Agenda de Desenvolvimento Territorial para região da BR-319: a escola como um espaço potente de participação social e desenvolvimento da cidadania

• Sustentabilidade

13.06.2022

No dia 04 de junho, o FGVces realizou o segundo encontro do percurso formativo sobre Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) na Escola Municipal Vereador Manoel de Oliveira Santos, Distrito de Realidade, Humaitá, Amazonas, em parceria com a Reta Amazônia, a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura Municipal de Humaitá e outros parceiros.

O percurso tem o objetivo de trabalhar, junto à comunidade escolar, TCTs que dialogam com a realidade na qual os estudantes estão inseridos. Neste segundo encontro, o debate foi sobre Direitos Humanos, das Crianças e dos Adolescentes e contou com a participação de 110 alunos, além de professores e coordenação pedagógica escola.

A atividade faz parte do Projeto “Promovendo Governança e Transparência na Região da BR-319” que tem como foco, na atual segunda fase, a promoção de uso e disseminação da Agenda de Desenvolvimento Territorial (ADT) para região da BR-319 para avanço na implementação de um conjunto de recomendações, que dizem respeito tanto a governos quanto à sociedade civil.

A ADT aponta que a importância do acesso à educação tem sentido amplo nos territórios-alvo da Agenda, pois passa pela educação formal, mas também por uma formação que potencialize a cultura e os modos de vida de cada localidade. A escola é um espaço potente de participação social e desenvolvimento da cidadania.

Para saber mais sobre os desafios e as oportunidades para uma educação que dialogue com os modos de vida locais, leia o capítulo da Estratégia 5 da ADT - “Política de educação com participação social e inovação tecnológica”.