Oficina Gestão do Faturamento e da Auditoria de Contas Hospitalares

Oficina Gestão do Faturamento e da Auditoria de Contas Hospitalares

FGV EAESP

Rua Itapeva, 432 - Bela Vista - SP.

06/03/2020 até 07/03/2020

08:30 até 16:50

Objetivo

A proposta da atividade é promover uma revisão de conceitos financeiros na área da Saúde e discutir o uso de ferramentas úteis para a administração de recursos em hospitais.

Conteúdo

As contas do ambiente hospitalar podem representar verdadeiros desafios para quem está à frente de uma unidade de Saúde e precisa estar atento a qualidade do serviço e aos custos envolvidos. Ter uma boa administração financeira é crucial para manter o equilíbrio na contabilidade e a excelência no funcionamento de hospitais, que visam o bem-estar dos pacientes.

O controle de recursos, o uso de ferramentas adequadas e o exame de operações contábeis e financeiras hospitalares de forma correta são algumas das premissas para ter êxito na administração hospitalar. Pensando nisso,  o Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde (FGVsaúde) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) realiza, nos dias seis e sete de março, a oficina “Gestão do Faturamento e da Auditoria de Contas Hospitalares”.

Diante desse propósito e da relevância do tema para quem trabalha na área e para as pessoas que usufruem de serviços médicos, o conteúdo abordado no workshop inclui tabelas de preços, regras e práticas de formação das contas, tipos de contas e processo.

Confira cada um dos assuntos da oficina:

Revisão de Conceitos

Tabelas de Preços

CBHPM (AMB), Brasíndice, Simpro, SIGTAP e negociadas.

Regras e Práticas de Formação das Contas

Procedimentos Clínicos e Cirúrgicos, Diárias, Taxas, Medicamentos, Materiais, Alto Custo e Gases.

Tipos de Contas

Aberta, pacote, parcial, total, complementar e particular diferença.

Processo

Formação, Auditoria Concorrente, Pré-análise, Auditoria Local, Remessa, Conciliação, Glosa Técnica, Glosa Administrativa, Recurso de Glosa, Perda e Reversão de Lançamentos.

O conteúdo da oficina inclui o uso de ferramentas adequadas para o controle de contas, glosas e repasses. A discussão segue com o envolvimento das áreas assistenciais para melhorar a receita e/ou reduzir glosas e termina com o detalhamento de check-lists e kits de faturamento.

O público-alvo da oficina são profissionais que lidam com planejamento, comercial, faturamento e auditoria de contas em hospitais, clínicas e centros de diagnóstico. O evento também é destinado a profissionais do credenciamento de operadoras de planos de Saúde.

Leia as instruções e faça sua inscrição na oficina.

Facilitador:

Enio Jorge Salu

Consultor em Gestão Empresarial com formação em Tecnologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-SP), pós-graduado em Administração Hospitalar pela Universidade de São Paulo (USP-SP), tendo realizado várias especializações na Fundação Getulio Vargas (FGV) de São Paulo.

Salu é empresário desde 2005. Lidera pessoalmente projetos nos segmentos da Saúde, Hotelaria, Construção Civil e Serviços Públicos, em empresas privadas e públicas. O facilitador do evento também é Membro Efetivo da Federação Brasileira de Administradores Hospitalares (FBAH).

Possui histórico profissional como superintendente da Furukawa, CIO do Hospital Sírio-Libanês, diretor no Conselho de Administração da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO-SP), associado da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e da National Contract Management Association (NCMA), e Membro do Comitê Científico do FGV CATI.

Salu também possui trajetória como professor em cursos de pós-graduação e MBA na FGV, no Centro Universitário São Camilo, na FIA, na FUNDACE, na FIT e no CEEN. Soma-se a tudo isso a experiência como ex-coordenador do MBA de Administração Hospitalar da Fundação Unimed e autoria de livros na área de gestão da Saúde.

Responsável:

FGVsaúde