Linha de Pesquisa: Administração, Análise e Tecnologia da Informação
O ambiente empresarial, tanto em nível mundial como nacional, tem passado por profundas mudanças nos últimos anos, as quais têm sido consideradas diretamente relacionadas com a TI. Um dos aspectos mais importantes deste novo contexto é a consolidação definitiva do ambiente digital, que passou a permitir, de fato, a transformação digital da sociedade e das organizações.
Com isso, as organizações têm procurado um uso cada vez mais intensivo e amplo de Tecnologia de Informação (TI), como uma poderosa ferramenta empresarial, que altera as bases da competitividade e estratégias empresariais.
Neste ambiente, as estratégias empresariais devem priorizar os novos modelos de negócios, os desafios das novas formas organizacionais, dos impactos no fator humano e nos investimentos, e na integração das cadeias de valor, física e virtual, sempre com a perspectiva do futuro deste cenário.
A assimilação e utilização de forma ampla e intensa de Tecnologia de Informação, se tornaram parte da estratégia das organizações. O conhecimento dos vários aspectos e contribuições, bem como da sua utilização atual, potencial e tendências é imprescindível para o aproveitamento bem sucedido das oportunidades do ambiente empresarial atual.
Esta disciplina tem como objetivo oferecer aos participantes os fundamentos destas áreas de conhecimento e estimular a discussão teórica, prática e estruturada de sua aplicação nas empresas. A contribuição do curso, além do aprimoramento propiciado por este conhecimento, também está na apresentação e aplicação de instrumentos para a definição, implementação e avaliação das estratégias do uso de Tecnologia e dos Negócios na Era Digital, visando a identificação de oportunidades de pesquisa e publicação.
O tema central do curso é Tecnologia de Informação, com ênfase no entendimento e tratamento do gap tecnológico definido como a diferença entre a tecnologia assimilada e a tecnologia disponível, que definirá o grau de transformação digital. A abordagem será estratégica e gerencial, e não técnica. O curso apresentará e discutirá os conceitos, os aspectos e as contribuições da utilização desta tecnologia e sua administração, em especial sobre os seus benefícios para o desempenho empresarial.