Boletim do Projeto Converte-se - Evento de encerramento de ciclo e oficinas de gestão e acesso a mercados

  • Sustentabilidade

Boletim do Projeto Converte-se - Evento de encerramento de ciclo e oficinas de gestão e acesso a mercados

21.12.2022

Esta é a 4ª edição do Boletim Informativo do Projeto Converte-se. Confira a seguir um resumo sobre as atividades desenvolvidas na frente de campo e na frente de articulação do projeto.

EVENTO DE ENCERRAMENTO DE CICLO

Na manhã do dia 22 de novembro de 2022, foi realizado no espaço da UMAPAZ, no Parque Ibirapuera em São Paulo, o evento de encerramento de ciclo do projeto Converte-se. O encontro, que ocorreu de forma presencial, foi a oportunidade de juntar membros integrantes das duas frentes do projeto (campo e articulação), para compartilhar resultados obtidos até o momento e, claro, para promover uma integração entre a rede e incentivar as ricas trocas que ocasiões como esta possibilitam. O evento reuniu em torno de 50 participantes e contou com a presença massiva de agricultores e agricultoras que fazem parte dos 10 grupos atendidos pelo projeto. Os agricultores trouxeram frutas, legumes, temperos, mudas, PANC e outros produtos.

Foram montadas belas e fartas mesas com estes artigos, com o objetivo de apresentar à rede não só os agricultores, mas também os frutos do trabalho de cada um deles no campo. A agenda teve início com a apresentação  da jornada percorrida pelo projeto e principais resultados alcançados até o momento. Na sequência, os participantes foram convidados a refletir e compartilhar  sonhos em relação à cadeia de alimentos orgânicos, segundo a perspectiva e atuação de cada um, bem como desafios e caminhos para a sua realização.

Foram mencionados desde sonhos ligados à segurança fundiária e acesso à água e energia, até sonhos de longo prazo para a cadeia como um todo, como a sucessão da atividade agrícola e a presença dos jovens no campo, o fortalecimento da coletividade, a transformação da relação das pessoas com os alimentos, além de formas de comercialização de produtos orgânicos com preços justos aos produtores e acessíveis ao consumidor.

A partir dessa troca, foi possível notar que os sonhos das pessoas ali presentes giram em torno de objetivos comuns, como a valorização da agricultura familiar, a democratização  do acesso à alimentação de qualidade e o apoio à transição agroecológica de todo o sistema alimentar.

A realização desses sonhos depende de uma atuação articulada em rede, envolvendo todos os atores que compõem a cadeia de alimentos. O evento foi encerrado com a troca dos belos produtos que haviam sido trazidos pelos agricultores. Os participantes voltaram para suas casas com elementos e alimentos para nutrir as esperanças e a energia para construir uma cadeia mais justa e sustentável.

FRENTE DE ARTICULAÇÃO

Como resultado da contribuição dos mais de 70 representantes de organizações parceiras da frente de articulação, foi lançado, no mês de setembro de 2022, o documento executivo Converte-se - Promovendo a conversão à produção orgânica pela agricultura familiar: recomendações para a cadeia.

FRENTE DE CAMPO

Após a jornada de oficinas técnicas realizada no primeiro semestre de 2022, a partir de julho, a equipe do projeto deu início ao ciclo de oficinas de gestão e acesso a mercados, conduzido até novembro. Os dez grupos de agricultores participaram de mais três rodadas de oficinas, focadas em aspectos ligados aos temas de custos de produção, seleção e avaliação de mercados e, por fim, na construção de uma estratégia para acessar um mercado priorizado. Na sequência, foi iniciada a etapa de aproximações comerciais, atualmente em curso, em que a equipe do Converte-se vem articulando conversas e interações entre os grupos de agricultores e os mercados desejados.

1ª OFICINA DE GESTÃO E ACESSO A MERCADO

Na primeira oficina de gestão e   acesso   a mercados, o objetivo foi exercitar um olhar para dentro da propriedade, com foco em conhecer melhor os custos de produção. A partir da seleção de um produto comum entre os agricultores presentes, cada grupo mapeou as atividades envolvidas no processo produtivo, desde o preparo do solo, passando pela compra das mudas até a colheita, e em seguida estimou os custos envolvidos em cada atividade. Ao final do processo, foi calculado o custo unitário do produto em questão. Foram calculados os custos de produção de alface, alface consorciada  com rúcula e também da produção de mandioca. Este exercício proporciona importantes reflexões, ligadas tanto aos conceitos financeiros e à importância  da realização de uma   gestão   de custos da propriedade, quanto às ferramentas e estratégias para apoiar nesta tarefa.

2ª OFICINA DE GESTÃO E ACESSO A MERCADO

Já na segunda oficina, o olhar foi voltado para fora das porteiras, com foco na cadeia de valor e no mercado. No primeiro momento, os grupos realizaram um mapeamento das cadeias de alimentos nas quais   estão   inseridos, identificando possíveis mercados para comercializar seus produtos. Para subsidiar a discussão, a equipe compartilhou um vídeo gravado pelo FGVces trazendo informações gerais sobre alguns dos principais canais de comercialização. Na segunda parte da oficina, a proposta foi de escolher três dos mercados mapeados na atividade anterior   para,   em seguida, avaliar o grau de atendimento do grupo aos requisitos necessários para acessá-los, e selecionar um mercado a ser trabalhado nas atividades subsequentes. Assim, ao final desta oficina, cada grupo obteve, como resultado, um mercado priorizado. Exemplos de canais de comercialização  selecionados  envolvem mercados institucionais, como o PNAE, feiras, restaurantes, entrega de cestas e delivery de produtos.

3ª OFICINA DE GESTÃO E ACESSO A MERCADO

Na  terceira  oficina, a proposta foi construir uma estratégia de acesso  ao   mercado priorizado no encontro anterior, fazendo uso do Canvas Modelo de Negócio. A ferramenta é composta por 9 blocos e cada um deles aprofunda um aspecto do funcionamento  de um negócio. O preenchimento  do  Canvas permite a visualização dos fluxos e atividades envolvidas na concretização do acesso a um determinado segmento de mercado, e auxilia na identificação de gargalos e no mapeamento de lacunas de informação, subsidiando a definição de próximos passos. Foi nessa ocasião que entregamos certificados de participação do ciclo formativo aos agricultores.

APROXIMAÇÃO COMERCIAL

Uma vez encerrado o ciclo de oficinas, a equipe do projeto deu início à etapa de aproximação comercial, articulando interações entre os grupos de agricultores e os mercados priorizados por cada um. Esta etapa tem focado tanto na identificação de oportunidades e realização de reuniões e visitas de aproximação quanto no levantamento de informações sobre os mercados em questão ou em contatos com demais parceiros potenciais, que possam facilitar a comercialização. Esta etapa está em curso e deverá se estender até o final de dezembro.

PRÓXIMOS PASSOS

No início de 2023 será lançada a publicação final do projeto, detalhando as atividades conduzidas nas duas frentes de atuação e explorando os desafios enfrentados pelos agricultores na conversão para a produção orgânica e as transformações necessárias na cadeia para apoiá- los neste processo.

Manteremos a rede do projeto atualizada dos próximos passos e agradecemos  mais uma vez o interesse e confiança de tod@s @s participantes neste processo!

Desejamos a tod@s boas festas e um ótimo 2023!

Saudações,
Equipe Converte-se

Esse site usa cookies

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.