Plano do curso

Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Leadership Development

    Disciplina semestral de imersão em liderança, incluindo a aplicação de ferramenta exclusiva de avaliação 360 graus desenvolvida pelo NEOP da EAESP sobre perfil de liderança, com a geração de relatórios individuais por aluno no início e final do curso. Serão discutidas situações práticas sobre o tema, coaching de características individuais de liderança, palestras e trabalhos em grupo.  

    TÓPICOS ESSENCIAIS: Inteligência Emocional; Habilidades Comunicacionais; Gestão de equipes; Práticas de liderança; Forças Psicológicas.

    Disciplina semestral de imersão em liderança, incluindo a aplicação de ferramenta exclusiva de avaliação 360 graus desenvolvida pelo NEOP da EAESP sobre perfil de liderança, com a geração de relatórios individuais por aluno no início e final do curso. Serão discutidas situações práticas sobre o tema, coaching de características individuais de liderança, palestras e trabalhos em grupo.  

    TÓPICOS ESSENCIAIS: Inteligência Emocional; Habilidades Comunicacionais; Gestão de equipes; Práticas de liderança; Forças Psicológicas.

    Carga horária
    45h

    Não definido

                                                                                                     
  • Experience Accelerator

    A partir de uma metodologia aplicada, busca-se analisar até 30 casos de negócios, discutidos semestralmente em detalhes com professores especializados em cada caso e executivos do mercado. Muitos desses casos são exclusivos, desenvolvidos por professores da FGV EAESP sobre empresas brasileiras. Ao longo do curso, os alunos poderão aplicar boa parte dos conceitos adquiridos em outras disciplinas na discussão sobre as opções de tomadas de decisão e proposição de soluções para situações reais de negócio, ampliando a conexão entre teoria e prática. 

    TÓPICOS ESSENCIAIS: Aplicação dos conceitos básicos de estratégia empresarial; Relação da estratégia mercadológica com a estratégia de negócios; Integração das decisões do composto mercadológico com a estratégia definida; Aplicação dos conceitos de segmentação, targeting e posicionamento no dia a dia das organizações; Análise da tomada de decisão em marketing nos diferentes ambientes de negócio B2C e B2B.

    A partir de uma metodologia aplicada, busca-se analisar até 30 casos de negócios, discutidos semestralmente em detalhes com professores especializados em cada caso e executivos do mercado. Muitos desses casos são exclusivos, desenvolvidos por professores da FGV EAESP sobre empresas brasileiras. Ao longo do curso, os alunos poderão aplicar boa parte dos conceitos adquiridos em outras disciplinas na discussão sobre as opções de tomadas de decisão e proposição de soluções para situações reais de negócio, ampliando a conexão entre teoria e prática. 

    TÓPICOS ESSENCIAIS: Aplicação dos conceitos básicos de estratégia empresarial; Relação da estratégia mercadológica com a estratégia de negócios; Integração das decisões do composto mercadológico com a estratégia definida; Aplicação dos conceitos de segmentação, targeting e posicionamento no dia a dia das organizações; Análise da tomada de decisão em marketing nos diferentes ambientes de negócio B2C e B2B.

    Carga horária
    75h
    • Carlos Eduardo Lourenço

      Carlos Eduardo Lourenço

      Doutor em Administração de Empresas (Departamento de Mercadologia) pela FGV-EAESP (2016). Possui graduação em Engenharia de...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2014
    • Lucas Sciencia do Prado

      Lucas Sciencia do Prado

      Doutor em Administração de Organizações pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto -...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2014
  • Sustainable and Responsible Management

    Por meio de leituras, vídeos, debates e atividades práticas – baseadas nas suas experiências pessoais, no estudo de casos e na integração com outras disciplinas do curso – os alunos terão a oportunidade de conhecer, aplicar e ampliar seu repertório de estratégias, ferramentas e principais práticas de gestão responsável e sustentável.  

    TÓPICOS ESSENCIAIS: Interdependência e visão sistêmica; Fundamentos da gestão sustentável e responsável; Riscos e oportunidades na busca pela sustentabilidade empresarial; Padrões e ferramentas de gestão ESG; Interdisciplinaridade. 

    Por meio de leituras, vídeos, debates e atividades práticas – baseadas nas suas experiências pessoais, no estudo de casos e na integração com outras disciplinas do curso – os alunos terão a oportunidade de conhecer, aplicar e ampliar seu repertório de estratégias, ferramentas e principais práticas de gestão responsável e sustentável.  

    TÓPICOS ESSENCIAIS: Interdependência e visão sistêmica; Fundamentos da gestão sustentável e responsável; Riscos e oportunidades na busca pela sustentabilidade empresarial; Padrões e ferramentas de gestão ESG; Interdisciplinaridade. 

    Carga horária
    37,5h
    • Aron-Belinky

      Aron Belinky

      Título da Tese: ODS ou ESG? A CRIAÇÃO DE UM ARTEFATO PARA ANÁLISE DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO OU ORIENTAÇÃO DE NEGÓCIOS PELA PERSPECTIVA...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela FGV EAESP
    • Luis Felipe Bismarchi

      Administrador (FEA-USP), mestre e doutor pelo Programa de Ciência Ambiental da USP (PROCAM) e realizou pós-doutorado em Administração (FEA-USP)....

      Saiba mais
      Títulação
      Pós-doutor em Administração, doutor e mestre em Ciência Ambiental, e bacharel em Administração.
  • Project Lab

    Os alunos serão estimulados a explorar e utilizar diferentes habilidades para o desenvolvimento de projetos integradores dos diferentes saberes e de impacto real em suas organizações, com o emprego da aprendizagem e instrumental fornecido pelas disciplinas oferecidas, com vistas a se desenvolverem como lideranças e membros de times de alto desempenho.

    Os alunos serão estimulados a explorar e utilizar diferentes habilidades para o desenvolvimento de projetos integradores dos diferentes saberes e de impacto real em suas organizações, com o emprego da aprendizagem e instrumental fornecido pelas disciplinas oferecidas, com vistas a se desenvolverem como lideranças e membros de times de alto desempenho.

    Carga horária
    30h
    • Adriana Guedes Arcuri

      Título: O ritual de desmaterialização dos objetos singularizados e a transformação da relação pessoa-objeto.
      Link...

      Saiba mais
      Títulação
      Mestre em Administração
    • Carla Campana

      É doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2019
Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Estratégia da Empresa

    Estratégia empresarial compreendida a partir da perspectiva econômica, identificando-se as fontes potenciais de criação de valor e de sustentação de vantagens competitivas. Técnicas de análise serão experimentadas para auxiliar a definição do modelo de negócios e as escolhas estratégicas envolvidas. Compreensão da articulação de estratégias funcionais e da arquitetura organizacional requeridas para a consecução da estratégia da empresa. 

    TÓPICOS ESSENCIAIS: Estratégia da empresa; Modelo de negócios e a sustentação de vantagem competitiva; Técnicas de análise estratégica; Execução da estratégia; Estratégia corporativa e criação de valor. 

    Estratégia empresarial compreendida a partir da perspectiva econômica, identificando-se as fontes potenciais de criação de valor e de sustentação de vantagens competitivas. Técnicas de análise serão experimentadas para auxiliar a definição do modelo de negócios e as escolhas estratégicas envolvidas. Compreensão da articulação de estratégias funcionais e da arquitetura organizacional requeridas para a consecução da estratégia da empresa. 

    TÓPICOS ESSENCIAIS: Estratégia da empresa; Modelo de negócios e a sustentação de vantagem competitiva; Técnicas de análise estratégica; Execução da estratégia; Estratégia corporativa e criação de valor. 

    Carga horária
    25h
    • Jorge Manoel Teixeira Carneiro

      Jorge Manoel Teixeira Carneiro

      Doutor em Administração de Empresas pela UFRJ, Mestrado em Administração de Empresas pela PUC-Rio e bacharel em Engenharia...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2016
    • Sérvio Túlio Prado Júnior

      Sérvio Túlio Prado Júnior

      Possui doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2002). Atualmente é professor da Fundação...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais profissionais; Engajamento profissional
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1995
  • Estatística Aplicada

    Por meio de uma abordagem aplicada, os alunos aprenderão a analisar e interpretar dados quantitativos, com o objetivo de embasar decisões estratégicas e identificar insights valiosos para o sucesso dos negócios. A disciplina abordará tópicos como análise descritiva, inferência estatística e métodos de previsão. Além disso, os estudantes terão a oportunidade de utilizar ferramentas computacionais e software estatístico para análise e visualização de dados. Ao final do curso, os participantes estarão aptos a aplicar efetivamente os conceitos e técnicas estatísticas em cenários reais de negócios, contribuindo para uma melhor compreensão e gestão dos processos empresariais.

    TÓPICOS ESSENCIAIS: Análise Descritiva; Probabilidade; Inferência Estatística; Modelagem Preditiva.

     

    Por meio de uma abordagem aplicada, os alunos aprenderão a analisar e interpretar dados quantitativos, com o objetivo de embasar decisões estratégicas e identificar insights valiosos para o sucesso dos negócios. A disciplina abordará tópicos como análise descritiva, inferência estatística e métodos de previsão. Além disso, os estudantes terão a oportunidade de utilizar ferramentas computacionais e software estatístico para análise e visualização de dados. Ao final do curso, os participantes estarão aptos a aplicar efetivamente os conceitos e técnicas estatísticas em cenários reais de negócios, contribuindo para uma melhor compreensão e gestão dos processos empresariais.

    TÓPICOS ESSENCIAIS: Análise Descritiva; Probabilidade; Inferência Estatística; Modelagem Preditiva.

     

    Carga horária
    12,5h
    • Mateus Canniatti Ponchio

      Mateus Canniatti Ponchio

      Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - FGV-EAESP (2006) com...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2008
    • Plinio Bernardi Junior

      Plinio Bernardi Junior

      Doutorado em Administração EAESP-FGV (2008). Mestrado em Administração de Empresas EAESP-FGV (2000). Bacharel em Economia -...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissional
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2008
  • Gestão de Operações

    Desenvolver uma visão sistêmica, operacional e estratégica de gestão de operações, integrando várias perspectivas que devem constar da agenda do executivo e na sua atuação como agente de mudança em suas organizações, tais como o aumento da conectividade das operações, o crescimento do setor de serviços, o deslocamento de atividades produtivas e a evolução tecnológica. 

    TÓPICOS ESSENCIAIS: Gestão de operações; Capital humano; Gestão para resultado; Redes de valor; Logística integrada.

    Desenvolver uma visão sistêmica, operacional e estratégica de gestão de operações, integrando várias perspectivas que devem constar da agenda do executivo e na sua atuação como agente de mudança em suas organizações, tais como o aumento da conectividade das operações, o crescimento do setor de serviços, o deslocamento de atividades produtivas e a evolução tecnológica. 

    TÓPICOS ESSENCIAIS: Gestão de operações; Capital humano; Gestão para resultado; Redes de valor; Logística integrada.

    Carga horária
    25h
    • Alexandre Pignanelli

      Alexandre Pignanelli

      Professor e pesquisador da Fundação Getulio Vargas. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Unicamp e doutorado em...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2008
  • Economia e Empresas

    Habilitar o aluno a analisar os problemas macroeconômicos do Brasil e do mundo, refletir sobre o papel das empresas no ambiente econômico e compreender as ferramentas que podem ser usadas no planejamento das empresas, bem como analisar os problemas microeconômicos, fazendo a ponte entre o pensamento teórico abstrato e a prática através de estudos de caso, exercícios e análise de dados.  

    TÓPICOS ESSENCIAIS: Mercados e consumidores; Estrutura das empresas e competição; Monopólios e Regulação; Jogos entre empresas; Problemas de informação e externalidades. 

     

    Habilitar o aluno a analisar os problemas macroeconômicos do Brasil e do mundo, refletir sobre o papel das empresas no ambiente econômico e compreender as ferramentas que podem ser usadas no planejamento das empresas, bem como analisar os problemas microeconômicos, fazendo a ponte entre o pensamento teórico abstrato e a prática através de estudos de caso, exercícios e análise de dados.  

    TÓPICOS ESSENCIAIS: Mercados e consumidores; Estrutura das empresas e competição; Monopólios e Regulação; Jogos entre empresas; Problemas de informação e externalidades. 

     

    Carga horária
    25h
    • Renan Gomes de Pieri

      Renan Gomes de Pieri

      Doutor e Mestre pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EESP), graduado em Economia pela Faculdade...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2019
  • Matemática Financeira Aplicada

    A disciplina tem como objetivo abordar os principais conceitos de matemática financeira e suas aplicações no ambiente empresarial, fornecendo aos alunos os fundamentos para aplicações em estratégias comerciais e em gestão financeira, tais como decisões de investimentos e financiamentos.

    TÓPICOS ESSENCIAIS:

    • Conceitos iniciais de matemática financeira (capital, juros, fluxo de caixa e equivalência de capitais);

    • Cálculos de valor presente líquido (VPL) e taxas internas de retornos (TIR);

    • Matemática financeira e estratégias comerciais;

    • Métodos de avaliação de investimentos e fluxos de caixa;

    • Sistemas de amortização de empréstimos.

    A disciplina tem como objetivo abordar os principais conceitos de matemática financeira e suas aplicações no ambiente empresarial, fornecendo aos alunos os fundamentos para aplicações em estratégias comerciais e em gestão financeira, tais como decisões de investimentos e financiamentos.

    TÓPICOS ESSENCIAIS:

    • Conceitos iniciais de matemática financeira (capital, juros, fluxo de caixa e equivalência de capitais);

    • Cálculos de valor presente líquido (VPL) e taxas internas de retornos (TIR);

    • Matemática financeira e estratégias comerciais;

    • Métodos de avaliação de investimentos e fluxos de caixa;

    • Sistemas de amortização de empréstimos.

    Carga horária
    12,5h
    • Rafael Moreira Antonio

      Rafael Moreira Antonio

      Atualmente é Professor Extra-Carreira do Departamento de Contabilidade, Finanças e Controle (CFC) da FGV-EAESP e é funcionário de carreira da...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Controladoria e Contabilidade (Finanças) pela FEA-RP/USP
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2022
    • Theo Cotrim Martins

      Theo Cotrim Martins

      Theo C. Martins é doutor em administração pela FGV EAESP, na linha de Finanças. Possui mestrado em...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2022
Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Gestão de Marketing

    A partir de uma perspectiva prática, a disciplina traz uma visão abrangente da gestão de marketing, ampliando a capacidade do aluno para tomar decisões eficazes em marketing, abrangendo a avaliação de oportunidades de mercado e o desenvolvimento de estratégias orientadas ao melhor desempenho empresarial, incluindo a seleção de mercados-alvo e posicionamento competitivo, criação de valor, formulação de estratégias de produto, preços, comunicação e distribuição.  

    TÓPICOS ESSENCIAIS: Inteligência de mercado e big data; Segmentação, targeting, posicionamento; Comportamento e experiência do Consumidor; Gestão de Política de produto / serviços, canais de distribuição, formação de preços e comunicação; Sustentabilidade e estratégia de marketing.

    A partir de uma perspectiva prática, a disciplina traz uma visão abrangente da gestão de marketing, ampliando a capacidade do aluno para tomar decisões eficazes em marketing, abrangendo a avaliação de oportunidades de mercado e o desenvolvimento de estratégias orientadas ao melhor desempenho empresarial, incluindo a seleção de mercados-alvo e posicionamento competitivo, criação de valor, formulação de estratégias de produto, preços, comunicação e distribuição.  

    TÓPICOS ESSENCIAIS: Inteligência de mercado e big data; Segmentação, targeting, posicionamento; Comportamento e experiência do Consumidor; Gestão de Política de produto / serviços, canais de distribuição, formação de preços e comunicação; Sustentabilidade e estratégia de marketing.

    Carga horária
    25h
    • Henrique de Campos Junior

      Henrique de Campos Junior

      Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (2000), especialização em Marketing pela ESPM (2003), mestrado...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2014
  • Laboratório de Negociação Avançada

    A partir de exercícios práticos e simulações de negociação, os alunos serão estimulados a utilizar ferramentas analíticas e técnicas de relacionamento interpessoal eficazes, em uma grande variedade de contextos, levando em conta a diversidade social. Ao final, espera-se que os alunos expandam seu repertório de habilidades, negociem melhor e estejam aptos a lidar com pessoas e situações de maneira ética e adequada, bem como de forma socialmente responsável. 

    TÓPICOS ESSENCIAIS: O dilema entre criar valor e distribuir valor; Vieses cognitivos e outras barreiras psicológicas; A dimensão interpessoal da negociação; Normas sobre cultura, gênero e ética nas negociações; Pessoas e situações difíceis.

    A partir de exercícios práticos e simulações de negociação, os alunos serão estimulados a utilizar ferramentas analíticas e técnicas de relacionamento interpessoal eficazes, em uma grande variedade de contextos, levando em conta a diversidade social. Ao final, espera-se que os alunos expandam seu repertório de habilidades, negociem melhor e estejam aptos a lidar com pessoas e situações de maneira ética e adequada, bem como de forma socialmente responsável. 

    TÓPICOS ESSENCIAIS: O dilema entre criar valor e distribuir valor; Vieses cognitivos e outras barreiras psicológicas; A dimensão interpessoal da negociação; Normas sobre cultura, gênero e ética nas negociações; Pessoas e situações difíceis.

    Carga horária
    12,5h
    • Sérgio de Freitas Costa

      Sérgio de Freitas Costa

      Possui Graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas- SP (1983) e Graduação em Direito pela Faculdade de...

      Saiba mais
      Títulação
      Master of Laws, University of Michigan, Ann Arbor, EUA
      Qualificação
      Credenciais iniciais profissionais; Engajamento profissional
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1997
  • Gestão de talentos

    Estimular o aluno para que reflita acerca da importância de gerir pessoas nas organizações a partir de diferentes subsistemas, tais como planejamento, recrutamento e seleção, integração, treinamento e desenvolvimento, entre outros. Serão apresentadas diferentes ferramentas de gestão, a fim de se compreender como gerir pessoas de forma eficaz e com base em princípios éticos. 

    TÓPICOS ESSENCIAIS: RH Estratégico; Modelo de Gestão por Competências; Recrutamento & Seleção; Treinamento & Desenvolvimento; Clima Organizacional; Diversidade. 

    Estimular o aluno para que reflita acerca da importância de gerir pessoas nas organizações a partir de diferentes subsistemas, tais como planejamento, recrutamento e seleção, integração, treinamento e desenvolvimento, entre outros. Serão apresentadas diferentes ferramentas de gestão, a fim de se compreender como gerir pessoas de forma eficaz e com base em princípios éticos. 

    TÓPICOS ESSENCIAIS: RH Estratégico; Modelo de Gestão por Competências; Recrutamento & Seleção; Treinamento & Desenvolvimento; Clima Organizacional; Diversidade. 

    Carga horária
    25h
    • Ana Luisa Villares da Silva Vieira Pliopas

      Ana Pliopas é Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas. Possui mestrado em Administração de Empresas...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais profissionais; Engajamento profissional
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2005
    • Denise Rossato Quatrin

      Denise Rossato Quatrin

      Ph.D em Administração pela Universidade de Durham, Reino Unido, mestre e graduada em Administração pela Universidade Federal de...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutora em Administração pela Universidade de Durham, Reino Unido
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2024
    • Vanessa Martines Cepellos

      Vanessa Martines Cepellos

      Psicóloga formada pela PUC-SP (CRP 06/199741). Professora, psicóloga clínica e orientadora de carreira. Doutora em...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutora em Administração pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2017
  • Desvendando Relatórios Financeiros

    Visão geral da Contabilidade, dos seus usuários e a sua importância, buscando desvendar questões contábeis centrais recorrentes nos relatórios financeiros das empresas, de modo a permitir a avaliação adequada da situação econômico-financeiras das empresas, das suas estratégias competitivas e como elas se refletem nos relatórios financeiros. 

    TÓPICOS ESSENCIAIS: Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC); Análise e utilização dos demonstrativos contábeis. 

    Visão geral da Contabilidade, dos seus usuários e a sua importância, buscando desvendar questões contábeis centrais recorrentes nos relatórios financeiros das empresas, de modo a permitir a avaliação adequada da situação econômico-financeiras das empresas, das suas estratégias competitivas e como elas se refletem nos relatórios financeiros. 

    TÓPICOS ESSENCIAIS: Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC); Análise e utilização dos demonstrativos contábeis. 

    Carga horária
    25h
    • Diana Lucia de Almeida

      Diana Lucia de Almeida

      Doutora e Mestre em Contabilidade pela FEA/USP, especialista em Gestão de Controladoria, Auditoria e Tributos pela Fundação...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutora em Contabilidade pela Universidade de São Paulo
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2016
  • Transformação Digital

    A Transformação Digital possibilita a criação de uma nova proposição de valor do negócio que se vê alavancada pelas tecnologias digitais – e que pode, de sobra, conferir uma nova identidade à empresa transformada. Mais ainda, vivemos um cenário em que o que uma organização gostaria de fazer depende do que seus sistemas permitem fazer, em um contexto de imbricação e coevolução empresa & TI. Esta disciplina visa: (i) apresentar o estágio atual da transformação digital nas organizações e na sociedade, (ii) identificar cenários e estágios de maturidade digital das organizações, (iii) discutir a adoção e o uso de tecnologias digitais emergentes e seus riscos e benefícios para as organizações e (iv) capacitar as/os participantes a tomar decisões e elaborar estratégias de transformação digital em suas organizações de maneira eficaz e sustentável.

    TÓPICOS ESSENCIAIS: Transformação digital: breve histórico, definições e diferenças entre Digitização, Digitalização e Transformação Digital; Principais tecnologias digitais e suas aplicações (Analytics, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Plataformas / Ecossistemas e Blockchain); Estratégias de transformação digital e alinhamento estratégico com o negócio; Fatores críticos de sucesso para a transformação digital; O papel da liderança e da gestão na transformação digital.

    A Transformação Digital possibilita a criação de uma nova proposição de valor do negócio que se vê alavancada pelas tecnologias digitais – e que pode, de sobra, conferir uma nova identidade à empresa transformada. Mais ainda, vivemos um cenário em que o que uma organização gostaria de fazer depende do que seus sistemas permitem fazer, em um contexto de imbricação e coevolução empresa & TI. Esta disciplina visa: (i) apresentar o estágio atual da transformação digital nas organizações e na sociedade, (ii) identificar cenários e estágios de maturidade digital das organizações, (iii) discutir a adoção e o uso de tecnologias digitais emergentes e seus riscos e benefícios para as organizações e (iv) capacitar as/os participantes a tomar decisões e elaborar estratégias de transformação digital em suas organizações de maneira eficaz e sustentável.

    TÓPICOS ESSENCIAIS: Transformação digital: breve histórico, definições e diferenças entre Digitização, Digitalização e Transformação Digital; Principais tecnologias digitais e suas aplicações (Analytics, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Plataformas / Ecossistemas e Blockchain); Estratégias de transformação digital e alinhamento estratégico com o negócio; Fatores críticos de sucesso para a transformação digital; O papel da liderança e da gestão na transformação digital.

    Carga horária
    12,5h
    • João Luiz Becker

      João Luiz Becker

      João Luiz Becker é Professor Titular de Tecnologia e Ciência de Dados na FGV-EAESP. É Bacharel em Economia pela UFRGS, Bacharel...

      Saiba mais
      Títulação
      PhD em Management Science pela University Of California
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2019
Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Finanças Empresariais

    Estudo e discussão dos principais temas e técnicas da Administração Financeira, considerando sua utilidade e limitações, bem como suas implicações para o processo decisório e inter-relações com as demais áreas funcionais da empresa, baseadas no princípio de geração de resultados, valor ao acionista e tomadas de decisões empresariais com o foco financeiro.   

    TÓPICOS ESSENCIAIS: Demonstração de Resultados, Fluxo de Caixa Operacional e Fluxo de Caixa Livre; Geração de Valor ao Acionista; Gestão do Capital de Giro; Investimentos de Capital. 

    Estudo e discussão dos principais temas e técnicas da Administração Financeira, considerando sua utilidade e limitações, bem como suas implicações para o processo decisório e inter-relações com as demais áreas funcionais da empresa, baseadas no princípio de geração de resultados, valor ao acionista e tomadas de decisões empresariais com o foco financeiro.   

    TÓPICOS ESSENCIAIS: Demonstração de Resultados, Fluxo de Caixa Operacional e Fluxo de Caixa Livre; Geração de Valor ao Acionista; Gestão do Capital de Giro; Investimentos de Capital. 

    Carga horária
    25h
    • Marco Aurélio dos Santos

      Marco Aurélio dos Santos

      Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP/SP (São Paulo-2018) e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEARP/...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2021
  • Inovação e Jornada Empreendedora

    Explorar o processo de criação, gestão e implementação de inovação nas empresas, ferramentas necessárias, mitos e verdades, barreiras e como superá-las, assim como tendências inovadoras atuais. Também serão aprofundados alguns aspectos ligados ao empreendedorismo e criação de bens e serviços, tais como mindset empreendedor, ideação, avaliação de ideias, riscos e possíveis resultados, bem como definição dos passos necessários para colocar a ideia de negócio em funcionamento. 

    TÓPICOS ESSENCIAIS: Base de conhecimento de inovação; Ferramentas de inovação; Fontes de inovação voltada às empresas e startups; Mindset Empreendedor, busca por ideias e validação de oportunidades; Desenvolvendo o plano de negócios; Vendendo sua ideia para o mercado e investidores; Estratégias de crescimento. 

    Explorar o processo de criação, gestão e implementação de inovação nas empresas, ferramentas necessárias, mitos e verdades, barreiras e como superá-las, assim como tendências inovadoras atuais. Também serão aprofundados alguns aspectos ligados ao empreendedorismo e criação de bens e serviços, tais como mindset empreendedor, ideação, avaliação de ideias, riscos e possíveis resultados, bem como definição dos passos necessários para colocar a ideia de negócio em funcionamento. 

    TÓPICOS ESSENCIAIS: Base de conhecimento de inovação; Ferramentas de inovação; Fontes de inovação voltada às empresas e startups; Mindset Empreendedor, busca por ideias e validação de oportunidades; Desenvolvendo o plano de negócios; Vendendo sua ideia para o mercado e investidores; Estratégias de crescimento. 

    Carga horária
    25h
    • Luciana Padovez Cualheta

      Luciana Padovez Cualheta

      Luciana Padovez Cualheta é Doutora em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Administração na linha...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutora em Administração pela Universidade de Brasília (UnB)
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2022
    • Luiz Carlos Di Serio

      Luiz Carlos Di Serio

      Luiz Carlos Di Serio é professor Titular da Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo desde...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Engenharia pela Escola de Engenharia de São Carlos
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1992
  • Direito empresarial e Compliance

    A disciplina visa transmitir os princípios, conceitos e regras fundamentais de Direito Empresarial, imprescindíveis à atividade do administrador de empresas e sua conexão com práticas de compliance. Tem como ponto central o negócio / atividade empresarial e se desenrola partindo de uma aproximação com a estrutura do ordenamento jurídico brasileiro, a diferença entre moral e direito e o instituto do compliance com suas ferramentas de aplicação.

    TÓPICOS ESSENCIAIS: O compliance como a conformidade com normas externas e internas da organização, a identificação do que é material para o negócio e estruturas pensadas para endereçar essa conformidade; A responsabilidade individual do tomador de decisão e a responsabilização da pessoa jurídica (pública e privada); Identificação, evolução e aplicação dos principais modelos jurídicos empresariais com as consequências para o modelo de negócio e a relação entre as partes interessadas (sócios, titulares e órgãos reguladores); A proteção aos bens materiais e imateriais das pessoas naturais e jurídicas empresariais, nas normas civis, de direito do consumidor, propriedade industrial e concorrencial.

    A disciplina visa transmitir os princípios, conceitos e regras fundamentais de Direito Empresarial, imprescindíveis à atividade do administrador de empresas e sua conexão com práticas de compliance. Tem como ponto central o negócio / atividade empresarial e se desenrola partindo de uma aproximação com a estrutura do ordenamento jurídico brasileiro, a diferença entre moral e direito e o instituto do compliance com suas ferramentas de aplicação.

    TÓPICOS ESSENCIAIS: O compliance como a conformidade com normas externas e internas da organização, a identificação do que é material para o negócio e estruturas pensadas para endereçar essa conformidade; A responsabilidade individual do tomador de decisão e a responsabilização da pessoa jurídica (pública e privada); Identificação, evolução e aplicação dos principais modelos jurídicos empresariais com as consequências para o modelo de negócio e a relação entre as partes interessadas (sócios, titulares e órgãos reguladores); A proteção aos bens materiais e imateriais das pessoas naturais e jurídicas empresariais, nas normas civis, de direito do consumidor, propriedade industrial e concorrencial.

    Carga horária
    12,5h
    • Luciana Stocco Betiol

      Luciana Stocco Betiol

      Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Especialista em Processo Civil pela...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutora em Direito pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2014
  • Arquitetura de Dados e Aplicações de Data Science em Negócios

    Através de diversos exemplos e cases de aplicação em negócios, busca-se analisar o alinhamento das necessidades de negócio de uma empresa com os seus requisitos de soluções tecnológicas. Serão exploradas as principais técnicas de Data Science aplicadas atualmente (ex Big Data, Blockchain, IoT e outras tendências), bem como os aspectos fundamentais para a implementação de capability de Data Science em uma empresa, transformando-a em data-driven ou até data-centric

    TÓPICOS ESSENCIAIS: Modelos de dados e ambientes não distribuídos; Big Data, Design de arquitetura e operações; EDA (Event-Driven Architecture), IoT (Internet of Things) e Blockchain; Fundamentos de aprendizado de máquina e de outras técnicas analíticas; Análise de dados para tomada de decisão; Cases de negócios por área de administração e setor; Implantação de capability data-driven e data-centric em empresas. 

    Através de diversos exemplos e cases de aplicação em negócios, busca-se analisar o alinhamento das necessidades de negócio de uma empresa com os seus requisitos de soluções tecnológicas. Serão exploradas as principais técnicas de Data Science aplicadas atualmente (ex Big Data, Blockchain, IoT e outras tendências), bem como os aspectos fundamentais para a implementação de capability de Data Science em uma empresa, transformando-a em data-driven ou até data-centric

    TÓPICOS ESSENCIAIS: Modelos de dados e ambientes não distribuídos; Big Data, Design de arquitetura e operações; EDA (Event-Driven Architecture), IoT (Internet of Things) e Blockchain; Fundamentos de aprendizado de máquina e de outras técnicas analíticas; Análise de dados para tomada de decisão; Cases de negócios por área de administração e setor; Implantação de capability data-driven e data-centric em empresas. 

    Carga horária
    25h
    • Rodrigo Togneri

      Rodrigo Togneri

      Doutor e mestre em engenharia da informação (UFABC) e graduado em engenharia industrial (FEI). Na FGV, é professor de...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Engenharia da Informação pela UFABC
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2018
  • Disciplina Eletiva

    A disciplina eletiva representa uma oportunidade de aprofundamento ou de direcionamento de estudo na área temática de interesse individual dos alunos. A escolha poderá ser feita dentre a oferta de disciplinas disponíveis em uma das sete Linhas do Mestrado Profissional em Gestão para Competitiviade (MPGC). Também poderão ser aproveitados os créditos de cursos realizados pelos alunos durante o programa de intercâmbio ou outras opções de cursos oferecidos pelo Office for Global Affairs, incluindo disciplinas e semanas de imersão do GNAM.

    A disciplina eletiva representa uma oportunidade de aprofundamento ou de direcionamento de estudo na área temática de interesse individual dos alunos. A escolha poderá ser feita dentre a oferta de disciplinas disponíveis em uma das sete Linhas do Mestrado Profissional em Gestão para Competitiviade (MPGC). Também poderão ser aproveitados os créditos de cursos realizados pelos alunos durante o programa de intercâmbio ou outras opções de cursos oferecidos pelo Office for Global Affairs, incluindo disciplinas e semanas de imersão do GNAM.

    Carga horária
    25h

    Não definido

                                                                                                     
Ensino

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.