tecnologias, ideologias e humanismos. O objetivo é relacionar e entender como tais transformações têm impactos nas organizações e nos processos de organizar/organizing.

    Linha de Pesquisa: Estudos Organizacionais

    Este curso propõe a leitura de alguns autores contemporâneos que discorrem sobre as transformações do capitalismo em suas dimensões econômicas, sociais, políticas e culturais e em interlocução com tópicos como afetos, tecnologias, ideologias e humanismos. O objetivo é relacionar e entender como tais transformações têm impactos nas organizações e nos processos de organizar/organizing.

    Carga horária
    30h
    • Isleide Arruda Fontenelle

      Isleide Arruda Fontenelle

      É Professora Titular da Fundação Getúlio Vargas - SP, em cursos de graduação e pós-graduação, integrante do Departamento de...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2005
  • Leadership in Organizations

    Linha de Pesquisa: Estudos Organizacionais

    This course will provide a general overview of the major topics on leadership theory and theorizing. This is a foundational course

    Linha de Pesquisa: Estudos Organizacionais

    This course will provide a general overview of the major topics on leadership theory and theorizing. This is a foundational course

    Carga horária
    30h
    • Joana Sabrina Pereira Story

      Joana Sabrina Pereira Story

      Professora Adjunto da EAESP-FGV. Ph.D pela University of Nebraska-Lincoln. Recebeu diversas honrarias acadêmicas, tendo sido...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutorado em Leadership Studies pela Universidade de Nebraska/Lincoln
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2018
  • Operations Strategy

    Linha de Pesquisa: Gestão de Operações e Sustentabilidade

    1. Introduction to operations strategy Historical evolution Basic concepts and classic articles Role of operations in the overall business strategy

    2. Resource-Based View The Resource-Based View and Manufacturing Strategy Manufacturing Performance from the Viewpoint of Resource-Based View

    3. Capabilities Cumulative competencies Practices and competencies

    4. Quality and Lean New issues for quality management Lean production

    5. Sustainable Operations Sustainability and Supply Chains Social sustainability

    6. Behavior Operations The influence of behavioral aspects in operations management

    7. Perspectives for the Future in OS

    Linha de Pesquisa: Gestão de Operações e Sustentabilidade

    1. Introduction to operations strategy Historical evolution Basic concepts and classic articles Role of operations in the overall business strategy

    2. Resource-Based View The Resource-Based View and Manufacturing Strategy Manufacturing Performance from the Viewpoint of Resource-Based View

    3. Capabilities Cumulative competencies Practices and competencies

    4. Quality and Lean New issues for quality management Lean production

    5. Sustainable Operations Sustainability and Supply Chains Social sustainability

    6. Behavior Operations The influence of behavioral aspects in operations management

    7. Perspectives for the Future in OS

    Carga horária
    30h
    • Ely Laureano Paiva

      Ely Laureano Paiva

      Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986),...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2009
  • Managing Collaborative Innovation

    Linha de Pesquisa: Gestão de Operações e Sustentabilidade

    Competitive pressures are increasingly forcing companies to innovate more and reduce their time-to-market. As a result, the open innovation approach is now the status quo and companies commonly adopt collaborative innovation practices to access knowledge and capabilities of customers and network partners located all around the world to increase their innovativeness and competitiveness. Corporations traditionally involved customers and suppliers in their product and service development processes and relied on networks to innovate. Now they also look to gain access to innovative technologies and business models participating in innovation ecosystem and engaging with startups. Building on insight from operations and industrial marketing management, this module will how collaboration can, and should, be managed to be promote innovation. To do so, in this course, we will explore the theories and concepts necessary to understand how to initiate, develop, manage, and terminate relationships with single and multiple partners to generate innovation and extract value from it.

    Linha de Pesquisa: Gestão de Operações e Sustentabilidade

    Competitive pressures are increasingly forcing companies to innovate more and reduce their time-to-market. As a result, the open innovation approach is now the status quo and companies commonly adopt collaborative innovation practices to access knowledge and capabilities of customers and network partners located all around the world to increase their innovativeness and competitiveness. Corporations traditionally involved customers and suppliers in their product and service development processes and relied on networks to innovate. Now they also look to gain access to innovative technologies and business models participating in innovation ecosystem and engaging with startups. Building on insight from operations and industrial marketing management, this module will how collaboration can, and should, be managed to be promote innovation. To do so, in this course, we will explore the theories and concepts necessary to understand how to initiate, develop, manage, and terminate relationships with single and multiple partners to generate innovation and extract value from it.

    Carga horária
    30h
    • Juliana Bonomi Santos

      Juliana Bonomi Santos

      PhD em Management Science pela Lancaster University Management School (2013) e professora do programa de pós-graduação em...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Management Science pela University of Lancaster, Inglaterra
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2015
  • Foundamentals of Finance

    Linha de Pesquisa: Finanças

    This is the basic chair of the graduate program in finance. It aims to provide the student with the fundamentals of financial asset pricing theory. It covers consumption and investment (portfolio) decisions and their implication on asset pricing. The implications of the absence of arbitrage hypothesis on asset pricing are also explored. It is assumed that the student has knowledge of probability and statistics and familiarity with constrained optimization.

     

    Linha de Pesquisa: Finanças

    This is the basic chair of the graduate program in finance. It aims to provide the student with the fundamentals of financial asset pricing theory. It covers consumption and investment (portfolio) decisions and their implication on asset pricing. The implications of the absence of arbitrage hypothesis on asset pricing are also explored. It is assumed that the student has knowledge of probability and statistics and familiarity with constrained optimization.

     

    Carga horária
    30h
    • Alan De Genaro

      Alan De Genaro

      É Professor Associado de Finanças na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas - EAESP/FGV, onde leciona...

      Saiba mais
      Títulação
      Pós-Doutorado em matemática aplicada pelo Courant Institute of Mathematical Sciences - New York University
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2018
    • Antonio Gledson de Carvalho

      Antonio Gledson de Carvalho

      Bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo (1986), Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (1991), Mestre em...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Economia pela Universidade de Illinois, EUA
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2005
  • Corporate Finance

    Linha de Pesquisa: Finanças

    Why should you study Corporate Finance? Because in the past decades the business environment has relied a lot upon innovative financial transactions. Firms face risks that must be mitigated and need to raise capital to explore their investment opportunities. The volume of financial transactions has outgrown the growth rate of GDP in most countries, especially in emerging markets. The increase in the volume of these activities created a demand for more specialized professionals in areas such as treasury management, financial analysis and control, risk management, security analysis, and the overall financial management of firms. Also, Corporate Finance has become of key importance for many strategic decisions of the firms, meaning professionals of marketing, operations, and human resources also need to understand how the financial environment can affect their roles. Besides, Corporate Finance is one of the most interesting and challenging subjects in management! This course provides a survey of the major financial decisions faced by corporations and their underlying theories. Topics include the cost of capital, capital structure, capital budgeting, cash management, payout policy. Common business processes and skills practiced are firm valuation, security analysis, cost of capital calculation.

    Linha de Pesquisa: Finanças

    Why should you study Corporate Finance? Because in the past decades the business environment has relied a lot upon innovative financial transactions. Firms face risks that must be mitigated and need to raise capital to explore their investment opportunities. The volume of financial transactions has outgrown the growth rate of GDP in most countries, especially in emerging markets. The increase in the volume of these activities created a demand for more specialized professionals in areas such as treasury management, financial analysis and control, risk management, security analysis, and the overall financial management of firms. Also, Corporate Finance has become of key importance for many strategic decisions of the firms, meaning professionals of marketing, operations, and human resources also need to understand how the financial environment can affect their roles. Besides, Corporate Finance is one of the most interesting and challenging subjects in management! This course provides a survey of the major financial decisions faced by corporations and their underlying theories. Topics include the cost of capital, capital structure, capital budgeting, cash management, payout policy. Common business processes and skills practiced are firm valuation, security analysis, cost of capital calculation.

    Carga horária
    30h
    • Wesley Mendes da Silva

      Wesley Mendes da Silva

      Wesley Mendes da Silva, um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Finanças, obteve sua Livre Docência na área de Finanças em...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2011
  • Condução de Pesquisas em Sistemas de Informações: Estratégias, Tópicos e Oportunidades

    Linha de Pesquisa: Administração, Análise e Tecnologia da Informação

    É esperado que alunos de mestrado e doutorado acadêmico produzam novos conhecimentos. Entretanto, conhecer os contornos do campo de pesquisa é fundamental para a produção de conhecimento relevante. O delineamento bem-sucedido de um campo de pesquisa requer o reconhecimento de três aspectos complementares e indispensáveis: (1) quais os problemas reais, significativos e atuais, de curto e de longo prazo, vinculados ao campo; (2) quais são os critérios e valores pelos quais o conhecimento proposto é considerado legítimo; (3) quais são as mais bem-sucedidas abordagens e estratégias usualmente empregadas pelos participantes do campo; e (4) quais os principais agentes e processos envolvidos maximizar o impacto do conhecimento produzido.

    Este curso tem como objetivo fornecer aos alunos as informações necessárias e suficientes para navegar no mainstream da pesquisa em Information Systems. Ao enfocarem os quatro aspectos anteriormente mencionados, espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer os aspectos-chave relacionados à investigação de alta qualidade e beneficiar-se dos conhecimentos essenciais para desenvolver propostas de investigação relevantes.

    Linha de Pesquisa: Administração, Análise e Tecnologia da Informação

    É esperado que alunos de mestrado e doutorado acadêmico produzam novos conhecimentos. Entretanto, conhecer os contornos do campo de pesquisa é fundamental para a produção de conhecimento relevante. O delineamento bem-sucedido de um campo de pesquisa requer o reconhecimento de três aspectos complementares e indispensáveis: (1) quais os problemas reais, significativos e atuais, de curto e de longo prazo, vinculados ao campo; (2) quais são os critérios e valores pelos quais o conhecimento proposto é considerado legítimo; (3) quais são as mais bem-sucedidas abordagens e estratégias usualmente empregadas pelos participantes do campo; e (4) quais os principais agentes e processos envolvidos maximizar o impacto do conhecimento produzido.

    Este curso tem como objetivo fornecer aos alunos as informações necessárias e suficientes para navegar no mainstream da pesquisa em Information Systems. Ao enfocarem os quatro aspectos anteriormente mencionados, espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer os aspectos-chave relacionados à investigação de alta qualidade e beneficiar-se dos conhecimentos essenciais para desenvolver propostas de investigação relevantes.

    Carga horária
    30h
    • Otávio Próspero Sanchez

      Otávio Próspero Sanchez

      Professor de Sistemas de Informação e Métodos Quantitativos nos Programas de Doutorado e Mestrado da Fundacao Getulio Vargas...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2004
  • Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação

    Linha de Pesquisa: Administração, Análise e Tecnologia da Informação

    O ambiente empresarial, tanto em nível mundial como nacional, tem passado por profundas mudanças nos últimos anos, as quais têm sido consideradas diretamente relacionadas com a TI. Um dos aspectos mais importantes deste novo contexto é a consolidação definitiva do ambiente digital, que passou a permitir, de fato, a transformação digital da sociedade e das organizações.

    Com isso, as organizações têm procurado um uso cada vez mais intensivo e amplo de Tecnologia de Informação (TI), como uma poderosa ferramenta empresarial, que altera as bases da competitividade e estratégias empresariais.

    Neste ambiente, as estratégias empresariais devem priorizar os novos modelos de negócios, os desafios das novas formas organizacionais, dos impactos no fator humano e nos investimentos, e na integração das cadeias de valor, física e virtual, sempre com a perspectiva do futuro deste cenário.

    A assimilação e utilização de forma ampla e intensa de Tecnologia de Informação, se tornaram parte da estratégia das organizações. O conhecimento dos vários aspectos e contribuições, bem como da sua utilização atual, potencial e tendências é imprescindível para o aproveitamento bem sucedido das oportunidades do ambiente empresarial atual.

    Esta disciplina tem como objetivo oferecer aos participantes os fundamentos destas áreas de conhecimento e estimular a discussão teórica, prática e estruturada de sua aplicação nas empresas. A contribuição do curso, além do aprimoramento propiciado por este conhecimento, também está na apresentação e aplicação de instrumentos para a definição, implementação e avaliação das estratégias do uso de Tecnologia e dos Negócios na Era Digital, visando a identificação de oportunidades de pesquisa e publicação.

    O tema central do curso é Tecnologia de Informação, com ênfase no entendimento e tratamento do gap tecnológico definido como a diferença entre a tecnologia assimilada e a tecnologia disponível, que definirá o grau de transformação digital. A abordagem será estratégica e gerencial, e não técnica. O curso apresentará e discutirá os conceitos, os aspectos e as contribuições da utilização desta tecnologia e sua administração, em especial sobre os seus benefícios para o desempenho empresarial.

    Linha de Pesquisa: Administração, Análise e Tecnologia da Informação

    O ambiente empresarial, tanto em nível mundial como nacional, tem passado por profundas mudanças nos últimos anos, as quais têm sido consideradas diretamente relacionadas com a TI. Um dos aspectos mais importantes deste novo contexto é a consolidação definitiva do ambiente digital, que passou a permitir, de fato, a transformação digital da sociedade e das organizações.

    Com isso, as organizações têm procurado um uso cada vez mais intensivo e amplo de Tecnologia de Informação (TI), como uma poderosa ferramenta empresarial, que altera as bases da competitividade e estratégias empresariais.

    Neste ambiente, as estratégias empresariais devem priorizar os novos modelos de negócios, os desafios das novas formas organizacionais, dos impactos no fator humano e nos investimentos, e na integração das cadeias de valor, física e virtual, sempre com a perspectiva do futuro deste cenário.

    A assimilação e utilização de forma ampla e intensa de Tecnologia de Informação, se tornaram parte da estratégia das organizações. O conhecimento dos vários aspectos e contribuições, bem como da sua utilização atual, potencial e tendências é imprescindível para o aproveitamento bem sucedido das oportunidades do ambiente empresarial atual.

    Esta disciplina tem como objetivo oferecer aos participantes os fundamentos destas áreas de conhecimento e estimular a discussão teórica, prática e estruturada de sua aplicação nas empresas. A contribuição do curso, além do aprimoramento propiciado por este conhecimento, também está na apresentação e aplicação de instrumentos para a definição, implementação e avaliação das estratégias do uso de Tecnologia e dos Negócios na Era Digital, visando a identificação de oportunidades de pesquisa e publicação.

    O tema central do curso é Tecnologia de Informação, com ênfase no entendimento e tratamento do gap tecnológico definido como a diferença entre a tecnologia assimilada e a tecnologia disponível, que definirá o grau de transformação digital. A abordagem será estratégica e gerencial, e não técnica. O curso apresentará e discutirá os conceitos, os aspectos e as contribuições da utilização desta tecnologia e sua administração, em especial sobre os seus benefícios para o desempenho empresarial.

    Carga horária
    30h
    • Alberto Luiz Albertin

      Alberto Luiz Albertin

      Possui graduação em Administração de Empresas - Faculdades Associadas de São Paulo (1981), mestrado em Administração pela...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1994
Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Teoria das Organizações

    O curso tem por objetivo formar os alunos em Teoria das Organizações. Para tanto, o curso abordará temas e debates clássicos e contemporâneos no campo. O curso ainda irá apresentar noções básicas de pensamento social necessárias para a compreensão da teoria das organizações.

    Obs.: As demais obrigatórias são ofertadas na Escola de Métodos: https://escola-metodos-quantitativos.fgv.br/

    O curso tem por objetivo formar os alunos em Teoria das Organizações. Para tanto, o curso abordará temas e debates clássicos e contemporâneos no campo. O curso ainda irá apresentar noções básicas de pensamento social necessárias para a compreensão da teoria das organizações.

    Obs.: As demais obrigatórias são ofertadas na Escola de Métodos: https://escola-metodos-quantitativos.fgv.br/

    Carga horária
    30h
    • Rafael Alcadipani da Silveira

      Rafael Alcadipani da Silveira

      Professor Titular da EAESP-FGV e associado pleno ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Ph.D pela Manchester Business School...

      Saiba mais
      Títulação
      Ph. D. em Administração de Negócios pela Manchester Business School, Inglaterra
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2003
Disciplina
Carga Horária
Professor
  • ADMINISTRAÇÃO, ANÁLISE E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

    A Linha de Pesquisa AATI desenvolve pesquisas relacionadas à gestão e impacto da disseminação e uso de Sistemas de Informação (SI) e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pelas organizações, na sociedade e pelos indivíduos. A linha também desenvolve pesquisas sobre sistemas complexos e modelos de análise de decisões. Os professores da linha AATI são envolvidos com pesquisas no âmbito local, nacional e internacional, contribuindo para a construção de abordagens teóricas, estruturas de referência e aplicações práticas de suas atividades de investigação. Esta disciplina foca na compreensão das temáticas atuais de AATI, nacionais e internacionais, o entendimento dos fundamentos das principais teorias em desenvolvimento e uso no campo e o reconhecimento das características de adequação dos métodos mais empregados. Ao adquirir esse conjunto de conhecimentos o aluno estará capacitado a reconhecer a identidade da área e produzir resultados de pesquisa consistentes com os atuais níveis de exigência de publicação na Linha.

     

    A Linha de Pesquisa AATI desenvolve pesquisas relacionadas à gestão e impacto da disseminação e uso de Sistemas de Informação (SI) e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pelas organizações, na sociedade e pelos indivíduos. A linha também desenvolve pesquisas sobre sistemas complexos e modelos de análise de decisões. Os professores da linha AATI são envolvidos com pesquisas no âmbito local, nacional e internacional, contribuindo para a construção de abordagens teóricas, estruturas de referência e aplicações práticas de suas atividades de investigação. Esta disciplina foca na compreensão das temáticas atuais de AATI, nacionais e internacionais, o entendimento dos fundamentos das principais teorias em desenvolvimento e uso no campo e o reconhecimento das características de adequação dos métodos mais empregados. Ao adquirir esse conjunto de conhecimentos o aluno estará capacitado a reconhecer a identidade da área e produzir resultados de pesquisa consistentes com os atuais níveis de exigência de publicação na Linha.

     

    Carga horária
    15h
    • Fernando de Souza Meirelles

      Fernando de Souza Meirelles

      Exerce há mais de 35 anos as atividades de professor, executivo e consultor. É Professor Titular da GV (Escola de Administração...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1982
  • ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

    O objetivo desta disciplina é contribuir para a formação dos alunos do CMCD, como pesquisadores. Serão abordadas e discutidas questões ligadas à definição do problema de pesquisa ,revisão da literatura, bibliometria e abordagens metodológicas. O curso contará com a participação do professor Kent Miller , professor visitante na EAESP.

     

    O objetivo desta disciplina é contribuir para a formação dos alunos do CMCD, como pesquisadores. Serão abordadas e discutidas questões ligadas à definição do problema de pesquisa ,revisão da literatura, bibliometria e abordagens metodológicas. O curso contará com a participação do professor Kent Miller , professor visitante na EAESP.

     

    Carga horária
    15h
    • Maria Tereza Leme Fleury

      Maria Tereza Leme Fleury

      É professora titular na área de Estratégia Internacional e diretora da FGV SP. Foi diretora da FGV EAESP - Escola de...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2008
  • ESTRATÉGIAS DE MARKETING

    O Seminário de Pesquisa da Linha Estratégia de Marketing nesta edição discutirá a conexão da pesquisa realizada na área com o ensino de Marketing. Também serão analisados os artigos dos periódicos de maior índice de citação da área no mundo com o propósito de revelar os temas e as metodologias usadas nestas publicações nos últimos cinco anos.

     

    O Seminário de Pesquisa da Linha Estratégia de Marketing nesta edição discutirá a conexão da pesquisa realizada na área com o ensino de Marketing. Também serão analisados os artigos dos periódicos de maior índice de citação da área no mundo com o propósito de revelar os temas e as metodologias usadas nestas publicações nos últimos cinco anos.

     

    Carga horária
    15h
    • Eliane Pereira Zamith Brito

      Eliane Pereira Zamith Brito

      Possui graduação (1985) e mestrado (1993) em Administração pela Fundação Getulio Vargas - SP e doutorado (1997) pela Manchester...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutora em Filosofia pela University of Manchester, Inglaterra
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2009
  • ESTUDOS ORGANIZACIONAIS

    O Seminário de Pesquisa busca desenvolver competências e habilidades para a realização de pesquisas com rigor e relevância para a área de Estudos Organizacionais. Para isso, promove a discussão crítica de projetos de pesquisa de mestrandos e doutorandos e apresenta a trajetória e a pesquisa de professores convidados.

     

    O Seminário de Pesquisa busca desenvolver competências e habilidades para a realização de pesquisas com rigor e relevância para a área de Estudos Organizacionais. Para isso, promove a discussão crítica de projetos de pesquisa de mestrandos e doutorandos e apresenta a trajetória e a pesquisa de professores convidados.

     

    Carga horária
    15h
    • Maria José Tonelli

      Maria José Tonelli

      Maria José Tonelli é professora titular no Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos na FGV EAESP, instituição em...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1988
  • GESTÃO DE OPERAÇÕES E SUSTENTABILIDADE

    A Linha de Gestão de Operações e Sustentabilidade do CMCD da FGV/EAESP organiza seminários colaborativos. Os seminários atraem apresentadores oriundos de instituições acadêmicas de reputação reconhecida, e cobrem uma variedade de tópicos de interesse para acadêmicos. A relevância dos seminários transpõe seu compromisso com a formação de recursos humanos de excelência.

     

    A Linha de Gestão de Operações e Sustentabilidade do CMCD da FGV/EAESP organiza seminários colaborativos. Os seminários atraem apresentadores oriundos de instituições acadêmicas de reputação reconhecida, e cobrem uma variedade de tópicos de interesse para acadêmicos. A relevância dos seminários transpõe seu compromisso com a formação de recursos humanos de excelência.

     

    Carga horária
    15h
    • Luciana Marques Vieira

      Luciana Marques Vieira

      PhD em Agricultural and Food Economics pela University of Reading, Reino Unido ((2004). Pesquisadora visitante na Brown...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutora em Economia Agrícola e Alimentar pela Universidade de Reading, Inglaterra
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2016
  • FINANÇAS

    A Linha de Finanças do CMCD da FGV/EAESP organiza seminários colaborativos em Finanças. Os seminários atraem apresentadores oriundos de instituições acadêmicas de reputação reconhecida, e cobrem uma variedade de tópicos de interesse tanto para acadêmicos, como também para profissionais orientados à pesquisa em Finanças. A relevância dos seminários transpõe seu compromisso com a formação de recursos humanos e, ao encorajar pesquisa
    acadêmica, a Linha de Finanças espera poder contribuir para inovações no campo da indústria financeira.

     

    A Linha de Finanças do CMCD da FGV/EAESP organiza seminários colaborativos em Finanças. Os seminários atraem apresentadores oriundos de instituições acadêmicas de reputação reconhecida, e cobrem uma variedade de tópicos de interesse tanto para acadêmicos, como também para profissionais orientados à pesquisa em Finanças. A relevância dos seminários transpõe seu compromisso com a formação de recursos humanos e, ao encorajar pesquisa
    acadêmica, a Linha de Finanças espera poder contribuir para inovações no campo da indústria financeira.

     

    Carga horária
    15h
    • Alan De Genaro

      Alan De Genaro

      É Professor Associado de Finanças na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas - EAESP/FGV, onde leciona...

      Saiba mais
      Títulação
      Pós-Doutorado em matemática aplicada pelo Courant Institute of Mathematical Sciences - New York University
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2018

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.