Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade Linha de Sustentabilidade
A linha de Sustentabilidade do Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade (MPGC) nasce a partir de uma visão integral do ser humano e tem como princípios, missão e objetivos:
PRINCÍPIOS
- Formação integrada e integral
- Interdisciplinaridade
- Cuidado nas relações
- Fronteira do conhecimento
- Conexão com a prática
- Conexão com o FGVces
MISSÃO
Criar condições para fazer emergir um sujeito consciente e engajado consigo mesmo, na relação com os outros e com o todo, com sensibilidade, inteligência prática e fundamentação teórica em sustentabilidade.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
- Identificar e compreender dilemas da Sustentabilidade, e conectar os conceitos que estão na fronteira do conhecimento da área à gestão estratégica dos negócios.
- Aplicar ferramentas de gestão que integrem a perspectiva de sustentabilidade nos processos de tomada de decisão.
- Ter uma percepção ampliada de si mesmo, dos outros, e do contexto global do qual fazemos parte.
- Atuar como agente de mudança e transformação rumo ao desenvolvimento sustentável.
O curso propõe um percurso formativo que combina conhecimento especializado sobre os diversos temas da Sustentabilidade – por meio de disciplinas temáticas – com um processo formativo integrado – por meio da disciplina Formação Integrada – que oferece atividades voltadas à autoformação (expansão do processo reflexivo e criativo de cada aluno/a), relacionamento (estímulo ao diálogo e aprendizagem colaborativa) e experimentação prática (projetos voltados a desafios reais, escolhidos pelos próprios(as) alunos(as). O processo conta também com experiências e viagens de campo.
Conheça mais sobre o curso, as disciplinas e projetos realizados na playlist.
Atividades
Ao longo dos dois primeiros semestres do curso os alunos e alunas criam seus Projetos Referência (PRs), projetos voltados a desafios reais e complexos do campo da Sustentabilidade.
Por seu caráter altamente prático e experiencial, o PR oferece uma oportunidade singular de trabalhar os temas do programa de maneira transversal, integrada e aplicada. Após um período de investigação e escuta sobre o desafio, os grupos criam “produtos”, entregas aplicadas que oferecem contribuições práticas para a temática selecionada.
Por meio do PR, esperamos que nossos alunos e alunas possam:
- Ampliar sua percepção sobre a realidade e suas relações, por meio do entendimento e da busca por soluções práticas a desafios reais da sustentabilidade;
- Conectar os conceitos e ferramentas que estão na fronteira do conhecimento em Sustentabilidade com suas práticas de gestão;
- Integrar conhecimentos dos diferentes temas da sustentabilidade e da gestão, com visão crítica e sistêmica;
- Atuar como agentes de mudança e transformação rumo ao desenvolvimento sustentável.
Conheça os projetos desenvolvidos:
Turma 8
Parada Sustentável Uma gincana conduzida em uma escola da rede pública de São Paulo com o objetivo de despertar o interesse de estudantes da rede pública por temas da sustentabilidade de modo a sensibilizá-las(os) e transformá-las(os) em agentes de mudanças. Além da gincana, o grupo fez uma rodada de capacitação das professoras e professores e disponibilizou o material desta atividade. |
Biomimética O grupo se propôs a entender como a biomimética pode transformar a forma de pensar, atuar e se relacionar, de modo que possamos resgatar a visão de integração entre homem e natureza. Para isto, investigou-se onde e como a biomimética já está sendo aplicada. |
Pagamento por Serviços Ambientais na Amazônia Elaboração do Guia de Pagamento de Serviços Ambientais PSA e Ecossistêmicos na Amazônia: como fazer a diferença. |
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Turma 7
Questionário Suitability ASG O grupo se propôs a mapear a forma com que os investidores do varejo se engajam na pauta ASG e a elaborar uma solução para enfrentar as lacunas ferramentais enfrentadas por este público no acesso a dados relacionados a esta dimensão em produtos financeiros. Diante disso, foi desenvolvido o formulário Suitability ASG que deverá ser apresentado a distribuidoras. |
Net Zero e Metas Intermediárias Um Guia e Quiz de Boas Práticas para Metas Net Zero. |
Vote com clima O projeto teve como objetivo elaborar um plano estratégico de comunicação que informe jovens eleitores de 16 a 21 anos sobre a relevância da agenda de mudanças climáticas nas eleições para o legislativo de 2022. |
Cultura para sustentabilidade nas empresas Produção de material audiovisual direcionado às empresas brasileiras, principalmente, aos tomadores de decisão com objetivo de objetivo estimular, sensibilizar e engajar empresas e profissionais sobre a importância da diversidade racial como um importante ativo para gerar valor tangível aos negócios. |
Programa Anjo da Floresta Avaliar a metodologia seis chapéus como ferramenta de comunicação construtiva, objetiva, ágil, eficaz, transparente e proativa no Programa Anjo da Floresta, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus, cujos objetivos são comuns às empresas, organizações da sociedade civil, Poder Público e sociedade em geral. |
Conversando sobre educação financeira com os filhos Uma guia para os pais e duas histórias em quadrinhos. |
Mobilização e resistência social em prol da cultura e diversidade: Bairro do Bixiga O projeto teve como objetivo elaborar uma série de recomendações disponíveis para aqueles que desejam realizar projetos no bairro que lhes permitam levar em consideração as vozes dos habitantes do Bixiga para que possam ser levadas em consideração e conciliar a riqueza histórica e patrimonial e a inclusão dos atuais habitantes. |
Turma 6
Desmistificando o S do ESG Seleção dos conteúdos de referência (sites, podcasts, vídeos, textos) e escolha da estratégia de comunicação conexão do social (S), da ESG, nas práticas empresariais. |
Agronegócio convencional, agricultura orgânica e sistemas regenerativos: interfaces e diálogos possíveis Estabelecer vias de diálogo entre produtores rurais cujos históricos, aprendizados e técnicas se originam em lugares diferentes, de maneira que a pluralidade de pontos de vistas e o contato com informação nova sejam capazes de gerar um cenário de ganho para todos. |
Parques melhores para as pessoas Explorar o relacionamento entre as concessionárias, o Estado e as comunidades locais aspirando desenvolvimento de contribuições que fomentem relações sinergéticas e harmoniosas entre essas partes. |
Vulnerabilidade no Contexto da Pandemia da Covid-19: Vozes Invisíveis Promover o debate com/entre os seus destinatários, fomentando a conscientização social e a importância de se expandir a lupa de Diversidade & Inclusão entre os profissionais da sustentabilidade, incluindo uma população com inúmeras vulnerabilidades sobrepostas: mulheres egressas do cárcere. |
Turma 5
Investclima Construir contribuição para investidores buscando alinhar geração de valor e proteção climática baseada em ciência |
Resíduos plásticos Abrir o diálogo entre stakeholders envolvidos na cadeia de valor de embalagens flexíveis |
Competências sistêmicas para desafios complexos Identifição das competências necessárias para mobilizar as organizações, por meio de respostas sistêmicas no enfrentamento de problemas complexos |
Nossa semente é nutrir Planejar ação que potencialize o projeto de horta comunitária no Capão Redondo |
Diálogo pelo Rio Paranapanema Promover o diálogo, acolhendo os diferentes olhares sobre o desenvolvimento socioambiental da região no entorno do reservatório Jurumirim (Rio Paranapanema) |
Saúde mental, pandemia & sustentabilidade Compreender e atuar no fenômeno do adoecimento psicológico no ativismo e seus efeitos |
Nos atravessa Compreender como as mídicas sociais podem ser usadas para promover sustentabilidade, através das lições aprendidas sobre comunicação em tempos de quarentena e pandemia. |
Você tem fome de quê? Criar ação de sensibilização que fomente a educação alimentar saudável para crianças de até 6 anos |
Simbiose Avaliar e identificar o valor compartilhado dos aplicativos existentes de entrega com bicicleta e seus diversos impactos, visando promover a visibilidade dada a conjuntura atual da crise causada pela Covid-19 |
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Turma 4
InoVerde Entregrar uma contribuição para a sociedade que indique como fomentar a inovação para sustentabilidade de forma eficiente e com impacto |
Climão em Malé Identificar elementos de comunicação e influência para a mudança de comportamento em relação às mudanças climáticas |
Longeva Mapear os desafios e oportunidades para contribuir com soluções frente a um problema enfrentado por todas as sociedades nesse mundo, como também é o caso do Brasil: vivemos em modelos e arrajos de vida e sociedade formulados no final do século 18, mesmo tendo aumentado a expectativa média de vida das pessoas em 30 anos. Por isso as crises previdenciárias, de planejamento de vida, manutenção de saúde, relacionamento interferacional, trabalho, novas tecnologias, dentre todos outros aspectos que comprometem o bem-estar dessa sociedade mais longeva |
Sanhaçu Entregar uma contribuição para a sociedade que indique como ampliar a inclusão da agricultura familiar na cadeia de alimentos, com comércio justo, impacto ambiental reduzido e resiliência às mudanças do clima |
Tem Papo O grupo pretendia estudar o relacionamento entre comunidades locais e empresas responsáveis por projetos de infraestrutura que, direta ou indiretamente, interferem nos modos de vida dessas comunidades. Pretendia-se investigar como se dá o diálogo entre os atores, e entender os principais desafios dessa relação. A partir dessa compreensão, pretendia-se realizar uma contribuição para a redução de potenciais conflitos e demonstrar aos tomadores de decisão de empresas os prejuízos por eles causados |
Juntos pela diversidade! Propor formas de mapear, qualificar e medir os impactos sociais gerados por políticas de diversidade corporativas, atentando-se à normatividade, com foco em diversidade de gênero, cor, orientação sexual, deficiências físicas e intelectuais e poder socioeconômico |
Ciranda O grupo se desafia a realizar urna simulação de audiência pública para discussão do PLS 90/2018, projeto de lei que altera a Lei nº 12.305/2010, para incluir no conteúdomínimo do plano de gerenciamento de resíduos sólidos a destinação de materiais recicláveis descartados a cooperativas de catadores ou organizações da sociedade civil que tenham por finalidade o aproveitamento econômico desses materiais. O objetivo é qualificar o debate, escutar diversos atores e epeciars, compilar os pontos trazidos e enviar à CMA, Comissão de Meio Ambiente do Senado. |
InterAGE Propor processos que potencializem trocas, sinergias e aprendizados entre diferentes gerações no contexto organizacional, especialemente onde há relações hierárquicas |
Tem futuro! Criar uma contribuição aplicável que ajude mulheres adultas, de base da pirâmide, que trabalhem em atendimento ao público/clientes em comércio e serviços, a compreenderem as mudanças no futuro do trabalho advindas da exclusão, substituição e inclusão de novas formas de trabalho e renda provocadas por automação de suas funções |
Turma 3
Meio de Campo Conceituação, mapeamento e guia de relacionamentos com atores externos ao poder público (AEPP) |
Oroboro Contribuir para a promoção da cultura do pensamento do ciclo de vida, de forma a auxiliar os processos de tomada de decisão corporativa |
Projeto Dimensões Sensibilizar homens sobre as diversas formas de expressão de masculidades nas corporações |
Projeto Inovesp Mapeamento e ferramenta de cadastro de inovadores sociais na cidade de São Paulo |
Turma 2
Circule Avaliar as práticas adotadas por uma instituição de ensino a fim de identificar oportunidades de melhorias tomando como base os conceitos de economia circular, com foco principal no tratamento de resíduos orgânicos |
Conexão U$B Propor canais de aproximação entre investidores e empresas B |
Corruptômetro Criação de um jogo que revele inconscientemente o nível de corrupção individual |
Invisibilidade Promover uma intervenção corporativa com foco na elucidação do viés inconsciente relativo a inequidade entre mulheres e homens, visando influenciar positivamente os indivíduos e a cultura organizacional para a diversidade |
Linyon Promover a integração social de imigrantes haitianos na grande São Paulo, por meio de formação e educação profissional |
Perten_Ser Propor iniciativas que fortaleçam o senso de pertencimento dos cooperados da CAMAT (Cooperativa Agrícola Mista de Alto Tietê) |
Publicidade Sustentável Mapear articulações da propaganda responsável no Brasil e propor diretrizes e instrumentos práticos para que a propaganda atue na promoção do desenvolvimento sustentável |
Universalidade Criar intervenção que sensibilize estudantes universitários para a baixa presença de negros e negras neste ambiente, dando destaque, inicialmente, à fundação Getulio Vargas |
Turma 1
Aproxima Criar um modelo de diálogo com stakeholders de instituições de ensino médio para despertar a reflexão sobre a educação para sustentabilidade como meio de transformação que crie ou aumente a capacidade dos indivíduos em tornarem-se agentes sociais protagonistas do futuro sustentável |
Tradeoffs Criar uma ferramenta / metodologia replicável de sensibilização para o consumo responsável |
Semear Potencializar a contribuição das organizações para a superação de um dos principais desafios ao desenvolvimento sustentável: a empregalidade de jovens no Brasil |
Sangha Elaboração de um framework que permita medir a aceitação da organização pela comunidade em que está inserida, por meio da ferramenta BSC, instituir o relacionamento com esta sociedade, como um mapa estratégico, para chegar nos indicadores para a alta administração da organização |
Phoenix Elaboração de um plano estratégico de ações para reorganização e recuperação de empresas envolvidas em questionamentos com relação à atos de corrupção e falhas de governança com vistas a restabelecer a confiança de investidores |
Liberdade que Emerge Propor a inclusão de novas variáveis ao índice de desenvolvimento humano (IDH) oferecendo subsídios mais abrangentes para auxiliar tomadores de decisão na promoção do desenvolvimento |
Justiça Climática Desenvolvimento de um fórum de conscientização climática que potencialize a replicação da experiência para diferentes atores |
Invesciente Criação de um simulador de impacto da precificação de carbono em indicadores de valuation |
Fashion Evolution Disseminar princípios para o "futuro que queremos para a moda", mobilizando engajando blogueiras e coolhunters no diálogo sobre novas formas de consumo |
Caracrachá Produção de material audiovisual direcionado a empresas e à sociedade, visando estimular a reflexão e posicionamento sobre inclusão de transexuais, travestis e transgêneros no ambiente de trabalho por meio da sistematização do aprendizado de grandes organizãções |
Uno Elementos centrais para empresas que desejam se engajar na discussão e implementação de licença família em seus negócios |
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