Estudo propõe recomendações e caminhos para a conectividade digital da Amazônia brasileira

• Sustentabilidade

06.02.2024
Caminhos para a conectividade digital da Amazônia brasileira

O Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV em parceria com WWF-Brasil lança a publicação Caminhos para a conectividade digital da Amazônia brasileira.

O policy brief tem como objetivo analisar as principais iniciativas do Estado brasileiro para ampliar e difundir a conectividade digital na Amazônia brasileira, e colaborar com recomendações para tomadores de decisão atuantes nessa agenda tão relevante para o desenvolvimento.

O documento aponta que o cenário de fosso digital da população do norte do país torna imperativo o aporte mais robusto e eficiente do Estado brasileiro, ainda mais considerando as dificuldades de arranjos de mercado contemplarem territórios onde o investimento acarreta baixo retorno e elevados problemas de gestão. É central viabilizar modelos de conectividade que contemplem uma malha mais sofisticada de conexões, com múltiplos operadores públicos ou privados e diferentes infraestruturas tecnológicas, e que integrem agenda de acesso combinado com energia.

Dentre as recomendações, o estudo pontua ainda a necessidade de considerar condições políticas e tecnológicas para disponibilização da conexão como apenas o primeiro passo para um modelo de conectividade com potencial de fornecer amplo espectro de capacidades para o desenvolvimento dos territórios. É cada vez mais urgente que atores do campo das telecomunicações se debrucem sobre a educação para conectividade digital, inclusive para preparar o cidadão para a sociabilidade digital.

Clique aqui para ler o documento na íntegra.

Crédito da foto: Gustavo Nacht/Unsplash