Plano do curso

Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Epistemology

    This course aims to give students a grounding in the various epistemological perspectives underpinning social science research so they understand how these perspectives influence research design, methodology, methods, data analysis and theory construction.

     

    This course aims to give students a grounding in the various epistemological perspectives underpinning social science research so they understand how these perspectives influence research design, methodology, methods, data analysis and theory construction.

     

    Carga horária
    30h
    • Ann L. Cunliffe

      Ann Cunliffe is a Professor of Organization Studies at FGV-EAESP in Brazil. She worked previously at the Universities of Leeds (UK), Bradford (UK... Saiba mais

      Títulação
      Ph.D. em Administração pela Universidade de Lancaster - Reino Unido
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2014
Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Estratégia Internacional e Transformação Digital (LP EE)

    Esta disciplina foi desenhada para construir com os alunos um quadro de referências sobre estratégia internacional, focando as transformações atuais políticas, tecnológicas, econômicas e sociais. O cenário de globalização/desglobalização, as mudanças provocadas pela transformação digital nos países , nas empresas multinacionais, locais, seus os impactos econômicos e sociais , o protagonismo dos países frente um cenário pós covid-19 serão temas discutidos ao longo do curso.

    Esta disciplina foi desenhada para construir com os alunos um quadro de referências sobre estratégia internacional, focando as transformações atuais políticas, tecnológicas, econômicas e sociais. O cenário de globalização/desglobalização, as mudanças provocadas pela transformação digital nos países , nas empresas multinacionais, locais, seus os impactos econômicos e sociais , o protagonismo dos países frente um cenário pós covid-19 serão temas discutidos ao longo do curso.

    Carga horária
    30h
    • Maria Tereza Leme Fleury

      Maria Tereza Leme Fleury

      É professora titular na área de Estratégia Internacional e diretora da FGV SP. Foi diretora da FGV EAESP - Escola de... Saiba mais

      Títulação
      Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2008
  • Business Strategy I (LP EE)

    The students are expected to be able to become knowledgeable about the main theoretical underpinnings of strategy and competitive advantage, starting from the analysis of its theoretical origins and its foundations in Economics and Industrial Organization Theory. The course was designed for stricto sensu students, with clear academic orientation, and is focused on building critical reading skills and comparative analysis. For students unfamiliar with business strategy and microeconomics, the reading of introductory texts, such as Barney and Hesterly (2011) and Besanko et al. (2006), is recommended. Students are expected to be able to discuss in depth the assigned texts, and critically analyze both the theoretical arguments and the empirical evidence they bring, in order to develop a comprehensive understanding of the fundamentals of theory in business strategy and to explore aspects worthy of future research.

    The students are expected to be able to become knowledgeable about the main theoretical underpinnings of strategy and competitive advantage, starting from the analysis of its theoretical origins and its foundations in Economics and Industrial Organization Theory. The course was designed for stricto sensu students, with clear academic orientation, and is focused on building critical reading skills and comparative analysis. For students unfamiliar with business strategy and microeconomics, the reading of introductory texts, such as Barney and Hesterly (2011) and Besanko et al. (2006), is recommended. Students are expected to be able to discuss in depth the assigned texts, and critically analyze both the theoretical arguments and the empirical evidence they bring, in order to develop a comprehensive understanding of the fundamentals of theory in business strategy and to explore aspects worthy of future research.

    Carga horária
    30h
    • Jorge Manoel Teixeira Carneiro

      Jorge Manoel Teixeira Carneiro

      Professor Associado de Estratégia e de Negócios Internacionais da FGV EAESP. Possui doutorado em Administração de Empresas pelo Coppead/UFRJ, com... Saiba mais

      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2016
  • Marketing Theory Development (LP Mkt)

    The objective of this course is to promote understanding of the process of the construction of knowledge and theory concerning marketing.

    The objective of this course is to promote understanding of the process of the construction of knowledge and theory concerning marketing.

    Carga horária
    30h
    • Eliane Pereira Zamith Brito

      Eliane Pereira Zamith Brito

      Possui graduação (1985) e mestrado (1993) em Administração pela Fundação Getulio Vargas - SP e doutorado (1997) pela Manchester... Saiba mais

      Títulação
      Doutora em Filosofia pela University of Manchester, Inglaterra
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2009
  • Inovação em Marketing (LP Mkt)

    Esta disciplina tem por objetivo promover a reflexão sobre o conceito e as estratégias de inovação a partir de uma perspectiva do campo teórico de Marketing. A disciplina envolve a discussão sobre a definição, a tipologia e o escopo do conceito de inovação, dentro de uma visão de Marketing Estratégico. São ainda abordadas questões mais específicas no tema, tais como as métricas aplicadas para a inovação, os recursos de Marketing associados à inovação, a proposta de inovação aberta, a inovação em serviços, novos modelos de negócio que têm a inovação como foco central, a relação da sustentabilidade e a inovação em Marketing, além de aspectos particulares da inovação em contextos de países emergentes, a exemplo do Brasil.

    Esta disciplina tem por objetivo promover a reflexão sobre o conceito e as estratégias de inovação a partir de uma perspectiva do campo teórico de Marketing. A disciplina envolve a discussão sobre a definição, a tipologia e o escopo do conceito de inovação, dentro de uma visão de Marketing Estratégico. São ainda abordadas questões mais específicas no tema, tais como as métricas aplicadas para a inovação, os recursos de Marketing associados à inovação, a proposta de inovação aberta, a inovação em serviços, novos modelos de negócio que têm a inovação como foco central, a relação da sustentabilidade e a inovação em Marketing, além de aspectos particulares da inovação em contextos de países emergentes, a exemplo do Brasil.

    Carga horária
    30h
    • Marcelo Gattermann Perin

      Marcelo Gattermann Perin

      Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), graduação em Administração de... Saiba mais

      Títulação
      Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2019
  • Teoria Social e Capitalismo: Fundamentos Para um Estudo das Organizações (LP EO)

    A disciplina se inicia com a localização histórica do capitalismo – tanto na história das ideias (a história do pensamento econômico pautada por Albert O. Hirschman), quanto na história da Modernidade. O capitalismo surge e se molda a partir do cruzamento dessas histórias. A partir disso, a disciplina apresentará a lógica de funcionamento do capitalismo a partir da obra de Marx, “O Capital”, em seus fundamentos. Na medida em que esta obra dialoga criticamente com a Economia Política Clássica, veremos, igualmente, quais os pontos de aproximação e distanciamento da obra marxista com autores desse campo, assim como, com a dialética hegeliana e os socialistas utópicos. Os objetivos fundamentais da disciplina são: mostrar as bases epistemológicas, teóricas e metodológicas na produção d’o Capital; bem como, apresentar ao aluno de Estudos Organizacionais de que modo o capitalismo informa e forma um modo específico de produção e, consequentemente, de organização. Assim, a disciplina também indicará de que maneira essa discussão foi absorvida pelo campo dos Estudos Organizacionais. Nesse primeiro módulo, nossa meta é centrar em fundamentos históricos e teóricos. Os desdobramentos contemporâneos da teoria social e das transformações do capitalismo deverão ser objeto de uma disciplina posterior.

    A disciplina se inicia com a localização histórica do capitalismo – tanto na história das ideias (a história do pensamento econômico pautada por Albert O. Hirschman), quanto na história da Modernidade. O capitalismo surge e se molda a partir do cruzamento dessas histórias. A partir disso, a disciplina apresentará a lógica de funcionamento do capitalismo a partir da obra de Marx, “O Capital”, em seus fundamentos. Na medida em que esta obra dialoga criticamente com a Economia Política Clássica, veremos, igualmente, quais os pontos de aproximação e distanciamento da obra marxista com autores desse campo, assim como, com a dialética hegeliana e os socialistas utópicos. Os objetivos fundamentais da disciplina são: mostrar as bases epistemológicas, teóricas e metodológicas na produção d’o Capital; bem como, apresentar ao aluno de Estudos Organizacionais de que modo o capitalismo informa e forma um modo específico de produção e, consequentemente, de organização. Assim, a disciplina também indicará de que maneira essa discussão foi absorvida pelo campo dos Estudos Organizacionais. Nesse primeiro módulo, nossa meta é centrar em fundamentos históricos e teóricos. Os desdobramentos contemporâneos da teoria social e das transformações do capitalismo deverão ser objeto de uma disciplina posterior.

    Carga horária
    30h
    • Isleide Arruda Fontenelle

      Isleide Arruda Fontenelle

      É Professora Titular da Fundação Getúlio Vargas - SP, em cursos de graduação e pós-graduação, integrante do Departamento de... Saiba mais

      Títulação
      Doutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2005
  • Leadership in Organizations (LP EO)

    This course will provide a general overview of the major topics on leadership theory and theorizing. This is a foundational course

    This course will provide a general overview of the major topics on leadership theory and theorizing. This is a foundational course

    Carga horária
    30h
    • Joana Sabrina Pereira Story

      Joana Sabrina Pereira Story

      Professora Adjunto da EAESP-FGV. Ph.D pela University of Nebraska-Lincoln. Recebeu diversas honrarias acadêmicas, tendo sido... Saiba mais

      Títulação
      Doutorado em Leadership Studies pela Universidade de Nebraska/Lincoln
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2018
  • Supply Chain Management (LP GOS)

    Apresentar e discutir os construtos, teorias e desafios de pesquisa na área de operações relacionados a Supply Chain Management.

    Apresentar e discutir os construtos, teorias e desafios de pesquisa na área de operações relacionados a Supply Chain Management.

    Carga horária
    30h
    • Susana Carla Farias Pereira

      Susana Carla Farias Pereira

      Coordena o Centro de Inovação da Fundação Getulio Vargas, na Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP). 

      É professora... Saiba mais

      Títulação
      Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2003
  • Operations Strategy (LP GOS)

    1. Introduction to operations strategy Historical evolution Basic concepts and classic articles Role of operations in the overall business strategy 2. Resource-Based View The Resource-Based View and Manufacturing Strategy Manufacturing Performance from the Viewpoint of Resource-Based View 3. Capabilities Cumulative competencies Practices and competencies 4. Quality and Lean New issues for quality management Lean production 5. Sustainable Operations Sustainability and Supply Chains Social sustainability 6. Behavior Operations The influence of behavioral aspects in operations management 7. Perspectives for the Future in OS

    1. Introduction to operations strategy Historical evolution Basic concepts and classic articles Role of operations in the overall business strategy 2. Resource-Based View The Resource-Based View and Manufacturing Strategy Manufacturing Performance from the Viewpoint of Resource-Based View 3. Capabilities Cumulative competencies Practices and competencies 4. Quality and Lean New issues for quality management Lean production 5. Sustainable Operations Sustainability and Supply Chains Social sustainability 6. Behavior Operations The influence of behavioral aspects in operations management 7. Perspectives for the Future in OS

    Carga horária
    30h
    • Ely Laureano Paiva

      Ely Laureano Paiva

      Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), mestrado em Administração pela... Saiba mais

      Títulação
      Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2009
  • Fundamentals of Finance (LP FIN)

    This is the basic chair of the graduate program in finance. It aims to provide the student with the fundamentals of financial asset pricing theory. It covers consumption and investment (portfolio) decisions and their implication on asset pricing. The implications of the absence of arbitrage hypothesis on asset pricing are also explored. It is assumed that the student has knowledge of probability and statistics and familiarity with constrained optimization.

    This is the basic chair of the graduate program in finance. It aims to provide the student with the fundamentals of financial asset pricing theory. It covers consumption and investment (portfolio) decisions and their implication on asset pricing. The implications of the absence of arbitrage hypothesis on asset pricing are also explored. It is assumed that the student has knowledge of probability and statistics and familiarity with constrained optimization.

    Carga horária
    30h
    • Antonio Gledson de Carvalho

      Antonio Gledson de Carvalho

      Bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo (1986), Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (1991), Mestre em... Saiba mais

      Títulação
      Doutor em Economia pela Universidade de Illinois, EUA
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2005
  • Corporate Finance I (LP FIN)

    Why should you study Corporate Finance? Because in the past decades the business environment has relied a lot in innovative financial transactions. Firms face risks that must be mitigated and need to raise capital to explore their investment opportunities. The volume of financial transactions has outgrown the growth rate of GDP in most countries, especially in emerging markets. The increase in the volume of these activities created a demand for more specialized professionals in areas such as treasury management, financial analysis and control, risk management, security analysis, and the overall financial management of firms. Also, Corporate Finance has become of key importance for many strategic decisions of the firms, meaning professionals of marketing, operations, and human resources also need to understand how the financial environment can affect their roles. Besides, Corporate Finance is one of the most interesting and challenging subjects in management!

    This course provides a survey of the major financial decisions faced by corporations and their underlying theories. Topics include cost of capital, capital structure, capital budgeting, cash management, payout policy. Common business processes and skills practiced are firm valuation, security analysis, cost of capital calculation.

    Why should you study Corporate Finance? Because in the past decades the business environment has relied a lot in innovative financial transactions. Firms face risks that must be mitigated and need to raise capital to explore their investment opportunities. The volume of financial transactions has outgrown the growth rate of GDP in most countries, especially in emerging markets. The increase in the volume of these activities created a demand for more specialized professionals in areas such as treasury management, financial analysis and control, risk management, security analysis, and the overall financial management of firms. Also, Corporate Finance has become of key importance for many strategic decisions of the firms, meaning professionals of marketing, operations, and human resources also need to understand how the financial environment can affect their roles. Besides, Corporate Finance is one of the most interesting and challenging subjects in management!

    This course provides a survey of the major financial decisions faced by corporations and their underlying theories. Topics include cost of capital, capital structure, capital budgeting, cash management, payout policy. Common business processes and skills practiced are firm valuation, security analysis, cost of capital calculation.

    Carga horária
    30h
    • Paulo Renato Soares Terra

      Paulo Renato Soares Terra

      Doutor em Administração pela McGill University (Montreal, Canadá), Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio... Saiba mais

      Títulação
      Doutor em Administração pela Universidade MCGILL, Canadá
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2014
  • Oficina de Pesquisa e Publicação em Tecnologia e Sistema de Informação (LP AATI)

    É grande a demanda por conhecimento. Para que o conhecimento gerado por pesquisadores seja útil e aplicável, ele deve ser divulgado adequadamente. Assim sendo, este curso de pós-graduação stricto sensu procura promover o interesse dos futuros pesquisadores em Tecnologia e Sistemas de Informação em publicar seus trabalhos e fornecer-lhes meios para que essas habilidades sejam desenvolvidas.

    Para que o conhecimento gerado seja aceito por uma área, além das habilidades pessoais de escrita, é necessário que condições adicionais sejam satisfeitas: a temática deve ser relevante; a abordagem teórica deve ser consistente; e a análise empírica deve ser suficiente para dar conta do problema pesquisado. Esses critérios são, todavia, dependentes de um momentum do qual participa um grupo específico de pesquisadores que personifica e é agente de um determinado campo de conhecimento que contém a temática estudada. Essa realidade socialmente construída, mediada pelos principais periódicos e congressos, está em constante mudança e representa o que se conhece por campo de estudo.

    Esta disciplina foca a compreensão das temáticas atuais no campo de Tecnologia e Sistemas de Informação, nacionais e internacionais, o entendimento dos fundamentos das principais teorias em desenvolvimento e uso no campo e o reconhecimento das características de adequação dos métodos mais empregados. Ao adquirir esse conjunto de conhecimentos o aluno estará capacitado a produzir resultados de pesquisa consistentes com os atuais níveis de exigência de publicação na Linha de Pesquisa Administração, Análise e Tecnologia da Informação - AATI.

    É grande a demanda por conhecimento. Para que o conhecimento gerado por pesquisadores seja útil e aplicável, ele deve ser divulgado adequadamente. Assim sendo, este curso de pós-graduação stricto sensu procura promover o interesse dos futuros pesquisadores em Tecnologia e Sistemas de Informação em publicar seus trabalhos e fornecer-lhes meios para que essas habilidades sejam desenvolvidas.

    Para que o conhecimento gerado seja aceito por uma área, além das habilidades pessoais de escrita, é necessário que condições adicionais sejam satisfeitas: a temática deve ser relevante; a abordagem teórica deve ser consistente; e a análise empírica deve ser suficiente para dar conta do problema pesquisado. Esses critérios são, todavia, dependentes de um momentum do qual participa um grupo específico de pesquisadores que personifica e é agente de um determinado campo de conhecimento que contém a temática estudada. Essa realidade socialmente construída, mediada pelos principais periódicos e congressos, está em constante mudança e representa o que se conhece por campo de estudo.

    Esta disciplina foca a compreensão das temáticas atuais no campo de Tecnologia e Sistemas de Informação, nacionais e internacionais, o entendimento dos fundamentos das principais teorias em desenvolvimento e uso no campo e o reconhecimento das características de adequação dos métodos mais empregados. Ao adquirir esse conjunto de conhecimentos o aluno estará capacitado a produzir resultados de pesquisa consistentes com os atuais níveis de exigência de publicação na Linha de Pesquisa Administração, Análise e Tecnologia da Informação - AATI.

    Carga horária
    30h
    • Fernando de Souza Meirelles

      Fernando de Souza Meirelles

      Exerce há mais de 35 anos as atividades de professor, executivo e consultor. É Professor Titular da GV (Escola de Administração... Saiba mais

      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1982
  • Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação (LP AATI)

    O ambiente empresarial, tanto em nível mundial como nacional, tem passado por profundas mudanças nos últimos anos, as quais têm sido consideradas diretamente relacionadas com a TI. Um dos aspectos mais importantes deste novo contexto é a consolidação definitiva do ambiente digital, que passou a permitir, de fato, a transformação digital da sociedade e das organizações.

    Com isso, as organizações têm procurado um uso cada vez mais intensivo e amplo de Tecnologia de Informação (TI), como uma poderosa ferramenta empresarial, que altera as bases da competitividade e estratégias empresariais.

    Neste ambiente, as estratégias empresariais devem priorizar os novos modelos de negócios, os desafios das novas formas organizacionais, dos impactos no fator humano e nos investimentos, e na integração das cadeias de valor, física e virtual, sempre com a perspectiva do futuro deste cenário.

    A assimilação e utilização de forma ampla e intensa de Tecnologia de Informação, se tornaram parte da estratégia das organizações. O conhecimento dos vários aspectos e contribuições, bem como da sua utilização atual, potencial e tendências é imprescindível para o aproveitamento bem sucedido das oportunidades do ambiente empresarial atual.

    Esta disciplina tem como objetivo oferecer aos participantes os fundamentos destas áreas de conhecimento e estimular a discussão teórica, prática e estruturada de sua aplicação nas empresas. A contribuição do curso, além do aprimoramento propiciado por este conhecimento, também está na apresentação e aplicação de instrumentos para a definição, implementação e avaliação das estratégias do uso de Tecnologia e dos Negócios na Era Digital, visando a identificação de oportunidades de pesquisa e publicação.

    O tema central do curso é Tecnologia de Informação, com ênfase no entendimento e tratamento do gap tecnológico definido como a diferença entre a tecnologia assimilada e a tecnologia disponível, que definirá o grau de transformação digital. A abordagem será estratégica e gerencial, e não técnica. O curso apresentará e discutirá os conceitos, os aspectos e as contribuições da utilização desta tecnologia e sua administração, em especial sobre os seus benefícios para o desempenho empresarial.

    O ambiente empresarial, tanto em nível mundial como nacional, tem passado por profundas mudanças nos últimos anos, as quais têm sido consideradas diretamente relacionadas com a TI. Um dos aspectos mais importantes deste novo contexto é a consolidação definitiva do ambiente digital, que passou a permitir, de fato, a transformação digital da sociedade e das organizações.

    Com isso, as organizações têm procurado um uso cada vez mais intensivo e amplo de Tecnologia de Informação (TI), como uma poderosa ferramenta empresarial, que altera as bases da competitividade e estratégias empresariais.

    Neste ambiente, as estratégias empresariais devem priorizar os novos modelos de negócios, os desafios das novas formas organizacionais, dos impactos no fator humano e nos investimentos, e na integração das cadeias de valor, física e virtual, sempre com a perspectiva do futuro deste cenário.

    A assimilação e utilização de forma ampla e intensa de Tecnologia de Informação, se tornaram parte da estratégia das organizações. O conhecimento dos vários aspectos e contribuições, bem como da sua utilização atual, potencial e tendências é imprescindível para o aproveitamento bem sucedido das oportunidades do ambiente empresarial atual.

    Esta disciplina tem como objetivo oferecer aos participantes os fundamentos destas áreas de conhecimento e estimular a discussão teórica, prática e estruturada de sua aplicação nas empresas. A contribuição do curso, além do aprimoramento propiciado por este conhecimento, também está na apresentação e aplicação de instrumentos para a definição, implementação e avaliação das estratégias do uso de Tecnologia e dos Negócios na Era Digital, visando a identificação de oportunidades de pesquisa e publicação.

    O tema central do curso é Tecnologia de Informação, com ênfase no entendimento e tratamento do gap tecnológico definido como a diferença entre a tecnologia assimilada e a tecnologia disponível, que definirá o grau de transformação digital. A abordagem será estratégica e gerencial, e não técnica. O curso apresentará e discutirá os conceitos, os aspectos e as contribuições da utilização desta tecnologia e sua administração, em especial sobre os seus benefícios para o desempenho empresarial.

    Carga horária
    30h
    • Alberto Luiz Albertin

      Alberto Luiz Albertin

      Possui graduação em Administração de Empresas - Faculdades Associadas de São Paulo (1981), mestrado em Administração pela... Saiba mais

      Títulação
      Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1994
Disciplina
Carga Horária
Professor
  • Estratégia Empresarial II (LP EE)

    Espera-se que o participante, ao final desta disciplina, seja capaz de reconhecer diversas perspectivas sobre a existência de empresas, compreenda o conceito de “valor” e a diferença entre criação e captura de valor, entenda a relação entre estratégia, vantagem competitiva, modelo de negócio, valor e desempenho organizacional. O participante deverá estar motivado para discutir lacunas e tendências (tanto de conteúdo quanto metodológicas) da pesquisa sobre gestão estratégica. O curso foi desenhado tendo em perspectiva alunos de pós-graduação stricto sensu, com clara orientação acadêmica, e é voltado para a construção de habilidades de leitura crítica e análise comparativa de textos. A leitura prévia dos textos indicados é essencial para o aproveitamento do curso. Espera-se que os alunos sejam capazes de discutir em profundidade os textos designados, criticando tanto os argumentos teóricos quanto as evidências empíricas que eles trazem, desenvolvendo uma visão compreensiva das bases da teoria em estratégia empresarial e explorando aspectos e pontos dignos de pesquisas futuras. Esta disciplina também é importante para que o pesquisador se fundamente sobre as origens e as premissas das perspectivas teóricas subjacentes às ferramentas de gestão estratégica. O participante deverá estar plenamente familiarizado com o material coberto na disciplina Estratégia Empresarial I (Business Strategy I), em particular quanto às correntes teóricas da estratégia e da vantagem competitiva.

    Espera-se que o participante, ao final desta disciplina, seja capaz de reconhecer diversas perspectivas sobre a existência de empresas, compreenda o conceito de “valor” e a diferença entre criação e captura de valor, entenda a relação entre estratégia, vantagem competitiva, modelo de negócio, valor e desempenho organizacional. O participante deverá estar motivado para discutir lacunas e tendências (tanto de conteúdo quanto metodológicas) da pesquisa sobre gestão estratégica. O curso foi desenhado tendo em perspectiva alunos de pós-graduação stricto sensu, com clara orientação acadêmica, e é voltado para a construção de habilidades de leitura crítica e análise comparativa de textos. A leitura prévia dos textos indicados é essencial para o aproveitamento do curso. Espera-se que os alunos sejam capazes de discutir em profundidade os textos designados, criticando tanto os argumentos teóricos quanto as evidências empíricas que eles trazem, desenvolvendo uma visão compreensiva das bases da teoria em estratégia empresarial e explorando aspectos e pontos dignos de pesquisas futuras. Esta disciplina também é importante para que o pesquisador se fundamente sobre as origens e as premissas das perspectivas teóricas subjacentes às ferramentas de gestão estratégica. O participante deverá estar plenamente familiarizado com o material coberto na disciplina Estratégia Empresarial I (Business Strategy I), em particular quanto às correntes teóricas da estratégia e da vantagem competitiva.

    Carga horária
    30h
    • Jorge Manoel Teixeira Carneiro

      Jorge Manoel Teixeira Carneiro

      Professor Associado de Estratégia e de Negócios Internacionais da FGV EAESP. Possui doutorado em Administração de Empresas pelo Coppead/UFRJ, com... Saiba mais

      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2016
  • Economia da Estratégia (LP EE)

    Esta disciplina pretende discutir as teorias relacionadas ao campo de business (estratégia, pequenos negócios e organizações) com ênfase em modelos econômicos (teoria dos jogos) e empíricos para conseguir implementar ideais num nível acadêmico internacional.

    Esta disciplina pretende discutir as teorias relacionadas ao campo de business (estratégia, pequenos negócios e organizações) com ênfase em modelos econômicos (teoria dos jogos) e empíricos para conseguir implementar ideais num nível acadêmico internacional.

    Carga horária
    30h
    • Paulo Roberto Arvate

      Paulo Roberto Arvate

      Professor de graduação e pós-graduação da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas em São Paulo. Doutor... Saiba mais

      Títulação
      Doutor em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1992
  • Psychometrics (LP MKT)

    The objective is to prepare students to measure latent variables. The course addresses measurement theory and its applications in marketing. Students will learn how to build and test scales to be used in surveys and experiments, among other possibilities. Testing scales and evaluating the reliability and validity of measures require theoretical knowledge. Additionally, students will learn how to perform structural equation modeling (Factor Analysis and SEM) and Item Response Theory (IRT).

    The objective is to prepare students to measure latent variables. The course addresses measurement theory and its applications in marketing. Students will learn how to build and test scales to be used in surveys and experiments, among other possibilities. Testing scales and evaluating the reliability and validity of measures require theoretical knowledge. Additionally, students will learn how to perform structural equation modeling (Factor Analysis and SEM) and Item Response Theory (IRT).

    Carga horária
    30h
    • Felipe Zambaldi

      Felipe Zambaldi

      Doutor em Administração de Empresas pela FGV EAESP, foi aprovado com distinção pela banca examinadora. Possui graduação em... Saiba mais

      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2009
  • TCR - Transformative Consumer Research (LP MKT)

    A disciplina desenvolverá uma compreensão crítica e em profundidade sobre Transformative Consumer Research (TCR) – um programa de pesquisa da Association of Consumer Research (ACR) que estuda o bem-estar individual e coletivo como uma função do consumo. A disciplina terá como foco a transformação do comportamento do consumidor e irá discutir aspectos conceituais e aplicações metodológicas envolvendo três eixos principais: 1) injustiça e discriminação no mercado, 2) comportamentos de risco do consumidor e 3) o papel do consumidor na promoção do bem-estar.

    A disciplina desenvolverá uma compreensão crítica e em profundidade sobre Transformative Consumer Research (TCR) – um programa de pesquisa da Association of Consumer Research (ACR) que estuda o bem-estar individual e coletivo como uma função do consumo. A disciplina terá como foco a transformação do comportamento do consumidor e irá discutir aspectos conceituais e aplicações metodológicas envolvendo três eixos principais: 1) injustiça e discriminação no mercado, 2) comportamentos de risco do consumidor e 3) o papel do consumidor na promoção do bem-estar.

    Carga horária
    30h
    • Tânia Modesto Veludo de Oliveira

      Tânia Modesto Veludo de Oliveira

      PhD em Marketing & Strategy pela Cardiff University (2009). Possui especialização interdisciplinar em Social Science... Saiba mais

      Títulação
      PhD em Marketing & Strategy pela Cardiff University, UK
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2010
  • Business, Politics and Hegemony (LP EO)

    There is increasing interest in the role of business in society. Firms and businesspeople have historically been important political actors. However, the dominance of a perspective that treats the economy as detached from the political has eclipsed business and businesspeople's role in political and ideological disputes within society. This module will focus on highlighting the usefulness of the concept of hegemony to understand how elite actors, especially business-actors, influence politics and policy by pursuing their economic and ideological interests.

     

    There is increasing interest in the role of business in society. Firms and businesspeople have historically been important political actors. However, the dominance of a perspective that treats the economy as detached from the political has eclipsed business and businesspeople's role in political and ideological disputes within society. This module will focus on highlighting the usefulness of the concept of hegemony to understand how elite actors, especially business-actors, influence politics and policy by pursuing their economic and ideological interests.

     

    Carga horária
    30h
    • Amon Narciso de Barros

      Amon Narciso de Barros

      Professor na FGV EAESP nos cursos de graduação e do Mestrado e Doutorado em Administração. Eleito division chair track do... Saiba mais

      Títulação
      Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2014
  • Questões de Gênero nas Organizações (LP EO)

    A disciplina tem por objetivo apresentar e debater pesquisas clássicas e contemporâneas sobre questões de gênero nas organizações. As questões de gênero estão entrelaçadas com questões de poder, liderança, meritocracia, desigualdade e interseccionalidades que marcam a estrutura organizacional, que desmitificam a neutralidade de conceitos tradicionais em EOR.  As teorias feministas mostram que essas estruturas são “gendered”  tanto na prática como nas teorias organizacionais que as explicam. A disciplina propõe um debate sobre a desconstrução das teorias organizacionais tradicionais e inclui a questão de gênero como uma categoria central para a análise das organizações.

    A disciplina tem por objetivo apresentar e debater pesquisas clássicas e contemporâneas sobre questões de gênero nas organizações. As questões de gênero estão entrelaçadas com questões de poder, liderança, meritocracia, desigualdade e interseccionalidades que marcam a estrutura organizacional, que desmitificam a neutralidade de conceitos tradicionais em EOR.  As teorias feministas mostram que essas estruturas são “gendered”  tanto na prática como nas teorias organizacionais que as explicam. A disciplina propõe um debate sobre a desconstrução das teorias organizacionais tradicionais e inclui a questão de gênero como uma categoria central para a análise das organizações.

    Carga horária
    30h
    • Maria José Tonelli

      Maria José Tonelli

      Maria José Tonelli é professora titular no Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos na FGV EAESP, instituição em... Saiba mais

      Títulação
      Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1988
  • Sustentabilidade e Responsabilidade em Operações (LP GOS)

    Esta disciplina tem o objetivo promover a discussão e reflexão sobre temas emergentes no estudo da sustentabilidade e responsibilidade em Operações e Cadeias de Suprimento. A disciplina foca nas teorias que vem sendo utilizadas no avanço destes temas, e busca instigar desenvolvimento de novas questões de pesquisa. São também abordadas também questões específicas de investigação sobre Sustentabilidade e Responsabilidade em Operações e Cadeias de Suprimento, tais como eco-inovação, redução de perdas e desperdícios de alimentos, upgrading social e ambiental nas cadeias globais de valor, compras responsáveis, compliance, entre outros.

    Esta disciplina tem o objetivo promover a discussão e reflexão sobre temas emergentes no estudo da sustentabilidade e responsibilidade em Operações e Cadeias de Suprimento. A disciplina foca nas teorias que vem sendo utilizadas no avanço destes temas, e busca instigar desenvolvimento de novas questões de pesquisa. São também abordadas também questões específicas de investigação sobre Sustentabilidade e Responsabilidade em Operações e Cadeias de Suprimento, tais como eco-inovação, redução de perdas e desperdícios de alimentos, upgrading social e ambiental nas cadeias globais de valor, compras responsáveis, compliance, entre outros.

    Carga horária
    30h
    • Luciana Marques Vieira

      Luciana Marques Vieira

      PhD em Agricultural and Food Economics pela University of Reading, Reino Unido ((2004). Pesquisadora visitante na Brown... Saiba mais

      Títulação
      Doutora em Economia Agrícola e Alimentar pela Universidade de Reading, Inglaterra
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2016
    • Priscila Laczynski de Souza Miguel

      Priscila Laczynski de Souza Miguel

      Graduada em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1995), possui mestrado e doutorado em Administração de... Saiba mais

      Títulação
      Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2011
  • Managing Collaborative Innovation (LP GOS)

    Competitive pressures are increasingly forcing companies to innovate more and reduce their time-to-market. As a result, the open innovation approach is now the status quo and companies commonly adopt collaborative innovation practices to access knowledge and capabilities of customers and network partners located all around the world to increase their innovativeness and competitiveness. Corporations traditionally involved customers and suppliers in their product and service development processes and relied on networks to innovate. Now they also look to gain access to innovative technologies and business models participating in innovation ecosystem and engaging with startups. Building on insight from operations and industrial marketing management, this module will how collaboration can, and should, be managed to be promote innovation. To do so, in this course, we will explore the theories and concepts necessary to understand how to initiate, develop, manage, and terminate relationships with single and multiple partners to generate innovation and extract value from it.

    Competitive pressures are increasingly forcing companies to innovate more and reduce their time-to-market. As a result, the open innovation approach is now the status quo and companies commonly adopt collaborative innovation practices to access knowledge and capabilities of customers and network partners located all around the world to increase their innovativeness and competitiveness. Corporations traditionally involved customers and suppliers in their product and service development processes and relied on networks to innovate. Now they also look to gain access to innovative technologies and business models participating in innovation ecosystem and engaging with startups. Building on insight from operations and industrial marketing management, this module will how collaboration can, and should, be managed to be promote innovation. To do so, in this course, we will explore the theories and concepts necessary to understand how to initiate, develop, manage, and terminate relationships with single and multiple partners to generate innovation and extract value from it.

    Carga horária
    30h
    • Juliana Bonomi Santos

      Juliana Bonomi Santos

      PhD em Management Science pela Lancaster University Management School (2013) e professora do programa de pós-graduação em... Saiba mais

      Títulação
      Doutor em Management Science pela University of Lancaster, Inglaterra
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2015
  • Banking and Macro Finance (LP FIN)

    This courses aims at covering the banking literature as it relates to theory, empirical studies, and regulations. The first part, taught by Prof. André Silva, discusses the the role of information on asset prices, financial frictions and macroeconomics, the understanding of the role of central banks (monetary policy, etc and a discussion on sovereign debt crises and central bank independence) as well as financial crises (the financial crisis of 2008, comparison with the 1929 crisis and models of bank runs).  The second part (by Prof. Rafael Schiozer) discusses the microeconomic foundations of the banking firm, bank risk and regulations (including the Basel accords).

    We expect that students will be better prepared to do research in banking, financial stability and macrofinance-related topics after taking this course. We also expect students to develop their critical thinking and learn to make academic presentations and discussions in a professional manner, which is fundamental to the research profession.

    This courses aims at covering the banking literature as it relates to theory, empirical studies, and regulations. The first part, taught by Prof. André Silva, discusses the the role of information on asset prices, financial frictions and macroeconomics, the understanding of the role of central banks (monetary policy, etc and a discussion on sovereign debt crises and central bank independence) as well as financial crises (the financial crisis of 2008, comparison with the 1929 crisis and models of bank runs).  The second part (by Prof. Rafael Schiozer) discusses the microeconomic foundations of the banking firm, bank risk and regulations (including the Basel accords).

    We expect that students will be better prepared to do research in banking, financial stability and macrofinance-related topics after taking this course. We also expect students to develop their critical thinking and learn to make academic presentations and discussions in a professional manner, which is fundamental to the research profession.

    Carga horária
    30h
    • Andre Luis Silva

      Andre Luis Silva

      É Professor e Pesquisador na FGV EAESP. Pós-doutor em Estudos Organizacionais na University of Birmingham (UoB). Foi... Saiba mais

      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2015
  • Corporate Finance II (LP FIN)

    Apresentação e discussão da teoria e da prática da administração financeira de empresas abordando conceitos relacionados a financing, investing e payout.

    Apresentação e discussão da teoria e da prática da administração financeira de empresas abordando conceitos relacionados a financing, investing e payout.

    Carga horária
    30h
    • Richard Saito

      Richard Saito

      Possui graduação em Engenharia de Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, mestrado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela... Saiba mais

      Títulação
      Ph.D in Engineering-Economic Systems, Stanford University, Stanford, EUA
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1996
    • Wesley Mendes da Silva

      Wesley Mendes da Silva

      Wesley Mendes da Silva, um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Finanças, obteve sua Livre Docência na área de Finanças em... Saiba mais

      Títulação
      Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2011
  • Digital Transformation: Identifying Research Opportunities in IS Field (LP AATI)

    Digital Transformation (DT) is in extraordinary evidence, but it is not a massive reality in organizations. Unlike other times when the use of buzzwords has mainly characterized technological inflections, DT has a unique set of characteristics and reflects an outstanding technological evolution that has been materialized in recent years on multiple fronts.

    This condition generates the potential convergence of elements capable of opening opportunities for strategic transformations in organizations, influencing many organizational aspects such as how decisions are made, the way processes and conducted, and how resources should be configured. Also, employees are exposed to new opportunities and threats in their relationships within their groups and organizations. Equally, the technology itself attracts much attention as it challenges the organizational scenario. The Information Systems – IS research field faces the challenging reality in which much of the existing knowledge needs to be complemented or revised, which raises the need to conduct scientific research on the overall topic intensively.

    This course aims at identifying and discussing potential research topics in IS field by focusing on three main aspects: (a) what exists in the mainstream IS field that can be applied to problematize DT; (b) which managerial and practical problems can drive the need for knowledge about this extreme technological and organizational inflection, and (c) which perspectives and theories are recognized so far in the mainstream IS field to support high-level research on digital transformation in the field of IS

    Digital Transformation (DT) is in extraordinary evidence, but it is not a massive reality in organizations. Unlike other times when the use of buzzwords has mainly characterized technological inflections, DT has a unique set of characteristics and reflects an outstanding technological evolution that has been materialized in recent years on multiple fronts.

    This condition generates the potential convergence of elements capable of opening opportunities for strategic transformations in organizations, influencing many organizational aspects such as how decisions are made, the way processes and conducted, and how resources should be configured. Also, employees are exposed to new opportunities and threats in their relationships within their groups and organizations. Equally, the technology itself attracts much attention as it challenges the organizational scenario. The Information Systems – IS research field faces the challenging reality in which much of the existing knowledge needs to be complemented or revised, which raises the need to conduct scientific research on the overall topic intensively.

    This course aims at identifying and discussing potential research topics in IS field by focusing on three main aspects: (a) what exists in the mainstream IS field that can be applied to problematize DT; (b) which managerial and practical problems can drive the need for knowledge about this extreme technological and organizational inflection, and (c) which perspectives and theories are recognized so far in the mainstream IS field to support high-level research on digital transformation in the field of IS

    Carga horária
    30h
    • Otávio Próspero Sanchez

      Otávio Próspero Sanchez

      Professor de Sistemas de Informação e Métodos Quantitativos nos Programas de Doutorado e Mestrado da Fundacao Getulio Vargas... Saiba mais

      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2004
  • Pesquisa em Administração e Uso de TI nas Empresas (LP AATI)

    Apresentar uma visão atual da evolução e das tendências da administração e do uso da Tecnologia de Informação (TI) nas empresas. Discutir os fatores importantes na administração, planejamento e implementação de recursos de Informática, enfocando o gerenciamento da nova cultura, das mudanças, das tendências e das transformações provocadas pela utilização da TI e de Sistemas de Informação (SI) dentro do novo papel do administrador desses recursos.

    A disciplina mostra como surgiu, evoluiu, o estado da arte e as tendências da Pesquisa na área de Administração da Informação (ADI na ANPAD) e da Linha de Pesquisa Administração, Análise e Tecnologia da Informação (AATI), discutindo pesquisas e casos recentes que exploram as principais estruturas de referência utilizadas na gestão da TI.

    Ela é uma continuação do projeto de artigo da disciplina “Oficina de Pesquisa e Publicação em Tecnologia e Sistemas de Informação” do semestre anterior.

    Apresentar uma visão atual da evolução e das tendências da administração e do uso da Tecnologia de Informação (TI) nas empresas. Discutir os fatores importantes na administração, planejamento e implementação de recursos de Informática, enfocando o gerenciamento da nova cultura, das mudanças, das tendências e das transformações provocadas pela utilização da TI e de Sistemas de Informação (SI) dentro do novo papel do administrador desses recursos.

    A disciplina mostra como surgiu, evoluiu, o estado da arte e as tendências da Pesquisa na área de Administração da Informação (ADI na ANPAD) e da Linha de Pesquisa Administração, Análise e Tecnologia da Informação (AATI), discutindo pesquisas e casos recentes que exploram as principais estruturas de referência utilizadas na gestão da TI.

    Ela é uma continuação do projeto de artigo da disciplina “Oficina de Pesquisa e Publicação em Tecnologia e Sistemas de Informação” do semestre anterior.

    Carga horária
    30h
    • Fernando de Souza Meirelles

      Fernando de Souza Meirelles

      Exerce há mais de 35 anos as atividades de professor, executivo e consultor. É Professor Titular da GV (Escola de Administração... Saiba mais

      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1982
Disciplina
Carga Horária
Professor
  • ADMINISTRAÇÃO, ANÁLISE E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

    A Linha de Pesquisa AATI desenvolve pesquisas relacionadas à gestão e impacto da disseminação e uso de Sistemas de Informação (SI) e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pelas organizações, na sociedade e pelos indivíduos. A linha também desenvolve pesquisas sobre sistemas complexos e modelos de análise de decisões. Os professores da linha AATI são envolvidos com pesquisas no âmbito local, nacional e internacional, contribuindo para a construção de abordagens teóricas, estruturas de referência e aplicações práticas de suas atividades de investigação. Esta disciplina foca na compreensão das temáticas atuais de AATI, nacionais e internacionais, o entendimento dos fundamentos das principais teorias em desenvolvimento e uso no campo e o reconhecimento das características de adequação dos métodos mais empregados. Ao adquirir esse conjunto de conhecimentos o aluno estará capacitado a reconhecer a identidade da área e produzir resultados de pesquisa consistentes com os atuais níveis de exigência de publicação na Linha.

     

    A Linha de Pesquisa AATI desenvolve pesquisas relacionadas à gestão e impacto da disseminação e uso de Sistemas de Informação (SI) e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pelas organizações, na sociedade e pelos indivíduos. A linha também desenvolve pesquisas sobre sistemas complexos e modelos de análise de decisões. Os professores da linha AATI são envolvidos com pesquisas no âmbito local, nacional e internacional, contribuindo para a construção de abordagens teóricas, estruturas de referência e aplicações práticas de suas atividades de investigação. Esta disciplina foca na compreensão das temáticas atuais de AATI, nacionais e internacionais, o entendimento dos fundamentos das principais teorias em desenvolvimento e uso no campo e o reconhecimento das características de adequação dos métodos mais empregados. Ao adquirir esse conjunto de conhecimentos o aluno estará capacitado a reconhecer a identidade da área e produzir resultados de pesquisa consistentes com os atuais níveis de exigência de publicação na Linha.

     

    Carga horária
    15h
    • Fernando de Souza Meirelles

      Fernando de Souza Meirelles

      Exerce há mais de 35 anos as atividades de professor, executivo e consultor. É Professor Titular da GV (Escola de Administração... Saiba mais

      Títulação
      Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1982
  • ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

    O objetivo desta disciplina é contribuir para a formação dos alunos do CMCD, como pesquisadores. Serão abordadas e discutidas questões ligadas à definição do problema de pesquisa ,revisão da literatura, bibliometria e abordagens metodológicas. O curso contará com a participação do professor Kent Miller , professor visitante na EAESP.

     

    O objetivo desta disciplina é contribuir para a formação dos alunos do CMCD, como pesquisadores. Serão abordadas e discutidas questões ligadas à definição do problema de pesquisa ,revisão da literatura, bibliometria e abordagens metodológicas. O curso contará com a participação do professor Kent Miller , professor visitante na EAESP.

     

    Carga horária
    15h
    • Maria Tereza Leme Fleury

      Maria Tereza Leme Fleury

      É professora titular na área de Estratégia Internacional e diretora da FGV SP. Foi diretora da FGV EAESP - Escola de... Saiba mais

      Títulação
      Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2008
  • ESTRATÉGIAS DE MARKETING

    O Seminário de Pesquisa da Linha Estratégia de Marketing nesta edição discutirá a conexão da pesquisa realizada na área com o ensino de Marketing. Também serão analisados os artigos dos periódicos de maior índice de citação da área no mundo com o propósito de revelar os temas e as metodologias usadas nestas publicações nos últimos cinco anos.

     

    O Seminário de Pesquisa da Linha Estratégia de Marketing nesta edição discutirá a conexão da pesquisa realizada na área com o ensino de Marketing. Também serão analisados os artigos dos periódicos de maior índice de citação da área no mundo com o propósito de revelar os temas e as metodologias usadas nestas publicações nos últimos cinco anos.

     

    Carga horária
    15h
    • Eliane Pereira Zamith Brito

      Eliane Pereira Zamith Brito

      Possui graduação (1985) e mestrado (1993) em Administração pela Fundação Getulio Vargas - SP e doutorado (1997) pela Manchester... Saiba mais

      Títulação
      Doutora em Filosofia pela University of Manchester, Inglaterra
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2009
  • ESTUDOS ORGANIZACIONAIS

    O Seminário de Pesquisa busca desenvolver competências e habilidades para a realização de pesquisas com rigor e relevância para a área de Estudos Organizacionais. Para isso, promove a discussão crítica de projetos de pesquisa de mestrandos e doutorandos e apresenta a trajetória e a pesquisa de professores convidados.

     

    O Seminário de Pesquisa busca desenvolver competências e habilidades para a realização de pesquisas com rigor e relevância para a área de Estudos Organizacionais. Para isso, promove a discussão crítica de projetos de pesquisa de mestrandos e doutorandos e apresenta a trajetória e a pesquisa de professores convidados.

     

    Carga horária
    15h
    • Maria José Tonelli

      Maria José Tonelli

      Maria José Tonelli é professora titular no Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos na FGV EAESP, instituição em... Saiba mais

      Títulação
      Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 1988
  • GESTÃO DE OPERAÇÕES E SUSTENTABILIDADE

    A Linha de Gestão de Operações e Sustentabilidade do CMCD da FGV/EAESP organiza seminários colaborativos. Os seminários atraem apresentadores oriundos de instituições acadêmicas de reputação reconhecida, e cobrem uma variedade de tópicos de interesse para acadêmicos. A relevância dos seminários transpõe seu compromisso com a formação de recursos humanos de excelência.

     

    A Linha de Gestão de Operações e Sustentabilidade do CMCD da FGV/EAESP organiza seminários colaborativos. Os seminários atraem apresentadores oriundos de instituições acadêmicas de reputação reconhecida, e cobrem uma variedade de tópicos de interesse para acadêmicos. A relevância dos seminários transpõe seu compromisso com a formação de recursos humanos de excelência.

     

    Carga horária
    15h
    • Luciana Marques Vieira

      Luciana Marques Vieira

      PhD em Agricultural and Food Economics pela University of Reading, Reino Unido ((2004). Pesquisadora visitante na Brown... Saiba mais

      Títulação
      Doutora em Economia Agrícola e Alimentar pela Universidade de Reading, Inglaterra
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2016
  • FINANÇAS

    A Linha de Finanças do CMCD da FGV/EAESP organiza seminários colaborativos em Finanças. Os seminários atraem apresentadores oriundos de instituições acadêmicas de reputação reconhecida, e cobrem uma variedade de tópicos de interesse tanto para acadêmicos, como também para profissionais orientados à pesquisa em Finanças. A relevância dos seminários transpõe seu compromisso com a formação de recursos humanos e, ao encorajar pesquisa
    acadêmica, a Linha de Finanças espera poder contribuir para inovações no campo da indústria financeira.

     

    A Linha de Finanças do CMCD da FGV/EAESP organiza seminários colaborativos em Finanças. Os seminários atraem apresentadores oriundos de instituições acadêmicas de reputação reconhecida, e cobrem uma variedade de tópicos de interesse tanto para acadêmicos, como também para profissionais orientados à pesquisa em Finanças. A relevância dos seminários transpõe seu compromisso com a formação de recursos humanos e, ao encorajar pesquisa
    acadêmica, a Linha de Finanças espera poder contribuir para inovações no campo da indústria financeira.

     

    Carga horária
    15h
    • Alan De Genaro

      Alan De Genaro

      É Professor Associado de Finanças na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas - EAESP/FGV, onde leciona... Saiba mais

      Títulação
      Pós-Doutorado em matemática aplicada pelo Courant Institute of Mathematical Sciences - New York University
      Qualificação
      Credenciais iniciais acadêmicas; Engajamento acadêmico
      Tempo na FGV EAESP
      desde 2018

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