Boas práticas para a estruturação e gestão empresarial de metas de mitigação das mudanças climáticas

  • Sustentabilidade

Boas práticas para a estruturação e gestão empresarial de metas de mitigação das mudanças climáticas

14.12.2022

A atuação das empresas para mitigação das mudanças climáticas é uma demanda crescente e consistente, o que tem levado a uma profusão de compromissos climáticos, como o Net Zero. No entanto, é crucial que haja uma estrutura de governança, planejamento e gestão para sustentação da implementação e aumento da ambição no estabelecimento de metas para mitigação das mudanças climáticas.

Com a proposta de apoiar o setor empresarial nesta frente, o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP elaborou o guia 'Boas práticas empresariais para metas de mitigação das mudanças climáticas' (clique aqui para fazer o download).

O material pode ser utilizado por empresas de qualquer setor, inclusive para aperfeiçoamento das ações adotadas na agenda e, também, por representantes do mercado financeiro que realizam análises de critérios ESG (sigla em inglês para aspectos ambientais, sociais e de governança).

O conteúdo está organizado em cinco etapas de gestão: mensurar, estabelecer metas, implementar, monitorar e comunicar. As empresas que estão começando sua jornada em mitigação têm a opção de seguir a trilha na ordem apresentada, mas não há exatamente um começo, meio e fim, destaca o texto da publicação, elaborada pela equipe do Programa Iniciativas Empresariais

Dentro de cada um dos tópicos (veja exemplo abaixo), estão enumeradas boas práticas identificadas a partir de pesquisas, conversas com especialistas e contribuição das empresas participantes do ciclo 2022 das Iniciativas Empresariais (iE).

 

Página extraída do guia, com indicação de boas práticas na ação de implementação

 

Iniciativas Empresariais | Ciclo 2022

Coordenada pelo FGVces desde 2009, as iEs reúnem anualmente empresas de diferentes setores interessadas em acessar e produzir conhecimento e trocar experiências sobre a gestão empresarial para sustentabilidade. O propósito é contribuir para estratégias, políticas, práticas e relações empresariais que insiram e fortaleçam as agendas socioambientais no cerne dos negócios.

Em 2022, o ciclo das iEs propôs como grande tema 'clima e ESG', tendo como foco as metas empresariais para mitigação climática e o olhar do mercado financeiro para sustentabilidade.

O guia de boas práticas, portanto, constitui uma síntese de encontros e trocas, pesquisa aplicada, aprendizados e reflexões compartilhados entre representantes das empresas que integraram o grupo em 2022 e a equipe do FGVces.

Evento de lançamento

Para marcar o lançamento da publicação e fechar o ciclo de 2022 das iEs, foi realizado um webinar em 23/11 com a participação de dois convidados: Andressa Borba, diretora de Desenvolvimento Responsável e Comunicação Corporativa da Leroy Merlin, e Jorge Soto, diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem.

Entre outros destaques, revelou os momentos-chave na trajetória da Braskem em relação à incorporação de metas de mitigação às mudanças do clima. A identificação de que havia oportunidades – e não apenas riscos – foi um desses pontos de virada, bem como a decisão de assumir compromissos públicos. A empresa pretende reduzir em 15% as emissões totais de gases de efeito estufa até 2030 e alcançar a neutralidade climática até 2050.

Andressa Borba também destacou a importância de dar transparência às metas e, principalmente, de partir para a implementação. Trata-se de um passo bastante desafiador, reconhece a executiva, especialmente quando a ação requer a adesão de milhares de fornecedores, como é o caso da Leroy Merlin, às iniciativas de redução de emissões.

Para rever o bate-papo e conferir o evento na íntegra, acesse: https://youtu.be/Omf4jRIsj4U

 

 

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.