- Sustentabilidade
Jornada sobre monitoramento independente promove encontro com pesquisadores da UFPA e IEPA

No dia 31 de agosto, o encontro das Jornadas de Aprofundamento Metodológico sobre Monitoramento Territorial Independente e Governança de Territórios Pesqueiros discutiu iniciativas de monitoramento em áreas atingidas pelas UHEs Belo Monte e Cachoeira Caldeirão, e contou com apresentações da Profª. Tatiana Pereira, da Universidade Federal Pará (UFPA), e pelo pesquisador Mauricio Abdon, do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA).
O evento foi promovido pela Rede de Monitoramento Territorial Independente (RMTI), pela Rede de Ciência Cidadã para a Amazônia (RCC) e pela Rede Internacional de Pesquisa em Barragens Amazônicas (RBA/ADN), e contou com a facilitação do FGVces.
Como as demais ações das Jornadas, o objetivo do encontro foi promover o intercâmbio entre organizações, além de estimular debates, pesquisas e a sistematização de aprendizados, para a construção de recomendações sobre governança e o monitoramento independente em territórios pesqueiros na Amazônia.
Para saber mais, escreva para: contato@redemti.org
Sobre a Rede MTI
A Rede de Monitoramento Territorial Independente (Rede MTI), coordenada pelo FGVces, reúne organizações da sociedade civil, lideranças comunitárias e instituições de pesquisa que realizam monitoramento territorial independente na Amazônia, ou que atuam no tema. Tem como objetivo a ampliação e fortalecimento das capacidades de monitoramento nos territórios e construção de estratégias para uso das informações geradas para a efetivação da proteção dos territórios e dos modos de vida na Amazônia.