Inovação e sustentabilidade nas cadeias globais de valor – ICV Global

Inovação e sustentabilidade nas cadeias globais de valor – ICV Global

O projeto Inovação e Sustentabilidade nas Cadeias Globais de Valor (ICV Global) foi realizado pelo FGVces durante os anos de 2014 a 2017, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Tendo como pano de fundo a agenda global de sustentabilidade, o ICV Global teve como objetivo promover a cultura exportadora de empresas de pequeno porte e contribuir para o posicionamento de cadeias de valor no mercado internacional por meio do fortalecimento de seus diferenciais de sustentabilidade. 

Contexto

Nos últimos 20 anos, a globalização permitiu que grande parte das empresas buscasse vantagens competitivas em mercados internacionais. Em paralelo, cada vez mais os padrões socioambientais tornam-se requisitos de grandes corporações, investidores e mercados consumidores, para além das barreiras técnicas ou tarifárias. 

Esse contexto inaugura um movimento global de empresas interessadas em impulsionar a transição para novos padrões de produção e consumo, capazes de reduzir riscos e impactos socioambientais, bem como alavancar diferenciais competitivos. 

No caso das micros e pequenas empresas (MPEs), estudos mostram que, apesar de sofrerem maiores restrições financeiras, possuem muitas características que favorecem o desenvolvimento e a incorporação de inovações orientadas à sustentabilidade. A cultura empreendedora, aliada a uma visão mais integrada das dimensões sociais e ambientais do negócio, fazem com que cada vez mais empresas de pequeno porte desenvolvam inovações orientadas à sustentabilidade, sejam elas incrementais ou disruptivas.

Atividades 

Confira abaixo o framework que resume as atividades desenvolvidas com MPEs neste período:

Além das atividades realizadas junto às MPEs, entendendo que grandes empresas tem o papel – e a responsabilidade – de serem indutoras de boas práticas na cadeia de valor, o ICV Global também desenvolveu uma agenda de capacitações junto a empresas-âncora de diferentes setores e seus fornecedores e clientes com o objetivo de fomentar a sustentabilidade e a internacionalização dessas cadeias de valor.

Ciclo 1 (2014-2015)

Nesse ciclo, 10 MPEs participaram das atividades de mentoria e promoção comercial do projeto, que ocorreram em São Paulo. Nas oficinas, o grupo aprofundou seus conhecimentos a respeito de sustentabilidade e internacionalização, preparando-se para participar, ao final, de uma rodada de negócio com importadores da França, Portugal, Argentina e Peru. O ciclo também contou com uma missão comercial à Califórnia, em que as MPEs puderam explorar o ecossistema de inovação do Vale do Silício e interagir com empreendedores e potenciais parceiros internacionais. Além disso, foram realizadas capacitações com fornecedores e clientes de duas empresas-âncora: Braskem e Beraca. 

Conheça as empresas participantes


Oficina do Ciclo 1 de ICV Global com 10 empresas que participaram das formações em São Paulo.


Compradores internacionais que vieram ao Brasil para rodada de negócios de ICV Global realizada em novembro de 2014 visitam a fazenda de café de uma das empresas participantes do Ciclo 1 do projeto (2014-2015).


Apex-Brasil, FGVces e empresas do Ciclo 1 (2014-2015) de ICV Global na Universidade de Berkeley, na Califórnia, durante missão comercial realizada em maio de 2015.

 

Ciclo 2 (2016-2017)

Neste ciclo, 31 MPEs participaram de oficinas sobre sustentabilidade e internacionalização. A fim de facilitar a participação de MPEs de outras regiões e fomentar outros polos de inovação e empreendedorismo no país, foram conduzidas paralelamente duas frentes de oficinas: uma em São Paulo e uma em Recife. Nesse ciclo, participaram como empresas-âncora a Vicunha, uma das maiores indústrias têxteis do mundo, e a Duratex, fabricante de painéis de madeira e louças e metais sanitários, com larga experiência na internacionalização e nas exportações. Além da rodada de negócios em que participaram compradores internacionais, tradings brasileiras e representantes dos projetos setoriais da agência Apex-Brasil, foram realizadas duas missões comerciais. Em 2016, a missão foi para Colômbia, onde interagiram com atores como o HubBOG, que opera como co-working e aceleradora de startups de tecnologia da informação,  assistiram palestras sobre o contexto socioeconômico colombiano, e tiveram contato com representantes de investidores e escolas de negócios. Em 2017, as MPEs e parceiras das empresas-âncora foram para Califórnia, onde participaram de mentoria no Google, visitaram as UC Berkeley e a Universidade de Stanford e conversaram com empresários e investidores sobre temas como venture capital para empresas verdes, empreendedorismo feminino e sustentabilidade urbana.

Conheça as 31 empresas participantes


Oficina inaugural do Ciclo 2 de ICV Global com 10 empresas que participaram das formações em Recife, realizadas entre maio e outubro de 2016.


Visita técnica de fornecedores e parceiros à sede da Duratex em Botucatu-SP. A empresa foi uma das empresas-âncora do Ciclo 2 de ICV Global.


Apex-Brasil e FGVces organizam missão comercial na Colômbia para empresas participantes do ciclo 2 de ICV Global, em outubro de 2016.

Resultados

Ao final de 2017, a equipe do FGVces consultou as MPEs sobre os avanços obtidos após a participação no ICV Global. Apesar dos tempos diferentes entre as empresas participantes do ciclo 1 e do ciclo 2, os números apontam para uma importante contribuição às empresas brasileiras que desejam prosperar no mercado internacional.

Durante o projeto, as empresas puderam ter um diagnóstico de como se situam nas várias dimensões da agenda de sustentabilidade. A partir dele, e dos conteúdos trabalhados nas oficinas, 79% das participantes realizaram alterações relacionadas à sustentabilidade em seus produtos e serviços ou nos processos. Além disso, 74% das empresas desenvolveram novas linhas de produtos com diferenciais de sustentabilidade, especialmente visando um potencial mercado internacional.

No campo do comércio exterior, 91% das empresas declararam que a participação no ICV Global foi fundamental para incorporar conhecimentos sobre os processos de exportação e 41% das empresas apresentaram avanços significativos nas atividades de comércio exterior, com ênfase em acesso a novos mercados, aumento nas exportações ou realização de parcerias no exterior.

Confira abaixo cinco casos de sucesso do ICV Global

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Publicações e Relatórios

 

Do Brasil para o mundo: inovação e sustentabilidade nas cadeias globais de valor

O livro Do Brasil para o mundo: inovação e sustentabilidade nas cadeias globais de valor, elaborado por meio da parceria entre o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGVces), com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), juntamente com os jornalistas Sérgio Adeodato e Martha San Juan França, é fruto da união de conhecimentos e consolidação de experiências advindas de ambas as instituições nos temas da sustentabilidade e da internacionalização. A obra tem como pano de fundo o trabalho realizado no âmbito do ciclo inaugural do projeto Inovação e Sustentabilidade nas Cadeias Globais de Valor (ICV Global), que busca contribuir para a internacionalização de empresas brasileiras de pequeno porte e de cadeias de valor de empresas-âncora a partir do fortalecimento dos atributos de sustentabilidade de seus produtos, serviços e comportamento empresarial.

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Do Brasil para o mundo: inovação e sustentabilidade nas cadeias globais de valor - Ciclo 2

A publicação tem como fio condutor o trabalho realizado no âmbito do 2º ciclo do projeto Inovação e Sustentabilidade nas Cadeias Globais de Valor (ICV Global), que busca contribuir para a maturidade exportadora de empresas brasileiras de pequeno porte e para o posicionamento de cadeias de valor no mercado internacional a partir do fortalecimento dos atributos de sustentabilidade de seus produtos, serviços e comportamento empresarial.

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Parceiros

  • Apex-Brasil

 

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