Plano do curso

Disciplina
Carga Horária
Professor
  • GESTÃO DE PROJETOS TRADICIONAIS E ÁGEIS

    O papel dos projetos nas empresas está recebendo atenção crescente, pois trata-se de uma das principais ferramentas para implementar e realizar metas estratégicas. Nesta disciplina abordaremos uma visão teórica e prática de gestão de projetos, tanto em sua forma tradicional, como em suas metodologias ágeis. A disciplina abordará uma sistemática prática, onde o aluno participará de diversas atividades relacionadas à criação e gestão de projetos, vislumbrando os desafios encontrados, seja quando for possível o planejamento completo desde o início, ou mesmo quando o produto final não estiver bem definido.

    O papel dos projetos nas empresas está recebendo atenção crescente, pois trata-se de uma das principais ferramentas para implementar e realizar metas estratégicas. Nesta disciplina abordaremos uma visão teórica e prática de gestão de projetos, tanto em sua forma tradicional, como em suas metodologias ágeis. A disciplina abordará uma sistemática prática, onde o aluno participará de diversas atividades relacionadas à criação e gestão de projetos, vislumbrando os desafios encontrados, seja quando for possível o planejamento completo desde o início, ou mesmo quando o produto final não estiver bem definido.

    Carga horária
    15h
    • André Cherubini Alves

      André Cherubini Alves

      Doutor em Administração com enfase em Gestão da Tecnologia e Inovação pelo PPGA/UFRGS. Pesquisador Visitante no Institute for...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração com enfase em Gestão da Tecnologia e Inovação pelo PPGA/UFRGS
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2018
  • ÉTICA E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

    Visto que a sociedade vem admitindo que as organizações devam ser pautadas não apenas pelo critério da eficácia econômica, como também pela responsabilidade e integridade, parte essencial da formação do administrador deve passar pela discussão sistemática dos desafios e das dificuldades que envolvem as ações no âmbito coorporativo. A disciplina visa a estimular os alunos à reflexão crítica acerca das questões éticas presentes nas relações entre atores nas organizações corporativas e nos processos organizacionais.

    Visto que a sociedade vem admitindo que as organizações devam ser pautadas não apenas pelo critério da eficácia econômica, como também pela responsabilidade e integridade, parte essencial da formação do administrador deve passar pela discussão sistemática dos desafios e das dificuldades que envolvem as ações no âmbito coorporativo. A disciplina visa a estimular os alunos à reflexão crítica acerca das questões éticas presentes nas relações entre atores nas organizações corporativas e nos processos organizacionais.

    Carga horária
    15h
    • Sebastián Ronderos

      Dr. Sebastián Ronderos é Professor Titular em Teoria...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Teoria Política pela Universidade de Essex (UK)
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2022
  • LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS

    Egressos do MBM serão líderes e gestores em suas organizações. Consequentemente, além de alcançar os objetivos técnicos/operacionais de sua unidade, precisam saber como maximizar o potencial humano que irão liderar/gerir. Através de leituras, aulas expositivas, casos e aplicações práticas, os participantes serão capacitados em elementos essenciais de liderança e gestão de pessoas, incluindo: sumário da evolução do pensamento em liderança e gestão de pessoas; engajamento e motivação; diagnóstico e resolução de problemas com base em evidências; tomada de decisão; gestão de times e mudança organizacional; alinhamento do desenho e liderança da equipe ‘as demandas do contexto competitivo e da cultura da organização.

    Egressos do MBM serão líderes e gestores em suas organizações. Consequentemente, além de alcançar os objetivos técnicos/operacionais de sua unidade, precisam saber como maximizar o potencial humano que irão liderar/gerir. Através de leituras, aulas expositivas, casos e aplicações práticas, os participantes serão capacitados em elementos essenciais de liderança e gestão de pessoas, incluindo: sumário da evolução do pensamento em liderança e gestão de pessoas; engajamento e motivação; diagnóstico e resolução de problemas com base em evidências; tomada de decisão; gestão de times e mudança organizacional; alinhamento do desenho e liderança da equipe ‘as demandas do contexto competitivo e da cultura da organização.

    Carga horária
    30h
    • Anderson de Souza Sant’Anna

      Anderson de Souza Sant’Anna

      Anderson de Souza Sant'Anna é professor adjunto do Departamento de Administração Geral e de Recursos Humanos da FGV-EAESP. É...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2019
    • Miguel Pinto Caldas

      Miguel Pinto Caldas

      Possui graduação em Administração pela Universidade de Brasília (1986), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissional
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1997
  • GESTÃO DE OPERAÇÕES E CADEIA DE SUPRIMENTOS

    A disciplina apresenta os principais conceitos, métodos, técnicas e ferramentas de Gestão de Operações e Logística, a partir de uma visão sistêmica que aborda tanto as operações de manufatura, quanto as de serviços, de forma a prover ao estudante os principais instrumentos para a solução de problemas operacionais e a tomada de decisão nos níveis tático e estratégico da organização.

     

    A disciplina apresenta os principais conceitos, métodos, técnicas e ferramentas de Gestão de Operações e Logística, a partir de uma visão sistêmica que aborda tanto as operações de manufatura, quanto as de serviços, de forma a prover ao estudante os principais instrumentos para a solução de problemas operacionais e a tomada de decisão nos níveis tático e estratégico da organização.

     

    Carga horária
    30h
    • Alexandre Pignanelli

      Alexandre Pignanelli

      Professor e pesquisador da Fundação Getulio Vargas. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Unicamp e doutorado em...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2008
    • Luis Henrique Rigato Vasconcellos

      Luis Henrique Rigato Vasconcellos

      Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica de São Paulo (2010); Mestrado em Administração de Empresas...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2007
  • GESTÃO DE MARKETING E TENDÊNCIAS DE MERCADO

    A disciplina tem como objetivo apresentar aos estudantes conceitos inovadores em gestão de marketing para formar um profissional com capacidade de liderar e aplicar conhecimentos em cenários adversos e que esteja apto a lidar com situações desafiadoras e tomar decisões que gerem resultados. Durante o curso os estudantes serão convidados a refletir sobre conceitos envolvendo marketing estratégico, ferramentas do Marketing Mix, assim como tendências e novas tecnologias aplicadas em marketing.  Ao final da disciplina os estudantes deverão ser capazes de construir um Plano de Marketing aplicando os conceitos abordados durante o curso a fim de apresentar uma solução mercadológica a um problema identificado e vivenciado por uma empresa gerando resultados.

    A disciplina tem como objetivo apresentar aos estudantes conceitos inovadores em gestão de marketing para formar um profissional com capacidade de liderar e aplicar conhecimentos em cenários adversos e que esteja apto a lidar com situações desafiadoras e tomar decisões que gerem resultados. Durante o curso os estudantes serão convidados a refletir sobre conceitos envolvendo marketing estratégico, ferramentas do Marketing Mix, assim como tendências e novas tecnologias aplicadas em marketing.  Ao final da disciplina os estudantes deverão ser capazes de construir um Plano de Marketing aplicando os conceitos abordados durante o curso a fim de apresentar uma solução mercadológica a um problema identificado e vivenciado por uma empresa gerando resultados.

    Carga horária
    30h
    • Viviane Moura Rocha Ferreira

      Viviane Moura Rocha Ferreira

      Graduada em Economia pela Universidade de São Paulo (FEA-USP), mestre e doutora em Administração de Empresas pela FGV-EAESP....

      Saiba mais
      Títulação
      Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2019
Disciplina
Carga Horária
Professor
  • ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

    Apresentar e discutir os conceitos e ferramentas da administração estratégica e sua aplicação nas organizações empresarias na busca de competitividade e crescimento. Neste sentido, serão analisadas as principais estratégias e instrumentos de governança  adotados no nível corporativo das organizações, bem como as metodologias e instrumentos utilizados no processo de análise, formulação, implementação, controle e avalição das estratégias competitivas no nível das unidades de negócio.

    Apresentar e discutir os conceitos e ferramentas da administração estratégica e sua aplicação nas organizações empresarias na busca de competitividade e crescimento. Neste sentido, serão analisadas as principais estratégias e instrumentos de governança  adotados no nível corporativo das organizações, bem como as metodologias e instrumentos utilizados no processo de análise, formulação, implementação, controle e avalição das estratégias competitivas no nível das unidades de negócio.

    Carga horária
    30h
    • Marcio Antonio Rodrigues Sanches

      Marcio Antonio Rodrigues Sanches

      É Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2003), Mestre em Administração Pública e Governo pela...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais profissionais; Engajamento profissional
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2006
  • MATEMÁTICA FINANCEIRA APLICADA À GESTÃO EMPRESARIAL

    A disciplina tem como objetivo abordar os principais conceitos de matemática financeira e suas aplicações no ambiente empresarial, fornecendo aos alunos os fundamentos para aplicações em estratégias comerciais e em gestão financeira, tais como decisões de investimentos e financiamentos.

    A disciplina tem como objetivo abordar os principais conceitos de matemática financeira e suas aplicações no ambiente empresarial, fornecendo aos alunos os fundamentos para aplicações em estratégias comerciais e em gestão financeira, tais como decisões de investimentos e financiamentos.

    Carga horária
    15h
    • Rafael Moreira Antonio

      Rafael Moreira Antonio

      Atualmente é Professor Extra-Carreira do Departamento de Contabilidade, Finanças e Controle (CFC) da FGV-EAESP e é funcionário de carreira da...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Controladoria e Contabilidade (Finanças) pela FEA-RP/USP
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2022
  • CIÊNCIA E ENGENHARIA DE DADOS PARA NEGÓCIOS

    A disciplina enfoca a essência de todas as principais aplicações de Data Science e Data Engineering, diversos exemplos e cases em negócios (sortidos por área de conhecimento, segmentos e setor), bem como os aspectos fundamentais para a implementação de capability de inteligência de dados em uma empresa, transformando-a em data-driven ou até data-centric, de acordo com seus aspectos culturais, organizacionais, processuais e de ferramentas. Em Data Science, serão visitadas as principais técnicas de Aprendizado de Máquina, bem como boa parte do espectro de Pesquisa Operacional, com foco na análise de dados para tomada de decisão. E em Data Engineering, serão visitadas as principais tecnologias e integrações que permitem com que os negócios possam ser automatizados, escalonados e flexibilizados.

    A disciplina enfoca a essência de todas as principais aplicações de Data Science e Data Engineering, diversos exemplos e cases em negócios (sortidos por área de conhecimento, segmentos e setor), bem como os aspectos fundamentais para a implementação de capability de inteligência de dados em uma empresa, transformando-a em data-driven ou até data-centric, de acordo com seus aspectos culturais, organizacionais, processuais e de ferramentas. Em Data Science, serão visitadas as principais técnicas de Aprendizado de Máquina, bem como boa parte do espectro de Pesquisa Operacional, com foco na análise de dados para tomada de decisão. E em Data Engineering, serão visitadas as principais tecnologias e integrações que permitem com que os negócios possam ser automatizados, escalonados e flexibilizados.

    Carga horária
    15h
    • Hitoshi Nagano

      Hitoshi Nagano

      Possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1989), mestrado em Electrical &...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutorado em Engenharia Elétrica e de Computadores pelo Instituto de Tecnologia de Nagoya
      Qualificação
      Credenciais iniciais profissionais; Engajamento profissional
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2018
    • Rodrigo Togneri

      Rodrigo Togneri

      Doutor e mestre em engenharia da informação (UFABC) e graduado em engenharia industrial (FEI). Na FGV, é professor de...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Engenharia da Informação pela UFABC
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2018
  • DESVENDANDO OS RELATÓRIOS FINANCEIROS

    Todo profissional que queira analisar a situação econômico-financeira de uma empresa precisa estar munido de conhecimento sobre os relatórios financeiros, desde a sua elaboração até as técnicas para a sua análise. Essa disciplina visa desvendar questões contábeis centrais recorrentes nos relatórios financeiros das empresas, de modo a permitir a avaliação adequada da situação econômico-financeira das empresas, das suas estratégias competitivas e como elas se refletem nos relatórios financeiros. A disciplina abordará os seguintes assuntos: Visão geral da Contabilidade, dos seus usuários e a sua importância; Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstração dos Fluxos de Caixa; Ativos Tangíveis e Intangíveis; Impairment; Estoques; Contas a Receber e PECLD; Títulos e Valores Mobiliários; Provisões e Contingências; Lucro Real, Presumido e Simples; Análise e Utilização dos Relatórios Financeiros.

    Todo profissional que queira analisar a situação econômico-financeira de uma empresa precisa estar munido de conhecimento sobre os relatórios financeiros, desde a sua elaboração até as técnicas para a sua análise. Essa disciplina visa desvendar questões contábeis centrais recorrentes nos relatórios financeiros das empresas, de modo a permitir a avaliação adequada da situação econômico-financeira das empresas, das suas estratégias competitivas e como elas se refletem nos relatórios financeiros. A disciplina abordará os seguintes assuntos: Visão geral da Contabilidade, dos seus usuários e a sua importância; Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstração dos Fluxos de Caixa; Ativos Tangíveis e Intangíveis; Impairment; Estoques; Contas a Receber e PECLD; Títulos e Valores Mobiliários; Provisões e Contingências; Lucro Real, Presumido e Simples; Análise e Utilização dos Relatórios Financeiros.

    Carga horária
    30h
    • Diana Lucia de Almeida

      Diana Lucia de Almeida

      Doutora e Mestre em Contabilidade pela FEA/USP, especialista em Gestão de Controladoria, Auditoria e Tributos pela Fundação...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutora em Contabilidade pela Universidade de São Paulo
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2016
    • Marco Aurélio dos Santos

      Marco Aurélio dos Santos

      Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP/SP (São Paulo-2018) e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEARP/...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2021
  • INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

    A disciplina parte do reconhecimento de que as organizações são grandes responsáveis pelo desenvolvimento sustentável. Suprir as necessidades atuais sem comprometer o futuro requer novos modelos de gestão e negócios, como mental. Deste modo, a disciplina explora a relação entre os temas Inovação e Desenvolvimento Sustentável, trazendo uma base conceitual para cada um deles, partindo do porquê, o que e como. Para então, a partir desta base, realizar o exercício de compreender a relação entre os temas e a sua bidirecionalidade / interdependência visando ao desenvolvimento sustentável. São abordados modelos de gestão estratégica que facilitam seu entendimento e aplicação, e casos reais são discutidos em aula para isto. O empreendedorismo sustentável fecha a disciplina, trazendo o papel e a contribuição dos empreendedores e de startups para este movimento. O uso de dinâmicas e atividades para provocar a reflexão sobre os temas complementa o aprendizado em sala de aula, buscando o envolvimento dos alunos com o tema não apenas pela perspectiva profissional, mas também de forma pessoal.

    A disciplina parte do reconhecimento de que as organizações são grandes responsáveis pelo desenvolvimento sustentável. Suprir as necessidades atuais sem comprometer o futuro requer novos modelos de gestão e negócios, como mental. Deste modo, a disciplina explora a relação entre os temas Inovação e Desenvolvimento Sustentável, trazendo uma base conceitual para cada um deles, partindo do porquê, o que e como. Para então, a partir desta base, realizar o exercício de compreender a relação entre os temas e a sua bidirecionalidade / interdependência visando ao desenvolvimento sustentável. São abordados modelos de gestão estratégica que facilitam seu entendimento e aplicação, e casos reais são discutidos em aula para isto. O empreendedorismo sustentável fecha a disciplina, trazendo o papel e a contribuição dos empreendedores e de startups para este movimento. O uso de dinâmicas e atividades para provocar a reflexão sobre os temas complementa o aprendizado em sala de aula, buscando o envolvimento dos alunos com o tema não apenas pela perspectiva profissional, mas também de forma pessoal.

    Carga horária
    15h
    • Andre Pereira de Carvalho

      Andre Pereira de Carvalho

      Professor do Departamento de Administração da Produção e de Operações (POI) da FGV-EAESP e Pesquisador do Centro de Estudos em...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2008
    • Luciana Harumi Hashiba Maestrelli Horta

      Luciana Harumi Hashiba Maestrelli Horta

      Possui graduação em Faculdade de Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1989), MBA em Gestão de...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissional
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2017
  • PLANEJAMENTO DE CARREIRA E DESENVOLVIMENTO PESSOAL

    A disciplina tem como foco promover a articulação de conhecimento, habilidades e atitudes associados ao planejamento, desenvolvimento e acompanhamento de trajetórias ocupacionais em gestão no contexto contemporâneo dos negócios e das organizações. A partir de análise de movimentos e tendências acerca do mercado de trabalho objetiva-se instrumentalizar o participante no planejamento, exame de iniciativas de desenvolvimento e autogestão de trajetórias ocupacionais inter e intraorganizacionais. Objetiva, também, por meio de abordagens e instrumentos institucionais e de autoconhecimento - tipos psicológicos, âncoras de carreira, ciclo de carreira, gradiente de competência, análise de potencial, avaliação de desempenho, plano de desenvolvimento individual - PDI, permitir ao participante refletir sobre seus objetivos de carreira, bem como delinear estratégias, formas de desenvolvimento e de mobilização de competências - hard e soft skills - que lhe permita alcançá-los.

    A disciplina tem como foco promover a articulação de conhecimento, habilidades e atitudes associados ao planejamento, desenvolvimento e acompanhamento de trajetórias ocupacionais em gestão no contexto contemporâneo dos negócios e das organizações. A partir de análise de movimentos e tendências acerca do mercado de trabalho objetiva-se instrumentalizar o participante no planejamento, exame de iniciativas de desenvolvimento e autogestão de trajetórias ocupacionais inter e intraorganizacionais. Objetiva, também, por meio de abordagens e instrumentos institucionais e de autoconhecimento - tipos psicológicos, âncoras de carreira, ciclo de carreira, gradiente de competência, análise de potencial, avaliação de desempenho, plano de desenvolvimento individual - PDI, permitir ao participante refletir sobre seus objetivos de carreira, bem como delinear estratégias, formas de desenvolvimento e de mobilização de competências - hard e soft skills - que lhe permita alcançá-los.

    Carga horária
    15h
    • Ana Luisa Villares da Silva Vieira Pliopas

      Ana Pliopas é doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas. Possui mestrado em Administração de Empresas...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais profissionais; Engajamento profissional
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2005
    • Anderson de Souza Sant’Anna

      Anderson de Souza Sant’Anna

      Anderson de Souza Sant'Anna é professor adjunto do Departamento de Administração Geral e de Recursos Humanos da FGV-EAESP. É...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2019
Disciplina
Carga Horária
Professor
  • GESTÃO FINANCEIRA E CRIAÇÃO DE VALOR

    A área financeira promoveu nas últimas décadas notável evolução em seus conceitos. Neste contexto, a mensuração do desempenho empresarial e geração de valor são áreas importantes para entender o equilíbrio financeiro das empresas, tendo participação decisiva no sucesso dos negócios. E é dentro dessa perspectiva que esta disciplina apresenta, focaliza a análise, o controle e a mensuração de desempenho financeiro e geração de valor, trazendo casos práticos da realidade do mercado brasileiro.

    A área financeira promoveu nas últimas décadas notável evolução em seus conceitos. Neste contexto, a mensuração do desempenho empresarial e geração de valor são áreas importantes para entender o equilíbrio financeiro das empresas, tendo participação decisiva no sucesso dos negócios. E é dentro dessa perspectiva que esta disciplina apresenta, focaliza a análise, o controle e a mensuração de desempenho financeiro e geração de valor, trazendo casos práticos da realidade do mercado brasileiro.

    Carga horária
    30h
    • Maria Angelica Lencione Pedreti

      Maria Angelica Lencione Pedreti

      Possui Graduação Em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo...

      Saiba mais
      Títulação
      Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais profissionais; Engajamento profissional
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2001
  • ELETIVA

    A disciplina eletiva representa uma oportunidade de aprofundamento ou de direcionamento de estudo na área temática de interesse individual dos alunos. A escolha poderá ser feita dentre a oferta de disciplinas ministradas em inglês, disponíveis no Mestrado Profissional em Gestão Internacional (MPGI), um programa desenvolvido para profissionais que buscam uma perspectiva global de negócios e oportunidades internacionais para suas carreiras. Também poderão ser aproveitados os créditos de cursos realizados pelos alunos durante o programa de intercâmbio ou outras opções de cursos oferecidos pelo Office for Global Affairs, desde que a(s) eletiva(s) totalize(m) 36 horas.

    A disciplina eletiva representa uma oportunidade de aprofundamento ou de direcionamento de estudo na área temática de interesse individual dos alunos. A escolha poderá ser feita dentre a oferta de disciplinas ministradas em inglês, disponíveis no Mestrado Profissional em Gestão Internacional (MPGI), um programa desenvolvido para profissionais que buscam uma perspectiva global de negócios e oportunidades internacionais para suas carreiras. Também poderão ser aproveitados os créditos de cursos realizados pelos alunos durante o programa de intercâmbio ou outras opções de cursos oferecidos pelo Office for Global Affairs, desde que a(s) eletiva(s) totalize(m) 36 horas.

    Carga horária
    30h

    Não definido

                                                                                                     
  • DESAFIO EMPRESARIAL

    Nesta disciplina, realizada juntamente com uma empresa parceira da FGV-EAESP, os alunos trabalharão em grupos para apresentar uma resposta viável para um problema de negócios específico. Entre os problemas possíveis estão: lançamento de um novo produto, entrada em um novo mercado, ações de incentivo a compras e vendas, incentivos a canais específicos, entre outros. Trata-se de oportunidade única, que reflete uma dinâmica de ensino-aprendizagem baseada na vivência prática de problemas, oportunidades e temas relevantes no contexto empresarial, nos quais haja aplicação de conhecimento vivenciados pelas empresas no seu dia a dia.

    Nesta disciplina, realizada juntamente com uma empresa parceira da FGV-EAESP, os alunos trabalharão em grupos para apresentar uma resposta viável para um problema de negócios específico. Entre os problemas possíveis estão: lançamento de um novo produto, entrada em um novo mercado, ações de incentivo a compras e vendas, incentivos a canais específicos, entre outros. Trata-se de oportunidade única, que reflete uma dinâmica de ensino-aprendizagem baseada na vivência prática de problemas, oportunidades e temas relevantes no contexto empresarial, nos quais haja aplicação de conhecimento vivenciados pelas empresas no seu dia a dia.

    Carga horária
    30h
    • Henrique de Campos Junior

      Henrique de Campos Junior

      Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (2000), especialização em Marketing pela ESPM (2003), mestrado...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2014
  • DINÂMICAS DE JOGOS DE SIMULAÇÃO DE NEGÓCIOS

    A disciplina apresenta conceitos de administração, tomada de decisão e análises de dados utilizando dois jogos de simulação. O contexto das dinâmicas de jogos permite que o aluno compreenda a competição e suas decisões, como sistemas complexos e adaptativos que são extremamente difíceis de se prever, mas sujeitos a monitoramentos e gerenciamento. Inicialmente os alunos analisarão a alocação de recursos, a construção de experimentos e como aumentar o retorno marginal das atividades de marketing no contexto de bens de consumo não-duráveis (mercado B2C). E posteriormente os alunos analisarão a lógica da centralidade do cliente no contexto de vendas industriais (mercado B2B), avaliando um mercado com consumidores individuais com atributos específicos, aprendendo a discernir quais são os melhores clientes, qual a duração prevista de relacionamento com a empresa e como potencializar esse relacionamento para criar uma estratégia vencedora.

    A disciplina apresenta conceitos de administração, tomada de decisão e análises de dados utilizando dois jogos de simulação. O contexto das dinâmicas de jogos permite que o aluno compreenda a competição e suas decisões, como sistemas complexos e adaptativos que são extremamente difíceis de se prever, mas sujeitos a monitoramentos e gerenciamento. Inicialmente os alunos analisarão a alocação de recursos, a construção de experimentos e como aumentar o retorno marginal das atividades de marketing no contexto de bens de consumo não-duráveis (mercado B2C). E posteriormente os alunos analisarão a lógica da centralidade do cliente no contexto de vendas industriais (mercado B2B), avaliando um mercado com consumidores individuais com atributos específicos, aprendendo a discernir quais são os melhores clientes, qual a duração prevista de relacionamento com a empresa e como potencializar esse relacionamento para criar uma estratégia vencedora.

    Carga horária
    30h
    • Jonny Mateus Rodrigues

      Jonny Mateus Rodrigues

      Matemático aplicado a negócios, mestre e doutor em Administração pela USP, com período de doutorado na Darden School of...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo
      Tempo na FGV EAESP
      Desde 2022
    • Viviane Moura Rocha Ferreira

      Viviane Moura Rocha Ferreira

      Graduada em Economia pela Universidade de São Paulo (FEA-USP), mestre e doutora em Administração de Empresas pela FGV-EAESP....

      Saiba mais
      Títulação
      Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2019
  • EMPREENDEDORISMO: MENTALIDADE E PRÁTICA

    Empreendedorismo tem sido restritivamente definido como criar um negócio, com pouca atenção aos indivíduos (empreendedores de todos os tipos) que possuem uma mentalidade, habilidades e ferramentas para modificar e melhorar o mundo, fazendo diferença em suas vidas e na vida dos outros.  Este curso foi desenvolvido com a mentalidade de que estamos vivendo em uma geração empreendedora, onde o aluno deve se sentir confortável com a criação e teste de novas ideias, ser capaz de navegar em ambientes de incerteza, agir para aprender e não aprender para poder agir. Para isso, a disciplina estimulará o aluno a pensar e agir mais empreendedoramente na prática.

    Empreendedorismo tem sido restritivamente definido como criar um negócio, com pouca atenção aos indivíduos (empreendedores de todos os tipos) que possuem uma mentalidade, habilidades e ferramentas para modificar e melhorar o mundo, fazendo diferença em suas vidas e na vida dos outros.  Este curso foi desenvolvido com a mentalidade de que estamos vivendo em uma geração empreendedora, onde o aluno deve se sentir confortável com a criação e teste de novas ideias, ser capaz de navegar em ambientes de incerteza, agir para aprender e não aprender para poder agir. Para isso, a disciplina estimulará o aluno a pensar e agir mais empreendedoramente na prática.

    Carga horária
    15h

    Não definido

                                                                                                     
  • Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso

    A disciplina visa desenvolver as habilidades necessárias para o aluno selecionar e aprofundar o conhecimento em um tópico de sua livre escolha, relacionado à Administração de Empresas, bem como aprofundar a abordagem sobre o papel da teoria nos trabalhos, procedimentos de desenho e planejamento de pesquisa e coleta de dados, além auxiliar o aluno no desenvolvimento de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) exploratório. Sob o ponto de vista das empresas, a disciplina aborda como os problemas organizacionais podem ser analisados à luz da literatura de gestão de negócios. Sob o ponto de vista individual, a disciplina: a) incentiva o aluno a consolidar e integrar os conhecimentos adquiridos nas várias disciplinas do curso; b) provoca reflexão sobre a aplicação dos conceitos, técnicas e metodologias da Administração em uma situação real; c) exige a elaboração de um relatório completo, objetivo e bem redigido, a partir de uma estrutura- padrão para todos os trabalhos.

    A disciplina visa desenvolver as habilidades necessárias para o aluno selecionar e aprofundar o conhecimento em um tópico de sua livre escolha, relacionado à Administração de Empresas, bem como aprofundar a abordagem sobre o papel da teoria nos trabalhos, procedimentos de desenho e planejamento de pesquisa e coleta de dados, além auxiliar o aluno no desenvolvimento de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) exploratório. Sob o ponto de vista das empresas, a disciplina aborda como os problemas organizacionais podem ser analisados à luz da literatura de gestão de negócios. Sob o ponto de vista individual, a disciplina: a) incentiva o aluno a consolidar e integrar os conhecimentos adquiridos nas várias disciplinas do curso; b) provoca reflexão sobre a aplicação dos conceitos, técnicas e metodologias da Administração em uma situação real; c) exige a elaboração de um relatório completo, objetivo e bem redigido, a partir de uma estrutura- padrão para todos os trabalhos.

    Carga horária
    15h
    • Luis Henrique Rigato Vasconcellos

      Luis Henrique Rigato Vasconcellos

      Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica de São Paulo (2010); Mestrado em Administração de Empresas...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2007
Ensino