Apresentação
Para quem é o curso
O que esperar
O que você irá alcançar
Duração
Frequência e horários
Título concedido
Coordenação
Área
O Master in Business and Management (MBM) oferece formação de excelência a graduados de qualquer área interessados em se preparar de forma plena e responsável para a carreira profissional de gestão de empresas. O curso foi estruturado de forma compatível com o padrão MBM da AMBA e das principais acreditadoras internacionais.
Confira o catálogo do curso aqui. Confira abaixo a estrutura curricular do curso:
- As Pessoas na Organização
Avaliação das práticas de seleção e desenvolvimento de pessoas; Avaliação dos sistemas de recompensa utilizados pelas empresas; Reconhecimento do papel das equipes na configuração organizacional; Reconhecimento das funções dos líderes e estilos de liderança; Impacto das recentes mudanças socioculturais e tecnológicas na gestão de pessoas.
Avaliação das práticas de seleção e desenvolvimento de pessoas; Avaliação dos sistemas de recompensa utilizados pelas empresas; Reconhecimento do papel das equipes na configuração organizacional; Reconhecimento das funções dos líderes e estilos de liderança; Impacto das recentes mudanças socioculturais e tecnológicas na gestão de pessoas.
Carga horária32hMiguel Pinto Caldas
Possui graduação em Administração pela Universidade de Brasília (1986), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 1997
- Consumidores e Produtos
Desenvolvimento do processo de segmentação e posicionamento; Formulação de Estratégias de Marketing; Compreensão do papel do marketing na criação de valor para o consumidor; Definição de ações gerenciais a partir da análise da pesquisa de marketing; Elaboração de plano de marketing para determinado produto/marca.
Desenvolvimento do processo de segmentação e posicionamento; Formulação de Estratégias de Marketing; Compreensão do papel do marketing na criação de valor para o consumidor; Definição de ações gerenciais a partir da análise da pesquisa de marketing; Elaboração de plano de marketing para determinado produto/marca.
Carga horária32hViviane Moura Rocha Ferreira
Graduada em Economia pela Universidade de São Paulo (FEA-USP), mestre e doutora em Administração de Empresas pela FGV-EAESP.... Saiba mais
TítulaçãoDoutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2019
- Fontes e Aplicações de Recursos
Familiaridade com a linguagem contábil; Interpretação dos demonstrativos contábeis-financeiros; Utilização das técnicas de análise (horizontal, vertical, índices); Avaliação do desempenho operacional de uma empresa por meio dos demonstrativos financeiros; Definições de ações gerenciais a partir da análise das informações contábeis-financeiras.
Familiaridade com a linguagem contábil; Interpretação dos demonstrativos contábeis-financeiros; Utilização das técnicas de análise (horizontal, vertical, índices); Avaliação do desempenho operacional de uma empresa por meio dos demonstrativos financeiros; Definições de ações gerenciais a partir da análise das informações contábeis-financeiras.
Carga horária32hDiana Lucia de Almeida
Doutora e Mestre em Contabilidade pela FEA/USP, especialista em Gestão de Controladoria, Auditoria e Tributos pela Fundação... Saiba mais
TítulaçãoDoutora em Contabilidade pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2016
- Processos e Sistemas
Definição e priorização de objetivos estratégicos das operações; Mapeamento de processos e estabelecimento de indicadores de desempenho; Aplicação de ferramentas de qualidade; Elaboração de declaração de escopo e cronograma de projetos; Reconhecimento de sistemas de informação utilizados pelas empresas.
Definição e priorização de objetivos estratégicos das operações; Mapeamento de processos e estabelecimento de indicadores de desempenho; Aplicação de ferramentas de qualidade; Elaboração de declaração de escopo e cronograma de projetos; Reconhecimento de sistemas de informação utilizados pelas empresas.
Carga horária32hLibânia Rangel de Alvarenga Paes
Professora e consultora nas áreas de Tecnologia de Informação e Operações. Doutora e mestre pela FGV EAESP; especialista em... Saiba mais
TítulaçãoDoutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2007
- A Empresa e a Sua Cadeia de Valor
Compreensão do papel da logística nas operações empresariais Realização de previsões de demanda e interpretação de seus erros; Estimativa dos principais tipos de custos logísticos; Reconhecimento do impacto do nível de serviço nas decisões logísticas; Utilização de modelos de otimização de estoques.
Compreensão do papel da logística nas operações empresariais Realização de previsões de demanda e interpretação de seus erros; Estimativa dos principais tipos de custos logísticos; Reconhecimento do impacto do nível de serviço nas decisões logísticas; Utilização de modelos de otimização de estoques.
Carga horária16hAlexandre Pignanelli
Professor e pesquisador da Fundação Getulio Vargas. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Unicamp e doutorado em... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008
- Análise de Oportunidades de Mercado
Avaliação crítica dos direcionadores estratégicos da empresa (visão e missão); Reconhecimento dos fatores ambientais que influenciam o desempenho da empresa; Utilização das Cinco forças de Porter para analisar o setor de atividade da empresa; Reconhecimento das competência e recursos internos que distinguem a empresa de seus concorrentes; Desenvolvimento de uma análise SWOT.
Avaliação crítica dos direcionadores estratégicos da empresa (visão e missão); Reconhecimento dos fatores ambientais que influenciam o desempenho da empresa; Utilização das Cinco forças de Porter para analisar o setor de atividade da empresa; Reconhecimento das competência e recursos internos que distinguem a empresa de seus concorrentes; Desenvolvimento de uma análise SWOT.
Carga horária16hMarco Aurélio Lima de Queiroz
Mestre e doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2007 e 2010), onde graduou-se em 1985.... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais profissionais; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2008
- Análise Mercadológica
Análise de experimentos com o uso de estatística descritiva e inferência básica Uso de regressão linear para tomada de decisões de marketing; Reconhecimento dos efeitos de uma ação de marketing no curto, médio e longo prazo; Realização do cálculo do ROI atribuído à uma ação de marketing; Realização do cálculo dos parâmetros que visam aumentar o customer lifetime value.
Análise de experimentos com o uso de estatística descritiva e inferência básica Uso de regressão linear para tomada de decisões de marketing; Reconhecimento dos efeitos de uma ação de marketing no curto, médio e longo prazo; Realização do cálculo do ROI atribuído à uma ação de marketing; Realização do cálculo dos parâmetros que visam aumentar o customer lifetime value.
Carga horária32hHenrique de Campos Junior
Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (2000), especialização em Marketing pela ESPM (2003), mestrado... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2014Nelson Lerner Barth
Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1980), com Mestrado em Administração de Empresas pela Escola de... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2002
- Ética e Sociedade
Identificação de dilemas éticos; Avaliação crítica de ações empresariais diante de questões contemporâneas de ordem ética (Exemplos: seleção de pessoas, assédios); Distinção entre os modos de tomada de decisão fundamentados pela ética da responsabilidade ou da convicção; Compreensão das zonas de decisão empresarial (facultativa, indeterminada, absoluta); Distinção entre ações de responsabilidade social empresarial e marketing.
Identificação de dilemas éticos; Avaliação crítica de ações empresariais diante de questões contemporâneas de ordem ética (Exemplos: seleção de pessoas, assédios); Distinção entre os modos de tomada de decisão fundamentados pela ética da responsabilidade ou da convicção; Compreensão das zonas de decisão empresarial (facultativa, indeterminada, absoluta); Distinção entre ações de responsabilidade social empresarial e marketing.
Carga horária16hPaulo Eduardo Ferreira de Souza Marzionna
Professor Extra Carreira de Direito do Trabalho na FGV-EAESP. PhD em Relações do Trabalho na Universidade de Cornell. Minha... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Relações do Trabalho pela Universidade de CornellQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2019
- Projeto e Gestão da Trajetória Profissional I
Compreensão do que é carreira; Reconhecimento das carreiras em destaque na atualidade e tendências; Compreensão das responsabilidades do empregador e empregado na gestão de carreira; Reconhecimento da relação entre o mercado de trabalho e o direcionamento da carreira; Compreensão dos processos e ferramentas de desenvolvimento profissional (avaliação de desempenho, coaching, outros).
Compreensão do que é carreira; Reconhecimento das carreiras em destaque na atualidade e tendências; Compreensão das responsabilidades do empregador e empregado na gestão de carreira; Reconhecimento da relação entre o mercado de trabalho e o direcionamento da carreira; Compreensão dos processos e ferramentas de desenvolvimento profissional (avaliação de desempenho, coaching, outros).
Carga horária32hMarcelo de Andrade Pinheiro
Marcelo de Andrade Pinheiro, psicólogo clínico, professor de psicologia para as turmas de graduação, pós-graduação, programas... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2004
- Relações com o Governo
Compreensão do papel da Constituição Federal no estabelecimento de limites e características do processo legislativo brasileiro; Reconhecimento do impacto dos princípios legais na prática empresarial brasileira; Distinção entre os regimes de contratação de empresas estabelecido pelo poder público (Ex.: Licitações, PPP, outros); Compreensão do papel das agências reguladoras na relação entre Estado e empresas; Avaliação crítica de questões associadas à ausência de marco jurídico (Ex. Lobby, Compliance, outros.
Compreensão do papel da Constituição Federal no estabelecimento de limites e características do processo legislativo brasileiro; Reconhecimento do impacto dos princípios legais na prática empresarial brasileira; Distinção entre os regimes de contratação de empresas estabelecido pelo poder público (Ex.: Licitações, PPP, outros); Compreensão do papel das agências reguladoras na relação entre Estado e empresas; Avaliação crítica de questões associadas à ausência de marco jurídico (Ex. Lobby, Compliance, outros.
Carga horária16hAlexandre Sansone Pacheco
Doutorando, Mestre e Especialista em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Graduado... Saiba mais
TítulaçãoMestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2009
- Visão Econômica do Mercado
Compreensão do desempenho macroeconômico: conceitos e panorama das contas nacionais brasileiras; Reconhecimento de indicadores de sustentabilidade das finanças públicas: receitas, despesas, déficits e dívida pública e seu comportamento no Brasil. Compreensão dos Índices de preços e inflação: conceitos, metodologias e comportamento no Brasil; Distinção dos possíveis impactos de política fiscal e monetária; Reconhecimento do crescimento econômico no longo prazo e produtividade: conceitos e comparações internacionais.
Compreensão do desempenho macroeconômico: conceitos e panorama das contas nacionais brasileiras; Reconhecimento de indicadores de sustentabilidade das finanças públicas: receitas, despesas, déficits e dívida pública e seu comportamento no Brasil. Compreensão dos Índices de preços e inflação: conceitos, metodologias e comportamento no Brasil; Distinção dos possíveis impactos de política fiscal e monetária; Reconhecimento do crescimento econômico no longo prazo e produtividade: conceitos e comparações internacionais.
Carga horária16hFrancisco Humberto Vignoli
Francisco Humberto Vignoli é graduado em Administração Pública e Mestre em Economia Aplicada à Administração pela Escola de... Saiba mais
TítulaçãoMestre em Administração pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais profissionais; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 1995
- Análise de Empreendimentos
Identificação das estratégias corporativas (Ex. integração vertical, diversificação, outras); Identificação da estratégia genérica adotada pelo negócio (liderança em custo, diferenciação de produto ou foco); Utilização de ferramentas para análise do modelo de negócio; Compreensão do processo de implementação e controle da estratégia; Avaliação crítica da necessidade de ajustes nas estratégias ou no modelo de negócio.
Identificação das estratégias corporativas (Ex. integração vertical, diversificação, outras); Identificação da estratégia genérica adotada pelo negócio (liderança em custo, diferenciação de produto ou foco); Utilização de ferramentas para análise do modelo de negócio; Compreensão do processo de implementação e controle da estratégia; Avaliação crítica da necessidade de ajustes nas estratégias ou no modelo de negócio.
Carga horária32hMarcio Antonio Rodrigues Sanches
É Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2003), Mestre em Administração Pública e Governo pela... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais profissionais; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2006
- Geração de Valor na Empresa
Compreensão do impacto das decisões financeiras da empresa na geração de valor para o acionista; Reconhecimento das implicações financeiras da gestão de capital de giro; Composição dos custos das principais fontes de financiamento da empresa: capital próprio e de terceiros; Análise de viabilidade de investimentos a partir do cálculo do VPL e TIR; Compreensão das estratégias de diversificação para diminuição do risco financeiro.
Compreensão do impacto das decisões financeiras da empresa na geração de valor para o acionista; Reconhecimento das implicações financeiras da gestão de capital de giro; Composição dos custos das principais fontes de financiamento da empresa: capital próprio e de terceiros; Análise de viabilidade de investimentos a partir do cálculo do VPL e TIR; Compreensão das estratégias de diversificação para diminuição do risco financeiro.
Carga horária32hGeorge Ohanian
Engenheiro Mecânico de Produção, formado pela Escola Politécnica - USP (1984), com Pós-Graduação em Finanças - CEAG-FGV-SP (... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USPQualificaçãoCredenciais iniciais profissionais; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2004
- Indicadores de Desempenho da Empresa
Compreensão do papel dos sistemas de mensuração de desempenho empresarial; Reconhecimento da funcionalidade dos diferentes sistemas de mensuração de desempenho (BSC, Prisma de Desempenho, outros); Desenvolvimento de indicadores a partir da estratégia da empresa; Elaboração de uma proposta de um sistema de mensuração de desempenho considerando as múltiplas perspectivas das relações de causa e efeito entre os indicadores de desempenho.
Compreensão do papel dos sistemas de mensuração de desempenho empresarial; Reconhecimento da funcionalidade dos diferentes sistemas de mensuração de desempenho (BSC, Prisma de Desempenho, outros); Desenvolvimento de indicadores a partir da estratégia da empresa; Elaboração de uma proposta de um sistema de mensuração de desempenho considerando as múltiplas perspectivas das relações de causa e efeito entre os indicadores de desempenho.
Carga horária16hMaria Angelica Lencione Pedreti
Possui Graduação Em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo... Saiba mais
TítulaçãoMestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais profissionais; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2001
- Inovação e Sustentabilidade
Compreensão do papel da inovação na competividade da empresa; Compreensão do papel da sustentabilidade na estratégia da empresa; Reconhecimento do papel dos diversos atores na inovação empresarial voltada à sustentabilidade; Reconhecimento da inovação empresarial como impulsionador de um modelo de produção e consumo mais sustentável; Avaliação crítica das contribuições das inovações empresariais para a sustentabilidade em termos de produto, processo ou modelo de negócio.
Compreensão do papel da inovação na competividade da empresa; Compreensão do papel da sustentabilidade na estratégia da empresa; Reconhecimento do papel dos diversos atores na inovação empresarial voltada à sustentabilidade; Reconhecimento da inovação empresarial como impulsionador de um modelo de produção e consumo mais sustentável; Avaliação crítica das contribuições das inovações empresariais para a sustentabilidade em termos de produto, processo ou modelo de negócio.
Carga horária16hAndre Pereira de Carvalho
Professor do Departamento de Administração da Produção e de Operações (POI) da FGV-EAESP e Pesquisador do Centro de Estudos em... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2008
- Inteligência de Negócios
Distinção entre ambiente de dados transacionais e ambiente de dados analíticos; Distinção entre modelos relacionais e modelos dimensionais; Uso de método estruturado para modelagem de informações; Extração e interpretação de informações úteis para as decisões do negócio; Construção de gráficos que favoreçam a visualização dos indicadores do negócio.
Distinção entre ambiente de dados transacionais e ambiente de dados analíticos; Distinção entre modelos relacionais e modelos dimensionais; Uso de método estruturado para modelagem de informações; Extração e interpretação de informações úteis para as decisões do negócio; Construção de gráficos que favoreçam a visualização dos indicadores do negócio.
Carga horária16hHitoshi Nagano
Possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1989), mestrado em Electrical &... Saiba mais
TítulaçãoDoutorado em Engenharia Elétrica e de Computadores pelo Instituto de Tecnologia de NagoyaQualificaçãoCredenciais iniciais profissionais; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2018
- Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso
Identificação de problemas ou oportunidades de pesquisa; Desenvolvimento de pesquisas bibliográficas de forma estruturada; Uso de métodos científicos para abordagem de problemas de gestão; Análise estruturada de diversos tipos de dados; Proposição de plano de ação para soluções de problemas de gestão, com base em pesquisa estruturada.
Identificação de problemas ou oportunidades de pesquisa; Desenvolvimento de pesquisas bibliográficas de forma estruturada; Uso de métodos científicos para abordagem de problemas de gestão; Análise estruturada de diversos tipos de dados; Proposição de plano de ação para soluções de problemas de gestão, com base em pesquisa estruturada.
Carga horária16hJean Jacques Salim
Possui mestrado (1984) e doutorado (1995), com concentração em Administração Contábil e Financeira, pela Escola de... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 1986Luis Henrique Rigato Vasconcellos
Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica de São Paulo (2010); Mestrado em Administração de Empresas... Saiba mais
TítulaçãoDoutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2007Roseli Morena Porto
Doutorado (2006), mestrado (2000) e Graduação (1986) em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP. É... Saiba mais
TítulaçãoDoutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais e Engajamento para ensinoTempo na FGV EAESPdesde 2005
- Projeto e Gestão da Trajetória Profissional II
Identificação das próprias competências; Direcionamento da carreira com base nas âncoras de Schein; Compreensão dos diferentes modelos de CV e suas aplicações; Compreensão das diferentes ferramentas utilizadas em processos seletivos; Elaboração de um plano de carreira e de ações para desenvolvimento pessoal e profissional.
Identificação das próprias competências; Direcionamento da carreira com base nas âncoras de Schein; Compreensão dos diferentes modelos de CV e suas aplicações; Compreensão das diferentes ferramentas utilizadas em processos seletivos; Elaboração de um plano de carreira e de ações para desenvolvimento pessoal e profissional.
Carga horária32hDenise Poiani Delboni
Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1987), graduação em Administração de Empresas pela Universidade... Saiba mais
TítulaçãoDoutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais profissionais; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2008
Inscrição
Período
Início das aulas
Investimento
Mais informações
Envie para um amigo
Olá, você será avisado quando as inscrições abrirem. Informe, por favor, os dados abaixo.
Investimento
R$ 40.992,00
O valor total do curso é R$ 40.992,00 ou 24 parcelas fixas de R$ 1.708,00. Vencimento da 1ª parcela na matrícula. As demais datas serão informadas nesse momento.
*Não estão incluídos valores referentes ao pagamento de créditos adicionais, como os correspondentes a eventuais reprovações.
O Fundo de Bolsas da FGV EAESP oferece bolsas de estudo de até 50% da mensalidade. O ressarcimento é efetuado pelo aluno imediatamente após o término do curso. Saiba mais clicando aqui.
Requisitos
O candidato deve ser graduado no máximo há 3 anos e ter domínio satisfatório da língua inglesa, pois podem ser solicitadas leitura e análise de textos neste idioma.
No momento não temos nenhum evento programado.
Passo a passo
- 1INSCRIÇÃO
O interessado deve efetuar a inscrição pelo site até a data de encerramento do período, submeter o currículo e carta de motivação para avaliação e realizar o pagamento da taxa de inscrição.
- 2ANÁLISE CURRICULAR
A banca examinadora do programa fará a análise curricular e convocará os aprovados para a etapa de entrevistas.
- 3ENTREVISTA
Os aprovados na análise curricular serão convocados para entrevista, que poderá ser realizada presencialmente ou online.
Mais informações
Quer receber mais informações sobre o Master in Business and Management (MBM)
Receba o material do curso e atualizações de inscrições e informações.

- 1PÓS-GRADUAÇÃO COM RECONHECIMENTO INTERNACIONAL
A FGV EAESP é acreditada pelas 3 principais certificações internacionais. Esta acreditação confere ao certificado do seu curso validade em diversos países nos quais ela está presente. O aluno que trabalha em uma multinacional, ou planeja carreira internacional, se beneficia deste diferencial.
- 2COLOCAÇÃO PROFISSIONAL
Os alunos do MBM podem contar com o apoio do Centro de Carreiras da FGV EAESP, que identifica oportunidades de trabalho e realiza a divulgação das vagas para os participantes e ex-participantes do curso, prestando ainda orientações sobre carreira e processos seletivos. A orientação de carreira tem como objetivo fornecer todo suporte necessário no desenvolvimento da trajetória estudantil e profissional do aluno. Para mais informações, envie um e-mail para centrodecarreiras@fgv.br.
- 3ABORDAGEM DIFERENCIADA / NETWORKING
O curso adota abordagem diferente, destinada a preparar o aluno para entender o que é uma empresa, aprender como as empresas funcionam e como gerar resultados.
As aulas são presenciais e permitem ao aluno estabelecer uma rede de contatos e troca de experiências com outros estudantes.
- 4METODOLOGIA INOVADORA
Processo de aprendizado baseado na discussão de desafios típicos em empresas que inclui uso intensivo de tecnologias, estudo de casos, visitas monitoradas, jogos e simulações.
- 5CORPO DOCENTE NOTÁVEL
Professores com sólida formação acadêmica, ampla experiência profissional e vivência empresarial e de consultoria que permitem ao aluno compreender o dia a dia das empresas.
- 6ALUMNI
Acesso à rede de alunos e ex-alunos da FGV EAESP
- 7Programa de mentoria
O Programa de Mentoria realizado pelo Centro de Carreiras da EAESP tem como objetivo o aprimoramento pessoal e profissional dos alunos. Nos encontros poderão expor suas dúvidas, vulnerabilidades e necessidades, refletir e aumentar sua consciência sobre sua trajetória.
Alunos da pós-graduação lato sensu MBM poderão escolher um(a) ex-aluno(a) da FGV EAESP como(a) mentor(a) semestralmente.
Para mais informações, envie um e-mail para carreiras.mentoria@fgv.br
Perfil dos alunos
Professores
Eu acho que as escolas de negócios têm um desafio muito grande no sentido de formar uma classe de líderes no novo ambiente de negócios. Ter cursado o MBM aqui na EAESP me ajudou muito no meu desempenho profissional

- Especialização e MBA na FGV EAESPLucas Marquiori, formado no MBM da FGV EAESP, conta um pouco da sua experiência e como o curso influenciou sua carreira.
- Prof. Luis Henrique, Coord. do MBM • Disciplinas adaptadas ao públicoO professor fala sobre a dinâmica de sala de aula ser diversa e inovadora. O MBM é voltado para alunos de todas as áreas de formação, com exceção de administração.
- Cecília Noronha • Centro de CarreirasCecília Noronha fala sobre a atuação do Centro de Carreiras, área responsável pelo relacionamento entre as empresas e os alunos. São mais de 2.000 vagas divulgadas por ano em cargos de trainee, analista, coordenação e gerência.
- Cecília Noronha, Centro de CarreirasCecília Noronha explica como auxilia os alunos a construir suas trajetórias como protagonistas de suas carreiras.
- Pedro Passador • Acreditações InternacionaisO aluno fala sobre sua experiência internacional proporcionada pelo MBM. A FGV EAESP é acreditada pelas 3 principais certificações internacionais. Esta acreditação confere ao certificado do aluno validade em diversos países nos quais ela está.
- Pedro Passador • Diversidade da Turma e DocentesO aluno fala sobre a diversidade de áreas de formação da turma. Também sobre os professores que são referência nas suas áreas de atuação.
- Pedro Passador • RecrutamentoO aluno fala sobre uma experiência com recrutador e como o MBM contribuiu para que ele se destacasse na entrevista.
- Empreendedorismo na FGV EAESPVeja o que nossos alunos e ex-alunos têm a dizer sobre a experiência de estudar na FGV EAESP
Estrutura FGV EAESP

Espaço para 309 pessoas além de 6 posições de cadeirantes, o Auditório FGV 9 de Julho recebe cerca de 80 eventos por ano e é estruturado com camarim, climatização central, palco, cabine para tradução simultânea e saguão de entrada com estrutura para coffee break e capacidade para até 160 convidados. Aberto de 6h às 22h (segunda a sexta-feira) e de 6h às 18h (sábados).

Eventos de menor porte são realizados na Sala FGV 9 de Julho, que comporta 88 pessoas e mesa diretora para até 6 pessoas. Possui camarim, climatização central, acessibilidade e hall de entrada que pode ser usado para coffee breaks com até 50 pessoas em pé. Aberto de 6h às 22h (segunda a sexta-feira) e de 6h às 18h (sábados).

A Biblioteca Karl A. Boedecker (BKAB) faz parte do Sistema de Bibliotecas FGV e possui acervo nas áreas de Administração, Economia, Negócios, Direito e Ciências Sociais, incluindo livros, e-books, revistas, teses, dissertações e DVDs, além de acesso a bases de dados com artigos de revistas, informações econômicas, financeiras e legais. Dispõe de salas de estudo individual e em grupo e terminais de consulta. No site da Biblioteca é possível acessar a lista de serviços, recursos disponíveis e horários de atendimento. Confira as estatísticas e números.

A Livraria FGV é especializada em livros nacionais e importados de Negócios, Administração, Economia e Direito. Alunos, professores e ex-alunos contam com condições especiais, além de poderem fazer encomendas de livros de quaisquer assuntos. A Livraria FGV funciona de 9h às 21h (segunda a sexta-feira) e das 10h às 14h (sábados).

As salas de aula da FGV EAESP são equipadas com equipamentos multimídia, acesso à internet e instalações confortáveis para tornar o aprendizado dinâmico e agradável. Há também salas de aula patrocinadas, que utilizam equipamentos e recursos patrocinados por empresas parceiras em troca de visibilidade de suas marcas para o universo de alunos e colaboradores.

Sofisticado espaço para eventos, comporta até 150 pessoas sentadas e 3 mesas diretoras para até 7 pessoas. A infraestrutura inclui copa e elevador de acesso para pessoas com dificuldade de locomoção. O Salão Nobre funciona de 6h às 23h (segunda a sexta-feira) e das 6h às 18h (sábados).

Espaço inovador criado para realização de atividades acadêmicas, o CoLab tem conceito moderno e diferenciado para aprendizado baseado em metodologias colaborativas e voltadas para a ação. Tem como princípios empatia, foco no ser humano e compartilhamento de responsabilidades.

A quadra poliesportiva é também um ponto de encontro dos alunos. Além de ser palco de eventos esportivos como campeonatos de futebol de salão e basquete. A Administração da quadra é realizada pela Atlética, Entidade Estudantil formada por alunos da EAESP.

O Espaço NEON é o espaço de empreendedorismo da FGV, que congrega o FGVcenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios), a GVentures (aceleradora da FGV), o GVAngels (Investidores Anjo da FGV) e a Liga de Empreendedorismo (Entidade Estudantil ligada a empreendedorismo). Nesse local o ecossistema de empreendedorismo da FGV funciona de forma colaborativa, impulsionando a inovação e novos negócios.

Situado na entrada principal da Rua Itapeva, a Escola conta com amplo espaço aberto para interação entre os alunos e colaboradores.

Os Laboratórios de Ensino e Pesquisa em Informática (LEPI) são compostos por um conjunto de instalações equipadas com modernos recursos de microinformática, com acesso à rede local, aos sistemas acadêmicos da Escola e à Internet, além de estarem disponíveis aos alunos para utilização em pesquisas, trabalhos e estudos. Os laboratórios também são utilizados em aulas práticas, exercícios de simulação, jogos, trabalhos em grupo, aplicação de provas via rede, conteúdo EAD e outras aplicações em que a rede de computadores desempenha papel relevante para o aprendizado. Clique aqui para informações adicionais.
Descrição geral das instalações
Sediada na Avenida 9 de Julho, no bairro da Bela Vista, em São Paulo, a FGV EAESP compõe-se de um edifício-sede de 12 andares, do prédio da Biblioteca Karl A. Boedecker e do Auditório Getulio Vargas, além de uma quadra poliesportiva e de dois prédios anexos, localizados na Rua Itapeva, 432. As salas de aula, as salas de videoconferência e os laboratórios de informática e sistemas integrados, todos patrocinados, estão situados nos vários edifícios da FGV SP.
A administração da Escola, os departamentos acadêmicos e a maioria dos departamentos administrativos, o Salão Nobre, a Livraria Prefeito Faria Lima e o Diretório Acadêmico Getulio Vargas ocupam também o edifício-sede, assim como o espaço de convivência dos professores, o ambulatório médico, 2 restaurantes e 2 lanchonetes. Os prédios anexos abrigam, além de alguns departamentos administrativos, entidades estudantis como a Aiesec, Empresas Juniores, Associação Atlética e Associação dos Funcionários.
Faq
- A matrícula acontecerá de forma remota?
Sim. Toda matrícula será remota não havendo a necessidade de presença física do candidato.
- As aulas presenciais estão mantidas?
O que acontece se a restrição de circulação permanecer até agosto ou mais?
As aulas presenciais estão mantidas para o 2o semestre de 2020 até determinação em contrário das autoridades de governo, caso contrário, serão oferecidas no modo síncrono com a presença virtual de professores e alunos às aulas transmitidas por meio da plataforma Zoom. - Como ficam os prazos do processo seletivo do MBM em função da epidemia do Coronavírus?
Os prazos do processo seletivo foram prorrogados. As inscrições para a próxima turma devem ser feitas até 26/09/20. As entrevistas serão agendadas por skype com a coordenação do curso.
- Como serão feitas as sessões de informação?
As sessões de informação agendadas serão feitas exclusivamente no formato online e comunicadas em nosso site enquanto durar o período de restrição da circulação no Estado de São Paulo, seguindo as mesmas datas e horários previstos anteriormente.
- Em relação aos documentos, como proceder?
O envio dos documentos pode ser feito de forma completamente digital neste momento, ficando a efetivação da matrícula condicionada a apresentação dos mesmos em formato físico, quando for levantado o período de restrição da circulação no Estado de São Paulo.
Passo a passo para admissão
- 1INSCRIÇÃO
O interessado deve efetuar a inscrição pelo site até a data de encerramento do período, submeter o currículo e carta de motivação para avaliação e realizar o pagamento da taxa de inscrição.
- 2ANÁLISE CURRICULAR
A banca examinadora do programa fará a análise curricular e convocará os aprovados para a etapa de entrevistas.
- 3ENTREVISTA
Os aprovados na análise curricular serão convocados para entrevista, que poderá ser realizada presencialmente ou online.