Inteligência Artificial para Sustentabilidade Social e Ambiental, e Negócios
ALBERTIN, A. L., professor titular da FGV EAESP e coordenador do FGVcia
ALBERTIN. R. M. M., pesquisadora do FGVcia.
A Tecnologia de Informação sempre esteve em evolução desde o seu surgimento, tanto na sua oferta como no seu uso pelas organizações. Esta evolução apresentou ciclos claros de inovação tecnológica que levaram a ciclos de inovação de produtos e serviços de tecnologia, que por sua vez permitiram ciclos de inovação de seu uso pelas organizações.
Atualmente, com a maior disponibilidade, acesso e facilidade de uso das tecnologias digitais, a sociedade e as empresas têm buscado intensificar a inovação possibilitada por este uso, a inovação digital. Mais especificamente, inovar com inteligência artificial para transformar e criar valor para a sociedade e para os negócios.
Para melhor entendimento do fenômeno Transformação Digital, é necessário entender os motivadores que levam uma empresa a assimilar as tecnologias digitais de forma tão intensa para fazer algo novo, diferente e melhor; as próprias tecnologias digitais e suas características que viabilizam esta transformação; as condições necessárias para aumentar as chances destas transformações ocorrerem e serem bem sucedidas; a transformação em si representada pela aplicação das tecnologias digitais para mudança disruptiva; e o valor gerado pela transformação.
No contexto mais amplo, a sociedade enfrenta problemas sociais e ambientais sem precedentes, muitos atribuídos às consequências de ações de organizações que geram impactos negativos e/ou não consideraram a necessidade de gerar impactos positivos e compensações. As responsabilidades para reduzir as causas e impactos já presentes, bem como para alavancar o desenvolvimento sustentável são de todos, tanto da iniciativa privada como pública. Cabe ressaltar que muitas organizações já geram impactos positivos e contribuem para o desenvolvimento sustentável, e buscam aprimorar seus esforços com o uso de tecnologias digitais.
Os desafios do desenvolvimento sustentável, tanto social como ambiental, têm sido crescentes, assim como a pressão para que as organizações contribuam de forma significativa para vencê-los. Para isso, devem empregar seus recursos, incluindo o uso de tecnologias digitais, não apenas para os resultados estritamente de negócios, mas também para a sustentabilidade social e ambiental.
Neste contexto geral, o problema associado à responsabilidade sobre o desenvolvimento sustentável pode ser entendido como a necessidade de reduzir os impactos negativos já percebidos e previstos, ao mesmo tempo contribuir para a sua melhora e garantia, visando o futuro da sociedade nas suas várias dimensões. Esta contribuição inclui eliminar, ou pelo menos minimizar, as externalidades negativas, e maximizar as positivas, ambas são as consequências das ações das organizações que afetam terceiros, sem que elas arquem com os custos ou cobrem por elas.
Diante disso, o projeto de pesquisa Inteligência Artificial para Sustentabilidade Social e Ambiental, e Negócios busca contribuir para o conhecimento sobre o uso de inteligência artificial, associada às tecnologias digitais, para viabilizar, suportar e inovar nos esforços internos e externos das organizações vinculados com sustentabilidade social e ambiental, e negócios.
O uso de IA e tecnologias digitais associadas, para a sustentabilidade social e ambiental, e para os negócios, deve considerar as dimensões, teorias e conceitos, em especial, das Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação das Dimensões de Transformação Digital (Albertin e Albertin, 2021). A figura apresenta o Modelo de Inteligência Artificial para Sustentabilidade Social e Ambiental, e Negócios, que será considerado como modelo de pesquisa.

Fonte: Albertin e Albertin, 2024
O Projeto tem como objetivo principal identificar o uso de inteligência artificial e tecnologias associadas para sustentabilidade social e ambiental, e para os negócios, considerando seus motivadores, contexto e valor gerado.
O projeto de pesquisa Inteligência Artificial para Sustentabilidade Social e Ambiental, e Negócios está dividido em 7 (sete) fases:
1. Revisão do Modelo Proposto de Inteligência Artificial para Sustentabilidade Social e Ambiental, e Negócios:
2. Análise da Situação de Inteligência Artificial para Sustentabilidade nos Principais Setores
3. Consolidação do Modelo de Inteligência Artificial para Sustentabilidade Social e Ambiental, e Negócios
4. Identificação dos Usos de Inteligência Artificial para Sustentabilidade
5. Identificação dos Usos de Inteligência Artificial nas Externalidades Negativas e Positivas
6. Identificação do Valor dos Usos de Inteligência Artificial para Sustentabilidade
7. Observatório de Inteligência Artificial para Sustentabilidade Social e Ambiental
ALBERTIN, A. L.; ALBERTIN, R. M. M. (2024). Inteligência Artificial para Sustentabilidade Social e Ambiental, e Negócios. Working paper.
ALBERTIN, A. L.; ALBERTIN, R. M. M. (forthcoming). Dimensions of Digital Transformation: a framework for strategy, analysis and evaluation. International Journal of Business Innovation and Research. DOI: 10.1504/IJBIR.2023.10057838.
ALBERTIN, A. L.; ALBERTIN, R. M. M. (2021). TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: GERANDO VALOR PARA O “NOVO FUTURO”. GVexecutivo, vol. 20, n. 1, pp. 26-29, jan/mar 2021. DOI: 10.12660/gvexec.v20n1.2021.83455.
Observatório de Transformação Digital: https://eaesp.fgv.br/centros/centro-tecnologia-informacao-aplicada/proje....