PROJETO TRANSFORMAÇÃO DIGITAL - INTERNET DAS COISAS E TECNOLOGIAS ASSOCIADAS

PROJETO TRANSFORMAÇÃO DIGITAL - INTERNET DAS COISAS E TECNOLOGIAS ASSOCIADAS

O projeto parte da fundamentação teórica da Transformação Digital, que inclui Internet das Coisas e tecnologias associadas, com a visão de oferta, demanda e ambiente, para identificar as oportunidades e necessidades para seu desenvolvimento, consolidação e utilização, elaborando propostas para sua efetivação.

Partindo da fundamentação teórica da transformação digital, que inclui Internet das Coisas e Tecnologias Associadas, o projeto busca, por meio da visão de oferta, demanda e ambiente, identificar as oportunidades e necessidades para o desenvolvimento, consolidação e utilização destas tecnologias e elaborar propostas para sua efetivação.
Entendida como o uso efetivo e intenso de Internet das Coisas (IoT) e outras tecnologias associadas, a transformação digital apresenta os desafios dos avanços da tecnologia e sua indústria, e oportunidades de utilização em vários ambientes. A oferta, a demanda e o ambiente devem ter integração e sinergia para garantir a sua evolução.
Este oferece oportunidades de ganhos econômicos e sociais em vários setores da sociedade e da economia. Ao mesmo tempo, exige tratamento adequado de aspectos que podem facilitar ou dificultar seu desenvolvimento, consolidação e utilização.
O projeto tem 9 projetos integrados, cada um com sua metodologia que inclui: roadmap, pesquisa bibliográfica, modelagem, estudos de casos, articulação de constructos, consulta a especialistas e consulta pública.
Os resultados são as propostas para desenvolvimento, consolidação e utilização da IoT, fundamentação teórica, panorama e tendências de oferta, demanda e ambiente, identificação das suas oportunidades e necessidades.
 

 

 

Equipe de pesquisadores

  • Alberto Luiz Albertin
    Coordenador
    Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP