Melhoria Rápida da Qualidade - 18 e 28/09 e 09/10

- 28/09 - 3a feira - 18h às 22h
- 09/10 - sábado - 8h30 às 12h30
Carga horária: 12 horas (3 vezes 4 horas) + 4 horas apoio
Esta oficina é dedicada a profissionais que queiram introduzir mudanças e/ou praticar a melhoria rápida da qualidade. O foco será sobre ‘‘como fazer’’ para iniciar a mudança e não a teoria da melhoria em si.
Público-alvo: Profissionais que trabalham em equipe / times, particularmente médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, mas também gestores envolvidos em projetos organizacionais.
Inscreva-se - Clique Aqui

Conteúdo

Metodologia: Apresentação da metodologia de melhoria rápida, cases, exercícios, acompanhamento da implementação de projetos.
Os participantes receberão ferramenta antes da aula, para iniciar a reflexão sobre o projeto a ser desenvolvido ao longo da oficina, para posteriormente implementação na sua organização. O compartilhamento de projetos dos participantes permite a disseminação das experiências e dos cases, bem como maior expertise em projetos desta natureza.
Visão geral e programa:Um curso original e rápido que favorece a implementação de um projeto de melhoria rápida da qualidade na organização. Com o uso de um kit de melhoria, os participantes implementam concretamente um projeto de mudança. A metodologia usada é baseada no livro de Georges Maguerez, A melhoria Rápida da Qualidade nas organizações de saúde. Ao final da oficina, cada participante estará preparado para usar a metodologia e o kit de maneira autônoma.
A melhoria rápida da qualidade se inscreve como uma alternativa simples da metodologia usada pelo IHI. Em vez de focar nos dados, no controle estatístico de processos, ela privilegia a capacidade de mudança dos atores com o foco sobretudo na comunicação e na interação. Essa metodologia foi desenvolvida na França e usada em realidades e ambientes diversos, incluindo   Brasil e África. Ela não substitui outras metodologias da qualidade, mas as complementa, oferecendo uma ferramenta de mudança simples e rápida.

Conhecer as bases da metodologia de melhoria rápida da qualidade;

•  Saber quando ela pode e quando ela não pode ser usada,
  •  Saber posicioná-la frente às outras metodologias de melhoria da qualidade
  •  Viver uma primeira experiência de projeto de melhoria rápida
  •  Se enriquecer com as experiencias dos outros participantes
  • Ter uma ferramenta para implementar mais projetos de melhoria

Convidados

Georges Maguerez
médico formado pela Université de Marseille, França, com MBA em administração de sistemas de saúde, Case Western Reserve, Cleveland. Desenvolveu a metodologia rápida da qualidade depois de participar do movimento “melhoria contínua da qualidade” nos Estados Unidos (desenvolveu o primeiro curso sobre o assunto na Case Western Reserve University em Cleveland, Ohio) e na França (foi responsável pelos Programas de Melhoria da Qualidade do Ministério da Saúde, com mais de 50 hospitais). Utilizando essa metodologia em mais de 100 projetos, adaptou-a a todos os tipos de organizações (hospitais, lares de idosos, centros psiquiátricos, UBS, operadoras...) e culturas (Brasil, França, Suíça, Moçambique, Senegal...). Mais recentemente, Maguerez desenvolveu uma ferramenta para potencializar a metodologia e facilitar a implementação nas instituições.
Laura Maria Cesar Schiesari
médica formada pela EPM/UNIFESP, mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo, professora da Fundação Getulio Vargas, consultora do Banco Mundial, com experiência em gestão da qualidade em diferentes organizações, no Brasil e no exterior. Tem utilizado esta metodologia em cursos de especialização na Fundação Getulio Vargas. Nas disciplinas relacionadas à qualidade, os alunos desenvolvem projetos em grupos ao longo do curso, tanto para seus consultórios, como para serviços ambulatoriais ou hospitalares, em áreas assistenciais ou administrativas.

Próximos eventos