Tese de Doutorado sobre vazamento de demanda é premiada pela AKB e AFEE

  • economia

Tese de Doutorado sobre vazamento de demanda é premiada pela AKB e AFEE

07.10.2024

A tese de doutorado do Professor e pesquisador permanente do Centro de Estudos do Novo Desenvolvimentismo, Tiago Couto Porto, intitulada “Essays on International trade and economic development: Market access, demand leakages, and capital formation in developed and developing countries” recebeu o Prêmio de Teses da Associação Keynesiana Brasileira (AKB) e da Association for Evolutionary Economics (AFEE).

Sob orientação do Professor da FGV-EAESP e Coordenador do Centro de Estudos do Novo Desenvolvimentismo (CND) Nelson Marconi e co-orientação de Guilherme Magacho, pesquisador associado ao CND, a tese investiga a dinâmica do Acesso a Mercados Internacionais e de Vazamentos de Demanda em diversos países e seus efeitos sobre a formação de capital e a mudança estrutural durante o período da globalização do comércio.

Dividida em quatro partes, Tiago Porto direciona a tese para responder: "Como os vazamentos de demanda e o acesso a mercados estrangeiros moldaram a relação entre comércio internacional e desenvolvimento e entre comércio internacional e a formação de capital em diferentes regiões e países entre 2000 e 2018?". Na primeira parte da tese o pesquisador desenvolveu um indicador de “Acesso a Demanda”, que mede a capacidade dos produtores locais de capturar a demanda nacional, estrangeira e regional de cada setor da economia, em termos de valor adicionado. Na segunda parte o autor analisa as determinantes da decisão de investimento em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Uma das conclusões da análise é que o acesso a demanda é uma determinante importante na decisão de investimentos de médio e longo prazos nas economias em desenvolvimento.

Utilizando o indicador de acesso a demanda, o autor analisa quais regiões ganharam e perderam acesso a demanda global desde o início deste século – identificando que o acesso aos mercados africanos de latino-americanos foi instrumental para o rápido crescimento econômico dos países do Leste asiático. No processo, países latino-americanos e africanos perderam não somente participação no mercado internacional, como também passaram a suprir uma porcentagem cada vez menor da demanda local. Como resultado, a demanda local perdeu parte da sua capacidade de impulsionar o crescimento econômico dos países nestas regiões – o autor analisa esse resultado para o caso brasileiro na última parte da tese, intitulado “A quebra no link entre demanda e produção: Vazamentos de demanda e o crescimento econômico do Brasil durante do século 21”.

Com o benefício da análise realizada em retrospecto, o autor conclui a tese com potenciais caminhos de políticas macro e microeconômicas que podem contribuir para o reestabelecimento da conexão entre demanda e produção. O autor reconhece a complexidade da tarefa, que exige a continuidade deste debate e da aplicação de políticas macro e microeconômicas. A tese premiada pela AKB-AFEE enriquece o debate acerca do crescimento brasileiro, apresentando um diagnostico empírico de uma das facetas do baixo crescimento nacional.

Confira aqui working paper publicado pelo CND, por Tiago Porto, Guilherme Magacho, e Nelson Marconi, que apresenta uma análise utilizando o indicado de “Acesso a Demanda” desenvolvido na tese.

Ensino