Plano do curso

Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Métodos Qualitativos com aplicações em Administração Pública

    Essa disciplina tem por objetivo oferecer embasamento conceitual e aplicado para o desenvolvimento de pesquisa qualitativa em administração pública e políticas públicas. O curso está voltado para o apoio à construção de projetos de pesquisa dos/as alunos/as matriculados/as nos cursos de mestrado e doutorado em administração pública e governo. A disciplina abordará a desde a formulação de uma pergunta de pesquisa, os dilemas na condução de estudos de caso, técnicas de coleta e análise de dados, até a validação e replicabilidade.

    Essa disciplina tem por objetivo oferecer embasamento conceitual e aplicado para o desenvolvimento de pesquisa qualitativa em administração pública e políticas públicas. O curso está voltado para o apoio à construção de projetos de pesquisa dos/as alunos/as matriculados/as nos cursos de mestrado e doutorado em administração pública e governo. A disciplina abordará a desde a formulação de uma pergunta de pesquisa, os dilemas na condução de estudos de caso, técnicas de coleta e análise de dados, até a validação e replicabilidade.

    Carga horária
    30h
    • Elize Massard da Fonseca

      Elize Massard da Fonseca

      Doutora em Política Social pela University of Edinburgh, Reino Unido (2011). Possui também Doutorado em Saúde Pública (2008) e...

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      Títulação
      Doutora em Política Social pela University of Edinburgh, Reino Unido
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2018
Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Epistemologia

    Este curso visa dar aos alunos uma base nas várias perspectivas epistemológicas que sustentam a pesquisa em ciências sociais, para que eles entendam como esses cenários influenciam o projeto de pesquisa, metodologia, métodos, análise de dados e construção de teoria.

     

     

    Este curso visa dar aos alunos uma base nas várias perspectivas epistemológicas que sustentam a pesquisa em ciências sociais, para que eles entendam como esses cenários influenciam o projeto de pesquisa, metodologia, métodos, análise de dados e construção de teoria.

     

     

    Carga horária
    30h
    • Ann L. Cunliffe

      Ann Cunliffe is a Professor of Organization Studies at FGV-EAESP in Brazil. She worked previously at the Universities of Leeds (UK), Bradford (UK...

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      Títulação
      Ph.D. em Administração pela Universidade de Lancaster - Reino Unido
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2014
  • Métodos quantitativos aplicados à administração pública

    O objetivo desta disciplina é apresentar aos alunos as possibilidades de aplicação dos métodos quantitativos em pesquisas em administração pública. Através de estudos de artigos científicos publicados em periódicos de alto impacto, o aluno será levado a pensar como os métodos quantitativos podem ajudar no entendimento dos fenômenos da administração pública e governo. Como consequência, o aluno terá mais elementos para a decisão sobre qual seria o método mais adequado ao seu problema de pesquisa.

    O objetivo desta disciplina é apresentar aos alunos as possibilidades de aplicação dos métodos quantitativos em pesquisas em administração pública. Através de estudos de artigos científicos publicados em periódicos de alto impacto, o aluno será levado a pensar como os métodos quantitativos podem ajudar no entendimento dos fenômenos da administração pública e governo. Como consequência, o aluno terá mais elementos para a decisão sobre qual seria o método mais adequado ao seu problema de pesquisa.

    Carga horária
    30h
    • Ricardo Corrêa Gomes

      Ricardo Corrêa Gomes

      Ricardo Corrêa Gomes é pós-doutor pela Georgia State University (2014), onde desenvolveu teorias sobre a importância do...

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      Títulação
      Doutor em Gestão Pública pela Aston Business School
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2019
Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Estado, Desenvolvimento e Capitalismo

    O objetivo da disciplina é levar os alunos a entender o Estado, nele, o aparelho do Estado ou administração pública como inseridos historicamente no capitalismo e com um papel fundamental para o desenvolvimento econômico do país.

    No início cada uma das duas aulas diárias o professor fará uma preleção sobre o tema, e, em seguida, na primeira parte da aula será discutido o primeiro texto de leitura obrigatória, ficando o segundo para a segunda parte. Cada aluno deverá trazer seu notebook ou seu tablete com as leituras obrigatórias da respectiva aula devidamente anotadas para discussão em classe. Será interessante que planejem perguntas para o professor no final da primeira parte da aula.

    O objetivo da disciplina é levar os alunos a entender o Estado, nele, o aparelho do Estado ou administração pública como inseridos historicamente no capitalismo e com um papel fundamental para o desenvolvimento econômico do país.

    No início cada uma das duas aulas diárias o professor fará uma preleção sobre o tema, e, em seguida, na primeira parte da aula será discutido o primeiro texto de leitura obrigatória, ficando o segundo para a segunda parte. Cada aluno deverá trazer seu notebook ou seu tablete com as leituras obrigatórias da respectiva aula devidamente anotadas para discussão em classe. Será interessante que planejem perguntas para o professor no final da primeira parte da aula.

    Carga horária
    30h
    • Luiz Carlos Bresser Gonçalves Pereira

      Luiz Carlos Bresser Gonçalves Pereira

      Diretor do Centro de Estudos do Novo Desenvolvimentismo da Fundação Getulio Vargas (FGVcnd). Doutor em Economia pela Faculdade de Economia,...

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      Títulação
      Doutor em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1959
  • Pós-desenvolvimento e Inovação Social

    Desenvolvimento e inovação social representam hoje duas dimensões importantes da formação dos estudantes em administração pública. Este seminário tem como objetivo unir estes dois temas através de uma abordagem crítica e reflexiva que visa discutir alternativas ao desenvolvimento ‘ocidental’, incluindo correntes como o pós-desenvolvimento, o buen vivir, as abordagens ancoradas na crise ambiental e nas visões indígenas, pós-extrativismo, o paradigma da grande transição, a política dos comuns e outras.

    Desenvolvimento e inovação social representam hoje duas dimensões importantes da formação dos estudantes em administração pública. Este seminário tem como objetivo unir estes dois temas através de uma abordagem crítica e reflexiva que visa discutir alternativas ao desenvolvimento ‘ocidental’, incluindo correntes como o pós-desenvolvimento, o buen vivir, as abordagens ancoradas na crise ambiental e nas visões indígenas, pós-extrativismo, o paradigma da grande transição, a política dos comuns e outras.

    Carga horária
    30h
    • Marlei Pozzebon

      Marlei Pozzebon

      Ph.D. em Management pela McGill University (Canadá). Associate Professor do  Department of International Business da HEC Montreal (Canadá). Member...

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      Títulação
      Doutora em Administração de Empresas pela Universidade de Mcgill, Canadá
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2014
  • Economia Política

    Nos últimos anos houve uma aproximação entre economistas e cientistas políticos que passaram a compartilhar interesses substantivos e abordagens metodológicas. Na primeira parte do curso, os alunos devem aprender as ferramentas básicas que constituem a contribuição da economia para a Ciência Política comparada, ou seja, baseada em comparações entre países, estados, municípios, etc. Em seguida, os alunos devem começar a aplicar essas ferramentas para a análise da produção das políticas públicas como resultado de conflitos políticos.

    Nos últimos anos houve uma aproximação entre economistas e cientistas políticos que passaram a compartilhar interesses substantivos e abordagens metodológicas. Na primeira parte do curso, os alunos devem aprender as ferramentas básicas que constituem a contribuição da economia para a Ciência Política comparada, ou seja, baseada em comparações entre países, estados, municípios, etc. Em seguida, os alunos devem começar a aplicar essas ferramentas para a análise da produção das políticas públicas como resultado de conflitos políticos.

    Carga horária
    30h
    • Ciro Biderman

      Ciro Biderman

      Ciro Biderman é professor dos cursos de graduação e pós-graduação em administração pública e economia da Fundação Getulio...

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      Títulação
      Doutor em Economia de Empresas - FGV EAESP
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2001
    • George Avelino Filho

      George Avelino Filho

      Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Sociologia pela...

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      Títulação
      PH.D em Ciência Política pela Universidade de Stanford
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1992
  •  Teorias de Administração Pública

    Os paradigmas da Administração Pública; Burocracia; Planejamento Estratégico; Teoria da Racionalidade Limitada e Tomada de Decisão; Liderança e Motivação no Serviço Público; Novo Institucionalismo e Teoria da Dependência de Recursos; Análise do Desempenho de Organizações Públicas; Teoria da Agência e Teoria dos Stakeholders; Nova Gestão Pública e Novo Serviço Público; Governança no Serviço Público; Racionalidade Comunicativa.

    Os paradigmas da Administração Pública; Burocracia; Planejamento Estratégico; Teoria da Racionalidade Limitada e Tomada de Decisão; Liderança e Motivação no Serviço Público; Novo Institucionalismo e Teoria da Dependência de Recursos; Análise do Desempenho de Organizações Públicas; Teoria da Agência e Teoria dos Stakeholders; Nova Gestão Pública e Novo Serviço Público; Governança no Serviço Público; Racionalidade Comunicativa.

    Carga horária
    30h
    • Ricardo Corrêa Gomes

      Ricardo Corrêa Gomes

      Ricardo Corrêa Gomes é pós-doutor pela Georgia State University (2014), onde desenvolveu teorias sobre a importância do...

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      Títulação
      Doutor em Gestão Pública pela Aston Business School
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2019
  • Macroeconomia do Desenvolvimento

    Análise da política macroeconômica e sua relação com: i) o processo de desenvolvimento econômico; ii) a estabilidade da inflação e, iii) a distribuição da renda. Ênfase no papel dos principais preços macroeconômicos (taxa de câmbio, de juros, de lucro, de salários e de inflação) nesse processo.

    Análise da política macroeconômica e sua relação com: i) o processo de desenvolvimento econômico; ii) a estabilidade da inflação e, iii) a distribuição da renda. Ênfase no papel dos principais preços macroeconômicos (taxa de câmbio, de juros, de lucro, de salários e de inflação) nesse processo.

    Carga horária
    30h
    • Nelson Marconi

      Nelson Marconi

      Coordenador executivo do Centro de Estudos do Novo Desenvolvimentismo da Fundação Getulio Vargas (FGVcnd). Doutor e Mestre em...

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      Títulação
      Doutorado em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2018
  • Advanced International Comparative Public Management

    This course examines advanced, international and comparative experiences of other countries in public management, notably leading and other practices from Asia-Pacific and North America. Couse objectives are to (1) understand how important challenges of public management and policy are addressed in other countries; (2) provide theoretical and research approaches to assist in the comparative study of public management and public policy; and (3) facilitate application of comparative/international experiences to specific settings and contexts (e.g., Brasil).

     

    This course examines advanced, international and comparative experiences of other countries in public management, notably leading and other practices from Asia-Pacific and North America. Couse objectives are to (1) understand how important challenges of public management and policy are addressed in other countries; (2) provide theoretical and research approaches to assist in the comparative study of public management and public policy; and (3) facilitate application of comparative/international experiences to specific settings and contexts (e.g., Brasil).

     

    Carga horária
    30h
    • Imagem do Evan Berman

      Evan Berman

      Professor Titular em Gestão Pública na FGV EAESP. Suas áreas de pesquisa são performance e gestão do setor público, gestão...

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      Títulação
      Ph.D. em Políticas Públicas pela Universidade George Washington
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2020
  • Tecnologia e Governos
    Carga horária
    30h
    • Maria Alexandra Viegas Cortez da Cunha

      Maria Alexandra Viegas Cortez da Cunha

      Coordenadora da área de Tecnologias e Governos do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGVceapg)....

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      Títulação
      Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2014
Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Estado, Interesses Organizados e Política Pública

    O curso será desenvolvido com base em abordagens sobre economia política e como grupos de interesses e empresas se articulam ao redor do Estado e políticas governamentais. Este é um campo de estudo interdisciplinar entre ciência política, economia e administração pública que busca analisar como atores políticos se organizam para influenciar decisões governamentais e as políticas públicas que daí decorrem. Embora haja acordo sobre o objeto de estudo, muitas são as teorias que se propõem a analisar esse processo. Nesse sentido, busca-se oportunizar o conhecimento desse distintos enfoques como forma de ampliar as possibilidades analíticas da ação organizada de grupos de interesse e empresas.

    O curso será desenvolvido com base em abordagens sobre economia política e como grupos de interesses e empresas se articulam ao redor do Estado e políticas governamentais. Este é um campo de estudo interdisciplinar entre ciência política, economia e administração pública que busca analisar como atores políticos se organizam para influenciar decisões governamentais e as políticas públicas que daí decorrem. Embora haja acordo sobre o objeto de estudo, muitas são as teorias que se propõem a analisar esse processo. Nesse sentido, busca-se oportunizar o conhecimento desse distintos enfoques como forma de ampliar as possibilidades analíticas da ação organizada de grupos de interesse e empresas.

    Carga horária
    30h
    • Eduardo José Grin

      Pesquisador do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGVceapg). Doutor em Administração Pública e...

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      Títulação
      Doutor em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2017
    • Lauro Emilio Gonzalez Farias

      Lauro Emilio Gonzalez Farias

      Pesquisador do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGVceapg). Professor visitante na Université Paris...

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      Títulação
      Doutor em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2004
  • Federalismo e Políticas Públicas

    O curso vai analisar a relação entre o federalismo e as políticas públicas sob três perspectivas. A primeira é conceitual, estudando o conceito de Federação e seus impactos nas políticas públicas, seja do ponto de vista teórico, seja do ponto de vista da experiência internacional comparada. Em segundo lugar, será analisada a intersecção da temática federativa com a construção de um Estado de Bem-Estar Social no Brasil, começando com a apresentação de um panorama histórico mais amplo e centrando o foco nas mudanças ocorridas especialmente a partir da Constituição de 1988. Por fim, serão discutidos alguns setores governamentais específicos, como Educação, Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente, entre os principais, para mostrar como a dinâmica intergovernamental é uma peça-chave para entender o funcionamento e os resultados da Administração Pública brasileira. 

    O curso vai analisar a relação entre o federalismo e as políticas públicas sob três perspectivas. A primeira é conceitual, estudando o conceito de Federação e seus impactos nas políticas públicas, seja do ponto de vista teórico, seja do ponto de vista da experiência internacional comparada. Em segundo lugar, será analisada a intersecção da temática federativa com a construção de um Estado de Bem-Estar Social no Brasil, começando com a apresentação de um panorama histórico mais amplo e centrando o foco nas mudanças ocorridas especialmente a partir da Constituição de 1988. Por fim, serão discutidos alguns setores governamentais específicos, como Educação, Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente, entre os principais, para mostrar como a dinâmica intergovernamental é uma peça-chave para entender o funcionamento e os resultados da Administração Pública brasileira. 

    Carga horária
    30h
    • Fernando Luiz Abrucio

      Fernando Luiz Abrucio

      Coordenador da área de Educação do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGVceapg)....

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      Títulação
      Doutor em Ciência Política pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1985
  • Tópicos de Política Comparada

    Através da análise de algumas das principais instituições, o objetivo da disciplina é avançar no conhecimento dos alunos sobre o funcionamento das instituições políticas democráticas de forma a aumentar a compreensão dos alunos sobre o funcionamento e as consequências dos diferentes tipos de instituições.

     

    Através da análise de algumas das principais instituições, o objetivo da disciplina é avançar no conhecimento dos alunos sobre o funcionamento das instituições políticas democráticas de forma a aumentar a compreensão dos alunos sobre o funcionamento e as consequências dos diferentes tipos de instituições.

     

    Carga horária
    30h
    • Claudio Goncalves Couto

      Claudio Goncalves Couto

      Coordenador do Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas (MPGPP) da EAESP-FGV. Graduado em Ciências Sociais (1991),...

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      Títulação
      Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2007
    • George Avelino Filho

      George Avelino Filho

      Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Sociologia pela...

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      Títulação
      PH.D em Ciência Política pela Universidade de Stanford
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1992
  • Information Technology & Sustainability

    A relação entre tecnologia e sustentabilidade tem sido cada vez mais paradoxal em nosso século. Se por um lado o desenvolvimento tecnológico trouxe grandes avanços na qualidade de vida e produtividade em muitas regiões do mundo, por outro lado sua onipresença em todas as esferas da vida humana e os diferentes níveis de inserção em diferentes áreas também tem sido uma fonte de tensões e críticas. Pesquisas recentes em TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação - apontam para uma contribuição positiva dessas tecnologias para o desenvolvimento sustentável, em particular seu necessário alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, em diversas áreas de atuação, como o combate à pobreza. e desigualdades, melhorando a saúde, a educação, o emprego e muitos outros temas. O efeito positivo se dá principalmente pelo aumento do acesso à informação e redução dos custos de comunicação. A internet e os telefones celulares têm um grande potencial para melhorar os sistemas de saúde e educação e combater as desigualdades regionais e sociais, além de proteger o meio ambiente. No entanto, esses benefícios não estão sendo plenamente realizados por uma série de razões de natureza diversa, que podem ser analisadas sob diferentes perspectivas. Neste curso interdisciplinar discutimos os diferentes papéis que as TIC podem desempenhar para o desenvolvimento sustentável. O foco é o cenário brasileiro, mas durante o curso serão amplamente discutidos exemplos de outras culturas e territórios. Este tema, que já foi conhecido internacionalmente como TIC para o Bem (alinhamento das Tecnologias de Informação e Comunicação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), produziu extensa bibliografia que será amplamente utilizada durante o curso.

    A relação entre tecnologia e sustentabilidade tem sido cada vez mais paradoxal em nosso século. Se por um lado o desenvolvimento tecnológico trouxe grandes avanços na qualidade de vida e produtividade em muitas regiões do mundo, por outro lado sua onipresença em todas as esferas da vida humana e os diferentes níveis de inserção em diferentes áreas também tem sido uma fonte de tensões e críticas. Pesquisas recentes em TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação - apontam para uma contribuição positiva dessas tecnologias para o desenvolvimento sustentável, em particular seu necessário alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, em diversas áreas de atuação, como o combate à pobreza. e desigualdades, melhorando a saúde, a educação, o emprego e muitos outros temas. O efeito positivo se dá principalmente pelo aumento do acesso à informação e redução dos custos de comunicação. A internet e os telefones celulares têm um grande potencial para melhorar os sistemas de saúde e educação e combater as desigualdades regionais e sociais, além de proteger o meio ambiente. No entanto, esses benefícios não estão sendo plenamente realizados por uma série de razões de natureza diversa, que podem ser analisadas sob diferentes perspectivas. Neste curso interdisciplinar discutimos os diferentes papéis que as TIC podem desempenhar para o desenvolvimento sustentável. O foco é o cenário brasileiro, mas durante o curso serão amplamente discutidos exemplos de outras culturas e territórios. Este tema, que já foi conhecido internacionalmente como TIC para o Bem (alinhamento das Tecnologias de Informação e Comunicação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), produziu extensa bibliografia que será amplamente utilizada durante o curso.

    Carga horária
    30h
    • Eduardo Henrique Diniz

      Eduardo Henrique Diniz

      Pesquisador do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGVceapg). Formado em Engenharia Elétrica, com...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1999
  • Avaliação de Políticas Públicas

    A disciplina tem por objetivo capacitar os/as alunos/as em conceitos e instrumentos necessários para a condução de pesquisa aplicada em nível profissional em avaliação de impacto de políticas públicas. O curso está organizado em aulas expositivas sobre teoria e técnicas quantitativas através de solução de casos aplicados à avaliação de políticas públicas no Brasil e no mundo, bem como em leitura e discussão de artigos acadêmicos empíricos. Também discutiremos as etapas de um ciclo de pesquisa empírica, desde a concepção de projetos de pesquisa em avaliação de políticas públicas até o ciclo de publicação acadêmica. Haverá inclusive oportunidades para a discussão/mentoria de projetos de pesquisa/tese.

    A disciplina tem por objetivo capacitar os/as alunos/as em conceitos e instrumentos necessários para a condução de pesquisa aplicada em nível profissional em avaliação de impacto de políticas públicas. O curso está organizado em aulas expositivas sobre teoria e técnicas quantitativas através de solução de casos aplicados à avaliação de políticas públicas no Brasil e no mundo, bem como em leitura e discussão de artigos acadêmicos empíricos. Também discutiremos as etapas de um ciclo de pesquisa empírica, desde a concepção de projetos de pesquisa em avaliação de políticas públicas até o ciclo de publicação acadêmica. Haverá inclusive oportunidades para a discussão/mentoria de projetos de pesquisa/tese.

    Carga horária
    30h
    • Rudi Rocha de Castro

      Rudi Rocha

      Rudi Rocha possui graduação e mestrado em economia pela UFRJ, e doutorado em economia pela PUC-Rio (2011, vencedor do prêmio...

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      Títulação
      Doutor em Economia pela Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2018
  • Controles e Democracia. As instituições de controle sobre a Administração Pública Brasileira
    Carga horária
    30h
    • Marco Antonio Carvalho Teixeira

      Marco Antonio Carvalho Teixeira

      Pesquisador do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGVceapg). Possui mestrado em Ciências Sociais (...

      Saiba mais
      Títulação
      Doutor em Ciências Sociais: Política pela Pontifícia Universidade Católica, São Paulo
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2006
Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Seminário Geral

    O objetivo do seminário é analisar as tendências gerais no campo da administração pública e governo por meio de seminários, palestras de pesquisadores convidados e discussões em classe.
    • Por que fazer pesquisa em administração pública e governo?
    • O que pesquisar em administração pública e governo?
    • Quais são as características da pesquisa bem-sucedida na academia e na prática?
    • Que perguntas as pessoas na academia e na prática estão tentando responder atualmente?
    • Quais são alguns dos principais exemplos de pesquisa e métodos de pesquisa na administração pública?

    O objetivo do seminário é analisar as tendências gerais no campo da administração pública e governo por meio de seminários, palestras de pesquisadores convidados e discussões em classe.
    • Por que fazer pesquisa em administração pública e governo?
    • O que pesquisar em administração pública e governo?
    • Quais são as características da pesquisa bem-sucedida na academia e na prática?
    • Que perguntas as pessoas na academia e na prática estão tentando responder atualmente?
    • Quais são alguns dos principais exemplos de pesquisa e métodos de pesquisa na administração pública?

    Carga horária
    15h
    • Imagem do Evan Berman

      Evan Berman

      Professor Titular em Gestão Pública na FGV EAESP. Suas áreas de pesquisa são performance e gestão do setor público, gestão...

      Saiba mais
      Títulação
      Ph.D. em Políticas Públicas pela Universidade George Washington
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2020
  • Seminário de Acompanhamento Monográfico

    Este é um workshop prático sobre publicação para pesquisadores que desejam entender as bases da pesquisa em ciências sociais e o processo de publicação em veículos acadêmicos.

    Este é um workshop prático sobre publicação para pesquisadores que desejam entender as bases da pesquisa em ciências sociais e o processo de publicação em veículos acadêmicos.

    Carga horária
    15h
    • José Antonio Puppim de Oliveira

      José Antonio Puppim de Oliveira

      Professor pesquisador da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE) e da Escola de Administração de Empresas de São...

      Saiba mais
      Títulação
      Ph.D. em Planejamento pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2016

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