Apresentação
Para quem é o curso
O que esperar
O que você irá alcançar
Duração
Frequência e horários
Título concedido
Coordenação
Área
O DPA tem como principal objetivo formar quadros para conduzir processos de transformação nas organizações, aliando a experiência prática dos participantes ao estado da arte do conhecimento no campo da Administração.
O curso reúne conteúdos diferenciados e dinâmica própria de desenvolvimento.
A tese do DPA deve ser um trabalho aplicado que contribua para melhorar as práticas gerenciais, os modelos de negócios, o desempenho das organizações e seu impacto social.
Os objetivos do DPA são os seguintes:
- Para os alunos: facilitar o acesso ao estado da arte do conhecimento nos vários domínios da Administração e contribuir para o aumento de sua capacidade de conduzir mudanças nas organizações.
- Para as organizações: contribuir para o aperfeiçoamento das práticas de gestão e da competitividade; e atender a demanda por profissionais com sólida formação, grande capacidade analítica, visão complexa e potencial para atuar em processos transformativos.
- Para a ciência administrativa: disseminar o conhecimento científico nas organizações; promover a interação entre pesquisadores e gestores; e facilitar o acesso a organizações para realização de pesquisas.
- Para a sociedade em geral: contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país e aumentar a competitividade e sustentabilidade das organizações, por meio da formação de gestores éticos, sintonizados com os conhecimentos de ponta aplicados em sua área de atuação.
Membros do Núcleo de Docentes Permanentes e Colaboradores
- Thomaz Wood Jr. (coordenador DPA)
- Claudia Emiko Yoshinaga (coordenadora DPA Finanças)
- Ana Maria Malik
- André Aroldo Freitas Moura
- Andre Luiz Silva Samartini
- Annelise Vendramini Felsberg
- Eduardo de Rezende Francisco
- Eliane Zamith Brito
- Felipe Zambaldi
- Henrique Martins
- Joana Sabrina Pereira Story
- João Luiz Chela
- Jorge Manoel Teixeira Carneiro
- Leandro Angotti Guissoni
- Luiz Artur Ledur Brito
- Maria José Tonelli
- Miguel Pinto Caldas
- Natália Diniz Maganini
- Ricardo Ratner Rochman
- Rodrigo Togneri
- Rudi Rocha
- Tales Andreassi
- William Eid Jr.
Estrutura Curricular - DPA
- Três disciplinas de metodologia de pesquisa, voltadas para apoiar o desenvolvimento da tese de doutorado, compreendendo o projeto de pesquisa, métodos qualitativos, quantitativos e mistos. Total: 9 créditos.
- Três disciplinas de fundamentos, voltadas para a investigação de macrotendências e o desenvolvimento de competências de análise estratégica e organizacional. Total: 9 créditos.
- Quatro disciplinas avançadas, voltadas para explorar o estado da arte do conhecimento em temas emergentes de gestão: competitividade, inovação e novos negócios, marketing e liderança para mudança. Total: 6 créditos
- Uma disciplina eletiva, voltada para o desenvolvimento de artigos científicos. Total: 1,5 crédito.
Grade de disciplinas
Consulte a grade para 2024 para o DPA
Syllabi das disciplinas - DPA
Consulte os syllabi das disciplinas:
Ferramentas
Consulte ferramentas e outros recursos de pesquisa
Normas
Consulte as normas do curso.
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Projeto de Pesquisa
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a desenvolver seus projetos de tese, definindo tema, escopo e métodos, e realizando um planejamento para o desenvolvimento do trabalho.
Serão tratados temas diretamente relacionados ao desenvolvimento do projeto de tese: (1) como definir áreas e temas de interesse; (2) como buscar o orientador e estabelecer uma relação produtiva de trabalho; (3) como estabelecer e refinar o escopo do projeto; (4) como definir a questão de pesquisa; (5) como estabelecer uma base teórica sólida; (6) como localizar o tema na literatura existente; (7) como definir e detalhar a metodologia de pesquisa; (8) como planejar o desenvolvimento da dissertação; (9) como aperfeiçoar a redação do projeto; e (10) como apresentar o projeto para a banca e incorporar melhorias.
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a desenvolver seus projetos de tese, definindo tema, escopo e métodos, e realizando um planejamento para o desenvolvimento do trabalho.
Serão tratados temas diretamente relacionados ao desenvolvimento do projeto de tese: (1) como definir áreas e temas de interesse; (2) como buscar o orientador e estabelecer uma relação produtiva de trabalho; (3) como estabelecer e refinar o escopo do projeto; (4) como definir a questão de pesquisa; (5) como estabelecer uma base teórica sólida; (6) como localizar o tema na literatura existente; (7) como definir e detalhar a metodologia de pesquisa; (8) como planejar o desenvolvimento da dissertação; (9) como aperfeiçoar a redação do projeto; e (10) como apresentar o projeto para a banca e incorporar melhorias.
Carga horária45h-
Thomaz Wood Junior
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1982), mestrado em Administração de Empresas...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1996
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Métodos Qualitativos de Pesquisa
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a utilizar métodos qualitativos em seus projetos de pesquisa.
A disciplina abrange amplo escopo de temas que envolvem a pesquisa qualitativa, incluindo diversos paradigmas e design da pesquisa, e métodos de coleta e análise de dados. São apresentadas questões teóricas e práticas que envolvem a escolha e a aplicação de métodos qualitativos, com foco em estratégias de pesquisa a serem utilizadas pelos doutorandos em seus projetos. Os tópicos apresentados buscam apoiar o desenvolvimento de pesquisas que conectem o estado da arte da teoria com a prática. São enfatizadas as abordagens intervencionistas, tais como a pesquisa-ação e a design science, que promovem a transformação organizacional.
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a utilizar métodos qualitativos em seus projetos de pesquisa.
A disciplina abrange amplo escopo de temas que envolvem a pesquisa qualitativa, incluindo diversos paradigmas e design da pesquisa, e métodos de coleta e análise de dados. São apresentadas questões teóricas e práticas que envolvem a escolha e a aplicação de métodos qualitativos, com foco em estratégias de pesquisa a serem utilizadas pelos doutorandos em seus projetos. Os tópicos apresentados buscam apoiar o desenvolvimento de pesquisas que conectem o estado da arte da teoria com a prática. São enfatizadas as abordagens intervencionistas, tais como a pesquisa-ação e a design science, que promovem a transformação organizacional.
Carga horária45h-
Maria José Tonelli
Maria José Tonelli é professora titular no Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos na FGV EAESP, instituição em...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade CatólicaQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 1988
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Métodos Quantitativos
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a utilizar métodos quantitativos em seus projetos de pesquisa.
A disciplina abrange amplo escopo de temas que envolvem a pesquisa quantitativa, incluindo: modelagem de fenômenos; definição de hipóteses; métodos estatísticos de análise de dados; e conceitos de big data analytics e data science. São abordados os métodos mais utilizados em pesquisa quantitativa nos respectivos campos dos doutorandos.
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a utilizar métodos quantitativos em seus projetos de pesquisa.
A disciplina abrange amplo escopo de temas que envolvem a pesquisa quantitativa, incluindo: modelagem de fenômenos; definição de hipóteses; métodos estatísticos de análise de dados; e conceitos de big data analytics e data science. São abordados os métodos mais utilizados em pesquisa quantitativa nos respectivos campos dos doutorandos.
Carga horária45h-
Andre Luiz Silva Samartini
É Bacharel em Estatística pela Universidade de São Paulo (1996), mestre em Estatística pela Universidade de São Paulo (2000) e...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 2001 -
Eduardo de Rezende Francisco
Doutor (2010) e Mestre (2006) em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - EAESP e Bacharel (1999) em Ciência da...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - EAESPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico -
Felipe Zambaldi
Doutor em Administração de Empresas pela FGV EAESP, foi aprovado com distinção pela banca examinadora. Possui graduação em...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2009
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Análise Organizacional
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a realizar análises estruturadas e sofisticadas de fenômenos organizacionais contemporâneos, a partir dos principais corpos teóricos existentes na Teoria das Organizações.
Serão tratados temas relacionados aos fundamentos da análise e diagnóstico das organizações, cultura organizacional, planejamento e gestão da mudança, inovação e comportamento organizacional, arquitetura organizacional e governança corporativa.
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a realizar análises estruturadas e sofisticadas de fenômenos organizacionais contemporâneos, a partir dos principais corpos teóricos existentes na Teoria das Organizações.
Serão tratados temas relacionados aos fundamentos da análise e diagnóstico das organizações, cultura organizacional, planejamento e gestão da mudança, inovação e comportamento organizacional, arquitetura organizacional e governança corporativa.
Carga horária45h-
Miguel Pinto Caldas
Possui graduação em Administração pela Universidade de Brasília (1986), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 1997
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Análise Estratégica
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a analisar criticamente a estratégia competitiva e o processo estratégico, indicando soluções para melhoria.
A disciplina aborda temas contemporâneos relacionados à estratégia empresarial: estratégia competitiva; novos modelos de negócio; criação de valor e captura de valor; precificação estratégica; diversificação e internacionalização de negócios; estratégia como prática; execução estratégica; e gestão de crises.
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a analisar criticamente a estratégia competitiva e o processo estratégico, indicando soluções para melhoria.
A disciplina aborda temas contemporâneos relacionados à estratégia empresarial: estratégia competitiva; novos modelos de negócio; criação de valor e captura de valor; precificação estratégica; diversificação e internacionalização de negócios; estratégia como prática; execução estratégica; e gestão de crises.
Carga horária45h-
Jorge Manoel Teixeira Carneiro
Professor Associado de Estratégia e de Negócios Internacionais da FGV EAESP. Possui doutorado em Administração de Empresas pelo Coppead/UFRJ, com...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de JaneiroQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2016
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Macrotendências
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é ampliar o repertório dos participantes em temas contemporâneos e emergentes relacionados à vida empresarial, os quais direcionam e condicionam o futuro dos negócios.
As palestras e debates abordarão os seguintes temas: desafios do quadro político brasileiro; oportunidades e pontos de atenção do quadro econômico-social brasileiro; sustentabilidade e outras grandes questões do mundo empresarial.
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é ampliar o repertório dos participantes em temas contemporâneos e emergentes relacionados à vida empresarial, os quais direcionam e condicionam o futuro dos negócios.
As palestras e debates abordarão os seguintes temas: desafios do quadro político brasileiro; oportunidades e pontos de atenção do quadro econômico-social brasileiro; sustentabilidade e outras grandes questões do mundo empresarial.
Carga horária45h-
Ana Maria Malik
Médica pela Faculdade de Medicina da USP (1978), Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1983) e...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Medicina pela Universidade de São PauloQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico -
Rudi Rocha
Rudi Rocha possui graduação e mestrado em economia pela UFRJ, e doutorado em economia pela PUC-Rio (2011, vencedor do prêmio...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Economia pela Pontificia Universidade Catolica do Rio de JaneiroQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2018
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Tendências em Marketing
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a analisar criticamente a atuação de Marketing de sua organização, frente ao estado da arte no campo, e desenvolver ações de aperfeiçoamento e/ou transformação.
A disciplina abordará temas como: a jornada do cliente num mundo conectado; as estruturas de influência social nas jornadas B2B e B2C; a evolução do consumo pela economia do acesso; integração dos canais de distribuição de Marketing (omnichannel); eficiências e ineficiências na comunicação digital de Marketing; integração da comunicação de Marketing digital e tradicional; Marketing analytics; gestão ágil em Marketing; dados na gestão de Marketing; inteligência artificial e as experiências dos consumidores; as atribuições do Marketing nas estratégias organizacionais voltadas para a sustentabilidade ou governança ambiental e social (ESG).
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a analisar criticamente a atuação de Marketing de sua organização, frente ao estado da arte no campo, e desenvolver ações de aperfeiçoamento e/ou transformação.
A disciplina abordará temas como: a jornada do cliente num mundo conectado; as estruturas de influência social nas jornadas B2B e B2C; a evolução do consumo pela economia do acesso; integração dos canais de distribuição de Marketing (omnichannel); eficiências e ineficiências na comunicação digital de Marketing; integração da comunicação de Marketing digital e tradicional; Marketing analytics; gestão ágil em Marketing; dados na gestão de Marketing; inteligência artificial e as experiências dos consumidores; as atribuições do Marketing nas estratégias organizacionais voltadas para a sustentabilidade ou governança ambiental e social (ESG).
Carga horária22,5h-
Eliane Pereira Zamith Brito
Possui graduação (1985) e mestrado (1993) em Administração pela Fundação Getulio Vargas - SP e doutorado (1997) pela Manchester...
Saiba maisTítulaçãoDoutora em Filosofia pela University of Manchester, InglaterraQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2009 -
Leandro Angotti Guissoni
Professor Full-Time do Departamento de Mercadologia da FGV EAESP em cursos de graduação, especialização e pós-graduação stricto...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Organizações pela USP-Ribeirão PretoQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2013
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Competitividade Empresarial
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a analisar criticamente as práticas gerenciais das organizações, indicando soluções para aumento da competitividade.
A disciplina abordará temas contemporâneos relacionados à competitividade em gestão: a questão da heterogeneidade do desempenho financeiro; o conceito de vantagem competitiva; a aplicação de modelos de captura de valor; e recursos e capacidades como fontes de criação de valor.
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a analisar criticamente as práticas gerenciais das organizações, indicando soluções para aumento da competitividade.
A disciplina abordará temas contemporâneos relacionados à competitividade em gestão: a questão da heterogeneidade do desempenho financeiro; o conceito de vantagem competitiva; a aplicação de modelos de captura de valor; e recursos e capacidades como fontes de criação de valor.
Carga horária22,5h-
Luiz Artur Ledur Brito
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Administração de...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2003
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Liderança para Mudança
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a adquirir uma visão complexa do fenômeno da liderança, contribuindo desta forma para que exerçam o papel de agentes da transformação organizacional.
A disciplina abordará a questão da liderança com várias perspectivas, tais como: traços, competências, situações, comportamentos, relacionamentos, estilos de liderança específicos e mais recentes como liderança autêntica, liderança ética, liderança estratégica, liderança para a diversidade e e-leadership. Além dos aspectos teórico e empírico, será discutida a prática de liderança para a mudança por meio do evidence-based management.
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a adquirir uma visão complexa do fenômeno da liderança, contribuindo desta forma para que exerçam o papel de agentes da transformação organizacional.
A disciplina abordará a questão da liderança com várias perspectivas, tais como: traços, competências, situações, comportamentos, relacionamentos, estilos de liderança específicos e mais recentes como liderança autêntica, liderança ética, liderança estratégica, liderança para a diversidade e e-leadership. Além dos aspectos teórico e empírico, será discutida a prática de liderança para a mudança por meio do evidence-based management.
Carga horária22,5h-
Joana Sabrina Pereira Story
Professora Adjunto da EAESP-FGV. Ph.D pela University of Nebraska-Lincoln. Recebeu diversas honrarias acadêmicas, tendo sido...
Saiba maisTítulaçãoDoutorado em Leadership Studies pela Universidade de Nebraska/LincolnQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2018
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Inovação e Novos Negócios
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a realizar um diagnóstico das organizações e criar sistemas voltados para a inovação em produtos, processos, gestão e negócios.
A disciplina abordará temas contemporâneos relacionados à inovação e novos negócios: inovação em produtos, processos, gestão e negócios; gestão da inovação; criação de novos negócios; inovação aberta; empreendedorismo e intra-empreendedorismo.
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a realizar um diagnóstico das organizações e criar sistemas voltados para a inovação em produtos, processos, gestão e negócios.
A disciplina abordará temas contemporâneos relacionados à inovação e novos negócios: inovação em produtos, processos, gestão e negócios; gestão da inovação; criação de novos negócios; inovação aberta; empreendedorismo e intra-empreendedorismo.
Carga horária22,5h-
Tales Andreassi
Graduado em Administração pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USPQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmicoTempo na FGV EAESPdesde 2000
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Oficina de Publicações
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar e apoiar os participantes a definir um periódico alvo e criar um ‘projeto de publicação’.
Ao final da disciplina, cada participante terá: (1) uma estratégia de recorte da tese em um artigo; (2) definição de periódicos-alvo de submissão; (3) clara proposta de contribuição (para a práxis ou teórico/empírica) que o artigo potencialmente oferecerá; (4) uma primeira versão do artigo; e (5) uma estratégia definida de submissão do seu manuscrito incorporando as avaliações recebidas na disciplina.
O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar e apoiar os participantes a definir um periódico alvo e criar um ‘projeto de publicação’.
Ao final da disciplina, cada participante terá: (1) uma estratégia de recorte da tese em um artigo; (2) definição de periódicos-alvo de submissão; (3) clara proposta de contribuição (para a práxis ou teórico/empírica) que o artigo potencialmente oferecerá; (4) uma primeira versão do artigo; e (5) uma estratégia definida de submissão do seu manuscrito incorporando as avaliações recebidas na disciplina.
Carga horária22,5h-
Miguel Pinto Caldas
Possui graduação em Administração pela Universidade de Brasília (1986), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação...
Saiba maisTítulaçãoDoutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio VargasQualificaçãoCredenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissionalTempo na FGV EAESPdesde 1997
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Mais informações
Período
Investimento
Entre em contato
admissionsoffice@fgv.br
(11) 3799-3488
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Investimento
R$ 230.000,00 em 24 parcelas de 6.708,33 + 12 parcelas de R$ 5.750,00.
Requisitos
Ainda não há sessões programadas para o período.
Para mais informações sobre o programa, entre em contato com admissionsoffice@fgv.br
Financeiro e bolsas
Passo a passo
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1Inscrição
Candidatos cadastram-se no site e enviam os documentos solicitados: ficha de inscrição, foto, carta de motivação, currículo, diploma de graduação, diploma de mestrado ou MBA internacional, e uma proposta de pesquisa.
A proposta de pesquisa deve ter cerca de duas mil palavras, contendo: título, área, orientador pretendido, resumo com até 200 palavras, contextualização e pergunta de pesquisa, fundamentos teóricos, escopo do estudo (métodos), impacto esperado sobre a prática, e bibliografia. Como referência, indicamos o livro Projeto de Pesquisa, de John Creswell, Editora Bookman.
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2Análise de documentos e entrevista pessoal
Documentos entregues são analisados por uma banca examinadora formada por professores do DPA.
Candidatos aprovados na etapa de análise de documentos são entrevistados por banca examinadora composta por professores do DPA.
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3Matrícula
Candidatos aprovados recebem orientação para matrícula.
Mais informações
Aluno Avulso
Informações geraisA FGV EAESP oferece a interessados que atendam o perfil do público-alvo do DPA a possibilidade de cursar disciplinas como aluno avulso.
As inscrições são contínuas, encerrando-se 45 dias antes do início de cada disciplina.
Para fazer inscrição, preencha a ficha e envie para o endereço dpa@fgv.br, anexando uma foto e os seguintes documentos: currículo, cópia simples do RG, cópia simples do diploma de graduação e cópia simples do diploma de mestrado ou MBA internacional.
Os inscritos podem, eventualmente, ser convocados para entrevista.
Os valores são os seguintes:
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Disciplinas de 3 créditos: Análise Estratégica, Análise Organizacional e Macrotendências: R$ 8.000,00.
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Disciplinas de 1,5 crédito: Competitividade Empresarial, Inovação e Novos Negócios, Liderança para a Mudança e Tendências em Marketing: R$ 4.000,00
O pagamento pode ser dividido em até 6 parcelas.
Ex-alunos de cursos regulares da FGV (com carga horária igual ou superior a 360 horas) e profissionais empregados em empresas parceiras da EAESP têm condições especiais para cursarem disciplinas como aluno avulso, recebem dedução de 10% no valor integral da disciplina.
A FGV EAESP fornecerá, se solicitado, certificados aos alunos aprovados nas disciplinas cursadas.
No caso de entrada no programa até três anos após a realização de disciplinas, essas poderão ser validadas até o limite de oito créditos, com dedução no valor das mensalidades.
Bolsas de estudo
Edital
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Receba atualizações de inscrições e informações.


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1PESQUISA APLICADA
Alunos podem participar de atividades nos Centros de Estudos da FGV EAESP, que têm como foco a produção e disseminação de conhecimentos que enderecem questões relevantes de gestão no âmbito público e privado.
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2INTERCÂMBIO INTERNACIONAL
Alunos podem realizar períodos no exterior, inclusive na rede internacional de escolas parceiras da FGV EAESP, instituições renomadas em países como Alemanha, Austrália, Canadá, China, Estados Unidos, França, Reino Unido e muitos outros.
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3DISCIPLINAS ADICIONAIS
Alunos podem cursar disciplinas do Doutorado Acadêmico em Administração, da Escola de Métodos e da Escola de Inverno da FGV EAESP, a qual promove intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
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4IMERSÃO INTERNACIONAL
Alunos podem participar de “imersão” guiada na Academy of Mangement, maior evento científico de gestão do mundo, tomando contato com o estado da arte do conhecimento no campo e conhecendo seus principais pesquisadores, além de tomar parte em workshops de desenvolvimento e apresentar trabalhos.
Perfil dos alunos
O DPA é uma oportunidade para adquirir e compartilhar conhecimentos. Isso acontece pela bem planejada combinação entre o formato do curso e o seu conteúdo que, sem abrir mão da qualidade acadêmica, dá espaço para as perspectivas empíricas trazidas pelos alunos.
Cursando o DPA, posso utilizar ótimos recursos de pesquisa, acessando textos e trabalhos científicos. Além disso, posso trocar experiências com profissionais de diversas áreas e segmentos, discutindo temas contemporâneos, que afetam nossas organizações.
Minha decisão por cursar o DPA foi motivada pela necessidade de enriquecer minha experiência na administração pública com o conhecimento de outros setores. Encontrei professores atualizados e colegas com experiências ricas e diversas. Em tudo considero que fiz uma escolha acertada
Com formação em Sociologia e atuação profissional em Gestão, eu buscava um meio de integrar essas duas perspectivas. Foi o que encontrei no DPA. Meus colegas de turma formam um grupo muito rico em experiências. Acima de tudo, é um constituído por pessoas maduras, sérias e de um companheirismo ímpar.
Busquei o DPA para poder aplicar os conceitos mais atualizados da Administração de Empresas em minha startup, bem como pela possibilidade de envolvimento em um ambiente que estimula troca de experiências com colegas e professores.
O DPA permite conciliar minha evolução acadêmica com minha carreira corporativa. A resolução de questões do mundo empresarial deve estar fundamentada no rigor das pesquisas científicas, de forma a ajudar na criação de soluções a serem aplicadas nos negócios.
O DPA combina o rigor do doutorado acadêmico com a excelência em ensino da EAESP e a flexibilidade que eu preciso para conciliar a vida acadêmica e profissional.
Escolhi fazer o DPA na EAESP porque me permite acesso ao estado da arte do conhecimento sobre Administração. A descoberta de novas perspectivas e o aprendizado de metodologias de pesquisa têm sido essenciais para o meu objetivo de produção de conhecimento aplicado.
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FGV EAESP I DPA I Levindo SantosO aluno do Doutorado Profissional em Administração da FGV EAESP, Levindo Santos, compartilha conosco a sua experiência como aluno. Para ele, a qualidade do corpo docente confirma suas expectativas sobre o programa. Corpo docente muito qualificado, com aulas muito bem planejadas e com conteúdo muito bem selecionado para provocar discussões de alto nível.
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FGV EAESP | DPA | Depoimento DoutorandaConfira o depoimento da doutoranda Ilana Trombka, diretora-geral do Senado Federal, sobre sua experiência no Doutorado Profissional em Administração da FGV EAESP.
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FGV EAESP | DPA | Depoimento DoutorandaConfira o depoimento da Doutoranda, Mariela Assis, sobre a sua experiência no Doutorado Profissional em Administração (DPA) da FGV EAESP.
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Assista o vídeo com mais informações sobre o DBAO Doutorado Profissional em Administração de Empresas (DBA) tem como objetivo formar quadros de alto nível para a condução de processos de transformação nas organizações.
Estrutura FGV EAESP

Espaço para 309 pessoas além de 6 posições de cadeirantes, o Auditório FGV 9 de Julho recebe cerca de 80 eventos por ano e é estruturado com camarim, climatização central, palco, cabine para tradução simultânea e saguão de entrada com estrutura para coffee break e capacidade para até 160 convidados. Aberto de 6h às 22h (segunda a sexta-feira) e de 6h às 18h (sábados).

Eventos de menor porte são realizados na Sala FGV 9 de Julho, que comporta 88 pessoas e mesa diretora para até 6 pessoas. Possui camarim, climatização central, acessibilidade e hall de entrada que pode ser usado para coffee breaks com até 50 pessoas em pé. Aberto de 6h às 22h (segunda a sexta-feira) e de 6h às 18h (sábados).

A Biblioteca Karl A. Boedecker (BKAB) faz parte do Sistema de Bibliotecas FGV e possui acervo nas áreas de Administração, Economia, Negócios, Direito e Ciências Sociais, incluindo livros, e-books, revistas, teses, dissertações e DVDs, além de acesso a bases de dados com artigos de revistas, informações econômicas, financeiras e legais. Dispõe de salas de estudo individual e em grupo e terminais de consulta. No site da Biblioteca é possível acessar a lista de serviços, recursos disponíveis e horários de atendimento. Confira as estatísticas e números.

As salas de aula da FGV EAESP são equipadas com equipamentos multimídia, acesso à internet e instalações confortáveis para tornar o aprendizado dinâmico e agradável. Há também salas de aula patrocinadas, que utilizam equipamentos e recursos patrocinados por empresas parceiras em troca de visibilidade de suas marcas para o universo de alunos e colaboradores.

Sofisticado espaço para eventos, comporta até 150 pessoas sentadas e 3 mesas diretoras para até 7 pessoas. A infraestrutura inclui copa e elevador de acesso para pessoas com dificuldade de locomoção. O Salão Nobre funciona de 6h às 23h (segunda a sexta-feira) e das 6h às 18h (sábados).

Espaço inovador criado para realização de atividades acadêmicas, o CoLab tem conceito moderno e diferenciado para aprendizado baseado em metodologias colaborativas e voltadas para a ação. Tem como princípios empatia, foco no ser humano e compartilhamento de responsabilidades.

A quadra poliesportiva é também um ponto de encontro dos alunos. Além de ser palco de eventos esportivos como campeonatos de futebol de salão e basquete. A Administração da quadra é realizada pela Atlética, Entidade Estudantil formada por alunos da EAESP.

O Espaço NEON é o espaço de empreendedorismo da FGV, que congrega o FGVcenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios), a GVentures (aceleradora da FGV), o GVAngels (Investidores Anjo da FGV) e a Liga de Empreendedorismo (Entidade Estudantil ligada a empreendedorismo). Nesse local o ecossistema de empreendedorismo da FGV funciona de forma colaborativa, impulsionando a inovação e novos negócios.

Situado na entrada principal da Rua Itapeva, a Escola conta com amplo espaço aberto para interação entre os alunos e colaboradores.

Os Laboratórios de Ensino e Pesquisa em Informática (LEPI) são compostos por um conjunto de instalações equipadas com modernos recursos de microinformática, com acesso à rede local, aos sistemas acadêmicos da Escola e à Internet, além de estarem disponíveis aos alunos para utilização em pesquisas, trabalhos e estudos. Os laboratórios também são utilizados em aulas práticas, exercícios de simulação, jogos, trabalhos em grupo, aplicação de provas via rede, conteúdo EAD e outras aplicações em que a rede de computadores desempenha papel relevante para o aprendizado. Clique aqui para informações adicionais.
Descrição geral das instalações
Sediada na Avenida 9 de Julho, no bairro da Bela Vista, em São Paulo, a FGV EAESP compõe-se de um edifício-sede de 12 andares, do prédio da Biblioteca Karl A. Boedecker e do Auditório Getulio Vargas, além de uma quadra poliesportiva e de dois prédios anexos, localizados na Rua Itapeva, 432. As salas de aula, as salas de videoconferência e os laboratórios de informática e sistemas integrados, todos patrocinados, estão situados nos vários edifícios da FGV SP.
A administração da Escola, os departamentos acadêmicos e a maioria dos departamentos administrativos, o Salão Nobre e o Diretório Acadêmico Getulio Vargas ocupam também o edifício-sede, assim como o espaço de convivência dos professores, o ambulatório médico, 2 restaurantes e 2 lanchonetes. Os prédios anexos abrigam, além de alguns departamentos administrativos, entidades estudantis como a Aiesec, Empresas Juniores, Associação Atlética e Associação dos Funcionários.
Passo a passo para admissão
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1Inscrição
Candidatos cadastram-se no site e enviam os documentos solicitados: ficha de inscrição, foto, carta de motivação, currículo, diploma de graduação, diploma de mestrado ou MBA internacional, e uma proposta de pesquisa.
A proposta de pesquisa deve ter cerca de duas mil palavras, contendo: título, área, orientador pretendido, resumo com até 200 palavras, contextualização e pergunta de pesquisa, fundamentos teóricos, escopo do estudo (métodos), impacto esperado sobre a prática, e bibliografia. Como referência, indicamos o livro Projeto de Pesquisa, de John Creswell, Editora Bookman.
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2Análise de documentos e entrevista pessoal
Documentos entregues são analisados por uma banca examinadora formada por professores do DPA.
Candidatos aprovados na etapa de análise de documentos são entrevistados por banca examinadora composta por professores do DPA.
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3Matrícula
Candidatos aprovados recebem orientação para matrícula.