- Sustentabilidade
Rede de Monitoramento Territorial Independente promove primeiro encontro presencial para discussão de demandas estratégicas no Fórum Social Pan-Amazônico (Belém-PA)






No dia 29 de julho, o Fórum Social Pan-Amazônico foi palco do primeiro encontro presencial da Rede de Monitoramento Territorial Independente, realizado na UFPA (Belém-PA). Na ocasião, lideranças indígenas e comunitárias se reuniram com representantes de organizações da sociedade civil e instituições de pesquisa para debater e elencar as principais demandas estratégicas identificadas pelas iniciativas de monitoramento independente e vigilância dos territórios.
Entre as demandas identificadas, destacam-se a necessidade de fortalecimento de políticas de proteção territorial e direitos humanos; a captação e o direcionamento de recursos para as iniciativas de monitoramento independente existentes; e o reconhecimento das informações produzidas nos territórios por instituições e órgãos governamentais.
O encontro presencial foi um momento importante de consolidação e celebração dos trabalhos desenvolvidos há dois anos pela Rede MTI, sob a coordenação do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas.
Sobre a Rede MTI
A Rede de Monitoramento Territorial Independente (Rede MTI) reúne organizações da sociedade civil, lideranças comunitárias e instituições de pesquisa que realizam monitoramento territorial independente na Amazônia, ou que atuam no tema. Tem como objetivo a ampliação e fortalecimento das capacidades de monitoramento nos territórios e construção de estratégias para uso das informações geradas para a efetivação da proteção dos territórios e dos modos de vida na Amazônia.
Para saber mais, escreva para: contato@redemti.org
Para mais informações sobre o encontro da Rede de Monitoramento Territorial Independente no FOSPA, clique aqui.