ESTUDOS SOBRE DIMENSÕES DO USO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E DESEMPENHO EMPRESARIAL

ESTUDOS SOBRE DIMENSÕES DO USO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E DESEMPENHO EMPRESARIAL

A Tecnologia de Informação é um dos componentes mais importantes do ambiente empresarial, sendo que as organizações brasileiras a utilizam ampla e intensamente, tanto em nível estratégico como operacional.

Esta utilização oferece grandes oportunidades para as empresas que conseguem tirar proveito da aplicação. Ao mesmo tempo, também oferece desafios para a administração de Tecnologia de Informação, da qual as empresas passam a ter grande dependência e que apresenta particularidades de gerenciamento. Neste cenário complexo, outro desafio é identificar o nível de contribuição que esta tecnologia oferece aos resultados corporativos. Por fim, as atitudes dos executivos de negócio e de Tecnologia de Informação interferem de forma significativa na administração desta tecnologia.

Este projeto tem como objetivo principal identificar os direcionadores e os benefícios efetivos da utilização de Tecnologia de Informação, os desafios de sua administração, os indicadores de desempenho das empresas que utilizam intensamente esta tecnologia e as atitudes dos principais executivos neste ambiente, bem como a relação que existe entre estas dimensões. A partir desta identificação, o projeto visa também identificar os benefícios efetivos da utilização de Tecnologia de Informação, por meio da identificação dos vínculos dos benefícios oferecidos pelos projetos e infraestrutura desta tecnologia com o desempenho empresarial, expressados em indicadores e métricas, mesmo que intangíveis e indiretos. O foco do projeto para o estudo das dimensões é o dos principais executivos de negócio e de tecnologia das empresas com investimentos significativos nesta tecnologia. O foco do projeto para o estudo dos vínculos com o desempenho empresarial é um estudo de caso de uma empresa com gastos e investimentos significativos em Tecnologia de Informação.

A contribuição do projeto é aprofundar o conhecimento da administração de Tecnologia de Informação, nas dimensões de utilização, administração e benefícios, além das atitudes dos executivos, bem como a relação entre elas, permitindo criar estruturas de análise da situação, da utilização e de análise dos gastos e investimentos desta tecnologia nas empresas, que ofereça subsídios para a sua administração bem sucedida.

 

Equipe de pesquisadores

  • Alberto Luiz Albertin
    Coordenador
    Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP