Plano do curso

Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Projeto de Pesquisa

    O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a desenvolver seus projetos de tese, definindo tema, escopo e métodos, e realizando um planejamento para o desenvolvimento do trabalho.

    Serão tratados temas diretamente relacionados ao desenvolvimento do projeto de tese: (1) como definir áreas e temas de interesse; (2) como buscar o orientador e estabelecer uma relação produtiva de trabalho; (3) como estabelecer e refinar o escopo do projeto; (4) como definir a questão de pesquisa; (5) como estabelecer uma base teórica sólida; (6) como localizar o tema na literatura existente; (7) como definir e detalhar a metodologia de pesquisa; (8) como planejar o desenvolvimento da dissertação; (9) como aperfeiçoar a redação do projeto; e (10) como apresentar o projeto para a banca e incorporar melhorias.

    O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a desenvolver seus projetos de tese, definindo tema, escopo e métodos, e realizando um planejamento para o desenvolvimento do trabalho.

    Serão tratados temas diretamente relacionados ao desenvolvimento do projeto de tese: (1) como definir áreas e temas de interesse; (2) como buscar o orientador e estabelecer uma relação produtiva de trabalho; (3) como estabelecer e refinar o escopo do projeto; (4) como definir a questão de pesquisa; (5) como estabelecer uma base teórica sólida; (6) como localizar o tema na literatura existente; (7) como definir e detalhar a metodologia de pesquisa; (8) como planejar o desenvolvimento da dissertação; (9) como aperfeiçoar a redação do projeto; e (10) como apresentar o projeto para a banca e incorporar melhorias.

    Carga horária
    45h
    • Thomaz Wood Junior

      Thomaz Wood Junior

      Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1982), mestrado em Administração de Empresas...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1996
  • Métodos Qualitativos de Pesquisa

    O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a utilizar métodos qualitativos em seus projetos de pesquisa. 

     A disciplina abrange amplo escopo de temas que envolvem a pesquisa qualitativa, incluindo diversos paradigmas e design da pesquisa, e métodos de coleta e análise de dados.  São apresentadas questões teóricas e práticas que envolvem a escolha e a aplicação de métodos qualitativos, com foco em estratégias de pesquisa a serem utilizadas pelos doutorandos em seus projetos. Os tópicos apresentados buscam apoiar o desenvolvimento de pesquisas que conectem o estado da arte da teoria com a prática. São enfatizadas as abordagens intervencionistas, tais como a pesquisa-ação e a design science, que promovem a transformação organizacional.  

    O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a utilizar métodos qualitativos em seus projetos de pesquisa. 

     A disciplina abrange amplo escopo de temas que envolvem a pesquisa qualitativa, incluindo diversos paradigmas e design da pesquisa, e métodos de coleta e análise de dados.  São apresentadas questões teóricas e práticas que envolvem a escolha e a aplicação de métodos qualitativos, com foco em estratégias de pesquisa a serem utilizadas pelos doutorandos em seus projetos. Os tópicos apresentados buscam apoiar o desenvolvimento de pesquisas que conectem o estado da arte da teoria com a prática. São enfatizadas as abordagens intervencionistas, tais como a pesquisa-ação e a design science, que promovem a transformação organizacional.  

    Carga horária
    45h
    • Maria José Tonelli

      Maria José Tonelli

      Maria José Tonelli é professora titular no Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos na FGV EAESP, instituição em...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1988
  • Métodos Quantitativos

    O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a utilizar métodos quantitativos em seus projetos de pesquisa.

    A disciplina abrange amplo escopo de temas que envolvem a pesquisa quantitativa, incluindo: modelagem de fenômenos; definição de hipóteses; métodos estatísticos de análise de dados; e conceitos de big data analytics e data science. São abordados os métodos mais utilizados em pesquisa quantitativa nos respectivos campos dos doutorandos.

    O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a utilizar métodos quantitativos em seus projetos de pesquisa.

    A disciplina abrange amplo escopo de temas que envolvem a pesquisa quantitativa, incluindo: modelagem de fenômenos; definição de hipóteses; métodos estatísticos de análise de dados; e conceitos de big data analytics e data science. São abordados os métodos mais utilizados em pesquisa quantitativa nos respectivos campos dos doutorandos.

    Carga horária
    45h
    • Andre Luiz Silva Samartini

      Andre Luiz Silva Samartini

      É Bacharel em Estatística pela Universidade de São Paulo (1996), mestre em Estatística pela Universidade de São Paulo (2000) e...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissional
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2001
    • Eduardo de Rezende Francisco

      Eduardo de Rezende Francisco

      Doutor (2010) e Mestre (2006) em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - EAESP e Bacharel (1999) em Ciência da...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - EAESP
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
    • Felipe Zambaldi

      Felipe Zambaldi

      Doutor em Administração de Empresas pela FGV EAESP, foi aprovado com distinção pela banca examinadora. Possui graduação em...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2009
Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Análise Organizacional

    O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a realizar análises estruturadas e sofisticadas de fenômenos organizacionais contemporâneos, a partir dos principais corpos teóricos existentes na Teoria das Organizações.

    Serão tratados temas relacionados aos fundamentos da análise e diagnóstico das organizações, cultura organizacional, planejamento e gestão da mudança, inovação e comportamento organizacional, arquitetura organizacional e governança corporativa.

     

    O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a realizar análises estruturadas e sofisticadas de fenômenos organizacionais contemporâneos, a partir dos principais corpos teóricos existentes na Teoria das Organizações.

    Serão tratados temas relacionados aos fundamentos da análise e diagnóstico das organizações, cultura organizacional, planejamento e gestão da mudança, inovação e comportamento organizacional, arquitetura organizacional e governança corporativa.

     

    Carga horária
    45h
    • Miguel Pinto Caldas

      Miguel Pinto Caldas

      Possui graduação em Administração pela Universidade de Brasília (1986), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissional
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1997
  • Análise Estratégica

    O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a analisar criticamente a estratégia competitiva e o processo estratégico, indicando soluções para melhoria.

    A disciplina aborda temas contemporâneos relacionados à estratégia empresarial: estratégia competitiva; novos modelos de negócio; criação de valor e captura de valor; precificação estratégica; diversificação e internacionalização de negócios; estratégia como prática; execução estratégica; e gestão de crises.

     

    O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a analisar criticamente a estratégia competitiva e o processo estratégico, indicando soluções para melhoria.

    A disciplina aborda temas contemporâneos relacionados à estratégia empresarial: estratégia competitiva; novos modelos de negócio; criação de valor e captura de valor; precificação estratégica; diversificação e internacionalização de negócios; estratégia como prática; execução estratégica; e gestão de crises.

     

    Carga horária
    45h
    • Jorge Manoel Teixeira Carneiro

      Jorge Manoel Teixeira Carneiro

      Professor Associado de Estratégia e de Negócios Internacionais da FGV EAESP. Possui doutorado em Administração de Empresas pelo Coppead/UFRJ, com...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2016
  • Macrotendências

    O objetivo de aprendizagem desta disciplina é ampliar o repertório dos participantes em temas contemporâneos e emergentes relacionados à vida empresarial, os quais direcionam e condicionam o futuro dos negócios.

    As palestras e debates abordarão os seguintes temas: desafios do quadro político brasileiro; oportunidades e pontos de atenção do quadro econômico-social brasileiro; sustentabilidade e outras grandes questões do mundo empresarial.

     

    O objetivo de aprendizagem desta disciplina é ampliar o repertório dos participantes em temas contemporâneos e emergentes relacionados à vida empresarial, os quais direcionam e condicionam o futuro dos negócios.

    As palestras e debates abordarão os seguintes temas: desafios do quadro político brasileiro; oportunidades e pontos de atenção do quadro econômico-social brasileiro; sustentabilidade e outras grandes questões do mundo empresarial.

     

    Carga horária
    45h
    • Ana Maria Malik

      Médica pela Faculdade de Medicina da USP (1978), Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1983) e...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutora em Medicina pela Universidade de São Paulo
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
    • Rudi Rocha de Castro

      Rudi Rocha

      Rudi Rocha possui graduação e mestrado em economia pela UFRJ, e doutorado em economia pela PUC-Rio (2011, vencedor do prêmio...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Economia pela Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2018
Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Tendências em Marketing

    O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a analisar criticamente a atuação de Marketing de sua organização, frente ao estado da arte no campo, e desenvolver ações de aperfeiçoamento e/ou transformação.

    A disciplina abordará temas como: a jornada do cliente num mundo conectado; as estruturas de influência social nas jornadas B2B e B2C; a evolução do consumo pela economia do acesso; integração dos canais de distribuição de Marketing (omnichannel); eficiências e ineficiências na comunicação digital de Marketing; integração da comunicação de Marketing digital e tradicional; Marketing analytics; gestão ágil em Marketing; dados na gestão de Marketing; inteligência artificial e as experiências dos consumidores; as atribuições do Marketing nas estratégias organizacionais voltadas para a sustentabilidade ou governança ambiental e social (ESG).

    O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a analisar criticamente a atuação de Marketing de sua organização, frente ao estado da arte no campo, e desenvolver ações de aperfeiçoamento e/ou transformação.

    A disciplina abordará temas como: a jornada do cliente num mundo conectado; as estruturas de influência social nas jornadas B2B e B2C; a evolução do consumo pela economia do acesso; integração dos canais de distribuição de Marketing (omnichannel); eficiências e ineficiências na comunicação digital de Marketing; integração da comunicação de Marketing digital e tradicional; Marketing analytics; gestão ágil em Marketing; dados na gestão de Marketing; inteligência artificial e as experiências dos consumidores; as atribuições do Marketing nas estratégias organizacionais voltadas para a sustentabilidade ou governança ambiental e social (ESG).

    Carga horária
    22,5h
    • Eliane Pereira Zamith Brito

      Eliane Pereira Zamith Brito

      Possui graduação (1985) e mestrado (1993) em Administração pela Fundação Getulio Vargas - SP e doutorado (1997) pela Manchester...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutora em Filosofia pela University of Manchester, Inglaterra
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2009
    • Leandro Angotti Guissoni

      Leandro Angotti Guissoni

      Professor Full-Time do Departamento de Mercadologia da FGV EAESP em cursos de graduação, especialização e pós-graduação stricto...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Organizações pela USP-Ribeirão Preto
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2013
  • Competitividade Empresarial

    O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a analisar criticamente as práticas gerenciais das organizações, indicando soluções para aumento da competitividade.

    A disciplina abordará temas contemporâneos relacionados à competitividade em gestão: a questão da heterogeneidade do desempenho financeiro; o conceito de vantagem competitiva; a aplicação de modelos de captura de valor; e recursos e capacidades como fontes de criação de valor.

    O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a analisar criticamente as práticas gerenciais das organizações, indicando soluções para aumento da competitividade.

    A disciplina abordará temas contemporâneos relacionados à competitividade em gestão: a questão da heterogeneidade do desempenho financeiro; o conceito de vantagem competitiva; a aplicação de modelos de captura de valor; e recursos e capacidades como fontes de criação de valor.

    Carga horária
    22,5h
    • Luiz Artur Ledur Brito

      Luiz Artur Ledur Brito

      Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Administração de...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2003
  • Liderança para Mudança

    O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a adquirir uma visão complexa do fenômeno da liderança, contribuindo desta forma para que exerçam o papel de agentes da transformação organizacional.

    A disciplina abordará a questão da liderança com várias perspectivas, tais como: traços, competências, situações, comportamentos, relacionamentos, estilos de liderança específicos e mais recentes como liderança autêntica, liderança ética, liderança estratégica, liderança para a diversidade e e-leadership. Além dos aspectos teórico e empírico, será discutida a prática de liderança para a mudança por meio do evidence-based management.

    O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a adquirir uma visão complexa do fenômeno da liderança, contribuindo desta forma para que exerçam o papel de agentes da transformação organizacional.

    A disciplina abordará a questão da liderança com várias perspectivas, tais como: traços, competências, situações, comportamentos, relacionamentos, estilos de liderança específicos e mais recentes como liderança autêntica, liderança ética, liderança estratégica, liderança para a diversidade e e-leadership. Além dos aspectos teórico e empírico, será discutida a prática de liderança para a mudança por meio do evidence-based management.

    Carga horária
    22,5h
    • Joana Sabrina Pereira Story

      Joana Sabrina Pereira Story

      Professora Adjunto da EAESP-FGV. Ph.D pela University of Nebraska-Lincoln. Recebeu diversas honrarias acadêmicas, tendo sido...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutorado em Leadership Studies pela Universidade de Nebraska/Lincoln
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2018
  • Finanças Corporativas

    O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a compreender e aperfeiçoar os instrumentos financeiros de gestão corporativa, a partir de uma visão estratégica de temas emergentes.

    A disciplina abordará temas contemporâneos relacionados às finanças corporativas: avaliação de empresas; fusões e aquisições; geração e gestão do valor; gestão de riscos; finanças sustentáveis e finanças comportamentais.

    O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a compreender e aperfeiçoar os instrumentos financeiros de gestão corporativa, a partir de uma visão estratégica de temas emergentes.

    A disciplina abordará temas contemporâneos relacionados às finanças corporativas: avaliação de empresas; fusões e aquisições; geração e gestão do valor; gestão de riscos; finanças sustentáveis e finanças comportamentais.

    Carga horária
    22,5h
    • Claudia Emiko Yoshinaga

      Claudia Emiko Yoshinaga

      Coordenadora do Centro de Estudos em Finanças da FGV EAESP e professora de carreira na Fundação Getulio Vargas. Organizadora dos Congressos...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutora em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2010
    • William Eid Junior

      William Eid Junior

      Diretor do Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getulio Vargas (FGVcef). Profissional formado nos cursos de graduação (1980), mestrado (1991...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1994
  • Inovação e Novos Negócios

    O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a realizar um diagnóstico das organizações e criar sistemas voltados para a inovação em produtos, processos, gestão e negócios.

    A disciplina abordará temas contemporâneos relacionados à inovação e novos negócios: inovação em produtos, processos, gestão e negócios; gestão da inovação; criação de novos negócios; inovação aberta; empreendedorismo e intra-empreendedorismo.

    O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar os participantes a realizar um diagnóstico das organizações e criar sistemas voltados para a inovação em produtos, processos, gestão e negócios.

    A disciplina abordará temas contemporâneos relacionados à inovação e novos negócios: inovação em produtos, processos, gestão e negócios; gestão da inovação; criação de novos negócios; inovação aberta; empreendedorismo e intra-empreendedorismo.

    Carga horária
    22,5h
    • Tales Andreassi

      Tales Andreassi

      Graduado em Administração pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2000
Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Oficina de Publicações

    O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar e apoiar os participantes a definir um periódico alvo e criar um ‘projeto de publicação’.

    Ao final da disciplina, cada participante terá: (1) uma estratégia de recorte da tese em um artigo; (2) definição de periódicos-alvo de submissão; (3) clara proposta de contribuição (para a práxis ou teórico/empírica) que o artigo potencialmente oferecerá; (4) uma primeira versão do artigo; e (5) uma estratégia definida de submissão do seu manuscrito incorporando as avaliações recebidas na disciplina.

    O objetivo de aprendizagem desta disciplina é capacitar e apoiar os participantes a definir um periódico alvo e criar um ‘projeto de publicação’.

    Ao final da disciplina, cada participante terá: (1) uma estratégia de recorte da tese em um artigo; (2) definição de periódicos-alvo de submissão; (3) clara proposta de contribuição (para a práxis ou teórico/empírica) que o artigo potencialmente oferecerá; (4) uma primeira versão do artigo; e (5) uma estratégia definida de submissão do seu manuscrito incorporando as avaliações recebidas na disciplina.

    Carga horária
    22,5h
    • Miguel Pinto Caldas

      Miguel Pinto Caldas

      Possui graduação em Administração pela Universidade de Brasília (1986), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento profissional
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1997

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.